Benefícios de Legumes e Vegetais

Os 40 Benefícios da Cenoura Para Saúde

Os Benefícios da Cenoura Para Saúde são diversos, pois a cenoura é um dos vegetais mais consumidos, devido à sua digestibilidade e pelas muitas propriedades benéficas à saúde que apresenta. A cenoura também é uma forma muito versátil e deliciosa de ingerir nutrientes importantes, já que pode ser usada em saladas, cozida em diversos pratos, em sucos naturais e até em receitas doces, como bolo, pães, entre outras!

Seu consumo se torna essencial ao desenvolvimento de crianças e também aos adultos, pois fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e conta com inúmeros nutrientes importantes.

benefícios da cenoura

Para que Serve a Cenoura?

A cenoura é muito usada na culinária. As saladas de cenoura são refrescantes, uma ótima opção para o verão. Muitos bares têm em seu cardápio palitos de cenoura, um petisco mais suave e saudável. A cenoura também é utilizada para o preparo de sopas (de cenoura propriamente ditas ou de legumes). Purês e sucos também são preparados com elas. Seu sabor adocicado também possibilita usá-la como ingrediente principal de sobremesas; o bolo de cenoura é bastante apreciado.

A cenoura também se destaca pelos seus nutrientes, que lhe confere inclusive, propriedades medicinais. Assim, além das saborosas aplicações culinárias, os benefícios da cenoura se estendem à saúde humana, entenderemos a seguir quais as suas propriedades.

Propriedades da Cenoura:

A cenoura é um alimento pouco calórico; 100 g fornecem cerca de 54 calorias. Cenoura é uma riquíssima fonte de vitamina A, na forma de carotenoides, um nutriente muito proveitoso para a saúde dos olhos.

É também uma boa fonte de vitamina C (agente antioxidante e ajuda o sistema de defesa), vitamina K (boa para coagulação sanguínea), vitamina B6 (previne a anemia e problemas de crescimento), biotina ou ainda vitamina H (atua no metabolismo de gorduras); de potássio (importante para os neurônio, músculos e coração), de molibdênio (utilizado no metabolismo do ferro; também previne a anemia) e de fibras (que ótimas para o intestino).

Na cenoura encontramos ainda as vitaminas: E, B1, B2, niacina (ou ainda B3), ácido pantotênico (ou ainda B5) e o ácido fólico (ou ainda B9). Ela também contém manganês, fósforo e cobre.

Por conta das propriedades e substâncias presentes nesse vegetal, ele previne certas doenças eficazmente, além de ajudar a tratar a pele e fortalecer o organismo de maneira geral. Veja alguns dos benefícios que o consumo da cenoura pode trazer para nossa saúde. Então, confira agora Os 40 Benefícios da Cenoura Para Saúde:

1. Combate a Gripe:

A quantidade significativa de vitamina C presente na Cenoura pode ser essencial para combater gripes e resfriados. Além disso, você pode prevenir estas condições, consumindo regularmente a Cenoura.

2. Rica em Cálcio:

A quantidade de cálcio presente na Cenoura é de suma importância para saúde óssea. Isso porque a Cenoura ajuda na construção dos tecidos ósseos e ainda ajuda a prevenir a osteoporose.

3. Ajuda na Saúde Capilar:

Desde as idades antigas, as cenouras são conhecidas por promover o crescimento do cabelo e adicionar espessura ao cabelo. Sendo carregado com vitamina A, a Cenoura também é eficaz na prevenção da perda de cabelo.

4. Aumenta a Imunidade:

A vitamina A e a Vitamina C, são essências para quem quer aumentar a imunidade e ficar livre de doenças que podem ocorrer no cotidiano. Isso porque as vitaminas presentes na Cenoura são eficazes no aumento da imunidade.

5. Melhora a Saúde Dentária:

As cenouras são benéficas para os dentes e a boca enquanto raspam a placa e as partículas de alimentos. As cenouras estimulam as gengivas e facilitam a formação de muita saliva. A saliva é de natureza alcalina e equilibra as bactérias formadoras de ácido e formadoras de cavidades.

cenoura benefícios

6. Retarda o Envelhecimento:

Por conter muito betacaroteno a cenoura age contra danos celulares, ajudando a retardar o envelhecimento das células. Age também contra os raios ultravioletas, retarda o envelhecimento, previne a acne, ajuda a pele seca e melhora a aparência da pele deixando-a macia e sedosa.

