Os 25 Benefícios da Atemoia Para Saúde

Conheça Todos os 25 Benefícios da Atemoia Para Saúde!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios da Atemoia Para Saúde são muitos, pois ela possui diversos nutrientes que são capazes de suprir as necessidades que o corpo precisa para que possa funcionar adequadamente. Além disso, a Atemoia é resultado do cruzamento artificial de duas anonáceas, a fruta do conde (Annona Squamosa, L.) e a cherimóia (Annona cherimola) e, dentre todas as frutas anonáceas que podemos encontrar no Brasil, ela é uma das mais promissoras como alimento completo.

A fruta é sim muito indicada para combater: Colesterol alto, resfriados, prisão de ventre e também para aqueles dias em que a gripe chega com força. Além disso, também é uma fruta muito eficaz para dar aquele gás a mais no dia a dia, por isso é também bastante consumida por atletas profissionais e amadores.

atemoia beneficios

A Atemoia possui uma casca rugosa e pontiaguda, como a da Graviola, e traz em seu interior uma polpa branca com poucas sementes negras.

Além de seu sabor doce e intenso, a Atemoia contém alto poder de antioxidantes. Possui também compostos anti-inflamatórios, que previnem doenças como o câncer, inflamações, artrite, artrose e aterosclerose.

Valor Nutricional da Atemoia:

Apesar de pouco conhecida, a Atemoia é rica em nutrientes essenciais ao organismo, como vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C, além de minerais, como o Potássio, cálcio, magnésio e Ferro. Por isso, ela pode trazer inúmeros benefícios ao corpo, que variam desde o combate à gripes e resfriados, prisão de ventre e redução do Colesterol alto. Então, confira Os 25 Benefícios da Atemoia Para Saúde:

Benefícios da Atemoia Para Saúde:

1. Promove a Saúde do Coração:

Esta fruta também é uma grande fonte de Potássio, um substância que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial. Além disso, os Benefícios da Atemoia em sua dieta pode neutralizar o consumo elevado de sódio e outras substâncias que são perigosas para a saúde do coração.

2. Benefício da Atemoia Para Atletas:

Por possuir muito carboidrato, esta é uma fruta indicada para atletas por proporcionar energia rápida e de fonte totalmente natural. No entanto, isso não significa que o consumo deve ser feito em abundância, já que ela também é bastante calórica. Um exemplar com 250g tem cerca de 240 calorias.

3. Benefícios da Atemoia Para Combater a Anemia:

O ferro presente na Atemoia ajuda a prevenir e tratar a anemia.

4. Melhora a Circulação Sanguínea:

Graças à presença do magnésio em sua composição, a Atemoia também pode ser uma grande aliada na melhora da circulação do sangue pelo corpo. O resultado é de uma melhor distribuição do sangue e, ainda, prevenção de doenças cardiovasculares causadas pelo entupimento das artérias.

5. Funciona Como Antioxidante:

A Atemoia é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso corpo de radicais livres que causam estresse oxidativo, ou “ferrugem celular”, que pode levar a uma série de condições médicas severas, como a aterosclerose, que podem causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.

6. Previne o Câncer:

Uma pesquisa realizada, descobriu que a fruta tem um alto nível de compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que impedem o crescimento de células cancerosas.

Segundo a pesquisadora, a casca é a fração que contém a maior quantidade de compostos bioativos, benéficos para a saúde humana e capazes de prevenir o câncer, envelhecimento precoce e algumas doenças degenerativas, como artrite e artrose.

7. Melhora a Digestão:

Uma fruta rica em fibras que ajuda o correto funcionamento do intestino, facilitando o processo de digestão.

8. Benefícios da Atemoia Para Aliviar o Estresse:

A vitamina C presente na Atemoia ajuda o corpo a lidar com o Estresse, reduzindo os níveis elevados de Estresse, hormônios e cortisol.

9. Controlar a Pressão Arterial:

O Potássio e o magnésio presentes na Atemoia ajudam a controlar a pressão arterial.

beneficios da atemoia

10. Benefícios da Atemoia Para Controlar a Diabetes:

A fibra presente faz com que o açúcar seja absorvido mais lentamente pelo organismo, prevenindo o aparecimento de diabetes tipo 2.

11. Como Repele Insetos:

Formigas e mais formigas em sua casa? Coloque a polpa da Atemoia para secar e esmague-a para formar um pó. Misture o pó com água e deixe repousar uns dias. Agora é só colocar seu repelente nos lugares preferidos das formigas e elas vão embora.

12. Recuperação de Gripes e Resfriados:

Rica em vitamina C e compostos com ação anti-inflamatória ela é eficiente na recuperação dos estados gripais, anêmicos, de cicatrização da pele e suscetibilidade a infecções.

13. Atemoia Ajuda a Regular o Intestino:

Rica em fibras, a Atemoia pode ajudar a melhorar o trato intestinal e combater as terríveis constipações, também conhecidas como prisão de ventre. Além disso, a fruta pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade e fazer com que o organismo absorva menos gorduras e açúcares, o que pode ser uma boa pedida para quem está querendo perder peso.

14. Excelente Fonte de Vitaminas:

Especialistas indicam que a Atemoia é uma das frutas mais ricas em vitaminas, já que possui uma composição bem equilibrada com altos níveis de Vitamina B1 e vitamina B2, vitamina C, cálcio, Potássio e Ferro.

15. Rica em Fibras:

Ela é rica em fibras, importantíssimas para o adequado funcionamento intestinal, que além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura é ideal para quem tem diabetes ou Colesterol elevado.

16. Benefício da Atemoia Para Regular o Colesterol:

Consumir regularmente ajuda a reduzir as taxas de LDL (o colesterol “ruim”) no sangue. Para fortalecer a imunidade e as defesas naturais do organismo, ela também é muito indicada, graças às grandes concentrações de substâncias como Ferro, cálcio e Fósforo. A Atemoia também é uma importante fonte de Vitamina A, B e vitamina C.

17. Previne Doenças Cardiovasculares:

As sementes desta fruta contêm ômegas 3 e 6, ácidos graxos insaturados encontrados em alimentos como o azeite. Estes nutrientes são importantes para reduzir o Colesterol ruim sem alterar o Colesterol bom, o que previne doenças cardiovasculares.

18. Benefícios da Atemoia Para Hipertensão:

Ela diminui a pressão arterial e diminui a probabilidade de hipertensão, bem como problemas de saúde graves que podem acompanhar a pressão arterial elevada.

atemoia

19. Ajuda a Fornecer Energia:

Como você pode perceber, esta fruta pode trazer benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas. Desta vez, por ser uma fonte rica de carboidratos, a fruta é essencial para oferecer uma carga de energia para o dia a dia e, principalmente, para os treinos.

A frutinha possui uma quantidade de 243 calorias para cada unidade de 250 gramas, o que significa que ela pode dar o pique que você estava precisando para dar um “xô, preguiça” do seu corpo.

Outros Benefícios da Atemoia Para Saúde:

  • Fornecedor de vitaminas;
  • Aliviar o estresse;
  • Aumenta a sensação de saciedade e evitar o desejo por doces, devido ao seu teor de fibras e
  • seu sabor;
  • Funciona como antioxidante;
  • Curar o resfriado;
  • Melhorar o metabolismo de carboidratos e gorduras, por conter vitaminas do complexo B.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Benefícios do Azeite de Oliva

Os 40 Benefícios do Azeite de Oliva Para Saúde

beneficios da pitanga

Os 30 Benefícios da Pitanga Para Saúde