Os 40 Benefícios do Kiwi Para Saúde

Os 40 Benefícios do Kiwi Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 40 Benefícios do Kiwi Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, apesar de ser considerado um simbolo de fruta tropical, o Kiwi é originalmente do norte da China. Essa fruta exótica de sabor doce e único é um verdadeiro tesouro para a saúde, tem pouquíssimas calorias e muitos nutrientes. Ela é a mais nutritiva das 26 frutas mais consumidas no mundo.

Por exemplo, ela possui mais vitamina C e magnésio por grama do que qualquer outra fruta, além de ter mais potássio do que a famosa banana. Entre os benefícios do Kiwi estão uma pele saudável e bonita, pressão sob controle e um coração saudável.

beneficios do kiwi

Muitas pessoas ainda se surpreendem ao conhecer os benefícios do kiwi para a saúde. Visto inicialmente como uma simples fruta exótica, a lista de benefícios do kiwi é grande e vai desde o combate de doenças cardíacas até a melhora da saúde pulmonar e qualidade do sono.

Rico em nutrientes essenciais para o corpo, é uma fruta que deve ser incluída na dieta alimentar para emagrecer e principalmente consumida por pessoas que buscam uma alimentação saudável e equilibrada.

Todos costumam dizer que o Kiwi é um fruto muito bonito, pois ele tem um verde vivo na parte interna e sementes pretas colocadas de forma simétrica, além de ser extremamente saboroso, se tornou conhecida por ser como a groselha chinesa. Muitas pessoas não sabem mas tem suas origens na China e por isso é uma fruta tão exótica.

Essa fruta tem uma carne de cor bonita e brilhante, sabor único, doce e tem uma lembrança de frutas como melão, morango e banana. É uma fruta que tem uma potência muito grande quando se fala de nutriente, talvez seja uma das mais nutritivas do mundo.

Valor Nutricional do Kiwi:

Sabe-se que o kiwi é embalado com grandes nutrientes essenciais contidos nela. Tem as fontes de vitamina C, Vitamina E, Vitamina K, folato e Potássio. Além disso, também é excelente em fornecer antioxidantes e fibras com certeza. O que é mesmo excelente do kiwi é que esta fruta tem duas vezes mais vitamina C que as laranjas.

Benefícios do Kiwi Para Saúde:

1. Benefícios do Kiwi Para Tratar a Constipação:

Vários estudos defendem que o Kiwi possui substâncias laxativas que pode ser usado na dieta por pessoas que sofrem de constipação.

2. Melhora a Qualidade do Sono:

De acordo com um estudo, maior qualidade de sono de adultos com problemas de insônia está entre os benefícios do kiwi. Consumir a fruta regularmente ajuda a duração e a profundidade do sono.

3. Promove a Saúde do Coração:

A vitamina C, somada aos polifenóis e o Potássio presentes no Kiwi, é um verdadeiro coquetel para o coração. Ela previne a formação de coágulos sanguíneos e diminui a quantidade de triglicerídios no sangue.

4. Proporciona o Balanço Entre o Ácido e o Alcalino:

Kiwi é uma das frutas mais alcalinas que existe, o que quer dizer que está cheio de minerais para substituir o excesso de alimentos ácidos que a maioria das pessoas consomem. E para que serve um balanço entre ácido e alcalino? O equilívrio traz uma pele jovem, sono profundo, energia física, menos resfriados e evita artrite e osteoporose.

5. Kiwi é Bom Para Visão:

Estudos apontam que comer pelo menos três porções de frutas com vitamina C por dia diminui o risco de problemas oculares causados pela idade, como perda de visão, em 36% comparando com pessoas que consomem menos de 1,5 porções dessas frutas diariamente.

6. Previne Problemas Respiratórios:

Entre os benefícios do kiwi está uma respiração mais saudável. vitamina C é fundamental para quem sofre com asma. Ela protege contra problemas respiratórios em geral, muito associados a asma.

7. Kiwi Melhora o Humor:

A fruta é rica em serotonina que tem propriedade de melhorar o humor, trazer sensação de prazer, aumentar a aprendizagem, a memória, e ainda ajuda a regular o apetite. Além disso, ela ajuda as pessoas a ficarem alerta na parte da manhã.

8. Fortalece o Sistema Imunológico:

É de conhecimento geral que a vitamina C é essencial para o funcionamento adequado do nossos sistema imunológico. Um sistema imunológico forte quer dizer uma vida com menos doenças.

