Os 40 Benefícios do Suco de Kiwi Para Saúde

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

O Suco de Kiwi é uma ótima maneira de de hidratar e manter a saúde em dia. Além disso, o Kiwi foi incorporado nos costumes alimentares da população brasileira há muito pouco tempo. Com uma estranha aparência que não agrada muitas pessoas, depois de ser saboreado, com seu gosto levemente azedo, o kiwi vai ganhando seu espaço na preferência de muitos.

Pesquisa realizada nos Estados Unidos pela FDA (Food andy Druy Administration – US) comprovaram que o kiwi é uma ótima fonte de Vitamina C, vitamina E, vitamina B6, niacina, potássio, magnésio, cobre, fosfato e fibras dietéticas, possui gordura e nenhum teor de colesterol. Tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anticancerígenos e laxativos.

beneficios do suco de kiwi

A perfeita combinação das vitaminas A e E pode diminuir o riso de doenças cancerígenas, artério-coronarianas e melhora o sistema imunológico. A vitamina B6, vitamina A e a niacina são encontradas em quantidades menores que as outras, porém, estas agem atenuando às rugas da pele.

Alguns dos elementos minerais que o compõe, o cálcio, magnésio, ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial, que aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados, além das quantidades razoáveis de fibras solúveis, que auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.Por causa da clorofila, é uma das poucas frutas de coloração verde quando madura.

Conteúdo do Artigo:

Valor Nutricional do Suco do Kiwi

O kiwi é uma fruta riquíssima em Vitamina C, uma vitamina essencial para o funcionamento do corpo e que possui forte ação antioxidante. Além da Vitamina C, ele também possui excelentes concentrações de vitamina K, um nutriente responsável pelo controle da coagulação sanguínea. E o Suco de Kiwi possui todos os seus benefícios e ainda possuem mais outros.

A vitamina K também atua no equilíbrio dos níveis de triglicerídeos do sangue, e com isso, contribui para a diminuição dos riscos de doenças cardíacas. Outro nutriente encontrado nesta frutinha verde esmeralda é a vitamina E, que em conjunto com a Vitamina C, formam uma dupla de antioxidantes poderosos e que combatem de forma eficiente à ação de diversos radicais livres presentes no organismo.

A vitamina E ainda atua na manutenção da saúde das veias e artérias, e com isso, melhora a circulação sanguínea e protege o cérebro de doenças degenerativas. Ele também é uma ótima fonte de cobre, um mineral indispensável para o bom funcionamento do organismo. O cobre atua na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes.

Este mineral também contribui para regular a quantidade de ferro no organismo e com isso, protege diversos órgãos de lesões hepáticas associadas ao excesso de ferro. O Kiwi também possui boa concentração de potássio e com isso, contribui para o equilíbrio da pressão arterial. Além disso, essa pequena fruta cor verde esmeralda ainda possui nutrientes que protegem os olhos de doenças degenerativas e atua na saúde pulmonar. Então confira agora os Benefícios do Suco de Kiwi Para Saúde:

1. Benefícios do Suco de Kiwi Para as Atividades Física:

Como o Suco de Kiwi pode favorecer as atividades físicas? Bom, primeiro é possível citar um ponto já mostrado na lista, que aborda o favorecimento do ganho de massa muscular e de sua resistência. Além disso, ele contribui para um bom controle hidro eletrolítico no corpo, reduzindo também a fadiga.

2. Cãibras Musculares:

Estas são sentidas principalmente durante os meses quentes de verão, devido ao desequilíbrio eletrolítico e desidratação. Assim, além de uma boa hidratação do corpo, também é importante consumir Suco de Kiwi para restabelecer a quantidade de eletrólitos.

3. Promove um Crescimento Adequado:

O cobre do Suco de Kiwi, é altamente essencial para o crescimento normal. Assim, é definitivamente importante incluir este mineral de forma equilibrada em dietas regulares de um indivíduo. É útil na proteção dos sistemas esquelético, cardiovascular e nervoso.

4. É Bom Funcionamento do Organismo em Geral:

A vitamina K proporciona um equilíbrio total do nosso organismo, regula os sais minerais, antioxidantes, neuro-nutrientes, enzimas, vitaminas, aminoácidos, bioflavonóides e outros ingredientes fundamentais para a saúde. Aumenta o fluxo de urina e ajuda a melhorar o funcionamento do fígado.

5. Benefícios do Suco de Kiwi Para a Prevenção de Doenças:

Muitos não sabem, mas o potássio tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial. E o Suco de Kiwi é rico nesse mineral.

