Bromelina – Fontes, Benefícios e Como Consumir

Conheça Tudo Sobre a Bromelina: Fontes, Benefícios e Como Consumir!

Revisado por

Enfermeira

Especialista do Dr. Saúde

Bromelina – Fontes, Benefícios e Como Consumir de forma adequada sem que ela possa causar efeitos colaterais. Além disso, a Bromelina, também chamada de “extrato de Abacaxi“, é uma combinação de vários compostos, incluindo uma grande quantidade de uma enzima digestora de proteína especial. Esta enzima pode ser digerida e, portanto, afeta o sangue e o corpo, em vez de apenas o estômago e os intestinos.

Quando ela está no estômago, ajuda o corpo a quebrar e digerir as proteínas. A suplementação de bromelina também pode reduzir a inflamação nasal, o que significa que ela atua como um descongestionante. Então, confira mais sobre a Bromelina – Fontes, Benefícios e Como Consumir:

O que é Bromelina?

A Bromelina é uma mistura enzimática digestora de proteína derivada do caule, fruta e suco da planta de Abacaxi. Tem uma história de séculos de uso para tratar doenças médicas, principalmente em toda a América Central e do Sul. Atualmente, é categorizado como um suplemento dietético e geralmente reconhecido como seguro.

bromelina beneficios

Ela pode ser utilizada isoladamente ou em conjunto com outros medicamentos. As pessoas a usam topicamente, para remover a pele morta das queimaduras e oralmente, para reduzir a inflamação e o inchaço – particularmente das passagens nasais. E também é utilizada como ajuda digestiva para osteoartrite e para reduzir a dor nos músculos doloridos.

Benefícios da Bromelina Para Saúde:

Quando extraída do caule e fruto são preparadas de forma diferente e contêm quantidades variáveis ​​dessas enzimas. Já a extraída de hastes é mais comumente utilizada nos estudos porque tem um maior teor de protease. Mas independente do modo de preparo, ambas possuem benefícios, veja quais são:

Reduz a Inflamação e o Inchaço:

Ela pode ajudar a aliviar os sintomas de osteoartrite e reumatismo. Também é usada para ajudar na recuperação de entorse e de deformação, reduzindo o inchaço e promovendo a cicatrização de tecidos. Para as pessoas que estão atualmente em medicamentos contra a artrite, considere mudar para a bromelina para uma alternativa mais natural.

Trata a Colite:

Um estudo em animais descobriu que ela de fruta purificada reduziu a inflamação e cicatrizou úlceras mucosas causadas pela doença inflamatória intestinal em ratos.

Promove o Fluxo Sanguíneo:

Também ajuda na promoção do fluxo sanguíneo saudável, reduzindo a agregação plaquetária nas artérias e diminuindo as chances de formação de coágulos. Isso pode diminuir o risco de desenvolver aterosclerose e outras doenças cardiovasculares.

Sinusite Crônica (rinossinusite crônica):

Um estudo descobriu que os comprimidos desta enzima foram eficazes para aliviar o inchaço, congestão e outros sintomas associados à sinusite crônica. Os participantes do estudo receberam ela diariamente por um período de três meses.

bromelina

Doença Cardiovascular:

Um resumo informou que esta enzima foi efetiva no tratamento de doenças cardiovasculares, como doença arterial periférica, acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e pressão arterial elevada. A ela também inibe a capacidade das plaquetas sanguíneas de se manter ou aglomerar (agregação). Isso pode ajudar a reduzir a formação de coágulos e eventos cardiovasculares.

Melhora a Saúde Intestinal:

Os efeitos anti-inflamatórios dela beneficiam o intestino. Isso ajuda a reduzir os sintomas de vários distúrbios intestinais.

Queimaduras:

Uma revisão do estudo descobriu que, quando usada como um creme tópico, era altamente eficaz para remover com segurança os tecidos danificados das feridas e das queimaduras de segundo e terceiro grau.

Melhora a Função Imune:

Estudos mostram que a bromelina promove um sistema imunológico saudável, regulando inúmeras proteínas inflamatórias durante períodos de estresse celular.

Ajuda a Tratar a Asma:

Os resultados de um estudo em animais indicaram que os efeitos anti-inflamatórios podem ser benéficos para pessoas com asma ou outras formas de doença alérgica das vias aéreas.

Outros Benefícios:

  • Suporta recuperação mais rápida de cirurgia e lesões;
  • Ajuda a prevenir ou tratar infecções sinusais (rinossinusite);
  • Ajuda a tratar distúrbios digestivos;
  • Pode suportar a perda de peso;
  • Combate alergias e asma;
  • Ajuda a diminuir a dor das articulações;
  • Pode ajudar a prevenir o câncer.

Como Consumir a Bromelina?

Ela pode ser adquirida em comprimidos para ingestão oral. Também está disponível como um creme para uso tópico. Embora seja extraído de Abacaxi, comer Abacaxi ou beber seu suco não fornece uma dose suficientemente grande para ser eficaz.

Ao usá-la, é importante discutir seu uso com seu médico e seguir as instruções de dosagem fornecidas.

A bromelina é medida em unidades de digestão de gelatina (GDUs) por grama. As doses variam entre 80-400 miligramas por porção, duas a três vezes ao dia. O seu médico pode recomendar que tome-a com as refeições para ajudar a digestão, ou com o estômago vazio para reduzir a inflamação.

benficios da bromelaina

Efeitos do Excesso de Bromelina:

Ela é relativamente segura e normalmente não causa efeitos graves quando tomado em grandes quantidades. No entanto, existe a possibilidade de que algumas pessoas possam sofrer reações alérgicas depois de tomá-la, especialmente aqueles que têm alergias ao Abacaxi. Alguns dos sintomas comuns de uma alergia ao Abacaxi incluem:

  • Prisão de ventre;
  • Prurido intenso e colmeia;
  • Choque anafilático;
  • Congestionamento dos seios;
  • Dificuldades respiratórias.

Pessoas com alergias a látex, pólen, trigo, aipo, Cenoura e Erva doce também devem se afastar desse suplemento, salvo indicação em contrário de um profissional de saúde. Deve também notar-se que as mulheres grávidas devem evitar tomá-la porque não há estudos suficientes para garantir que seja seguro para você e para o feto.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Brenda Lima

Me chamo Brenda Lima, formada em enfermagem pela EEFTESM do Rio de Janeiro desde 2016. Há alguns anos comecei a dedicar-me a produzir conteúdo no Site Dr. de Saúde para ajudar as pessoas que sofrem com uma diversidade de doenças que são oriundas da Má Alimentação. Acredito que o segredo da boa saúde é o equilíbrio, e através da boa alimentação é possível manter um corpo saudável e viver com melhor qualidade de vida.

Glutamina – Fontes, Benefícios e Deficiência

Arginina – Fontes, Benefícios e Excesso