Os 25 Benefícios do Tucum Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Tucum Para Saúde que você não conhece. Além disso, o Tucum é uma fruta de palmeira natural da Amazônia. Tem sabor oleoso e salgado. Fruto do tucumanzeiro, palmeira que chega a alcançar até 10 m de altura. Essa palmeira produz cachos com vários frutos de formato ovóide, casca amarelo-esverdeada e polpa amarela, fibrosa, característica, que reveste o caroço.

A casca é também utilizada para fazer cosméticos. Da sua palmeira aproveitam as folhas, que são bastante resistentes e para produção de cordas, redes de pesca e de dormir. A madeira tem durabilidade e resistência na fabricação de utensílios em geral.

tucumEm outras regiões, o Tucum também é popular como: acuiuru, açaí, coqueiro-tucumã, tucumã, tucumã-arara, tucumã-açu, tucumã-açu, tucumã-da-terra-firme, tucumãí-uaçu, tucumã-piririca, tucum-do-mato e tucumã-purupuro.

Em Manaus, uma polpa da fruta é consumida naturalmente ou comum em recheio de tapiocas, sanduíche, ingrediente para pizza… Comum nos cafés das manhãs regionais, e também em alguns pratos típicos da culinária local.

O sanduíche de Tucum, o “x-caboquinho”, é feito com pão francês, queijo coalho, e, em alguns casos, banana frita, ele é a Ação principal dos cafés regionais que se espalham pelo estado.

Valor Nutricional do Tucum:

A polpa da fruta é rica em óleo (empregado no fabricação de sabão, cosméticos e medicamentos), o Tucum tem boas quantidades de vitamina A, algumas vitaminas do complexo B e até mesmo vitamina C; potássio, cálcio, fibras e proteínas, suas cascas são utilizadas na defumação de borracha. Agora confira em mais detalhes Os Benefícios do Tucum Para Saúde:

1. Combate o Envelhecimento Precoce:

O fruto possui antioxidantes que ajudam a melhorar a saúde da pele, oferecendo também os nutrientes que você necessita. Estes antioxidantes ainda protegem o seu corpo de qualquer degeneração celular causada provavelmente pelo o envelhecimento precoce.

2. Rico em Magnésio:

O magnésio encontrado no Tucum ajuda a manter os níveis apropriados de outros minerais, tais como potássio, zinco e cálcio. Ele ainda ajuda na síntese de proteínas e no transporte de energia, facilitando assim, a transmissão dos impulsos nervosos e normalizando as contrações musculares.

3. Combate a Acne:

O Tucum também possui uma boa quantidade de vitamina C, que ajuda nosso organismo a produzir colágeno. O colágeno é popular por manter a elasticidade da pele, prevenir rugas e até mesmo retroceder o processo de envelhecimento.

4. Tucum na Redução do Colesterol:

Também é encontrado uma grande quantidade de fibras solúveis na fruta, que ajudam a reduzir o colesterol ruim no sangue. Além disso, o ômega-3, são gorduras saudáveis e benéficas à saúde, que também podem estar presente nesta fruta.

5. Melhora a Saúde Cardiovascular:

Estudos revelaram, que propriedades encontradas no Tucumã que reduzem o colesterol, também são responsáveis por previne ataques cardíacos, além de prevenir a formação de placas de gorduras nas artérias, aumenta o bom colesterol.

6. Rico em Vitamina C:

A vitamina C presente na fruta também estimula a produção de glóbulos brancos para atacar a doença e micróbios estranhos no organismo, além de funcionar como um elemento-chave na produção de colágeno.

7. Tucum Contra o Câncer:

A vitamina C encontrado no Tucumã também age como antioxidante no corpo e elimina ou neutraliza os radicais livres que podem causar doenças crônicas, incluindo até mesmo o câncer.

8. Fortalece os Ossos:

As proteínas e o mineral cálcio encontrados na fruta contribuem para o crescimento e desenvolvimento de músculos, ossos, tecidos e ligamentos.

9. Combate a Má Digestão:

Os tucuns são ricos em nutrientes que ajudam a combater infecções estimulando o sistema Imunológico. Além disso, as proteínas presentes na fruta também são obrigadas a manter as funções corporais, melhorando a digestão.

10. Combate a Disfunção Erétil:

Além de afrodisíaco, a fruta é importante para o sistema vascular e, assim, são ótimas para prevenir, por exemplo, a disfunção erétil.

11. Aumenta a Imunidade:

A Tucumã além de deliciosa, possui uma quantidade muito significativa de vitamina C, nutriente essencial para o sistema imunológico e para o emagrecimento. Ela funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como tumores e resfriados.

12. Rico em Fibras:

A Fibra é a parte indigesta dos carboidratos, presentes principalmente em alimentos de origem vegetal como o Tucum. Ele ainda forma uma massa gelatinosa no nosso aparelho digestivo, facilitando a digestão e aumentando a absorção de nutrientes.

Outros Benefícios do Tucum Para Saúde:

  • Melhora a saúde ocular;
  • Previne osteoporose;
  • Elimina toxinas;
  • Melhora a saúde muscular;
  • Ajuda a dar saciedade;
  • Aumenta a energia corporal;
  • Melhora o aspecto da pele;
  • Rico em antioxidantes.
  • Auxilia no emagrecimento;
  • Melhora a vida sexual;
  • Previne cárie;
  • Auxilia o desenvolvimento do feto;
  • Ajuda no alivio de dores.
Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

cha de alho

Os 42 Benefícios do Chá de Alho Para Saúde

Os 30 Benefícios do Feno-Grego Para Saúde