Porque dessa forma, além de prevenir a pressão alta, ajuda a reduzir também o risco de doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral. Ou seja, cuidando da pressão sanguínea, o sistema cardiovascular pode ter suas funções melhoradas.

6. Ajuda a Manter o Equilíbrio de Água:

O sódio do Suco de Kiwi é um dos minerais que ajuda a regular os níveis de líquido no corpo humano. O equilíbrio de sódio e água está intimamente ligado. Os portões e canais de sódio são o que a bomba de água na célula e regulam a quantidade de fluido extracelular no corpo.

7. Atua na Pigmentação do Cabelos e Olhos:

O cobre é um elemento vital para o pigmento escuro natural da melanina, que dá coloração à pele, cabelo e olhos, e como o Suco de Kiwi é rico em cobre, ele acaba sendo uma ótima fonte. A melanina pode ser produzida pelos melanócitos apenas na presença do cuproenzyme chamada tirosinase. A ingestão de suplementos de cobre ajuda a proteger o cabelo grisalho.

8. Previne o Alzheimer:

Pessoas que consomem regularmente frutas e legumes ricas nessa vitamina, como o Suco de Kiwi, podem ter certeza que haverá uma diminuição de até 67% no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

9. Benefícios do Suco de Kiwi Para o Metabolismo:

O potássio do Suco de Kiwi, regula os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar. Ao regular a produção de insulina, o Potássio acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

10. Elimina o Excesso de Dióxido de Carbono:

O sódio desempenha um papel importante na remoção de qualquer excesso de dióxido de carbono que tenha acumulado no corpo. E como o Suco de Kiwi possui sódio, ele também tem essa função.

11. Melhora os Tecidos Conjuntivos:

O cobre é um nutriente importante que tem um papel significativo na síntese de hemoglobina, a mielina, o corpo pigmento melanina e colágeno. Isso ajuda a proteger a bainha de mielina em torno dos nervos. Também está envolvida ativamente na produção de um elemento no tecido conjuntivo, a elastina.

12. Ajuda a Prevenir a Esclerose Lateral Amiotrófica:

Para prevenir a esclerose lateral amiotrófica, você só precisará consumir alimentos ricos em vitamina E, como o Suco de Kiwi, como trigo, gema de ovo e abacate.

13. Benefícios do Suco de Kiwi Para Combater a Insolação:

É causada devido à falha do sistema de regulação do calor no corpo humano. Esta forma de exaustão térmica é causada devido à exposição contínua a temperaturas muito altas. Esta exposição faz com que o corpo perca a capacidade de manter a temperatura normal.

Esta condição é ainda agravada devido à perda de sal e água do corpo. Assim, o Sódio desempenha um papel vital na prevenção do golpe do sol ou pelo cansaço do calor, substituindo a perda de eletrólitos essenciais.

Além da água, beber fluidos contendo sal e açúcar é favorável contra insolação. O Suco de Kiwi que e rico em sódio também pode ser usado para proporcionar ainda mais alívio. Os níveis de sódio e o equilíbrio de fluidos são muito importantes para os atletas de resistência, bem como para aqueles que vivem estilos de vida extremamente ativos.

suco de kiwi

14. Ajuda a Evitar as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, presente no Suco de Kiwi. Este relaxamento pode ser voluntário ou involuntário, em função do tipo de músculo que está trabalhando. Ao existir um déficit de potássio, o músculo se mantém contraído e provoca as câimbras.

Se os espasmos musculares dolorosos nas pernas costumam ser muito familiares, pode ser devido à falta de potássio. Isso é muito comum nos atletas que treinam muito. Se este for o seu caso, é uma boa ideia tomar ocasionalmente uma bebida rica em eletrólitos que inclua o potássio.

15. Atua nas Reações Enzimáticas:

O cobre é um elemento ou um co-fator de cerca de 50 diferentes enzimas que participam em várias reações biológicas dentro do corpo, e o Suco de Kiwi é rico nesse nutriente. Estas enzimas podem funcionar adequadamente apenas na presença de cobre.

16. Atua na Absorção de Glicose:

O sódio do Suco de Kiwi ajuda a facilitar a absorção de glicose pelas células, resultando no transporte suave de nutrientes nas membranas celulares do corpo.

17. Benefícios do Suco de Kiwi Para o Alívio de Dores:

Encontra-se ainda entre os benefícios do Suco de Kiwi o alívio de diversas dores, sobretudo de dores de cabeça. Muitas pessoas que sofrem com dores de cabeça regularmente sofrem, na verdade, de deficiência do mineral.

