Os 40 Benefícios da Pera Para Saúde

Os 40 Benefícios da Pera Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios da Pera que muitos ainda não conhecem. Além disso, a Pera é o fruto da pereira, árvore originária da Europa e da Ásia, que se propaga por enxertia e é cultivada em milhares de variedades, a maioria descendente da espécie Pyrus communis. Como outras espécies da família das rosáceas, entre elas a maçã, o pêssego e a ameixa, a pera depende de bastante frio no inverno para produzir a contento.

beneficios da peraNo Brasil o cultivo da pera é feito com sucesso na região Sul e, em escala modesta, em áreas acima de 600m de altitude no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A chamada pera-d”água destaca-se entre as variedades que se aclimatam bem às serras do Sudeste.

Valor Nutricional da Pera:

A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para regimes, tem baixo valor calórico. Contém quantidades razoáveis de vitaminas B1, B2 e Niacina, todas do Complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo, fortificando o músculo cardíaco. Elas são essenciais ao crescimento e evitam a queda dos cabelos e problemas de pele.

Contendo ainda vitaminas A e vitamina C, a pera é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro. Eles contribuem na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Como contém muitas fibras, a pera é boa também contra a prisão de ventre, inflamação do intestino e bexiga.

A pera de boa qualidade apresenta casca firme (sem ser dura), sem cortes, rachaduras ou manchas pardas. Para que conserve o aroma e o sabor deve ser guardada em lugar fresco e seco, nunca na geladeira.

Excelente no preparo de sobremesas, tortas, compotas, cremes, geleias, sorvetes, a pera é também ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte. Para não escurecer depois de cortada, deve ser respingada com limão. Durante o mês de janeiro é encontrada a preços mais em conta. Mas existe pera importada de fevereiro a setembro. Então, confira Os 40 Benefícios da Pera Para Saúde:

1. Ajuda no Combate de Inflamações:

Por conter bons fitonutrientes, a pera é conhecida não somente por sua ação antioxidante quanto também por sua atividade anti-inflamatória no corpo. Por isso, ao incluí-la na sua rotina alimentar, você pode prevenir e amenizar as crises e dores de doenças como a artrite e a gota.

2. Ajuda a Aumentar a Imunidade:

Excelente fonte de vitamina C, a pera também pode fortalecer o nosso sistema imunológico, aumentando as defesas do corpo contra diversos tipos de doenças, como gripes e resfriados, por exemplo. Isso é possível porque esse nutriente é capaz de intensificar a produção de leucócitos (células de defesa do organismo) e, graças à sua reflorescência, aliviar a febre causada por esses quadros.

3. Melhora e Regula o Intestino:

Por ser uma boa fonte de fibras, podendo fornecer ao corpo uma quantidade de 5,5 gramas para uma fruta de tamanho médio, a pera pode ser ideal para melhorar a digestão e regular o intestino. Isso porque os nutrientes do tipo insolúveis encontrados em sua composição podem fazer o intestino trabalhar de forma melhor e, com isso, evitar a prisão de ventre, hemorroidas e diverticulites.

4. Ajuda a Emagrecer:

Rica em fibras, nutrientes que ajudam a aumentar a sensação de saciedade no estômago e evitar a fome, além de regular o intestino, outro requisito para quem quer emagrecer, a pera pode ser a aliada que você estava procurando para conseguir enxugar a silhueta e mandar aqueles quilinhos extras que estão incomodando para bem longe da balança.

Ainda, por ser pouco calórica, a fruta também pode ser incluída na dieta sem medo de engordar ou, ainda, substituir outros alimentos mais calóricos, como pães ou biscoitos. Além disso, se você é louca por doces e tem dificuldades em controlar a vontade de comer, pode optar por consumir a pera para saciá-la.

5. Faz Bem Para a Pele e Cabelos:

Para as vaidosas de plantão, a boa notícia é que a pera também pode ser de grande ajuda para potencializar a saúde e beleza da pele e cabelos. Isso porque a fruta é rica em antioxidantes, como é o caso dos carotenoides, que são capazes de combater os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

Sendo assim, ao consumir a pera, é possível eliminar e prevenir o aparecimento de rugas, linhas de expressão e manchas e manter a pele muito mais jovem, saudável e bonita. Ainda, esses mesmos antioxidantes são ideais para melhorar a saúde do couro cabeludo e, portanto, evitar a perda capilar.

pera beneficio

6. Fortalece os Ossos:

Por conter boas quantidades de cálcio em sua composição, a pera é muito boa para manter os ossos saudáveis e mais fortes. Isso porque esse mineral é ideal para manter o pH do corpo e, portanto, ajudar na melhor absorção de cálcio pelo organismo. Sendo assim, é possível ficar longe de fraturas ou lesões, além de prevenir doenças como a osteoporose.

