Cafeina – Fontes, Benefícios e Excesso

Cafeina – Fontes, Benefícios e Excesso

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Cafeina é um composto muito importante para nós, pois a Cafeina tem um grande poder de dar energia e acelerar o metabolismo. Além disso, a Cafeina é um estimulante. Ela trabalha no sistema nervoso, na parte em que se localiza um neurotransmissor chamado adenosina. O resultado é uma excitação, o que pode ter diversos efeitos no corpo.

cafeina

Há muitos tipos de alimentos e bebidas que contêm Cafeina. Os mais comuns são: café, chá, cocoa, chocolate, bebidas energizantes e coca-cola. Além disso, estima-se que 90% dos adultos consumem essa substância em seu dia a dia em todo o mundo.

Seus efeitos dependem de inúmeros fatores, incluindo a tolerância das pessoas a determinada quantidade. Em geral, os benefícios da Cafeina são os seguintes: aumenta a alerta mental a curto prazo, a energia e a habilidade de concentração. Seu uso é, em particular, muito favorável para quem trabalha à noite. Também pode haver melhoras na função atlética causadas pelo consumo de Cafeina.

Fontes de Cafeina

Chás

A maioria dos chás, como o chá verde ou chá preto, são poderosas fontes de Cafeina e auxiliam o organismo no momento de espantar o sono. Além disso, eles são grandes aliados da boa forma e podem combater diversos problemas de saúde. Vale lembrar que a quantidade de Cafeina presente nos chás pode ser afetada pelo tempo de preparo, ou seja, quanto maior o tempo de infusão, maior a sua quantidade.

Guaraná

Aqui está o motivo dessa fruta ser um ingrediente quase obrigatório na maioria dos energizantes: contém muita Cafeina. Essa propriedade faz com que seus consumidores tomem melhores decisões, segundo o que mostrou um estudo recente. Sendo assim você pode incorporá-lo em sua vida na forma de suplemento -já que o refresco contém muito açúcar.

Noz de cola

O extrato da noz de cola tem um aroma e odor que lembra nozes e frutos secos. O nome cola em vários refrigerantes é devido a esta noz ser um ingrediente dessas bebidas. A noz de cola provou ser tão eficaz como a Cafeina pura na redução de massa gorda.

Energéticos

Apesar de fornecer energia extra ao corpo, estimular o sistema nervoso e contribuir com a concentração, o energético faz mal e traz diversos prejuízos para a saúde, pois o uso excessivo da bebida rica em Cafeina pode provocar dores de cabeça, aumento da pressão sanguínea e palpitações.

Cacau

O chocolate (graças ao cacau) tem excelentes propriedades, e quanto maior a concentração de cacau, melhor. O cacau aumenta os níveis de serotonina, e isso promove uma sensação de bem estar. Aqueles que adoram comer chocolate, se calhar não o deveriam fazer antes de dormir devido à Cafeina.

Benefícios da Cafeina

A cafeína é um inseticida natural

Demasiado café, chá, ou outros líquidos contendo Cafeina pode prejudicar as plantas, então use com cuidado. Mas um pouco de café na pia da cozinha pode afastar formigas e outros insetos nojentos, assim como em vasos de plantas.

A cafeína pode ser um remédio

A Cafeina está incluída em uma série de analgésicos porque melhora e acelera a eficácia dessas drogas. Ela pode combater dores de cabeça comuns que são geralmente causadas por constrição dos vasos sanguíneos ao redor do cérebro. Ela dilata esses vasos sanguíneos e a pesquisa mostra este efeito de cura para dores de cabeça melhor do que o ibuprofeno.

O mesmo efeito dilatação colocou a Cafeina em medicamentos para enxaqueca também. Em combinação com analgésicos foram provados para curar os sintomas da ressaca em ratos.

Doentes de Parkinson tem mais facilidade em controlar seus movimentos após tomar pílulas de Cafeina. Tem também sido clinicamente comprovada para melhorar modestamente a função pulmonar em pacientes com asma. Como outros estimulantes, a Cafeina tem sido demonstrado que têm um impacto positivo sobre os sintomas de TDAH.

Mesmo se você não está deprimido, cafeína eleva seu humor

Um estudo em 2000 descobriu que o humor de cobaias melhorou depois de uma xícara de café ou chá. Talvez contraintuitivamente, o consumo de Cafeina leve pode até mesmo ajudar no controle da ansiedade.

Cafeína ajuda a ficar acordado

Embora o sono é uma das coisas mais importantes que precisamos para se manter saudável e são, em algumas circunstâncias limitadas, a coisa mais importante que você pode fazer é não dormir. Você está terminando um longo projeto? Você é um soldado em um posto de controle? Você é um professor/aluno, com exames para corrigir ou fazer as 9 horas de amanhã? A Cafeina está lá para ajudar.