18. Ajuda na Cicatrização

Se você tem uma cicatriz feia e quer se livrar dela, o consumo regular de vitamina E pode ajudar a melhorar o aspecto dessa cicatriz. E como o Suco de Kiwi é repleto dessa vitamina, ela é uma ótima opção.

19. Protege as Glândulas da Tireoide:

O cobre do Suco de Kiwi tem um papel importante no sentido de garantir o bom funcionamento da glândula tireoide.

20. Ajuda no Combate a Caspa:

Nossos folículos capilares geralmente ficam entupidos devido a caspa e pele seca e escamosa. Isso pode danificar os folículos pilosos se não for tratado e também inibir o crescimento do cabelo. A Vitamina C presente no Suco de Kiwi ajuda a combater a bactéria no couro cabeludo. Ele remove a caspa e ajuda a se livrar dos restos dos folículos e incentiva o crescimento de novos cabelos. Também ajuda com couro cabeludo seco e prurido por causa de suas propriedades antivirais.

21. Benefícios do Suco de Kiwi Para o Sono:

O Suco de Kiwi regula a produção de melatonina, um hormônio importantíssimo para o sono adequado. Dessa forma, quem sofre com insônia ou com noites mal dormidas pode usufruir de mais um dos benefícios do Suco de Kiwi, que colabora para um descanso mais longo e de melhor qualidade.

22. Previne o Câncer de Próstata:

A vitamina E do Suco de Kiwi também é importante na prevenção do câncer de próstata. Além disso, você também pode combater outros tipos de câncer com o auxilio dessa vitamina.

23. Alivia Dores Menstruais:

Por ser uma grande aliada para o sangue ela ajuda também a regularizar a menstruação e ajuda no bom funcionamento dos hormônios, tornando-se amigo das mulheres durante o período menstrual.

24. Combate as Doenças Cardiovascular:

O magnésio é essencial para manter a regularidade dos batimentos cardíacos. Esse é, entre os benefícios do Suco de Kiwi, provavelmente o mais essencial, pois sem o mesmo o coração sofre pela falta de ritmo, o que pode ter sérias consequências.

Além disso, o magnésio reconhecidamente protege o coração do estresse muscular, além de colaborar para o controle da pressão arterial. Todos esses fatores fazem do magnésio um mineral essencial para o sistema cardiovascular.

25. Benefícios do Suco de Kiwi Para a Imunidade:

Uma dose saudável de Vitamina C protege nosso corpo de infecções e mantém ossos e dentes saudáveis. Também melhora a capacidade do nosso corpo de reparar feridas e nos mantém imunes a bactérias, vírus e infecções. E uma maneira de consumir essa dose é adicionar o Suco de Kiwi na sua dieta.

Não só é um componente bem conhecido de nosso sistema imunológico, também é necessário para o colágeno, a principal proteína estrutural encontrada no tecido conjuntivo. A Vitamina C, tomada por via oral, ajuda as feridas a cicatrizar mais rápido e melhor. Aplicado topicamente, protege a pele dos danos causados pelos radicais livres pela exposição aos raios UV.

26. Ajuda a Prevenir o Mal de Parkinson:

A vitamina E encontrada no Suco de Kiwi é uma das vitaminas essenciais para combater e prevenir doenças relacionadas ao cérebro. Além disso, a doença de parkinson pode ser prevenida com o consumo regular de alimentos ricos em vitamina.

27. Pode Regular os Níveis de Açúcar:

Uma das funções do magnésio é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter esses níveis de açúcar sob controle e razoavelmente constantes. E para absorver esse nutriente, uma ótima opção é o Suco de Kiwi.

Além disso, o magnésio torna as células mais sensíveis a insulina, de modo que esse aspecto do metabolismo é fortemente beneficiado. Por esse motivo, o magnésio é extremamente indicado para a prevenção do diabetes e para o tratamento da doença.

28. Ajuda a Tratar Catarata:

Nossas pupilas exigem que a Vitamina C funcione corretamente. A deficiência de vitamina C pode levar a catarata, onde as lentes se tornam cada vez mais opacas, provocando uma visão embaçada e levando a cegueira em adultos. Uma alta ingestão de Vitamina C luta contra as cataratas e aumenta a quantidade de fluxo sanguíneo para o olho. 1000 mg de vitamina C por dia para a catarata em suas trilhas e melhora a visão.

29. Benefícios do Suco de Kiwi Para a Gravidez:

O magnésio é essencial para uma gravidez saudável, então adicione mais Suco de Kiwi na sua dieta. Mais do que reduzir os riscos de osteoporose que se introduzem durante a gravidez, o Magnésio aumenta a tolerância à dor, de modo que colabora de modo significativo para um parto tranquilo.