9. Trata a Osteoartrite:

Estudos apontam que a vitamina C também previne e ajuda a tratar a osteoartrose e artrite reumatoide. No caso da osteoartrose, uma alimentação rica em vitamina C ou D diminui em três vezes o surgimento e a piora da osteoartrose.

10. Ajuda na Prevenção do Câncer:

Antioxidantes fazem muito mais do que deixar a pele jovem: eles evitam o câncer. O que acontece é que eles evitam que os radicais livres danifiquem células e que as células cancerígenas cresçam.

11. Auxilia no Emagrecimento:

Esse alto teor de fibras, somado ao baixíssimo índice glicêmico faz com que o kiwi seja uma das poucas frutas que não enche o seu corpo de açúcar que irá ser transformado em gordura. Para completar, por ter baixo índice glicêmico, é ideal para quem sofre com diabetes.

12. Promove a Sensação de Saciedade:

O Kiwi é rico em fibras, uma xícara fornece 5g de fibra. Essas fibras são importantes para uma série de coisas como aumentar a sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso

13. Músculos e Ossos Fortes:

Estudos mostram que dois Kiwis provem 30mg de magnésio fundamental para o funcionamento dos músculos e ainda aumenta a energia do corpo. Já o Potássio, também encontrado em abundância na fruta, protege contra a perda muscular e a preservação da densidade mineral óssea.

14. Kiwi Para uma Pele Jovem e Bonita:

O kiwi está lotado de antioxidantes, entre eles a vitamina C que é o principal antioxidante solúvel em água. Esses antioxidantes neutralizam os radicais livres que causam danos para as células causando envelhecimento precoce. Para completar, o colágeno, tão essencial para a juventude da pele, precisa de vitamina C para manter a pele saudável.

15. Facilita a Digestão:

O kiwi cru contém actinidia, uma enzima que dissolve as proteínas e que ajuda a digerir a refeição, à semelhança da papaína do mamão ou da bromelina do ananás.

kiwi

16. Ajuda a Combater Doenças Cardíacas:

Comer 2 a 3 kiwis por dia reduz o potencial de coagulação até 18% e os triglicéridos em 15%. Muitos indivíduos tomam remédios para diminuir a coagulação do sangue, mas isto traz efeitos secundários, incluindo inflamação e sangramento intestinal. Os Kiwis têm os mesmos benefícios dos anti coagulantes, mas sem efeitos secundários.

17. É Benéfico Para Diabéticos:

O Kiwi está na categoria baixa no que respeita ao índíce glicémico, ou seja, não dispara o açúcar no sangue. Tem uma carga glicémica de 4 o que significa que é seguro para os diabéticos.

18. Benefícios do Kiwi no Trato Intestinal:

As fibras solúveis presentes no kiwi são importantes agentes para uma boa digestão. O kiwi ainda contém actinídea, uma enzima que ajuda a dissolver as proteínas do alimento e que faz com que o alimento seja melhor digerido.

19. Kiwi na Proteção do DNA:

Estudos demonstraram que a combinação única de antioxidantes do Kiwi ajuda a proteger o DNA das células da oxidação e ajudam a proteger o corpo do surgimento de cancros.

20. Kiwi Para Eliminar as Toxinas:

O kiwi possui alto teor de fibras e são essas fibras contidas na fruta que ajudam a eliminar as toxinas do trato intestinal.

21. Promove a Saúde dos Pulmões:

Esses benefícios do kiwi foram demonstrados em um estudo feito na Itália com crianças entre 6 e 7 anos de idade. Foi observado que quanto mais kiwis e frutas cítricas foram consumidos pelas crianças, menores foram os problemas relacionados ao trato respiratório, como: chiados, falta de ar, asma ou tosses noturnas.

22. Beneficia as Grávidas:

Rico em Ácido Ascorbico ou vitamina C, o kiwi é uma fruta amiga das dietas para gestantes. A vitamina C é um poderoso antioxidante responsável pela hidroxilação de colágeno, que é a proteína responsável por dar resistência aos ossos, tendões, dentes e nas paredes dos vasos sanguíneos.

23. Previne a Prisão de Ventre:

É uma fruta rica em fibras que facilitam o funcionamento do intestino e, devido à sua acidez, também aumenta os movimentos do intestino, funcionando como um laxante natural.

