Os 40 Benefícios da Maçã Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Maçã Para Saúde!

Os 40 Benefícios da Maçã Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, a busca cada vez mais comum pela dieta perfeita faz as pessoas se voltarem a alimentos cada vez mais exóticos, procurando neles as propriedades mais desejáveis. Esse movimento, ainda que seja benéfico, muitas vezes leva ao esquecimento dos alimentos mais simples e comuns.

Um desses alimentos é, sem dúvida, a maçã. Uma das frutas mais consumidas no mundo, a maçã é reconhecida há séculos como muito benéfica à saúde. Mas para que serve a maçã? Quais são as propriedades da maçã que a deixaram tão bem conceituada?

beneficios da maça

Os benefícios da maçã são indispensáveis para nossa saúde. A maçã é uma das frutas mais populares do mundo, ele é excepcionalmente saudável e tem muitos benefícios para saúde apoiados por pesquisa.

Popular e saborosa, a maçã é uma das frutas mais consumidas no mundo. Para se ter uma ideia, só nos EUA são cultivadas milhares de espécies da fruta, sendo todas elas benéficas ao nosso organismo. Entretanto, pouca gente conhece tais propriedades e benefícios que ela traz à nossa saúde.

Estudos realizados na Europa e Estados Unidos constataram que a fruta além de possuir uma excelente ação antioxidante, também é capaz de reduzir significativamente os níveis de LDL (também conhecido como o “colesterol ruim”) quando consumida diariamente.

Valor Nutricional da Maçã:

Essa fruta é umas das mais saborosas, tendo em sua composição uma quantidade mínima de calorias. Além disso, é rica em carboidratos e fibras alimentaresCalorias. Essa fruta também possui quantidades significativas de vitamina C, potássio, vitamina k, manganês, cobre e em todas vitaminas do complexo B.

Benefícios da Maçã Para Saúde:

1. É Rica em Vitaminas:

Impossível falar sobre benefícios da fruta sem lembrar de suas vitaminas e nutrientes. Além do seu consumo ser extremamente importante para crianças, ela auxilia no controle de crescimento. Também é excelente para evitar problemas de pele e queda de cabelo.

2. A Maçã é um Inibidor Alimentar:

Ao colocar a maçã na lista de itens consumíveis da dieta, você estará encontrando um inibidor alimentar natural. Isso acontece por conta das fibras que a fruta contém. O alimento também diminui a vontade de chocolates e doces em geral.

3. Estimula o Funcionamento do Cérebro:

O consumo do alimento estimula o funcionamento do cérebro e ajuda a evitar doenças como Alzheimer e Parkinson. Graças às vitaminas mencionadas acima, a fruta acaba agindo diretamente em todo o sistema nervoso.

4. Maçã Beneficia o Intestino:

Por conta das suas fibras e vitaminas, serve como uma balança para quem busca encontrar o equilíbrio perfeito do intestino. Ou seja, ela serve para quem tem dificuldade de intestino preso ou diarreia.

5. Benefícios da Maçã Para Prevenir um AVC:

A fruta também é um excelente remédio para quem deseja evitar complicações como o AVC. Ela atua diretamente nessa parte do cérebro através das fibras, como vimos anteriormente. O ideal nesse caso é que o consumo diário de frutas com poupas brancas como maçã e pera, por exemplo.

6. Previne Problemas Dentários:

As vitaminas B1 e B2 também ajudam a evitar esse tipo de situação. O sumo da maçã e seus nutrientes agem diretamente nas bactérias da infecção. Por esse motivo é que muitos dentistas recomendam o consumo da fruta, principalmente a crianças que possuem o hábito de comer muito doce.

7. Promove a Desintoxicação:

Por conta do tanto de alimento não saudável que consumimos involuntariamente, acabamos sobrecarregando o organismo com excesso de toxinas não proveitosas. Aqui, a maçã age como um filtro.

8. Fortalece os Ossos:

Com apenas uma maçã por dia é possível conservar os ossos do corpo humano, evitando doenças como menopausa, reumatismo e osteoporose. Aqui, as maiores beneficiadas acabam sendo as mulheres.

9. Benefício da Maçã Para Prevenir o Câncer:

A maçã é rica em vitaminas e possui substâncias como a flavonoides, que agem como antioxidantes, anti-inflamatório e adstringente. Com tudo isso, ela auxilia na prevenção do envelhecimento precoce além de possuir alguns componentes capazes de agir na prevenção do câncer de próstata e de mama, por exemplo.

10. Protege as Vias Respiratórias:

A maçã possui um componente que age como antioxidante protegendo os pulmões e ajudando na capacidade respiratória. Segundo pesquisas realizadas em universidades na Inglaterra, pessoas que comem cerca de 5 maças por semana apresentam menos problemas respiratórios que outras.

11. Protege o Sistema Nervoso:

Por possuir uma enorme quantidade de vitaminas do complexo B, ela pode ajudar na prevenção de doenças neurais degenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

12. Atua no Controle da Glicose:

A pectina, citada anteriormente, também é bastante útil no controle da glicose no sangue, prevenindo doenças como o diabetes.

13. Trata Problemas Gástricos:

Trata a gastrite, úlceras e outras complicações estomacais, criando uma “barreira” que impede que haja infecções e ao mesmo tempo age como cicatrizante.

14. Auxilia nas Dietas:

A quantidade de fibras contida na fruta faz com que o organismo se sinta satisfeito, o que impede que você coma exageradamente ou sinta fome constantemente. Dessa forma, torna-se uma aliada poderosa das dietas de emagrecimento saudável.

maçã

15. Previne as Cáries Dentárias:

A maçã ajuda a matar e a prevenir as cáries dentárias (muito comum em crianças, principalmente pela quantidade de doces que ingerem).