30. Diminui o Colesterol:

As fibras do Suco de Kiwi formam uma espécie de gel que captura parte da gordura dos alimentos e altera a absorção do mau colesterol (LDL). Além disso, a fermentação das fibras no intestino produz componentes como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que reduzem a síntese de colesterol no fígado. Já as fibras insolúveis se ligam as sais biliares e também contribuem para a redução da absorção de parte de gorduras e do colesterol.

31. Atua na Formação de Hemoglobina:

A formação de hemoglobina é a principal função do ferro, que é rico no Suco de Kiwi. Não só isso, uma vez que o ferro é uma parte da hemoglobina, que dá o tom escuro de vermelho para o sangue e também auxilia no transporte de oxigênio para as células do corpo.

A hemoglobina adicional é de vital importância porque os seres humanos tendem a perder sangue de várias maneiras, através de lesões, tanto internos como externos.

Mais notavelmente, as mulheres perdem quantidades consideráveis de sangue a cada mês durante os seus anos de menstruação, que é uma das principais razões por que as mulheres são mais propensos a sofrer de anemia do que os homens.

32. Ajuda no Tratamento da Asma:

Pessoas com baixo nível de Vitamina C têm uma grande chance de desenvolver asma. A maior ingestão de vitamina C diminuirá a produção de histamina no corpo, o que contribui para a inflamação. E uma ótima maneira de evitar a falta de Vitamina C.

33. Benefícios do Suco de Kiwi Para a Nutrição:

Os benefícios do Suco de Kiwi para a nutrição se dão através do seu papel na absorção de outros nutrientes. Minerais como sódio, cálcio, potássio e fósforo, bem como muitas vitaminas, são melhor absorvidos quando o corpo está bem suprido de magnésio.

Esse benefício pode ser atribuído à capacidade do magnésio de ativar diversas enzimas, substâncias necessárias para a quebra dos nutrientes durante a digestão. Dessa forma, a ingestão adequada de magnésio cria um efeito benéfico em cadeia sobre a nutrição em geral.

34. Ajuda na Regulação do Intestino:

Tanto as suas fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal. A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações. A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

35. Previne as Úlceras:

As úlceras são lesões na mucosa que podem acometer todo o trato gastrointestinal. As refeições ricas em fibras alimentares insolúveis e solúveis possivelmente estimulam positivamente os fatores de proteção da mucosa e reduzem hormônios que estimulam a secreção gástrica (como a gastrina), potencialmente auxiliando em menores lesões na mucosa.

36. Atua na Produção de Colágeno:

A Vitamina C do Suco de Kiwi, é um componente necessário para a produção de hidroxiprolina e hidroxilisina, ambas necessárias para ligar as moléculas que produzem colágeno. Isso, por sua vez, faz firmes e tonifica a pele. A deficiência de colágeno torna a pele aborrecida e sem vida. O colágeno rejuvenesce a pele das raízes e reduz as rugas e os sintomas do envelhecimento.

37. Benefícios do Suco de Kiwi Para os Recém-Nascidos:

Crianças que nascem antes do tempo podem apresentar diversos problemas, entre eles a hemorragia espontânea, a vitamina K ajuda muito com esse problema visto que seu papel mais importante é a coagulação.

38. Evita as Hemorroidas:

Uma dieta rica em fibras pode reduzir o risco de hemorroidas. E como o Suco de Kiwi é rico em fibras, ele pode ser uma ótima maneira de evitar as tão famosa Hemorroidas.

39. Alivia os Sintomas Comuns da Gravidez:

Alguns dos sintomas mais comuns na gravidez são náuseas e vômitos e muitas vezes podem estar associados à deficiência dela, uma dose adequada ajuda a controlar esse mal estar.

40. Benefícios do Kiwi Para a Saciedade:

Em contato com a água do estômago, as fibras solúveis se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Elas também tornam a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

Receitas de Sucos com Kiwi

Receita 1

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador
  • Bata por alguns minutos
  • Coe e beba gelado

Receita 2

Ingredientes:

  • 3 kiwis picados
  • 2 maças
  • Água

Modo de Preparo:

  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador
  • Bata por alguns minutos
  • Coe e beba gelado

beneficio do suco de kiwi

Receita 3

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador
  • Bata por alguns minutos
  • Coe e beba gelado

Receita 4

Ingredientes:

Modo de Preparo:

  • Adicione todos os ingredientes no liquidificador
  • Bata por alguns minutos
  • Coe e beba gelado
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

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