Benefícios das Plantas

Os 25 Benefícios da Bertalha Para Saúde

bertalha beneficios

Benefícios da Bertalha que muitas pessoas ainda não conhecem. Além disso, acredita-se que a Bertalha, uma hortaliça da família Basalácea, seja originária provavelmente da Índia. Ela é consumida nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, além de ser apreciada nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

bertalha beneficios

Esta Planta também é conhecida pelos nomes de basella alba e espinafre-indiano. Seus caules e folhas são descritos como verdes, carnosos e suculentos. Vamos conferir abaixo os principais benefícios da Bertalha, para que serve o seu consumo e como preparar para obter o máximo de suas propriedades.

Valor Nutricional da Bertalha:

Nutritiva, saudável e medicinal, esta planta entra na Sopa de Arroz do Pai José, da Sonia Hirsch. As folhas da planta são ricas em cálcio, ferro, magnésio, manganês, potássio, sódio, zinco, fósforo, clorofila e vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina B5 e vitamina C. Mas, também tem bastante ácido oxálico e, portanto, seu consumo cru não é recomendável, assim como o do espinafre comum, especialmente para as pessoas que sofrem do sistema renal. Então, confira Os 20 Benefícios da Bertalha Para Saúde:

1. Benefício da Bertalha por ser Nutritiva:

Podemos considerar a planta uma hortaliça nutritiva pelo fato dela ser fonte de componentes importantes para o funcionamento do organismo humano como: vitamina A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibras, proteínas, cobre, manganês, zinco e magnésio.

2. Benefícios da Bertalha no Aumento da Libido:

Os frutos desta planta são considerados afrodisíacos pela medicina popular. Isso significa que o aumento da libido é um dos benefícios, estimulando o apetite sexual tanto em homens quanto em mulheres.

3. Bertalha Combate os Radicais Livres:

Conforme observado acima, uma das propriedades dessa planta é o antioxidante. Isto indica que o vegetal tem a ação para combater a ação dos radicais livres, que causam doenças graves, como câncer, e promovem o envelhecimento.

4. Bertalha Possui Indicações Terapêuticas:

A planta também é usada como ajuda alimentar para lutar contra problemas hepáticos e contribui para o tratamento da hemorragia que pode ocorrer após o parto. Obviamente, o uso de vegetais nesses casos deve ser autorizado pelo médico e acompanhado por um tratamento mais completo, indicado por ele.

5. Bertalha Previne Contra as Células Cancerígenas:

Ela possui a ação de combater os radicais livres, que trazem graves doenças como o câncer.

6. Benefícios da Bertalha Para Visão:

A catarata e a perda de visão, por exemplo, podem ser evitadas com o consumo da planta, já que as folhas são ricas em vitamina A, uma substância que atua prevenindo a ação dos radicais livres na visão.

7. Benefícios da Bertalha na Gestação:

Ela é fonte de folato, possuindo 35% da quantidade recomendada de consumo diário da vitamina, que é uma das substâncias essenciais para a formação do DNA e para o crescimento. A deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

8. Bertalha Ajudar a Vida Sexual:

Os frutos dessa hortaliça são considerados afrodisíacos na medicina popular. Isso significa que há um aumento na crença da libido é um dos benefícios do Bertalha, estimulando o desejo sexual em homens e mulheres.

beneficios da bertalha

9. Benefícios da Bertalha Para Saúde do Fígado:

Ela é muito utilizada como um alimento auxiliar para combater problemas no fígado, além de contribuir com o tratamento de hemorragias que podem acontecer após os partos.

Obviamente, a utilização da hortaliça para esses casos deve ser autorizada pelo médico e acompanhada de um tratamento mais completo, indicado por ele.

10. Benefícios da Bertalha Para Digestão:

As fibras encontradas no alimento favorecem a digestão, tornando-a suave e fazendo com os nutrientes provenientes da dieta sejam absorvidas apropriadamente.

