Os 40 Benefícios do Grão de Bico Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Grão de Bico Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Grão de Bico Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, o grão de bico, também chamado de feijão-garbanzo, pertence à família das leguminosas, que inclui uma variedade de feijões, Amendoim, soja e lentilhas. Optar por leguminosas sobre alimentos ricos em gorduras saturadas pode reduzir seu risco de doença cardíaca, de acordo com o Instituto Linus Pauling. O grão de bico também oferece benefícios específicos para a saúde, e consumi-los aumenta regularmente a ingestão de alguns nutrientes chave.

Grão de Bico

O que é Grão-de-Bico?

Também conhecidos como garbanzos, o grão de bico vêm da família das leguminosas. São leguminosas grandes e redondas com texturas acidentadas. Os grãos-de-bico são uma das mais antigas variedades consumadas de leguminosas no planeta.

Na verdade, eles têm sido uma parte proeminente das dietas tradicionais por mais de 7.500 anos. Ainda hoje, os grãos de bico são incorporados em dietas e receitas diárias em populações saudáveis ​​em todo o mundo.

Essas receitas provêm principalmente de cozinhas do Oriente Médio, Africano e Mediterrâneo. Somente o soja supera o grão de bico como a leguminosa mais cultivada do mundo.

História do Grão de Bico:

No Oriente Médio, os arqueólogos descobriram os restos de cultivo de grão de bico de mais de sete milênios atrás. Além disso, na Palestina e na Turquia, os garfos domesticados foram descobertos nas cidades de Jericó, Hacilar e Cayonu.

Durante a Idade do Bronze, os grãos de bico foram incorporados como dieta básica na Itália e na Grécia. Na Grécia antiga, eles foram chamados de ‘erébinthos’, e foram consumidos como uma sobremesa ou um lanche.

Os romanos prepararam grãos de bico de várias maneiras, então desenvolveram uma variedade de variedades de vegetais (como Ram e Punic ). O grão-de-bico pode ser assado, comido cru (quando jovem), ou cozido como uma sopa. Além disso, os romanos antigos associaram grão-de-bico com a deusa Venus, principalmente devido aos inúmeros benefícios medicinais do vegetal.

Eles também usaram grão de bico para aumentar a produção de sêmen e tratar menstruação e cálculos renais. Garanhhos selvagens foram pensados ​​para oferecer os benefícios mais medicinais. Além disso, os cientistas descobriram grão de bico carbonizados em Neuss, Alemanha (a legião romana forte), que datam do 1 st século.

Mesmo o Capitulare de villis de Carlomagno menciona o vegetal. Referiu-se a grão-de-bico como “cicer italicum” em cerca de 800 CE

Valores Nutricionais do Grão de Bico:

Uma porção de 100 g de grão de bico fornece, cozida e sem sal, 164 calorias e contém 27,42 g de carboidratos (sendo 7,6 g de fibras); 2,59 g de gorduras (principalmente ácidos graxos insaturados) e 8,86 g de proteínas.

A leguminosa ainda é rica em Ácido Fólico e apresenta boas quantidades de outras vitaminas do complexo B. O grão de bico também possui as Vitamina K, Vitamina E e Vitamina C.

Com relação aos minerais, em ordem decrescente de quantidade, ela é fonte de Fósforo, Ferro, Zinco, Magnésio, Potássio e Cálcio. Agora, confira Os 40 Benefícios do Grão de Bico Para Saúde:

1. Reduz o Colesterol:

Grão de Bico

Apenas 2 xícaras de grão de bico contêm todo o seu valor diário de fibra dietética. Melhor ainda, eles embalam fibras solúveis e insolúveis, o último dos quais ajuda a baixar o colesterol LDL. Um estudo até descobriu que os grãos de bico abaixaram os níveis de colesterol ainda mais do que outros alimentos com níveis comparáveis ​​de fibras.

2. Promove a Perda de Peso:

Qualquer um que tenha uma dieta sabe que as dores da fome podem enfraquecer até mesmo a força de vontade mais forte. O desafio é reduzir sua ingestão calórica sem andar com o estômago sempre em sua mente. Entre em grão-de-bico 1 xícara contém apenas 269 calorias, mas metade do seu valor diário de fibra e 30% de sua proteína, que monitora a insulina que faz com que seu corpo armazene gordura.

Então coma uma xícara de grão de bico para o almoço e você vai se sentir cheio até o jantar. É por isso que um estudo descobriu que os participantes que lancharam com grão de bico relataram maiores níveis de satisfação e comeram menos lanches entre as refeições.

3. Protege a Pele:

Os grãos-de-bico são comuns em muitos climas quentes e ensolarados, o que é uma boa notícia para aqueles que os comem. Isso é porque eles agem como um protetor solar natural, com altos níveis de um nutriente chamado Manganês.

