Vitamina B5 – Fontes, Benefícios e Deficiência

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Vitamina B5 – Fontes, Benefícios e Deficiência que você provavelmente não conhecia sobre essa vitamina. Alem disso, o ácido pantotênico também chamado de vitamina B5, é uma vitamina hidrossolúvel, que deriva da palavra grega “pantos”, que significa “em todos os lugares”.

Isto é devido à presença da vitamina em todas as células do nosso corpo, em praticamente todos os tipos de alimentos e sua exigência por quase todos os tipos de organismo para um bom crescimento e função metabólica.

Nosso corpo não armazena a vitamina B5, portanto temos de consumi-la todos os dias para repor as fontes, pois ela é transportada pela corrente sanguínea e o excesso excretado pela urina.

O ácido pantotênico é importante para uma variedade de atividades biológicas, incluindo a produção de energia, a síntese de proteínas e gorduras, e é necessária por muitos tipos diferentes de células da pele para a regeneração e crescimento adequado.

Fontes de Vitamina B5:

Os Alimentos Ricos em Vitamina B5 incluem cogumelos, Brócolis, Repolho, legumes, Salmão e Couve.

Existem outras fontes significativas para esta vitamina solúvel em água, incluindo alimentos como ovos, peixe, levedura de cerveja, nozes, leite e produtos lácteos, como queijo. Você também pode obter a vitamina a partir do trigo, Amendoim e Soja.

  • Sementes de girassol;
  • Abacate;
  • Batata doce;
  • Farelo (arroz e trigo);
  • Carne Bovina;
  • Cogumelos;
  • Carne de Frango;
  • Fígado;
  • Gema de ovo;
  • Leite e derivados;
  • Legumes;
  • Cereais de Grão;
  • Lentilha;
  • Laranja;

Além disso, A vitamina B5 está presente em diversos alimentos e a quantidade de ingestão diária recomendada pelo médico são de pelo menos 5 gramas de Vitamina B5 por dia.

Os indivíduos que consomem alimentos ricos em vitamina B5 diariamente têm cabelos mais longos e mais forte do que os que não consomem.

Benefícios da Vitamina B5:

Importantíssima para a manutenção da saúde, especialmente para aqueles que praticam esportes ou que estão seguindo dietas, a vitamina B5 é considerada uma grande auxiliadora no processo de perda de peso, bem como para o fornecimento energético na realização das atividades físicas.

Ajuda a Queimar a Gordura:

Segundo estudos realizados, a vitamina B5 contribui para que as pessoas que estão acima do peso emagreçam de forma natural, já que ela aumenta a queima de gorduras.

É Fonte de Energia:

A ação que a vitamina B5 desempenha no metabolismo energético faz com que ela seja um nutriente fundamental para aqueles que praticam exercícios físicos, já que níveis baixos da substância podem causar problemas como queda das taxas de glicose na nossa circulação e fadiga.

Reduz os Níveis de Colesterol:

dentre os benefícios da vitamina constatados pelas pesquisas, está o poder que a substância tem para ajudar na redução do colesterol ruim (LDL), bem como dos triglicerídeos na nossa circulação que apresentam elevados valores de colesterol.

Ajuda a Tratar Acne:

segundo uma pesquisa realizada em Hong Kong, baixos níveis de vitamina B5 podem causar deficiência no processo de metabolização dos lipídios, que eventualmente pode causar a acne.

Metaboliza a Colina:

A vitamina B5 contribui de maneira indireta para uma melhor clareza de pensamento, capacidade de concentração e manutenção da memória, já que ela é essencial para que a colina seja metabolizada.

Combate a Queda de Cabelo:

Para que os folículos pilosos sejam nutridos, é necessário que o organismo receba todas as vitaminas que integram o complexo B.

Deficiência de Vitamina B5:

Apesar de ser bastante rara, a deficiência de vitamina B5 pode ocorrer, e seis principais sintomas são depressão, insônia, fadiga, irritabilidade, cãibras, sensação de queimação nos pés, dores estomacais e infecções respiratórias.

Caso a suplementação de vitamina B5 seja necessária, é possível encontrar a vitamina comercializada tanto individualmente (pantotenato de cálcio e ácido pantotênico), como também integrante de suplementos de vitaminas do complexo B e multivitamínicos.

O consumo de vitamina B5 por meio da alimentação é segura, porém o consumo em excesso da vitamina através da suplementação pode causar diarreia e desequilibrar a concentração das demais vitaminas integrantes do complexo B.

fontes de Colageno

Colágeno – Fontes, Benefícios e Deficiência

Iodo – Fontes, Benefícios e Deficiência