Os 35 Benefícios do Óleo de Cedro Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Óleo de Cedro Para Saúde são muitos e eficazes. Além disso, o Óleo de Cedro possui ricas propriedades medicinais que favorecem e beneficiam a saúde do corpo humano. O cedro é uma árvore encontrada em grandes altitudes e comum em climas frios. Dela é extraído um óleo rico em benefícios medicinais. O Óleo de Cedro, usado antigamente, não cresce mais em abundância, devido à utilização da madeira para fabricação de móveis, templos e palácios no Oriente Médio.

oleo de cedro

O Óleo de Cedro foi um dos primeiros a ser extraído de plantas e era usado no processo de mumificação dos egípcios. A extração do óleo é feita por meio de destilação a vapor.

Para conseguir o Óleo de Cedro, é necessário destilar a serragem da árvore, que é uma das mais majestosas e representa grande força espiritual.

Provavelmente, o óleo de madeira de cedro foi o primeiro óleo essencial a ser obtido de uma planta. E era usado desde o Egito Antigo para mumificar corpos, além de servir de ingrediente para cosméticos.

Os egípcios também molhavam folhas de papiro com Óleo de Cedro para afugentar os insetos.

Este óleo é extraído da madeira da árvore de cedro através de destilação a vapor, e possui diversas propriedades medicinais que podem melhorar nossa saúde e facilitar nossa vida.

O cedro é uma árvore de climas frios, encontrada sempre em grandes altitudes. A partir de cavacos da madeira desta árvore que se faz a destilação a vapor e se obtém o óleo.

Propriedades do Óleo de Cedro:

O Óleo de Cedro tem poder adstringente, antiespasmódico, aperiente, febrífugo, inapetência, tônico e vermífugo. Devido a isso, ele pode ser aplicado no processo de tratamento e cura de várias doenças, a exemplo de diarreia, disenteria, doença venérea, espasmo, febre, ferida, infecção em machucado, orquite, úlcera e vermes. Então, confira detalhadamente os Benefícios do Óleo de Cedro Para Saúde:

Benefícios do Óleo de Cedro Para Saúde:

1. Aumenta a Frequência da Micção:

Por ser diurético, o Óleo de Cedro aumenta a frequência da micção, e consequentemente aumenta a eliminação que o corpo faz das gorduras e toxinas ingeridas na alimentação, além do excesso de água e de ácido úrico. Isso pode ajudar no tratamento de várias doenças como infecções urinárias, hipertensão, obesidade, reumatismo, artrite, gota, entre outros.

2. É um Aromatizador Natural:

Use aromatizadores elétricos ou charréus cerâmicos com algumas gotas de Óleo de Cedro diluídas em água e deixe sua casa com um cheiro agradável enquanto se aproveita dos benefícios do óleo. Use 5 gotas para cada três metros cúbicos de alcance.

3. Benefícios do Óleo de Cedro Contra a Psoríase:

Os benefícios conseguidos através do uso frequente de Óleo de Cedro são sentidos de forma mais intensa quando o tratamento é feito a base de inalação. Ele é absorvido pelo corpo e estimula a cura de doenças diversas, entre elas a cistite e a psoríase.

4. Combate Inflamações:

Embora a pesquisa tenha sido feito na maior parte em animais, os ensaios humanos iniciais já tem sido muito positivo quando se trata de efeitos anti-inflamatórios do Óleo de Cedro sobre a artrite. A inflamação das articulações, bem como tecidos que leva a tal desconforto ou dor devastadora pode ser consideravelmente diminuído através da inalação ou mesmo uso tópico do Óleo de Cedro sobre a pele.

5. Combate a Vermelhidão da Pele:

Ambos acne e eczema são causadas por uma condição anormal das glândulas sebáceas. Mas o Óleo de Cedro tem a capacidade de lidar com uma variedade de condições inflamatórias e, portanto, pode curar a vermelhidão causada por estas duas doenças da pele.

6. Benefícios do Óleo de Cedro Para Estimular o Metabolismo:

O Óleo de Cedro pode ser usado como um tônico para a saúde, uma vez que tonifica os sistemas orgânicos e estimula o metabolismo. Ele tonifica os músculos, pele, sistema nervoso, sistema digestivo do estômago e as funções cerebrais.