11. Ajuda a Combater a Anemia:

Sem sombra de dúvidas esse é um dos principais Benefícios da Bertalha. Rica em ferro, a verdura se torna essencial para combater a doença que é causada pela deficiência do mineral.

A anemia acontece quando há uma redução no número de glóbulos vermelhos no sangue, tornando o nosso organismo fraco, provocando cansaço, falta de ar, câimbras e dores no peito.

12. Benefício da Bertalha Para Saúde do Organismo:

Podemos considerar a Bertalha uma hortaliça nutritiva pelo fato dela ser fonte de componentes importantes para o funcionamento do organismo humano como: Bertalha A, vitamina B2, vitamina B5, vitamina B6, vitamina C, ferro, fósforo, cálcio, potássio, fibras, proteínas, cobre, manganês, zinco e magnésio.

13. Favorece a Gestação:

Esse é um grande Benefício da Bertalha durante a gestação. O vegetal ainda é fonte de folato, possuindo 35% da quantidade recomendada de consumo diário da vitamina, que é uma das substâncias essenciais para a formação do DNA e para o crescimento.

A deficiência de folato logo nas primeiras etapas da gestação pode resultar em anomalias no tubo neural do recém-nascido.

14. Benefício da Bertalha Para Saúde dos Olhos:

Os olhos também podem ser afetados pelos males dos radicais livres. Eles danificam a retina, o que pode trazer problemas como a catarata e a perda da visão.

Por possuir antioxidantes bons para os olhos, combatendo a ação dessas substâncias malignas, podemos dizer que há Benefícios da Bertalha também para a saúde dos olhos.

15. Benefícios da Bertalha Prevenir Diabetes:

Uma das funções do Magnésio presente na Bertalha é regular a reação da insulina aos níveis de açúcar no sangue, colaborando para manter os níveis de açúcar sobre controle e razoavelmente constantes.

16. Benefícios da Bertalha Contra o Envelhecimento Precoce:

Uma das propriedades desta planta é a sua riqueza em antioxidante. Isso indica que a Bertalha possui a ação de combater as ações dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce.

17. Benefícios da Bertalha Para Saúde dos Olhos:

Os olhos também podem ser afetados pelos males dos radicais livres. Eles danificam a retina, o que pode trazer problemas como a catarata e a perda da visão. Os antioxidantes presentes na Bertalha agem contra esse mal.

18. Benefícios da Bertalha Para Combater Anemia:

Quando o organismo não possui as doses adequadas de ferro, a produção de novas células sanguíneas é prejudicada, aumentando o risco do desenvolvimento de anemia. A boa notícia em relação à esta planta é que ela é uma boa fonte de ferro.

19.Benefícios da Bertalha Contra as Células Cancerígenas:

Uma das propriedades da planta é que é rica antioxidante. Isso indica que a planta possui a ação de combater os radicais livres, que trazem graves doenças como o câncer.

bertalha

20. Benefícios da Bertalha Para Auxiliar na Perda de Peso:

Alimentos nutritivos e pouco calóricos como a Bertalha são uma boa alternativa para o cardápio de quem deseja emagrecer.

Isso porque as propriedades desta planta suprem parte das necessidades nutricionais do corpo, ao mesmo tempo em que não causam o excesso de calorias, o que tem como consequência o aumento de peso.

Confira Outros Benefícios da Bertalha Para Saúde:

  • Auxilia na perda de peso;
  • Combate as células cancerígenas;
  • Previne problemas hepáticos;
  • Possui propriedades benéficas para as gestantes;
  • Promove a saúde dos ossos.

Contraindicações da Bertalha:

Mesmo sabendo de todos os Benefícios da Bertalha, recomenda-se não a consumir com exagero pelo fato da planta possui um alto teor de ácido oxálico. A substância é tóxica e pode causar o crescimento de cálculos nos rins e nas bexigas, atrapalhar a absorção de cálcio e até mesmo causar a morte, ao ser ingerida em uma dose de a partir de 1500 mg.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.