Os 35 Benefícios da Hortelã Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Hortelã Para Saúde são diversos. Além disso, originária do Continente Asiático, a Mentha spicata, conhecida popularmente como Hortelã, hortelã-de-leite, hortelã-das-cozinhas, hortelã-dos-temperos, hortelã-vulgar, hortelã-das-hortas ou hortelã-comum, é utilizada como planta medicinal.

Dentre os benefícios da Hortelã para a saúde, temos a ação antiespasmódica, analgésica, antisséptica, anti-inflamatória, calmante, digestiva, anestésica e expectorante. Portanto, é considerada uma das melhores ervas medicinais com efeitos terapêuticos de grande abrangência.

Valor Nutricional:

Hortelã tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ela fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo.

beneficios da hortelã

Ela é uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína, é rica em vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio. Conheça a seguir, Os 35 Benefícios da Hortelã Para Saúde:

1. Melhora Digestão:

Os benefícios da Hortelã podem contribuir com um melhor processo de digestão, o que reduz desconfortos estomacais, previne inflamações, evitando mal-estar.

Esse efeito positivo é obtido devido aos antioxidantes e fitonutrientes presentes nas folhas.

2. Benefício da Hortelã Contra Acne:

Os problemas com acne e manchas são comuns entre adolescentes, mas ao invés do uso de pomadas e intervenções estéticas, as folhas de Hortelã se mostram eficiente para efeito antisséptico, anti-inflamatório e antipruriginoso.

3. Auxilia na Perda de Peso:

Por ajudar no estímulo das chamadas enzimas digestivas, estas folhas podem ajudar na melhora da digestão e na absorção de nutrientes essenciais ao nosso corpo, fatores essenciais para a perda de peso de forma saudável.

4. Previne a Doença de Alzheimer:

Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da Hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental.

O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização, por isso, a Hortelã pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.

5. Fortalece o Sistema Imunológico:

Assim como diversos alimentos naturais, esta erva pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade.

Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas.

6. Benefício da Hortelã Contra o Mau Hálito:

Como ela é também antibacteriana e antimicrobiana, mastigar folhas de Hortelã ou usar um enxaguante bucal a base desta planta pode manter longe o mau hálito e prevenir problemas de higiene dental causadas por um excesso de bactérias na boca.

6. Reduz o Colesterol:

Ela é considerada uma erva capaz de promover a melhora do funcionamento do fluxo da bile, ajudando na quebra de moléculas de gordura e, portanto, no controle do colesterol bom (HDL) e do colesterol ruim (LDL).

7. Previne o Câncer:

Devido à presença do álcool perílico em sua composição, a esta erva pode ser uma grande aliada no combate a vários tipos de cânceres.

Isso porque essa substância fitoquímica possui efeitos positivos e reconhecidos na prevenção do câncer de mama, fígado, próstata, cólon, pulmão e pele.

É claro que, para isso, a erva deve estar aliada a outros alimentos com a mesma função para fazer efeito.

8. Fortalece os cabelos:

A Hortelã também pode fazer muito bem à saúde do couro cabeludo e fios do nosso cabelo.

9. Auxilia no Tratamento de Doenças Respiratórias:

Há indícios de que essas pequenas folhas também podem ajudar no tratamento de doenças respiratórias, principalmente daquelas que provocam congestionamento nasal e na garganta, atuando como um remédio capaz de amenizar desconfortos nos brônquios e pulmões.

10. Alivia Dores de Cabeça:

Quem sofre de dores de cabeça e enxaqueca também pode se beneficiar da Hortelã para amenizar as dores.

11. Benefício da Hortelã Para Náuseas:

Isso porque a erva possui efeitos calmantes e que podem ajudar também em náuseas, sejam estas causadas por viagens ou por conta de gravidez.

Hortelã

12. Combate o Estresse:

A Hortelã tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. Ela é usada em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão.

13. Favorece a Saúde dos Olhos:

Ela contem quantidades generosas de vitamina C e vitamina A, que são conhecidas por contribuir para melhorar a visão.

14. Benefício da Hortelã Para Tratar Resfriados e Gripe:

Esta erva contém vitamina C, que é um poderoso antioxidante que destrói bactérias e reduz os danos dos radicais livres às células, ela aumenta o número de glóbulos brancos no corpo, preparando-os contra resfriados e gripe.

16. Favorece a Saúde da Pele:

Graças a suas propriedades de resfriamento, ela pode acalmar a pele irritada causada por picadas de insetos, queimaduras, erupções causadas por hera venenosa e o carvalho venenoso ou outros.

17. Combate a Asma:

As folhas de Hortelã contêm ácido rosmarino, que é benéfico na asma devido às suas propriedades antioxidantes que neutralizam os radicais livres e bloqueiam a produção de produtos químicos pró-inflamatórios, como leucotrienos.

18. Propriedades Antibacterianas:

Estas folhas têm o potencial de interromper o crescimento de diferentes bactérias, como Helicobacter pylori, Salmonella enteritidis e Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA).

19. Melhora a Circulação Sanguínea:

Os compostos aromáticos presentes nestas pequenas folhas aliviam os espasmos musculares, aumenta a circulação sanguínea, reduz a dor e promove a transpiração, enquanto os compostos adstringentes encolher os tecidos inflamados.

20. Alivia a Tosse:

Sente-se perturbado por causa dos problemas de tosse? A Hortelã é citada como uma das melhores armas contra todos os tipos de tosse.

É estomático, tônico, anodino, estimulante e carrega mentol, um excelente elemento calmante para limpar fleuma dentro de nossas garganta

21. Benefício da Hortelã Para Controlar a Diabetes:

Os compostos fenólicos encontrados nestas folhas e suas propriedades antioxidantes ajudam a controlar a diabetes tipo 2.

22. Controla a Pressão Arterial:

As propriedades relaxantes do mentol nestas folhas ajudam a tornar o nosso corpo livre de tensão e, portanto, controla a pressão arterial elevada.

23. Estimula o Funcionamento do Cérebro:

Ela é capaz de aumentar significativamente a retenção da memória e a função cognitiva e que, também aumenta a resistência mental.

Beneficio da Hortelã

24. Alivia Cólicas Menstruais:

O efeito analgésico desta planta possibilita que os músculos abdominais relaxem e a tensão sobre o útero seja reduzida.

Outros Benefícios:

  • Alivia a febre;
  • Alivia inflamações musculares;
  • Melhora a saúde dos ossos;
  • Estimula o crescimento do cabelo;
  • Controla a ansiedade;
  • Auxilia no tratamento do intestino irritável;
  • Reduz as câimbras musculares;
  • Alivia inflamações no fígado;
  • Reduz o inchaço;
  • Combate a insônia.

Contraindicações:

Por ser um produto natural, a Hortelã praticamente não possui contra indicações; apenas não deve ser ministrado para crianças pequenas já que as propriedades da planta podem irritar a mucosa bucal, que está muito desenvolvida nessa idade e, em alguns casos mais severos, ocasionar a falta de ar.

Os 40 Benefícios do Feijão Para Saúde

beneficios do melao

Os 40 Benefícios do Melão Para Saúde