Os 40 Benefícios do Abacaxi Para Saúde

Os 40 Benefícios do Abacaxi Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Abacaxi que muitos ainda não conhecem. Além disso, o Abacaxi é uma fruta tropical, muito saborosa e refrescante, que pode oferecer, além de tudo, inúmeros benefícios à saúde! Consumido puro, em sucos, doces e receitas diversas, o Abacaxi ainda pode ser utilizado em remédios caseiros diversos, onde suas muitas propriedades são aproveitadas para curar certas moléstias.

abacaxi beneficios A fruta, extremamente aquosa e suculenta, possui inúmeros poderes que colaboram para um bom funcionamento do organismo, dentre eles, a alta concentração de fibras e de vitaminas.

Quando chega o verão, o Abacaxi é uma das melhores pedidas! Os sucos com esta fruta são dos mais procurados nessa época, especialmente por quem se preocupa em levar uma vida mais saudável e também por quem quer emagrecer! Uma fatia de 100g de Abacaxi, contém apenas 152 calorias!

Valor Nutricional do Abacaxi:

Fruta tipicamente tropical, o Abacaxi se destaca não apenas pelo seu sabor, mas também por suas propriedades nutricionais: é rico em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina.

1. Benefícios do Abacaxi na Prevenção da Asma:

Os riscos para o desenvolvimento de asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o beta-caroteno, encontrado em alimentos vegetais como Abacaxi, manga, mamão, damascos, brócolis, melão, abóbora e cenoura.

2. Previne o Acidente Vascular Cerebral:

Aumentar a ingestão de potássio por consumir frutas elevadas desse nutriente, como o Abacaxi, pode ajudar na redução da pressão arterial, do acidente vascular cerebral (AVC), proteção contra a perda de massa muscular e manutenção da densidade mineral óssea.

3. Ajuda na Fertilidade:

Rico em antioxidantes, tais como as vitaminas C, cobre, o zinco e ácido fólico, o Abacaxi melhora a fertilidade masculina e feminina. Os radicais livres danificam o sistema reprodutivo e o Abacaxi que combate esses radicais, é recomendado para quem está tentando engravidar.

4. Abacaxi Reduz a Dor de Ouvido:

A bromelina, uma enzima encontrada no Abacaxi, pode reduzir o inchaço e a dor no ouvido, nariz e garganta associados à lesão e cirurgia. Bromelina reduz também a inflamação da tendinite, distensões e outras lesões musculares.

abacaxi fruta

5. Benefícios do Abacaxi Para Pele:

A vitamina C, quando consumida em sua forma natural, como em um Abacaxi, pode ajudar a combater os danos da pele causados pelo sol e poluição e reduz rugas. A vitamina C também desempenha um papel vital na formação de colágeno, melhorando a textura da pele.

E para manter sua pele hidratada, misture três colheres de sopa de Abacaxi amassado com uma gema de ovo e um pouco de leite. Aplique na sua pele e deixe por alguns minutos. Lave com água morna.

6. Ajuda no Alívio das Dores Pós Treinamento:

A bromelina, uma enzima presente no Abacaxi, possui efeitos anti-inflamatórios e é muito útil para os praticantes de atividades físicas que sofrem com o inchaço e dores após o treinamento, traumas, lesões musculares e dores nas articulações.

Portanto, ajuda no rendimento de atletas e não atletas por otimizar o tempo de recuperação muscular e pode ser um excelente aliado para seus treinos.

7. Ajuda na Digestão:

Pela ação na quebra de proteínas, a bromelina auxilia o organismo da digestão de alimentos ricos nesse nutriente, ajudando a melhorar a sensação de mal-estar após uma refeição exagerada por exemplo. Além disso as fibras vão ajudar no funcionamento do intestino e aliviar o inchaço e a constipação.

8. Protege Contra uma Série de Doenças:

A ação anti-inflamatória da bromelina tem ainda mais benefícios. Estudos demostraram sua ação contra a osteoartrite e o câncer, doenças associadas a excessivas condições inflamatórias.

Uma pesquisa identificou que a bromelina foi capaz de prolongar a sobrevida de animais com diversos tipos de tumor. Mais estudos e evidências clínicas são necessárias para comprovar os resultados.

9. Ajuda no Controle da Coagulação Sanguínea:

A bromelina mostrou ainda efeitos na coagulação do sangue, ajudando na sua redução. Portanto, o Abacaxi também pode ser um excelente alimento para quem faz viagens de avião por longos períodos, quando o risco de trombose é aumentado, além de outros pacientes com doenças relacionadas à alta taxa de coagulação.

10. Ossos Saudáveis:

Dentre os benefícios do Abacaxi está o fato de ajudar a ter ossos saudáveis. O Abacaxi é fonte de manganês, uma porção fornece até 70% das quantidades diárias necessárias desse mineral. O manganês é cofator de uma série de enzimas no corpo humano, sendo essencial na construção e manutenção dos tecidos ósseos e conjuntivos.

Também previne a ocorrência de osteoporose em mulheres pós menopausa. Assim, uma porção diária de Abacaxi vai te ajudar a manter a saúde do ossos, sendo também muito importante para crianças e adolescente durante o crescimento.

