Frutas

Atemoia fruta: 25 benefícios, informação nutricional e malefícios

Atemoia é resultado do cruzamento artificial de duas anonáceas, a fruta do conde (Annona Squamosa, L.) e a cherimóia (Annona cherimola) e, dentre todas as frutas anonáceas que podemos encontrar no Brasil, ela é uma das mais promissoras como alimento completo.

A fruta é sim muito indicada para combater: Colesterol alto, resfriados, prisão de ventre e também para aqueles dias em que a gripe chega com força. Além disso, também é uma fruta muito eficaz para dar aquele gás a mais no dia a dia, por isso é também bastante consumida por atletas profissionais e amadores.

Atemoia fruta: 25 benefícios e informação nutricional

A Atemoia possui uma casca rugosa e pontiaguda, como a da Graviola, e traz em seu interior uma polpa branca com poucas sementes negras.

Além de seu sabor doce e intenso, a Atemoia contém alto poder de antioxidantes. Possui também compostos anti-inflamatórios, que previnem doenças como o câncer, inflamações, artrite, artrose e aterosclerose.

Valor Nutricional da Atemoia

Apesar de pouco conhecida, a Atemoia é rica em nutrientes essenciais ao organismo, como vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C, além de minerais, como o Potássio, cálcio, magnésio e Ferro. Por isso, ela pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, que variam desde o combate à gripes e resfriados, prisão de ventre e redução do Colesterol alto. Então, confira Os 25 Benefícios da Atemoia Para Saúde:

Benefícios da Atemoia Para Saúde

1. Promove a Saúde do Coração:

Esta fruta também é uma grande fonte de Potássio, um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, os Benefícios da Atemoia em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

2. Benefício da Atemoia Para Atletas:

Por possuir muito carboidrato, esta é uma fruta indicada para atletas por proporcionar energia rápida e de fonte totalmente natural. No entanto, isso não significa que o consumo deve ser feito em abundância, já que ela também é bastante calórica. Um exemplar com 250g tem cerca de 240 calorias.

3. Benefícios da Atemoia Para Combater a Anemia:

O ferro presente na Atemoia ajuda a prevenir e tratar a anemia.

4. Melhora a Circulação Sanguínea:

Graças à presença do magnésio em sua composição, a Atemoia também pode ser uma grande aliada na melhora da circulação do sangue pelo corpo. O resultado é de uma melhor distribuição do sangue e, ainda, prevenção de doenças cardiovasculares causadas pelo entupimento das artérias.

5. Funciona Como Antioxidante:

A Atemoia é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

6. Previne o Câncer:

Uma pesquisa realizada, descobriu que a fruta tem um alto nível de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que impedem o crescimento de células cancerosas.

Segundo a pesquisadora, a casca é a fração que contém a maior quantidade de compostos bioativos, benéficos para a saúde humana e capazes de prevenir o câncer, envelhecimento precoce e algumas doenças degenerativas, como artrite e artrose.

7. Melhora a Digestão:

Uma fruta rica em fibras que ajuda o correto funcionamento do intestino, facilitando o processo de digestão.

8. Benefícios da Atemoia Para Aliviar o Estresse:

A vitamina C presente na Atemoia ajuda o corpo a lidar com o Estresse, reduzindo os níveis elevados de Estresse, hormônios e cortisol.

9. Controlar a Pressão Arterial:

O Potássio e o magnésio presentes na Atemoia ajudam a controlar a pressão arterial.

Atemoia fruta: 25 benefícios e informação nutricional

10. Benefícios da Atemoia Para Controlar a Diabetes:

A fibra presente faz com que o açúcar seja absorvido mais lentamente pelo organismo, prevenindo o aparecimento de diabetes tipo 2.

11. Como Repele Insetos:

Formigas e mais formigas em sua casa? Coloque a polpa da Atemoia para secar e esmague-a para formar um pó. Misture o pó com água e deixe repousar uns dias. Agora é só colocar seu repelente nos lugares preferidos das formigas e elas vão embora.

12. Recuperação de Gripes e Resfriados:

Rica em vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória ela é eficiente na recuperação dos estados gripais, anêmicos, de cicatrização da pele e suscetibilidade a infecções.

13. Atemoia Ajuda a Regular o Intestino:

Rica em fibras, a Atemoia pode ajudar a melhorar o trato intestinal e combater as terríveis constipações, também conhecidas como prisão de ventre. Além disso, a fruta pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade e fazer com que o organismo absorva menos gorduras e açúcares, o que pode ser uma boa pedida para quem está querendo perder peso.

14. Excelente Fonte de Vitaminas:

Especialistas indicam que a Atemoia é uma das frutas mais ricas em vitaminas, já que possui uma composição bem equilibrada com altos níveis de Vitamina B1 e vitamina B2, vitamina C, cálcio, Potássio e Ferro.

15. Rica em Fibras:

Ela é rica em fibras, importantíssimas para o adequado funcionamento intestinal, que além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura é ideal para quem tem diabetes ou Colesterol elevado.

16. Benefício da Atemoia Para Regular o Colesterol:

Consumir regularmente ajuda a reduzir as taxas de LDL (o colesterol “ruim”) no sangue. Para fortalecer a imunidade e as defesas naturais do organismo, ela também é muito indicada, graças às grandes concentrações de substâncias como Ferro, cálcio e Fósforo. A Atemoia também é uma importante fonte de Vitamina A, B e vitamina C.

17. Previne Doenças Cardiovasculares:

As sementes desta fruta contêm ômegas 3 e 6, ácidos graxos insaturados encontrados em alimentos como o azeite. Estes nutrientes são importantes para reduzir o Colesterol ruim sem alterar o Colesterol bom, o que previne doenças cardiovasculares.

18. Benefícios da Atemoia Para Hipertensão:

Ela diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

Atemoia fruta: 25 benefícios e informação nutricional

19. Ajuda a Fornecer Energia:

Como você pode perceber, esta fruta pode trazer benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas. Desta vez, por ser uma fonte rica de carboidratos, a fruta é essencial para oferecer uma carga de energia para o dia a dia e, principalmente, para os treinos.

A frutinha possui uma quantidade de 243 calorias para cada unidade de 250 gramas, o que significa que ela pode dar o pique que você estava precisando para dar um “xô, preguiça” do seu corpo.

Outros Benefícios da Atemoia Para Saúde

  • Fornecedor de vitaminas;
  • Aliviar o estresse;
  • Aumenta a sensação de saciedade e evitar o desejo por doces, devido ao seu teor de fibras e
  • seu sabor;
  • Funciona como antioxidante;
  • Curar o resfriado;
  • Melhorar o metabolismo de carboidratos e gorduras, por conter vitaminas do complexo B.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.