16. Benefícios da Maçã Para Proteger os Pulmões:

A capacidade antioxidante dessa fruta, vai muito mais além que reduzir o colesterol ruim do nosso organismo. Foi comprovado que ela ainda ajuda nos casos de doenças respiratórias, como a asma e problemas na garganta.

17. Reduz os Níveis do Colesterol:

Pesquisadores da Universidade da Flórida constataram que a fibra pectina também auxilia na redução do mau colesterol ao formar uma fibra na parede intestinal impedindo a absorção do colesterol e de outras gorduras.

18. Trata Diabetes:

A maçã é rica em pectina, uma fibra que ajuda no controle da glicemia. Recomenda-se o consumo de duas maçãs pequenas diariamente, esta quantidade é suficiente para a dose de pectina necessária.

19. Maçã Para Prevenir o Envelhecimento Precoce:

Por ser rica em taninos e flavonóides, que são fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios, a fruta ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.

20. Promove Sensação de Saciedade:

As maçãs são muito recomendadas aos que querem começar uma dieta. Isso porque a fruta possui fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade. A casca, por exemplo, possui fibras insolúveis que não são digeridas e, por isso, ficam no estômago por mais tempo. Ela também tem o poder de reduzir a vontade de comer doces e chocolates.

21. É Rica em Vitaminas do Complexo B:

Não é possível falar de todos os benefícios da maçã, que são inúmeros. Mas, em resumo, por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele, evita a queda de cabelo e ainda regula o organismo.

22. Regula o Intestino:

Um intestino desregulado pode ser ajustado com o consumo adequado de fibras, e um dos benefícios da maçã é fornecer fibras de qualidade em abundância. As fibras regulam o intestino, ajudando no alívio de quaisquer distúrbios, desde a constipação até a diarreia.

23. Atua na Prevenção do Mal de Parkinson:

Os benefícios da maçã no combate dos radicais livres podem proteger as células nervosas produtoras de dopamina. O Mal de Parkinson, provocado pela decadência dessas células, pode, portanto, ser evitado com o consumo regular de maçãs.

24. Maçã Para Fortalecer o Sistema Imunológico:

O antioxidante quercetina, encontrado, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade de evitar as mais variadas doenças.

25. Prevenção da Catarata:

Recentes estudos mostram que, a longo prazo, o consumo regular de frutas que contêm antioxidantes (como a maçã) é capaz de diminuir em até 15% o risco de catarata. Essa doença, ainda que seja frequentemente resolvida com cirurgias, ainda é a maior causa de cegueira tratável no mundo todo.

26. Benefícios da Maçã Para Proteger o Coração:

Os mais sérios problemas cardiovasculares originam-se da obstrução de artérias coronárias, provocada pelo acúmulo de gordura. Elementos encontrados na casca das maçãs são capazes de prevenir que as gorduras se solidifiquem dentro das artérias, de modo que, se comida com casca, é uma forte protetora da saúde cardiovascular.

27. Previne a Queda de Cabelo:

Não é possível falar de todos os benefícios das Maçãs, que são inúmeros. Mas, em resumo, por a maça ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento do cabelo e ajuda a evitar a queda de cabelo.

28. Equilibra o PH da Pele:

As Maçãs possuem propriedades que ajudam a equilibrar o pH da pele, limpando profundamente a pele e proporcionando brilho e aspecto natural e rejuvenescido.

29. Combate Resfriados:

Embora não chegue a ser tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. Uma fruta média possui cerca de oito miligramas dessa substância, o que equivale a cerca de 14 % da ingestão diária recomendada.

30. Possui Propriedades Probióticas:

As maçãs contêm a pectina, um tipo de fibra que atua como um pré-biótico. Isso significa que alimenta as bactérias boas em seu intestino. Seu intestino delgado não absorve fibra durante a digestão. Em vez disso, ele vai ao cólon, onde pode promover o crescimento de bactérias boas. Também se transforma em outros compostos úteis que circulam por todo o corpo.

beneficio maça

Outros Benefícios da Maçã Para Saúde:

  • Aliviar as dores de gastrite e cicatrizar úlceras gástricas;
  • As Maçãs são indicada para quem quer ou precisa parar de fumar, além de aliviar cãibras e dores musculares;
  • As Maçãs possuem ação adstringente, que ajuda na limpeza da garganta e da faringe, beneficiando e facilitando a projeção da voz;
  • Fortalece o sistema imunológico por ser uma boa fonte de vitamina C com;
  • As Maçãs ajudam a emagrecer, porque tem poucas e tem água e fibras que diminuem o apetite;
  • Melhora a prisão de ventre, porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;
  • As Maçãs são útil no tratamento da anemia, uma vez que são uma fonte rica de ferro. Basta Come 1 ao dia;
  • A Maçã pode ajudar a prevenir a formação de pedras no rim;
  • O consumo diário das Maçãs atua combatendo as ações dos radicais livres, proporcionando uma pele bonita e saudável;
  • As Maçãs são rica em potássio e por isso contribui para a saúde do coração.

Efeitos Colaterais da Maçã:

Apesar de serem muitos os benefícios da maçã, é preciso ficar de olho também em seus malefícios. As sementes são tóxicas quando ingeridas em altas doses e devem ser evitadas por gestantes ou mulheres amamentando. Apesar das vitaminas presentes na casca, essa é a parte da maçã que mais contém agrotóxicos.

O recomendável é consumir a maçã orgânica ou retirar os agrotóxicos da sua maçã banhando-a em uma mistura de água (900 ml), vinagre (100 ml) e bicarbonato de sódio (uma colher de sopa) por 15 minutos antes de consumir.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 30 Benefícios do Açafrão Para Saúde

Os 40 Benefícios da Laranja Para Saúde