7. Possibilita um Bronzeado Saudável à Pele:

Um dos Benefícios da cenoura é que ele é um excelente aliado para quem deseja ficar com a cor do verão sem danificar a pele, tomar um copo de suco todos os dias durante um mês antes do verão vai ajudar a pegar aquela cor e ainda conservar o bronzeado por mais tempo, mas não se esqueça do protetor solar ele é essencial para ajudar com os benefícios que a cenoura traz.

8. Auxilia na Saúde do Coração:

A cenoura contêm betacaroteno, alfa-caroteno e luteína. Comer pequenas porções de cenouras por dia ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, além de reduzir os níveis de colesterol do organismo.

9. Melhora a Digestão:

Por conter grande quantidade de fibras , mantém o sistema digestivo funcionando em perfeita ordem, as cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos, provocam a sensação de saciedade fazendo com que você acabe comendo menos portanto é uma excelente aliada na dieta. Também reduz a gordura no fígado e na bílis.

10. Tonifica os Cabelos:

Sua grande quantidade de vitamina A e carotenoides torna os cabelos mais fortes, hidratados e brilhantes, além de ingerir a cenoura, você pode aplicar o óleo ou máscara de cenoura diretamente nos cabelos para fortalece-los, esses óleos são facilmente encontrados em lojas de cosméticos.

11. Fortalece o Sistema Imunológico:

Além da vitamina A, a cenoura possui muitos sais minerais, como o Iodo por exemplo, ele estimula a tireoide, uma glândula importantíssima para o nosso organismo pois a cenoura é responsável pelos processos de crescimento, nutrição, estimula o cérebro e equilibra o funcionamento de outras glândulas, por isso é tão importante incluir esse alimento no cardápio das crianças.

12. Previne Acidente Vascular Cerebral:

Comer uma cenoura por dia reduz em até 68% o risco de um avc, os efeitos da cenoura para o cérebro são muito benéficos, quem tem níveis mais elevados de betacaroteno no organismo, têm a melhor taxa de sobrevivência em caso de um derrame.

13. Melhora o Leite Materno:

A vitamina A e o betacaroteno são dois nutrientes que não podem estar ausentes na dieta de uma mulher grávida ou de uma mãe que está amamentando. De acordo com os médicos ambos melhoram a qualidade do leite biológico e permitem produzir uma maior quantidade de leite de acordo com as necessidades da criança.

14. É um Aliado da Beleza:

Para fortalecer as unhas e dar brilho aos cabelos nada melhor do que a cenoura. A pró-vitamina A que mesma contém ajuda o organismo na reparação das células do corpo danificadas pela contaminação ou contato com produtos químicos. Também permite regular a produção de sebo no couro cabeludo.

15. Combate a Constipação:

Isso se deve ao fato de as cenouras conterem uma boa quantidade de fibra que aumenta a quantidade e a qualidade das fezes ao mesmo tempo que regula o trabalho intestinal.

Além disso, este suco reduz a dor de estômago por intoxicação, acalma o desconforto gástrico e a acidez. É recomendável para pacientes com gastrite.

16. Melhora a Visão:

A velha citação que diz que as cenouras são “boas para os olhos” é uma das poucas que está correcta. As cenouras são ricas em beta-caroteno, que é convertido em vitamina A no fígado. Vitamina A é transformada em rodopsina na retina, um pigmento necessário para visão nocturna.

Também está provado que o beta-caroteno protege contra a degeneração ocular e contra as cataratas. Um estudo descobriu que pessoas que comem cenoura têm 40% menor risco de degeneração ocular do que aquelas que consumiram pouco.

17. Melhora a Fertilidade Masculina:

As cenouras podem melhorar a fertilidade masculina e a qualidade do esperma. Pesquisadores norte-americanos apontam que o consumo de frutas e legumes de cores alaranjadas ou amarelas, como a cenoura, o melão e a batata doce, pode melhorar a qualidade do esperma em até 10%.

18. Ajuda na Saúde Digestiva:

As cenouras são uma boa fonte de fibra que ajuda na regularização dos movimentos intestinais e ajuda a digestão. Também é benéfico em condições como constipação e refluxo ácido.

20. Rica em Fósforo:

A Cenoura é rica em fósforo. O fósforo é um mineral de suma importância, pois ele fortalece os dentes, ossos e também melhora a saúde dos músculos.

21. Rica em Carboidratos:

As cenouras são principalmente composta de água e carboidratos. Os carboidratos consistem em amido e açúcares, como sacarose e glicose. Eles também são uma fonte de fibra relativamente boa.

22. Reduz Risco de Câncer:

A betacaroteno presente na Cenoura pode ter um efeito protetor contra vários tipos de câncer. Isso inclui câncer de próstata, câncer de cólon e câncer de estômago.