Apenas uma xícara de grão de bico cozido contém 85% do seu valor diário do mineral, que funciona como um antioxidante nas células da pele. Também protege contra danos causados ​​pela luz UV, o que diminui a erupção cutânea.

4. Melhora o Sistema Imunológico:

A sabedoria popular sugere que você atenda a Vitamina C quando você sente um frio vindo. Os pesquisadores são muito mais céticos sobre a eficácia da luta contra o resfriado comum. Eles, no entanto, quase unanimemente endossam o Zinco. O Zinco inibe a replicação dos rinovírus, os insetos responsáveis ​​pelo frio. Os grãos-de-bico contêm até 23% do seu Zinco diário, bem como 64% dos seus requisitos diários de Cobre.

5. Melhora a Saúde Digestiva:

A Fibra ajuda a manter seu sistema digestivo funcionando. É a parte das plantas que não se dissolve. É por isso que os médicos sugerem que 40% da sua dieta provêm de alimentos ricos em fibras, que definitivamente incluem grão de bico.

6. Regula o Açúcar no Sangue:

Grão de Bico

Infelizmente, mais e mais pessoas lutam com diabetes tipo 2. Se você é um dos milhões de pessoas em todo o mundo que precisa regular o açúcar no sangue, incorporar leguminosas como grão de bico em sua dieta. Os médicos recomendam legumes e legumes de amido para seus fitoquímicos e fibras. Os grãos-de-bico digerem lentamente sem aumentar o nível de açúcar no sangue e diminuir os níveis de hemoglobina A1C.

7. Produz Aumento de Energia:

1 xícara de grão de bico contém 64% do seu Cobre diário e 26% do seu Ferro diário. Esses dois minerais trabalham juntos como super-equipe para mantê-lo energizado. O Ferro precisa de Cobre para se misturar com glóbulos vermelhos e evitar a anemia. Enquanto isso, o Cobre transfere energia de carros para células e mantém-se cheio por mais tempo.

8. Ajuda a Construir Músculos:

“Você não pode obter proteína suficiente em uma dieta vegetariana!” Esta ficção não é válida, como muitos atletas vegetarianos e bodybuilders sabem. As proteínas são feitas de 20 aminoácidos diferentes e é verdade que nem todas elas são encontradas nas plantas.

Esses aminoácidos fornecem os blocos de construção no músculo que permitem a contração. E quando seu músculo se contrai, cresce. 1 xícara de grão de bico contém 1/3 do seu valor de proteína recomendada. Então, combine-os com proteínas encontradas em nozes, vegetais, peixes ou fontes de animais para completar sua proteína e ficar forte!

9. Ajuda na Saúde do Sistema Nervoso:

A proteína em grão de bico também ajuda na saúde do sistema nervoso. Os aminoácidos proteicos afetam neurotransmissores no cérebro e ajudam a funcionar corretamente.

10. Possui Efeitos Antioxidantes Importantes:

O grão-de-bico é uma fonte importante de Selênio, um mineral que suporta a função enzimática hepática e desintoxica os compostos cancerígenos do corpo. O grão de bico também é uma fonte de Folato, o que ajuda na formação de câncer que impede células no corpo.

11. Doença Cardíaca:

O uso frequente de grão de bico limpa o colesterol ruim, reduz os níveis de colesterol e os triglicerídeos. Estes tipos de feijão são o amigo do coração. A combinação inicial de antioxidantes em grãos de bico suporta as paredes dos vasos sanguíneos, bem como o sangue. O ácido alfa-linolênico (ALA) e os ácidos graxos ômega 3 juntos previnem doenças cardíacas coronárias e riscos cardiovasculares.

12. Luta Contra o Envelhecimento Precoce:

Alguns dos problemas típicos que as mulheres enfrentam dentro dos trinta anos são o envelhecimento. Linhas finas, rugas, manchas escuras, bem como tontura estão entre os sintomas do envelhecimento.

Uma ótima maneira de combater esse problema e manter a pele jovem e radiante ao longo do ano é fazendo uso de grão de bico. Isso pode reduzir o processo de envelhecimento, apertar sua pele e fornecer a pele um brilho natural e saudável.

13. Grão de Bico é Bom Para as Mulheres:

Há importantes benefícios do grão de bico para a saúde feminina. Para as grávidas, ele ajuda a evitar a má formação do tubo neural nos fetos (graças ao seu conteúdo de Ácido fólico).

Fazer o consumo da leguminosa também ajuda a repor os estoques de Ferro, mineral que as mulheres perdem toda vez que menstruam.

Além disso, o grão de bico contém saponinas, compostos que reduzem os riscos de câncer de mama.