7. Fornece Energia:

Graças ao alto teor de glicose presente em sua composição, a pera também pode ser usada, inclusive por atletas ou praticantes de atividades físicas, para ter mais energia e disposição para as tarefas do dia a dia e exercícios físicos. Isso porque a fruta é absorvida mais facilmente pelo corpo e se converte em energia.

8. Previne Doenças do Coração:

O consumo de fibras através da ingestão de peras auxilia o sistema circulatório a controlar os níveis de colesterol e também da pressão. Além disso, estudos mostram que as fibras ajudarão a regular as condições cardiovasculares, prevenindo doenças cardíacas.

9. Melhora o Sistema Imunológico:

A ingestão de pera resulta no fortalecimento do sistema imunológico. Isso acontece porque uma única pera é capaz de prover altas quantidades de ácido ascórbico, vitamina essencial para que haja a prevenção de gripes e resfriados.

10. Boa para a Gestação:

A pera é capaz de favorecer o desenvolvimento do feto durante a gestação. Seu consumo é recomendado por possuir altas quantidades de ácido fólico, elemento necessário no organismo para prevenir mau desenvolvimento do bebê. Evidentemente, um médico deve ser consultado antes caso opte consumir pera para este fim.

11. Previne Envelhecimento Precoce:

A impressionante quantidade de antioxidantes presentes na pera fazem desta fruta um alimento fundamental na manutenção da renovação celular da pele. Isso significa que seu consumo auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo consequentemente o envelhecimento precoce causado por eles.

12. Previne a Osteoporose:

Quando se consome pera, se consome altas quantidades de cálcio. O cálcio, sabidamente, é um mineral que trabalha na manutenção da saúde dos ossos. Além disso, a pera, como outras frutas, auxilia o organismo no equilíbrio do pH. Esta ação, com a quantidade de cálcio, se torna eficaz na prevenção geral de osteoporose.

13. Auxilia no Tratamento de Diabetes:

Uma das maiores qualidades da pera é o alto nível de fibras. O consumo deste elemento e mais alguns outros presentes na pera, faz com que sua ingestão seja capaz de auxiliar o organismo a controlar os níveis de açúcar, favorecendo pessoas que sofrem com diabetes.

14. Melhora a Disposição:

Talvez ainda haja quem não saiba disso, mas frutas são os alimentos ideais para que o corpo e a mente funcionem adequadamente. Os regulados níveis de glicose da pera dão energia ao corpo, principalmente em momentos que sentimos fraqueza. Como é facilmente absorvida pelo organismo, as peras provém energia em velocidade impressionante.

15. Contribui com a Saúde Capilar:

A atuação das propriedades da pera no cabelo é muito positiva, principalmente, por conta das vitaminas A e vitamina C presentes em sua composição. Isso porque colaboram com o brilho dos cabelos e o combate a queda. Além de ter a opção de consumir no dia a dia, você pode também utilizá-la em receitas de tratamento capilar.

16. Ajuda na Dieta:

Além de ser pouco calórica, já que 100 gramas têm em torno de 58 calorias, o que naturalmente acaba sendo uma questão positiva na dieta, a pera é muito nutritiva! Contando com fibras, vitaminas e sais minerais essenciais para a saúde.

pera beneficiosOutro fator importante é que o consumo das fibras proporciona a sensação de saciedade. Sendo assim, ela se torna uma grande aliada do cardápio, lembrando que assim como qualquer outro alimento, é importante não exagerar.

17. Ajuda a Limpar o Intestino:

A principal ligação benéfica da pera com o intestino é a presença das fibras solúveis e insolúveis. As fibras são apontadas como grandes aliadas do intestino, a razão desse benefício, é que elas funcionam como verdadeiras “vassouras”, auxiliando na formação do volume do bolo fecal e na excreção.

Sendo assim, as fibras colaboram para um melhor trânsito intestinal e até mesmo para prevenir doenças no intestino, como a diverticulose.

18. Melhora o Sistema Imunológico:

A vitamina C presente na pera é um antioxidante, que contribui para potencializar o nosso sistema imunológico, reforçando a proteção do organismo contra diversos fatores nocivos, como vírus e bactérias. Além disso, a pera contém vitamina A e sua deficiência no organismo, pode provocar o aumento de infecções.

19. Mantém a Pele Saudável:

A pera contribui com uma pele saudável por carregar entre suas propriedades, a vitamina C, que colabora na prevenção do ressecamento e envelhecimento das células. Outro fator importante é que ela acaba sendo uma aliada na prevenção da aparência enrugada.

