Os 40 Benefícios do Buriti Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Buriti para saúde são incríveis, pois o Buriti contém grandes nutrientes indispensáveis para saúde geral do corpo. Além disso, o Buriti é uma palmeira nativa no Brasil, onde é referida como fruta e planta de grande importância. Dela tudo se aproveita. Indígenas, caboclos e sertanejos consideram-na a árvore da vida. Silva et al. (2010) fazem um retrato importante do Buriti em seu livro publicado pela Sociedade Brasileira de Fruticultura. Apesar disso, essa palmeira vem sendo dizimada pela exploração de suas áreas onde é nativa, alertam os citados autores. Também alertam para o crescente uso do Buriti para alimento funcional, cosméticos, farmacêutico e biocombustível, nanotecnologia e artesanato, o que, se em parte é bom, ao contrário, faz a demanda da planta e sua produção aumentarem.

Buriti

Originária da América do Sul, na região amazônica da Colômbia, Venezuela, Guianas, Trinidad e Tobago, Equador, Peru, Bolívia e Brasil. Sua ocorrência natural é grande em alguns locais, como o Peru, e oferece a opção de seu consumo como fruta e outros usos.

Valor Nutricional do Buriti:

Estes são os valores nutricionais do Buriti, cada 100 gramas da fruta possui: vitamina Avitamina B1B2 e B5vitamina C, Proteína, carboidratoscálciofósforoferro e iodo. Então veja agora Os 40 Benefícios do Buriti Para Saúde:

1. Contribui Para o Crescimento:

Buriti contribui para o crescimento de diferentes maneiras. Ela é essencial para a proliferação e divisão celular e também regula a expressão do gene para a formação do hormônio de crescimento, o GH.

2. Evita Infecções:

Buriti é importante destacar que as células da pele e das mucosas, que revestem as vias respiratórias, do aparelho digestivo e do trato urinário, atuam como uma barreira e são a primeira linha de defesa do corpo contra infecções. Desta forma, o Buriti é importante porque mantém as funções e a integridade dessas células.

3. Boa Para os Olhos:

Buriti é importante para a visão porque protege a córnea, parte do olho que transmite e concentra a luz que entra no olho. A baixa ingestão deste nutriente pode fazer com que a pessoa tenha dificuldade em enxergar em locais com a luz fraca e causar alterações oculares, em casos extremos pode levar à cegueira total.

4. Importante Para a Pele:

Comer Buriti é necessária para manter a integridade e função das células da pele e das mucosas. Além disso, o nutriente age na reparação do epitélio da pele. Alguns estudos tentaram comprovar se a Buriti ajuda a prevenir ou tratar o Câncer de Pele, porém nada ainda foi comprovado.

5. Ação Antioxidante:

Esta fruta tem um efeito antioxidante. Assim ela evita a ação dos radicais livres que teriam efeito nocivo para as células e são tidos como causadores de arteriosclerose, catarata, tumores, doenças de pele, entre outros.

6. Previne o Câncer:

Por ter ação antioxidante e contribuir para a correta proliferação e diferenciação celular algumas pesquisas sugerem que o Buriti é capaz de mudar células cancerígenas e prevenir que células normais se tornem cancerígenas.

Contudo, ainda não se conseguiu provar que o Buriti de fato ajuda a prevenir o câncer. Inclusive, algumas pesquisas provaram o contrário.

7. Melhora Saúde da Pele:

Esta fruta ajuda a manter o corpo livre de radicais e toxinas livres, que podem causar danos à sua pele. Esta fruta ajuda a manter a pele macia e suave, garantindo a retenção de umidade, evitando assim as condições de secura, queratinização e de pele, como psoríase.

8. Ajuda a Regular o Intestino:

O Buriti é rico em fibras e tanto as fibras solúveis quanto as insolúveis possuem importante papel na atividade intestinal.

A primeira capta água e provoca reações de fermentação, estimulando o crescimento de bactérias benéficas, que melhoram o funcionamento do órgão, garantindo frequência de evacuações.

A segunda se liga à água e aumenta o bolo fecal, facilitando a sua eliminação e, consequentemente, previne a constipação.

9. Prevenção da Distrofia Muscular:

Ao manter os ossos saudáveis o Buriti desempenha um papel essencial para garantir o crescimento muscular adequada em crianças e adolescentes em crescimento, evitando assim as chances de desenvolver distrofia muscular.

10. Ajuda a Previne as Câimbras:

A atividade e o relaxamento dos músculos dependem do potássio, que é abundante no Buriti. Se este for o seu caso, é uma boa ideia acrescentar o Buriti em sua dieta, seja como vitamina, doce ou qualquer outra forma.

11. Acelera o Metabolismo:

potássio presente no Buriti ajuda a regular os níveis de açúcar no organismo e ajuda na absorção de nutrientes. Por isso é um mineral de suma importância para os diabéticos, pois evita picos ou falta de açúcar.

