Os 22 Benefícios do Chá de Erva Cidreira Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Erva Cidreira Para Saúde são inúmeros. Além disso, com o nome científico de Melissa Oficinalis, a Erva Cidreira é uma das mais conhecidas plantas no território nacional. Trata-se de uma planta perene herbácea, da família Lamiaceae (mesma família do boldo, da menta e da hortelã) originária da Europa Meridional. A facilidade em cultivá-la é um ponto positivo para explicar a sua popularidade, já que pode ser mantida em vasos médios ou em grandes plantações sem problema algum.

cha de erva cidreira

Em algumas regiões a Erva Cidreira é popularmente conhecida como Melissa, Citronela ou simplesmente Cidreira. Entre a medicina natural o Chá de Erva Cidreira é sempre uma ótima opção para diversos tratamentos, pois possui sabor adocicado e aroma agradável, além de possuir muitas propriedades medicinais benéficas para o organismo que o consome.

Propriedades do Chá de Erva Cidreira:

As propriedades do Chá de Erva Cidreira incluem sua ação calmante, antiviral, anti-espasmódica, sudorífera, anti-inflamatória e antibiótica.

Valor Nutricional do Chá de Erva Cidreira:

O Chá de Erva Cidreira possue uma grande quantidade de nutrientes essenciais que fornecem uma ampla gama de benefícios de saúde. É uma fonte de vitaminas essenciais, tais como a vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3, vitamina B5, vitamina B6, vitamina folato e Vitamina C, e os minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro, que são necessários para o bom funcionamento do corpo humano. Conheça agora, Os 22 Benefícios do Chá de Erva Cidreira Para Saúde:

1. Reduz os Problemas Estomacais:

O Chá de Erva Cidreira foi usada, durante muito tempo, para aliviar os efeitos dos problemas gástricos e estomacais.

Ele tem uma ação antiespasmódica que beneficia o organismo que esteja sofrendo por danos internos ou até mesmo devido ao estresse.

2. Diminui a Pressão Arterial:

A sabedoria popular diz que o Chá de Erva Cidreira é ótimo para reduzir a pressão arterial, uma vez que ajuda a dilatar os vasos.

3. Benefício do Chá de Erva Cidreira Para Reduzir o Colesterol:

O Chá de Erva Cidreira possui uma grande ação antioxidante e ajuda a baixar a taxa de colesterol ruim em nosso corpo.

4. Auxilia no Alivio das Cólicas:

Este chá pode ser indicado em casos de cólicas menstruais porque ela proporciona o relaxamento, inclusive dos tecidos, e por isso ajuda a aliviar este problema.

5. Melhora a Qualidade do Sono:

Uma boa xícara de Chá de Erva Cidreira vai garantir uma noite tranquila e relaxante, ele auxilia no tratamento do nervosismo, agitação e distúrbios do sono e melhora a qualidade do seu sono.

6. Alivia as Dores do Reumatismo:

Ele é eficaz no alívio da dor e desconforto causado pelo reumatismo. Pode ser aplicado em compressas no local diariamente, ajudando a aliviar as dores e outros sofrimentos dolorosos.

7. Fortalece o Sistema Imunológico:

Ele restaura os sistemas vitais que são responsáveis pelas defesas do corpo, incluindo a digestão, respiração, excreção e sistema nervoso.

O Chá de Erva Cidreira melhora a absorção de nutrientes e reforça o mecanismo de defesa imune do corpo.

8. Reduz os Gases:

O Chá de Erva Cidreira ajuda a reduzir a produção de gases, isto provavelmente ocorre devido à capacidade do alimento de relaxar os tecidos.

9. Benefício do Chá de Erva Cidreira Para Aliviar a Tosse Seca:

Este chá é expectorante e pode ser usado como remédio caseiro para acalmar, combater a tosse e o catarro, tomar o chá quente com gotas de limão e uma colher de mel antes de dormir fará com que a tosse seca diminua.

10. Regula o Açúcar no Sangue:

Os antioxidantes presente no Chá de Erva Cidreira ajuda a equilibrar e normalizar os níveis de açúcar no sangue.

11. Melhora a Digestão:

Este poderoso chá ajuda a melhorar o processo digestivo. Ele também cuida de distúrbios gastrointestinais, acelera a digestão, e movimentos intestinais.

12. Alivia o Estresse:

O Chá de Erva Cidreira é uma ótima opção para aliviar os sintomas de estresse, e ajuda a relaxar e aumentar o bom humor.

erva cidreira

13. Alivia Dores de Cabeça:

Ele é rico em antioxidantes e, por isso, é benéfica para reduzir as dores de cabeça. Isso acontece porque o Chá de Erva Cidreira diminui a produção de substâncias inflamatórias no corpo, as chamadas prostaglandinas.

14. Favorece a Saúde da Pele:

O Chá de Erva Cidreira contêm licopeno, um nutriente que é raramente encontrado em outros alimentos.

Pois o licopeno protege o corpo contra os raios ultravioletas nocivos, mantendo a pele com uma aparência mais jovem e saudável.

Outros benefícios:

  • Combate a azia;
  • Alivia a gastrite;
  • Auxilia no tratamento do pé de atleta;
  • Combate a depressão;
  • Previne o câncer;
  • Melhora a saúde do coração.

Como Fazer o Chá de Erva Cidreira:

Para fazer este chá é aconselhado usar somente as folhas, tanto secas como frescas, pois é a parte da planta que contém todas as propriedades benéficas para a saúde.

Ingredientes:

  • 3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira;
  • 1 xícara de água.

Modo de Preparo:

  • Adicione as folhas de erva-cidreira à água fervente e deixe repousar por alguns minutos, devidamente tapado;
  • A seguir, coe e beba de 3 a 4 xícaras deste chá por dia.

Contraindicações:

O Chá de Erva Cidreira não é indicado para gestantes, lactantes e crianças com menos de 12 anos.

Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem utiliza medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar o Chá de Erva Cidreira.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Chá de Eucalipto Para Saúde

beneficios do funcho

Os 30 Benefícios do Funcho Para Saúde