20. Hidrata o Organismo:

A pera é apontada como um dos alimentos que ajudam na tarefa de equilibrar a hidratação do organismo, já que grande parte dela é composta de água. É fato que, esse é um benefício essencial na vida das pessoas, de todas, não só de quem pratica exercícios.

21. Purifica o Sangue:

A pera é uma grande fonte de vitamina K que atua na coagulação do sangue, que é basicamente um processo em que ocorre alterações no sangue, para um coágulo sólido. Isso no caso de hemorragias, por exemplo, impede que o sangue extravase, auxiliando na interrupção do sangramento.

22. Protege os Ossos:

Os benefícios da pera também envolvem os ossos. Alguns elementos presentes em sua composição, como o cálcio, além de também atuar na coagulação sanguínea, participa da manutenção e formação dos ossos. Além de prevenir doenças que comprometam a estrutura e densidade óssea.

23. Controle a Hipertensão Arterial:

A hipertensão arterial é caracterizada pelos níveis elevados da pressão e a pera contribui para que esses níveis diminuam. Vale lembrar que, o suco da pera também é apontado como um grande aliado nesse caso por conta das propriedades presentes, entre elas as fibras alimentares que ajuda a manter um melhor controle da pressão arterial.

24. Reduz Inflamações:

Os componentes antioxidantes e flavonoides da pera também podem induzir efeitos anti-inflamatórios no corpo e reduzir a dor associada a doenças inflamatórias. Isto inclui a redução dos sintomas da artrite, doença reumáticas, gota e condições similares.

25. Mantém os Ossos Mais Fortes:

O alto teor de minerais das peras (magnésio, manganês, fósforo, cálcio e cobre) significa que elas reduzem a perda de mineral ósseo e condições debilitantes, como a osteoporose e a fraqueza do corpo em geral, que é causada pela falta de apoio dos ossos.

26. Previne a Osteoporose:

Os problemas nos ossos são muito comuns nos dias de hoje. Portanto, para manter esses ossos saudáveis ​​e prevenir a osteoporose, é muito importante manter o pH do corpo e comer a quantidade recomendada de cálcio diariamente. O pH do corpo pode ser mantido através da dieta consumindo frutas e vegetais diariamente. As peras ricas em boro podem ajudar a absorver o cálcio consumido facilmente.

27. Ajuda na Melhora da Digestão:

Uma pera de tamanho médio contém cerca de 20-25% da ingestão diária recomendada de fibra. Uma vez que sua fibra é insolúvel, ele se move facilmente pelo cólon e evita os pólipos do cólon. O alto teor de fibra ajuda e melhora a digestão.

28. Mantém o Período Gestacional Saudável:

O ácido fólico é muito importante para uma mulher grávida manter o bebê a salvo de defeitos congênitos. O ácido fólico presente nas peras pode ajudá-lo nesta questão, e é recomendável usá-lo regularmente durante a gravidez.

pera

29. Previne vesícula Biliar, Colite, Artrite, Gota:

As peras ajudam a prevenir problemas da vesícula biliar, colite, artrite e gota se tomadas regularmente.

30. Trata Problemas de Garganta:

As peras impedem problemas na garganta durante os verões. Então, é bom tomar uma pera por dia ou um copo de suco vai fazer o trabalho.
Para obter todos os benefícios das peras, leve-os regularmente durante estes dias quentes de verão.

Confira Outros Benefícios da Pera Para Saúde:

  • Ajuda a evitar e a combater a constipação
  • Ajude a perder peso
  • Favorece a eliminação do colesterol
  • Regula a flora intestinal
  • Regula o nível de açúcar no sangue
  • Melhora a digestão
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico
  • Fornece energia para o corpo
  • Ajuda a prevenir a pressão arterial elevada
  • Ajuda a reduzir o risco de AVC
  • Ajuda a aliviar a dor devido à inflamação no corpo
  • Previne osteoporose
  • Ajuda a parar a diarreia
  • Tem um efeito diurético, que favorece a eliminação de líquidos

Orientações Sobre o Consumo de Pera:

Recomenda-se o consumo de pelo menos uma pera por dia. Obviamente, orienta-se que um médico seja consultado antes para recomendar a quantidade ideal para seu organismo. Em termos gerais, por serem naturais, as peras são extremamente saudáveis.

Seus nutrientes auxiliam o organismo a prevenir, tratar e até mesmo a eliminar doenças. O ideal, para garantir uma saúde de qualidade, é que o primeiro alimento consumido após acordar em um novo dia, seja uma fruta. Melhor ainda se for uma pera.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 40 Benefícios da Toranja Para Saúde

Os 35 Benefícios da Melancia Para Saúde