24. Diminui a Retenção de Líquidos:

É uma fruta rica em Potássio e vitamina C, que evitam o acumulo de água no organismo, impedindo o inchaço das mãos, pés e barriga.

25. Benefícios do Kiwi Para a Saúde Respiratória:

O kiwi é muito benéfico na melhoria da sua saúde respiratória. Os resultados de um estudo realizado na Itália revelou que crianças que comeram e outras frutas cítricas regularmente tinham menores chances de desenvolver problemas respiratórios, incluindo resfriados, tosse e chiado no peito do que as crianças que não consomem esses frutos em uma base diária.

26. Kiwi No Combate Da Impotência Sexual:

O kiwi contém um aminoácido chamado arginina, que é um vasodilatador usado no tratamento da disfunção eréctil ou impotência nos homens. Comer dois kiwi diariamente pode reduzir a ansiedade e problemas sexuais em homens.

27. Ajudam a Reduzir o Estresse:

Verificou-se que a vitamina C é um poderoso diminuidor da carga de estresse. Estudos mostram que a vitamina C foi capaz de reduzir a produção de cortisol, que é uma hormona que é segregada pelas glândulas suprarrenais em resposta ao estresse.

28. Previne a Fadiga e Depressão:

Estudos revelam que a ingestão de 2 frutas, como o kiwi, por dia pode melhorar o seu humor e lutar contra a depressão. Estes efeitos são atribuídos aos altos níveis de vitamina C presentes. A vitamina C está ligado a melhora do seu humor e aumento da energia.

29. Fonte de Fibra:

Muitos tipos de frutas e vegetais têm a fonte de fibra. Neste ponto, devemos consumir alimentos com fibras para manter o certo sistema de corpo de saúde. Conseqüentemente, como fonte de vitaminas e minerais essenciais, o Kiwi também contém a boa quantidade de fibra.

30. Fonte de potássio:

Na verdade, o kiwi fornece Potássio como o mineral vital no organismo. Se você consumir na xícara, você terá 552 mg de Potássio, o que significa uma coisa boa. Então, com o excelente Potássio, é benéfico manter os níveis de líquido no corpo. Além disso, o Potássio também pode ajudar a controlar a pressão arterial.

beneficio do kiwi

Outros Benefícios do Kiwi Para Saúde:

  • Surpreendentemente, sabe-se que a quantidade de vitamina C nos kiwis é maior do que as laranjas;
  • É benéfico para prevenir a presença de degeneração macular que provoca a perda de visão;
  • O kiwi fornece minerais essenciais com certeza. Neste ponto, tem magnésio que ajuda a manter a função do corpo;
  • O cálcio no kiwi é muito benéfico para construir a estrutura e a densidade dos ossos fortes;
  • O kiwi contém uma quantidade muito grande de vitamina C, então age como o poderoso antioxidante;
  • Os kiwis contém triptofano, que ajuda na síntese de serotonina que promove o sono;
  • O kiwi contém nutrientes que ajudam na absorção de Ferro que é um dos nutriente mais essenciais e importantes para nossas atividades diárias;
  • O Ácido Fólico é necessário durante os primeiros meses de gravidez para o desenvolvimento do feto e está presente nessa fruta;
  • Fornece vitaminas essenciais como a Vitamina E e Vitamina K, que são boas para o desenvolvimento global do feto e da mãe grávida;
  • O kiwi é uma fruta maravilhosa que pode melhorar a saúde de sua pele, devido à presença de vitamina C e outros nutrientes.

Efeitos Colaterais do Kiwi:

Os kiwis contêm uma grande quantidade de oxalato, uma substância natural presente em muitas plantas e animais. Quando o oxalato se torna demasiado concentrado, pode cristalizar e causar problemas de saúde. Pessoas com problemas de rins ou vesícula devem evitar comer kiwi. Há muita controvérsia sobre a quantidade necessária de oxalato para ser significativo, especialmente o das plantas
Os kiwis também contêm substâncias de enzimas associadas ao síndrome da alergia ao látex da fruta. Se tem uma alergia ao látex, pode ser alérgico também ao Kiwi. Desde o amadurecimento, o fruto com gás etileno aumenta essas substâncias; o orgânico tratado sem gás terá menos compostos que causam alergia. Cozinhá-los também desativa as enzimas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 30 Benefícios da Sálvia Para Saúde

ervilha beneficio

Os 42 Benefícios da Ervilha Para Saúde!