Os 25 Benefícios do Tucum Para Saúde

Tudo Sobre Os 25 Benefícios do Tucum Para Saúde!

Revisado por

Biomédico Pela UFRGS

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Tucum Para Saúde que você não conhece. Além disso, o Tucum é uma fruta de palmeira natural da Amazônia. Tem sabor oleoso e salgado. Fruto do tucumanzeiro, palmeira que chega a alcançar até 10 m de altura. Essa palmeira produz cachos com vários frutos de formato ovóide, casca amarelo-esverdeada e polpa amarela, fibrosa, característica, que reveste o caroço.

A casca é também utilizada para fazer cosméticos. Da sua palmeira aproveitam as folhas, que são bastante resistentes e para produção de cordas, redes de pesca e de dormir. A madeira tem durabilidade e resistência na fabricação de utensílios em geral.

tucumEm outras regiões, o Tucum também é popular como: acuiuru, açaí, coqueiro-tucumã, tucumã, tucumã-arara, tucumã-açu, tucumã-açu, tucumã-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucum-do-mato e tucumã-purupuro.

Em Manaus, uma polpa da fruta é consumida naturalmente ou comum em recheio de tapiocas, sanduíche, ingrediente para pizza… Comum nos cafés das manhãs regionais, e também em alguns pratos típicos da culinária local.

O sanduíche de Tucum, o “x-caboquinho”, é feito com pão francês, queijo coalho, e, em alguns casos, banana frita, ele é a Ação principal dos cafés regionais que se espalham pelo estado.

Valor Nutricional do Tucum:

A polpa da fruta é rica em óleo (empregado no fabricação de sabão, cosméticos e medicamentos), o Tucum tem boas quantidades de vitamina A, algumas vitaminas do complexo B e até mesmo vitamina C; potássio, cálcio, fibras e proteínas, suas cascas são utilizadas na defumação de borracha. Agora confira em mais detalhes Os Benefícios do Tucum Para Saúde:

1. Combate o Envelhecimento Precoce:

O fruto possui antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde da pele, oferecendo também os nutrientes que você necessita. Estes antioxidantes ainda protegem o seu corpo de qualquer degeneração celular causada provavelmente pelo o envelhecimento precoce.

2. Rico em Magnésio:

O magnésio encontrado no Tucum ajuda a manter os níveis apropriados de outros minerais, tais como potássio, zinco e cálcio. Ele ainda ajuda na síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando assim, a transmissão dos impulsos nervosos e normalizando as contrações musculares.

3. Combate a Acne:

O Tucum também possui uma boa quantidade de vitamina C, que ajuda nosso organismo a produzir colágeno. O colágeno é popular por manter a elasticidade da pele, prevenir rugas e até mesmo retroceder o processo de envelhecimento.

4. Tucum na Redução do Colesterol:

Também é encontrado uma grande quantidade de fibras solúveis na fruta, que ajudam a reduzir o colesterol ruim no sangue. Além disso, o ômega-3, são gorduras saudáveis e benéficas à saúde, que também podem estar presente nesta fruta.

5. Melhora a Saúde Cardiovascular:

Estudos revelaram, que propriedades encontradas no Tucumã que reduzem o colesterol, também são responsáveis por previne ataques cardíacos, além de prevenir a formação de placas de gorduras nas artérias, aumenta o bom colesterol.

6. Rico em Vitamina C:

A vitamina C presente na fruta também estimula a produção de glóbulos brancos para atacar a doença e micróbios estranhos no organismo, além de funcionar como um elemento-chave na produção de colágeno.

7. Tucum Contra o Câncer:

A vitamina C encontrado no Tucumã também age como antioxidante no corpo e elimina ou neutraliza os radicais livres que podem causar doenças crônicas, incluindo até mesmo o câncer.

8. Fortalece os Ossos:

As proteínas e o mineral cálcio encontrados na fruta contribuem para o crescimento e desenvolvimento de músculos, ossos, tecidos e ligamentos.

9. Combate a Má Digestão:

Os tucuns são ricos em nutrientes que ajudam a combater infecções estimulando o sistema Imunológico. Além disso, as proteínas presentes na fruta também são obrigadas a manter as funções corporais, melhorando a digestão.

10. Combate a Disfunção Erétil:

Além de afrodisíaco, a fruta é importante para o sistema vascular e, assim, são ótimas para prevenir, por exemplo, a disfunção erétil.

11. Aumenta a Imunidade:

A Tucumã além de deliciosa, possui uma quantidade muito significativa de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico e para o emagrecimento. Ela funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como tumores e resfriados.

12. Rico em Fibras:

A Fibra é a parte indigesta dos carboidratos, presentes principalmente em alimentos de origem vegetal como o Tucum. Ele ainda forma uma massa gelatinosa no nosso aparelho digestivo, facilitando a digestão e aumentando a absorção de nutrientes.

Outros Benefícios do Tucum Para Saúde:

  • Melhora a saúde ocular;
  • Previne osteoporose;
  • Elimina toxinas;
  • Melhora a saúde muscular;
  • Ajuda a dar saciedade;
  • Aumenta a energia corporal;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Rico em antioxidantes.
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Melhora a vida sexual;
  • Previne cárie;
  • Auxilia o desenvolvimento do feto;
  • Ajuda no alivio de dores.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Kaio Rodrigues

Sou Biomédico formado pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tendo formação técnico-científica, com conhecimento do organismo humano tanto nos seus aspectos estruturais (células, tecidos e órgãos), quanto funcionais.

O campo de atuação do biomédico engloba toda a interface entre a biologia e a medicina clínica propriamente dita. Está apto a auxiliar no diagnóstico e avaliar clínico-laboratorialmente as doenças, os agentes etiológicos e os vetores e também exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

cha de alho

Os 42 Benefícios do Chá de Alho Para Saúde

Os 30 Benefícios do Feno-Grego Para Saúde