14. Grão de Bico é Bom Para os Ossos:

Grão de Bico

O grão de bico contém minerais de grande relevância para a manutenção da estrutura óssea – o Cálcio e o Fósforo. Os benefícios do grão de bico para os ossos também são propiciados pela Vitamina K, cuja ingestão insuficiente está associada a uma maior chance de fraturas.

Mesmo estando presente em baixa quantidade na leguminosa, a vitamina melhora a absorção de Cálcio e reduz a perda do mesmo pela urina.

15. Reduz Inflamação:

A colina no grão de bico ajuda com o sono, movimento muscular, aprendizado e memória. A colina também ajuda a manter a estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos, auxilia na absorção de gordura e reduz a inflamação crônica.

16. Previne as Rugas:

O Manganês presente no Grão de Bico faz com que as células da pele produzam energia e combata os radicais livres causadores de rugas. O molibdênio desintoxica a pele, removendo os sulfitos. Outros nutrientes, como Folato e vitamina B, funcionam como combustível para as células da pele. O Grão de Bico repara os danos causados pelo sol e toxinas nocivas.

17. Melhora a Prisão de Ventre:

A fibra do grão-de-bico atua como estimulante natural dos movimentos peristálticos intestinais (favorecendo a formação do bolo fecal). Distúrbio funcionais do sistema nervoso: Devido à carência de vitaminas do grupo B, como a irritabilidade, o nervosismo e a falta de concentração. O grão-de-bico é recomendável para os que sofrem de estresse ou de depressão nervosa.

18. Aumenta a Memória:

Os grãos-de-bico são uma excelente fonte de Colina. A ingestão adequada de Colina tem sido associada ao melhoramento do sono, movimento muscular, aprendizado e memória. Colina ajuda na manutenção das membranas celulares, transmissão de impulsos nervosos, absorção de gordura e redução da inflamação crônica.

Mantem a Circulação Sanguínea Adequada:

Uma xícara de grão de bico contém 26 e 29 por cento recomendados diariamente de Ferro e Cobre, respectivamente. Ambos são essenciais para a formação de glóbulos vermelhos. Aumento da produção de glóbulos vermelhos aumenta o oxigênio para as células e melhora a atividade metabólica. Isso pode ajudar a prevenir condições como a anemia.

Outros Benefícios do Grão de Bico Para Saúde:

  • Ajudar a manter a saúde dos músculos, por ser rico em proteínas;
  • Ajudar a reduzir a absorção de colesterol;
  • Ajudar a combater a depressão;
  • Melhorar o trânsito intestinal;
  • Reduz as Cólicas Menstruais;
  • Tratamento de Leucoderma;
  • Reduzir Manchas de Idade;
  • Tratar a Lesão da Medula:
  • Remoção de Pelo Facial;
  • Combate Constipação;
  • Reduzir o Colesterol;
  • Hidratar a pele;
  • Tratar a Micose;
  • Fortalecer o Cabelo;
  • Combate as Caspas;
  • Perda de Peso;
  • Limpa o Figado;
  • purifica o Sangue;
  • Melhora o Sono;
  • Ganho de Energia;
  • Fortalece o Coração.

Variedades de Grão de Bico:

Grão de Bico

Existem duas variedades básicas de Grão de Bico: a Kabuli a e a Desi.

A Kabuli é a variedade cultivada e comercializada em nosso país. Os grãos apresentam coloração creme e um revestimento fino.

O grão de bico do tipo Desi é o mais cultivado em todo o mundo, representando cerca de 85% da produção da leguminosa. Eles são menores, mais escuros, e têm uma casca mais grossa (o que lhes confere uma maior quantidade de antioxidantes, já que esses compostos se concentram na mesma).

Para que Serve o Grão de Bico?

O Grão de Bico é utilizado para preparar diversos pratos saborosos, desde saladas, sopas e até sobremesas.

Oriunda do Oriente Médio, e ainda bastante consumida nessa região, a leguminosa é também um alimento de muita relevância para a culinária grega, italiana, portuguesa, espanhola e indiana.

Uma receita árabe muito famosa é a pasta de Grão de Bico, também denominada de Homus Tahine. Ele também é uma fonte de proteínas importante para os vegetarianos.

Efeitos Colaterais Dos Grãos de Bico:

Embora a maioria dos benefícios do grão de bico seja maravilhoso, pode haver certos efeitos colaterais:

  • Eles possuem purinas, que podem ser quebradas pelo corpo em ácido úrico e causam várias condições de saúde, incluindo cálculos renais, cálculos biliares e gota . Portanto, evite a ingestão se você sofrer de qualquer uma dessas condições.
  • O alto teor de fibra e amido dos grãos pode causar desconforto digestivo em alguns. A melhor solução, neste caso, é gradualmente começar a introduzir mais em sua dieta para facilitar sua digestão.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

ervilha beneficio

Os 42 Benefícios da Ervilha Para Saúde!

Os 31 Benefícios do Aspargo Para Saúde