23. Rica em Vitamina K:

Também conhecida como filoquinona, a vitamina K é importante para a coagulação do sangue e pode promover a saúde óssea.

24. Baixa o Colesterol no Sangue:

O alto nível de colesterol no sangue é um fator de risco bem conhecido para doenças cardíacas. A ingestão de cenoura tem sido associada a níveis mais baixos de colesterol.

25. Ajuda na Perda de Peso:

As cenouras, como partes das refeições, podem aumentar a saciedade e diminuir o consumo de calorias nas refeições subsequentes. Por este motivo, as cenouras podem ser uma adição útil a uma dieta eficaz para perda de peso.

26. Ajuda na Saúde do Cérebro:

Uma pesquisa feita na Holanda revelou que o betacaroteno protege o cérebro dos efeitos do envelhecimento sobre a capacidade cognitiva. Um estudo feito em Harvard, mostrou que homens que consumiram suplementos de betacaroteno (50 mg, em dias alternados), tiveram uma desaceleração desse caimento cognitivo, levando em conta, é claro, os resultados do grupo que recebeu o placebo.

27. Regula o Açúcar no Sangue

Cenouras podem ter alto teor de açúcar, mas eles ainda são uma escolha saudável para aqueles que são diabéticos.

O açúcar natural em cenouras é facilmente assimilado. Embora cenouras têm uma reputação de um índice glicêmico relativamente alto, tenha em mente que eles carregam índice glicêmico muito baixo.

Também, os carotenoides presentes em cenouras ajudam a regular o açúcar no sangue. Carotenoides inversamente afetam a resistência à insulina e, assim, ajudam a baixa de açúcar no sangue. Elementos orgânicos vitais alcalinos em cenouras também ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

28. Previne Acne:

A acne é uma condição de saúde que pode manchar seu rosto. Entretanto, o consumo regular de Cenoura pode contribuir na eliminação desta condição.

29. Combate a Gripe:

A quantidade significativa de vitamina C presente na Cenoura pode ser essencial para combater gripes e resfriados. Além disso, você pode prevenir estas condições, consumindo regularmente a Cenoura.

30. Melhora o Aspecto da Pele:

A Cenoura é carregada de vitamina C. A vitamina C é essencial para quem quer ter uma pele saudável e brilhante. Além disso, quem quer prevenir o câncer de pele, pode consumir Cenoura regularmente para prevenir esta condição.

31. Ajuda na Cicatrização da Pele:

As cenouras possuem grandes qualidades para combater cicatrizes. Elas podem ser aplicadas em feridas, cortes e inflamações para cicatrização rápida. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a revitalizar e tonificar a pele.

32. Poderoso Anti-Séptico:

São conhecidas por prevenir a infecção. Podem ser usadas cortadas, ralada, cozida, crua ou amassada.

33. Previne Doenças Cardíacas

Estudos mostram que dietas ricas em carotenóides estão associadas a um menor risco de doenças cardíacas. A cenoura tem betacaroteno e também alfa-caroteno e luteína.O consumo regular de cenouras também reduz os níveis de colesterol, porque as fibras solúveis ligam-se com os ácidos biliares.
Limpar o corpo

A vitamina A auxilia o fígado na liberação das toxinas do corpo. Reduz a gordura no fígado e na bílis. As fibras presentes nas cenouras ajudam a limpar o cólon e acelerar o movimento dos resíduos.

Outros Benefícios da Cenoura Para Saúde:

  • Combate a Caspa;
  • Ajuda a Tratar asma;
  • Combate Frieira nos pés;
  • Previne Catarata;
  • Fortalece os Ossos;
  • Combate a Queda de cabelo;
  • Gerencia o Diabetes;
  • Regula a Pressão Arterial;
  • Rica em Antioxidantes.

Contra Indicação de Consumir a Cenoura:

A Cenoura Pode levar a reações alérgicas. Existem alguns indivíduos que são hipersensíveis à cenoura. Alguns Efeitos Colaterais da Cenoura são comuns entre essas pessoas são erupções cutâneas, diarreia, reações anafiláticas, urticária e inchaço. Essas alergias são causadas devido ao alógeno presente no pólen da cenoura. Alógenos presentes na cenoura são semelhantes aos contidas no morango, batata, nozes e mostarda. Os indivíduos, que são alérgicas a esses produtos hortícolas, também deve ser cauteloso no consumo da cenoura.

Graduada em jornalismo com especialização em Marketing social na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, escreve artigos com conteúdos sobre beleza, saúde e bem estar com noções de SEO e tem a dinâmica e versatilidade na elaboração de artigos.

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