7. Previne a Insônia:

A principal propriedade medicinal do Óleo de Cedro é a sedativa. Por isso ele apresenta fortes efeitos calmantes, alivia tensão e ansiedade, relaxa a mente e ainda proporciona um bom sono, até mesmo nas pessoas que sofrem de insônia.

8. Alivia a Dor de Cabeça:

O Óleo de Cedro acaba com os típicos sintomas da gripe como a tosse e o catarro, além de aliviar outros sintomas como os olhos vermelhos e lacrimejantes e a dor de cabeça.

9. Combate o Acumulo de Toxinas no Corpo:

Esta é outra propriedade benéfica do Óleo de Cedro que pode ajudar a curar uma série de doenças, incluindo a obesidade, a hipertensão ou a tensão alta, o reumatismo, a artrite e a gota, as infecções do trato urinário e o acúmulo de toxinas no sangue.

oleo de cedro beneficios

10. Benefícios do Óleo de Cedro Para Saúde do Cérebro:

Dado que o Óleo de Cedro tem a capacidade para relaxar o cérebro humano, ele pode ser usado para aliviar qualquer forma de espasmos e outros problemas relacionados. Isso pode incluir tudo, desde a asma à síndrome das pernas inquietas durante o sono.

11. Combate o Eczema:

O eczema é uma condição muito comum da pele que provoca vermelhidão, pele seca e coceira que pode formar bolhas. O Óleo de Cedro cura a inflamação que conduz problema irritante da pele.

12. Previne Infecções Urinárias:

O consumo de Óleo de Cedro podem ajudar a aumentar a frequência da função urinária e, assim, ajuda a remover a gordura, o excesso de urina e conteúdo tóxico do corpo. Isto pode reduzir as chances de sofrendo de obesidade e infecções do trato urinário.

13. Reduz Cólicas Intestinais:

O Óleo de Cedro é também um emenagogue na natureza e pode, portanto, regularizar e trazer a menstruação. Ele também pode trabalhar de reduzir os sinais comuns de cólicas, náuseas e alterações de humor visto durante este tempo.

14. Benefícios do Óleo de Cedro Para Aliviar a Tosse:

O Óleo de Cedro é um expectorante e pode ajudar a tosse esclarecer, frio ou qualquer outra tipo de congestão nasal. Isso pode ser usado topicamente na garganta, nariz e peito, como se poderia usar qualquer creme tópico mentolada.

15. Combate a Seborreia:

A Seborreia é realmente uma terrível doença que é causada por um mau funcionamento das glândulas sebáceas. Esta condição leva a fabricação de sebo elevada, juntamente com uma infecção subsequente das células epidérmicas.

O Óleo de Cedro pode ser valioso no tratamento desta situação inflamatória e pode diminuir essa condição da pele regularizando a produção de sebo, bem como tratando a infecção. O Óleo de Cedro também diminui a vermelhidão feia, bem como sinais aparentes e os sintomas da condição, enquanto trata.

16. Benefícios do Óleo de Cedro Contra a Retenção de Líquidos:

Aroma-terapeutas afirmam que massagens com 1 ou 2 gotas de Óleo de Cedro sobre os pontos reflexos nos pés, ou sobre a área de rins e bexiga, pode ajudar a reduzir a retenção de líquidos.

17. Previne a Queda de Cabelo:

O Óleo de Cedro pode estimular os folículos pilosos, aumentando a circulação para o couro cabeludo. Este óleo desempenha um papel no crescimento do cabelo, bem como retarda a perda de cabelo. Herbalistas , assim como aromaterapistas sugerem óleos essenciais por um longo tempo para tratar a perda de cabelo, queda de cabelo, bem como outros tipos de alopecia.

18. Melhora a Saúde Feminina:

As mulheres que têm menstruações obstruídas ou irregulares podem certamente beneficiar do Óleo de Cedro, porque é um emenagogo, o que significa que estimula o aparecimento das menstruações, bem como as torna regulares. As dores e os efeitos secundários, tais como náuseas e fadiga associadas às menstruações, são aliviadas com o uso do Óleo de Cedro.

