Benefícios das Plantas

Tormentilha – Origem, Benefícios e Como Usar!

Tormentilha – Origem, Benefícios e Como Usar para sua saúde. Além disso, a Tormentilha também popular como sete-em-rama e potentilha, é uma planta que possui o nome científico de Potentilla Erecta. Pertencente a família das Rosáceas. Arbusto de pequeno porte, suas folhas são verdes, compostas e possuem um esbranquiçado na parte inferior.

Já as flores da planta  são amarelas, delicadas e pequenas. É uma planta medicinal usada no tratamento de problema no estômago ou intestino, como gastroenterites, cólicas intestinais e diarreia.

tormentilhaA planta pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou mercados livres.

A Tormentilha pode ser utilizada na preparação de chás ou tinturas, ou pode ser comprada na forma de cápsulas com extrato seco da planta.

Propriedades da Tormentilha:

A Tormentilha é um planta medicinal que apresenta propriedades antissépticas e adstringentes, tendo por isso um efeito cicatrizante sobre as musosas e pele.

Benefícios da Tormentilha:

A planta possui a capacidade de tratar problemas no estômago como dores de estômago ou gastroenterite ou para tratar problemas no intestino como diarreia ou cólica intestinal, como citamos acima.

Além disso, a planta ainda pode ser utilizada no tratamento de outros problemas como hemorragias nasais, hemorroidas, queimaduras, estomatites, gengivites e no tratamento de feridas com difícil cicatrização.

Modo de uso da Planta:

A planta pode ser utilizada na forma de tinturas e chás, que podem ser preparadas usando raízes secas ou frescas da mesma ou extratos secos.

Chá de Tormentilha para Cólicas Intestinais:

INGREDIENTES:

  • 2 a 3 colheres de raízes secas ou frescas de Tormentilha;
  • 150ml de água.

MODO DE PREPARO:

Coloque as raízes da planta numa xícara e adicione 150 ml de água fervente;
Tampe e deixe repousar durante 10 a 15 minutos;
Coe antes de beber;
Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia.

Solução Para Problemas na Boca:

As soluções preparadas com as raízes da planta, são indicadas para fazer enxágues bucais para tratar problemas na boca como estomatites, faringites gengivites e amigdalites, devido ao seu efeito cicatrizante e anti-séptico.

INGREDIENTES:

  • 2 a 3 colheres de raízes de Tormentilha;
  • 1 Litro de água.

MODO DE PREPARO:

Coloque as raízes da planta numa panela com 1 litro de água e ferva durante 2 a 3 minutos.
Tampe e deixe arrefecer.
Esta solução deve ser utilizada para fazer gargarejos ou bochechos, várias vezes por dia, de acordo com a necessidade.

 

Efeitos Colaterais da Tormentilha:

Os efeitos colaterais da planta podem incluir má digestão e dor de estômago, especialmente em pacientes que possuem estômago sensível.

Contraindicações da Tormentilha:

A planta está contraindicada para grávidas e mulheres que estão amamentando e para pacientes com estômago sensível.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.