11. Trata Alergia:

A vitamina C e bromelina ajudam a reduzir o muco na garganta e nariz. Se você está exposto a alergias sazonais incorpore Abacaxis na sua dieta, juntamente com alguns suplementos de bromelina extras para aliviar a sua condição.

beneficio do abacaxi

12. Alivia Náuseas:

Um copo de suco de Abacaxi pode ajudá-lo a vencer náuseas de manhã, se estiver grávida.

13. Combate a Acne:

O Abacaxi pode ser usado externamente e internamente para melhorar as espinhas, graças à vitamina C, e enzimas especiais.

Misture com um pouco de açafrão e você terá uma máscara natural surpreendente para tratar o seu rosto.

A bromélia, a enzima anti-inflamatória presente no fruto, aumenta o poder de cicatrização de Vitamina C. Todo Abacaxi cortado deve ser armazenado na geladeira.

14. Fortalece as Unhas:

Se o seu organismo não tem vitamina A e vitamina B, as unhas são propensas a quebrarem muito. Para mantê-las fortes e saudáveis, use Abacaxi.

15. Cura da Tosse:

Abacaxis são abundantes em vitamina C e bromelina que é um anti-inflamatório, que lutam contra infecções microbianas. Comer Abacaxi com os medicamentos prescritos pode ajudar na cura de resfriados e tosse.

16. Ele Reduz o Estresse:

A fruta contém um bom nível de várias vitaminas do complexo B, que fazem o cérebro a funcionar melhor e aumenta a sua capacidade de lidar com o estresse de forma eficiente.

17. É Antigripal:

Como vimos a vitamina C melhora a imunidade. Isso faz com que você fique prevenido de gripes e resfriados. E se o problema for tosse, aí mesmo que deve beber um copo de suco da fruta. Ela contém bromelina, um extrato de enzimas que ajuda a eliminar a tosse.

18. Previne o Envelhecimento:

O Abacaxi tem uma quantidade muito significativa de antioxidantes, que ajudam na prevenção do envelhecimento, tanto da pele quanto do seu corpo.

19. É leve e Light:

O Abacaxi é das frutas que contém mais água e um valor calórico baixo, por isso é ideal para quem está de dieta ou para quem pretende prevenir o aumento de peso.

20. Ótimo Diurético:

A fruta é altamente diurética o que ajuda a combater a retenção de líquidos. Abacaxi faz mal para os rins? Pelo contrário, ele contém citrato que impede a formação de cálculos renais. Quem sofre desta doença deve incluir o chá de Abacaxi no seu dia a dia.

21. Age Como Anti-inflamatório:

A bromelina tem qualidades anti-inflamatórias, por isso muitos médicos recomendam o consumo de Abacaxi por atletas. Ajuda também a diminuir lesões e dores musculares.

22. Bom Para o Coração:

Como é rico em potássio, o Abacaxievita o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

23. É bom Para a Depressão:

O Abacaxi ajuda a combater a depressão e melhorar o humor, isto devido ao triptofano, aminoácido que o nosso corpo necessita para produzir a serotonina.

beneficios do abacaxi

24. Alivia o Enjoo Matinal das Grávidas:

Pesquisas mostram que as grávidas que ingerem a fruta em jejum têm menos náuseas e vômitos pela manhã.

25. Ajuda Aliviar a Artrite:

Porque é anti-inflamatório e possui grande quantidade de bromelina.

26. É bom Para os Olhos:

O Abacaxi é rico em vitamina A, que atua diretamente na saúde ocular e protege nossos olhos da degeneração. Um estudo sugere que consumir três ou mais porções de Abacaxi diariamente pode reduzir o risco de desenvolver o degeneração macular relacionada à idade em 36 por cento em comparação com aqueles que comem menos de 1,5 porções de Abacaxi por dia.

27. Mantém Ossos Saudáveis:

É uma excelente fonte de manganês, mineral essencial para o desenvolvimento dos nossos ossos. Quando sofremos de falta de manganês, ficamos mais suscetíveis a ter osteoporose.

28. Mantém Dentes Saudáveis:

A vitamina C protege sua gengiva da formação de placas bacterianas. Com isso, seus dentes crescem fortes e saudáveis. Dentistas afirmam que a ingestão de alimentos ácidos ajuda a prevenir doenças periodontais. E deixa seus dentes mais brancos!

29. Faz Com que Você Produza Colágeno:

O colágeno é essencial para as paredes dos vasos sanguíneos.

30. Aumenta o Ganho de Massa Muscular:

A bromelina é uma enzima que atua na digestão das proteínas, melhorando a quebra destas em aminoácidos. Estes componentes serão absorvidos pelo intestino e irão ser utilizados como recurso pelos músculos para recuperação e construção de mais tecido muscular.

Assim, o Abacaxi ajuda a melhorar a digestão das proteínas em aminoácidos, otimizando o valor nutricional dos alimentos ricos nesse nutriente, fortalecendo os músculos.

31. É Delicioso:

O Abacaxi vai bem com praticamente tudo! Em sucos com outras frutas, em doces, em salteados com legumes e frango e por aí vai.

Então, Confira Outros Benefícios do Abacaxi Para Saúde:

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Fosfatidilserina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Os 40 Benefícios do Morango Para Saúde