Como isso funciona? A Cafeina bloqueia a adenosina química, cuja função é a sonolência. Sem adenosina para atrasá-lo, seus neurônios mantem-se em funcionamento e você não tem como se desligar.

A cafeína pode aumentar a função cerebral

A Cafeina não pode torná-lo mais inteligente, mas pode melhorar o foco e aumentar a atividade cerebral. Um estudo mostrou que os indivíduos se saíram melhor em um teste de memória depois de uma dose de Cafeina. Outro estudo usou um aparelho de ressonância magnética para detectar os níveis mais altos de atividade cerebral depois de uma dose.

fontes de cafeina

A cafeína pode evitar doenças

Estudos têm relacionado o consumo de café para a prevenção de doenças do fígado relacionada ao álcool, Parkinson e diabetes tipo 2. No entanto, nem todos os estudos têm sido capazes de vincular positivamente benefícios do café para a Cafeina. Há muitas outras coisas no café, como antioxidantes.

Dito isso um estudo especificamente ligou níveis de Cafeina no sangue para a doença de Alzheimer: indivíduos com mais de 65 anos com mais Cafeina em sua corrente sanguínea foram os menos propensos a serem diagnosticados com a doença de Alzheimer ou demência.

Mesmo no presente estudo, a maioria dos indivíduos tem a sua Cafeina do café, de modo que ainda parece possível que o poder anti- demência atribuído a ela aqui pode provir de qualquer outro ingrediente no café.

Estudos que acompanharam os profissionais de saúde para 22 a 24 anos encontraram que os homens e as mulheres que consumiam mais Cafeina (principalmente de café) tinham menos probabilidade de desenvolver câncer de pele.

Cafeína combate os efeitos da privação do sono

Dormir o suficiente é importante e você não pode completamente compensar o sono perdido com Cafeina. No entanto, uma sacudida da droga faz mais do que ajudar você a ficar consciente.

Cobaias sonolentos realmente tem um melhor desempenho em todos os tipos de testes depois de beber o café. Praticamente qualquer coisa que você medir vai melhorar: tempo de reação, vigilância, atenção, raciocínio lógico.

A cafeína pode combater a depressão

Consumir esse composto reduz o risco de suicídio em 50%, um estudo revelou, provavelmente por causa da droga poder agir como um antidepressivo leve, aumentando a produção de certos neurotransmissores no cérebro, incluindo a serotonina, dopamina e noradrenalina. Os pesquisadores foram capazes de vincular este benefício especificamente à Cafeina, não apenas a beber café em geral.

Cafeína turbina seu corpo também

Ela tem sido demonstrada em estudos após estudos como responsável por aumentar tanto a resistência quanto desempenho atlético em curto prazo.

Cafeína pode ajudá-lo a perder peso

Ela estimula a termogênese: o processo de queima de calorias de alimentos. Mas o efeito provavelmente não é suficiente para produzir a perda de peso significativa.

Quando você está tentando comer menos e se exercitar mais, a ingestão de uma xícara de café pode ajudar você a se sentir satisfeito, sem levar muitas calorias, e se lhe dá a energia para subir em sua bicicleta e queimar calorias, vale a pena. Por outro lado, cuidado com as bebidas cafeinadas carregadas de calorias como colas e lembre-se que a privação de sono provoca ganho de peso.

beneficios da cafeina

Excesso de Cafeina

Quando consumida de modo excessivo, ou seja, em altas quantidades, ela também pode trazer efeitos negativos ao organismo.

De acordo com estudo realizado recentemente pela EFSA – European Food Satefy Authority – o consumo recomendado de Cafeina por dia deve ser de até 400mg (algo como quatro xícaras de café) para adultos com, em média, 70 quilos. Mulheres lactantes ou grávidas devem reduzir esse consumo pela metade.

Entre os sintomas que podem estar atrelados ao consumo além do recomendado destacamos o aumento da secreção gástrica, sensação de ansiedade, aumento de refluxo gastresofágico, insônia, angústia e até mesmo efeitos de dependência química (visto que a Cafeina é um psicoestimulante).

Sendo assim, se você é um consumidor assíduo de produtos com a substância e vem apresentando estes sinais recomendamos que o primeiro passo seja diminuir o consumo da Cafeina. Não havendo melhora, faça uma visita a um clínico geral.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Cobalamina – Fontes, Benefícios e Excesso

acido fulvico fontes

Ácido Fúlvico – O que é, Benefícios e Excesso