19. Benefícios do Óleo de Cedro Para Aliviar a Congestão:

Se você está a sofrer de gripe, tosse e congestão relacionada, pode tentar tomar o Óleo de Cedro. Este é um expectorante e remove eficientemente a tosse e o catarro do trato respiratório e dos pulmões e, assim, alivia a congestão.

20. Combate a Bronquite:

O Óleo de Cedro do atlas tem forma de atuação parecida com a do cedro vermelho. Seu uso vem sendo citado em quadros de infecções respiratória e urinaria, bronquite, tuberculose e bronquite.

Outros Benefícios do Óleo de Cedro Para Saúde:

  • As propriedades odontológicas são ótimas. O Óleo de Cedro cura dores de dente e fortalece a aderência dos mesmos na gengiva, impedindo-os de cair.
  • Por ajudar a tonificar os músculos, o óleo dá uma sensação de firmeza e juventude.
  • Muito bom no tratamento de diarreia, quando consumido junto com bastante líquido e soro caseiro para não deixar o corpo desidratar.
  • É um ótimo inseticida. Afasta moscas, mosquitos e vários outros tipos de insetos.
  • Apresenta propriedades fungicidas e por isso pode ser usado para o tratamento de infecções de fungos, tanto internas como externas.
  • Anti-inflamatório e adstringente da pele e do couro cabeludo — acne, inflamação do folículo piloso (barba), eczema, dermatite, oleosidade excessiva, queda de cabelo e caspa.
  • Expectorante, descongestionante, mucolítico suave e com ação secante — alivia sintomas de bronquite, tosse e acúmulo de catarro (pode fazer vaporização, inalação, usar no ambiente ou em colar aromatizador pessoal).
  • Muito utilizado também no tratamento de problemas estéticos como acne, caspa, pele oleosa e dermatite.
  • Se utilizado como tônico ele ajuda a aumentar o metabolismo e regula vários sistemas do corpo.
  • Estimulante linfático e diurético. É adstringente suave e tônico. Cicatriza pele com acne.
  • Estimula a drenagem do sistema linfático e é diurético — retenção de líquido, edema, celulite, gordura acumulada (dilua em óleo vegetal ou creme para massagem).
  • Alivia dores reumáticas e artrite crônica – aumenta a circulação sanguínea produzindo um efeito analgésico.
  • Indicado para peles mistas e oleosas, e ajuda a combater a acne.
  • Antisséptico poderoso dos brônquios.
  • Antisséptico poderoso do trato urinário — ameniza problemas como cistites, infecções e corrimentos (pode usar em banho de assento).

Como Utilizar o Óleo de Cedro:

O Óleo de Cedro pode ser usado em aromatizadores elétricos ou com velas. Para isso, adicione um pouco de água e o óleo na proporção de uma gota para cada três metros cúbicos.

Para fazer compressas, sejam quentes ou frias, adicione de duas a três gotas no pano já umedecido. Para preparar a ducha, pingue no máximo cinco gotas do óleo no canto do box do chuveiro. Respire bem o vapor durante o banho. Use três gostas distribuídas por todo o corpo por meio de auto massagem. Pode ser usada ainda como um enxágue após o banho. Para isso, pingue até cinco gotas do óleo em um recipiente, complete com água do chuveiro e derrame sobre seu corpo.

beneficios do oleo de cedro

Para preparar o escalda pés, use a proporção de seis gotas do óleo essencial para cada colher de chá de óleo vegetal ou álcool de cereais. Misture bem e adicione quatro litros de água, quente se for inverno e fria se for verão.

O gargarejo deve ser feito com a mistura de uma colher de mel, três gotas de Óleo de Cedro e um pouco de água em um copo. Misture bem e faça o gargarejo. A mistura não deve ser engolida.

Efeitos Colaterais do Óleo de Cedro:

Se for utilizado em grande concentração, o Óleo de Cedro pode causar algumas irritações nada agradáveis na pele. As gestantes devem também evitar a utilização do Óleo de Cedro, pois ele é um pouco tóxico e estimula contrações, podendo levar até a um trabalho de parto prematuro em casos extremos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios do Chá Earl Grey Para Saúde!

Os 30 Benefícios do Uxi Para Saúde