Ao regular a produção de insulina, o Buriti acaba auxiliando na perda de peso também, pois a insulina ajuda o organismo a acumular gordura.

Buriti Origem

12. Ajuda na Redução de Acidente Vascular Cerebral:

A ingestão do Buriti ajuda na redução dos riscos de acidente vascular cerebral. Além disso, como o Buriti protege o organismo contra os radicais livres, as chances de um AVC se tornam ainda menores.

13. Age Como um Transportador de Oxigênio:

Buriti é rico em ferro que age como um transportador de oxigênio no nosso corpo e ajuda a transferência de oxigênio de uma célula do corpo para outro.

14. Ajuda a Aliviar os Sintomas da TPM:

Ingestão desta fruta adequada pode reduzir os sintomas pré-menstruais, como tonturas, alterações de humor, hipertensão, etc.

15. Controla a Pressão Arterial:

O sódio é um agente de risco para o aumento da pressão arterial e, felizmente, o Buriti equilibra o sódio no organismo e previne a pressão alta.

Sendo assim, quando ingerido esta fruta em quantidades adequadas, ela é um ótimo fator na hora de regular a pressão arterial.

16. Ajuda a Prevenir o Envelhecimento Precoce:

O Buriti é famosa por suas propriedades de eliminação de rugas, que podem reduzir a mancha de idade e linhas finas. Ele pode retardar o processo de envelhecimento, melhorando a saúde geral da pele.

17. Ajuda a Acelera o Emagrecimento:

Em contato com a água do estômago, o Buriti se transformam em um gel, ajudando quem quer emagrecer por garantir saciedade e, claro, evitando os exageros durante a refeição. Esta fruta também torna a digestão mais lenta, mantendo a fome controlada por mais tempo.

18. Melhora a Saúde dos Olhos:

O Buriti pode ajudar a melhorar a visão. Esta fruta permite que os seus olhos se adaptem às mudanças de luz, mantendo os olhos úmidos e também melhorando a visão noturna.

Esta fruta pode prevenir muitas doenças como olhos secos também. A sua alta quantidade de vitamina A ajuda na formação de púrpura visual nos olhos, o que pode melhorar a visão de olhos fracos.

19. Ajuda a Controlar o Diabetes:

O Buriti retarda a velocidade da digestão de carboidratos, tornando a absorção da glicose mais lenta pelo sangue e, com isso, reduz os picos de insulina.

Ao entrar em contato com a água, suas fibras também formam uma proteção em torno da comida e dificultam a absorção do açúcar, descartando-o no processo de digestão.

20. Ajuda a Prevenir Doenças:

Muitos não sabem, mas o Buriti tem função vasodilatadora, de modo que a prevenção de doenças cardiovasculares, é uma consequência também do item anterior a respeito do controle da pressão arterial.

Origem do Buriti

Outros Benefícios do Buriti Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima, o Buriti desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Participar da produção de energia no corpo;
  • Favorecer o crescimento e desenvolvimento, especialmente durante a infância;
  • Atuar como antioxidantes, prevenindo doenças como câncer e Aterosclerose;
  • Manter a saúde das hemácias do sangue, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo;
  • Manter a saúde dos olhos e prevenir catarata;
  • Manter a saúde da pele e da boca;
  • Manter o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Diminuir a frequência e a intensidade das enxaquecas;
  • Por ser rica em caroteno, sendo capaz de prevenir o envelhecimento e doenças como câncer e doenças cardíacas
  • Aumenta a saciedade e estimula o funcionamento do intestino, por conter fibras;
  • Energética natural;
  • Antibacteriana e vermífuga;
  • Hidrata, fortalece e suaviza os cabelos;
  • Vitalizante, hidratante e cicatrizante da pele;
  • Suavizante da pele, podendo auxiliar no tratamento de doenças dermatológicas, como Psoríase.

Além disso, por ser rico em vitamina C e antioxidantes, o Buriti ajuda a fortalecer o sistema imune.

Outras Utilidades do Buriti:

Além dos benefícios da sua fruta, o Buriti tem ainda muitas utilidades, já que todas as suas partes podem ser desfrutadas. O Buriti pode fornecer palmito comestível, que é bastante saboroso, apesar de pouco conhecido na gastronomia.

Das suas folhas, é possível produzir uma fibra muito utilizada no artesanato para confeccionar bolsas, chapéus, tapetes, redes, cordas e coberturas para o teto. Do talo das folhas e da madeira é possível fabricar móveis.

Também é possível aproveitar a sua seiva, de onde pode-se extrair sacarose, e, além disso, do seu óleo e flores, é possível confeccionar vinhos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios da Cevada Para Saúde!

beneficio do pistache

Os 40 Benefícios do Pistache Para Saúde