Biancospino – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Biancospino – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Biancospino (Crataegus oxyacantha) é uma planta medicinal também conhecida como crataego, crataegus, espinha-branco, espinheiro-branco, hawthorn (inglês), dentre outros nomes populares. Pertence à família Rosaceae.

Biancospino beneficios As folhas, flores e frutos podem ser utilizados para amenizar as dores do sistema digestivo, bem como para aliviar o inchaço, aumentar o apetite e melhorar a digestão. A sua ação adstringente à torna útil para ser utilizada como remédio para diarreia.

O uso medicinal da Biancospino inclui os caules verdes, flores, folhas e frutas desidratadas. Em alguns casos, a casca também é utilizada.

O processo de desidratação é feito em torno de 35 graus para as folhas e flores. No caso do caule e dos frutos a desidratação é feita em torno de 70 graus.

Propriedades do Biancospino:

A Crataegus oxyacantha é composta de acetilcolina, ácidos fenólicos, dopamina, fenetilamina, flavonoides, proantocianidinas oligoméricas, saponinas, tiramina e triterpenos à base de ácido oleanólico e ácido ursólico. A casca e a fruta contém óleo essencial, pectina, vitamina C, dentre outras substâncias.

As flores possuem alto nível de flavonoides e as folhas têm grande quantidade de proantocianidinas oligoméricas. O melhor uso medicinal do Biancospino ocorre quando todas as partes da planta são combinadas.

Benefícios do Biancospino:

O Biancospino proporciona efeitos benéficos significativos para à saúde do coração e circulação sanguínea, sendo amplamente utilizada na prevenção e tratamento que envolve doenças coronárias e vasos sanguíneos.

A Crataegus oxyacantha é indicada para o tratamento da angina (dor no peito causada pelo enfraquecimento dos músculos do coração), diminuição da hipertensão arterial, otimização da circulação sanguínea, além de otimizar o metabolismo dos músculos do órgão, aumentando a tolerância dos mesmos em caso de falta de oxigênio.

A Biancospino dilata os vasos sanguíneos e ajuda a melhorar o transporte de sangue para todas as partes do corpo. Da mesma forma, reduz os efeitos da aterosclerose, podendo ser útil para pacientes que lidam com confusão e falta de memória causadas pela falta de sangue suficiente no cérebro.

Biancospino Auxilia na regularização da pressão sanguínea (tanto hipertensão quanto a hipotensão), além de abaixar lentamente o colesterol e os índices de gordura corporal. Aos primeiros sinais de insuficiência cardíaca, o crataegos é recomendado para diminuição do progresso das doenças e deve ser utilizado principalmente como um método preventivo.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Biancospino:

O uso do Crataegus oxyacantha pode potencializar os efeitos de medicamentos para o coração. Algumas das medicações que podem interagir são remédios para a asma (vasodilatadores), Clonidine (remédio para controlar a hipertensão) e Viagra (estimulante sexual), bem como outros medicamentos que atuam sobre o coração.

O uso é contraindicado para mulheres grávidas. Os efeitos adversos associados ao uso da Biancospino são leves e raros, mas podem incluir desconforto abdominal, insônia, sudorese e tonturas.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Pitanga do Cerrado – Origem, Benefícios e Como Usar!

Quixaba – Origem, Benefícios e Como Usar!