Frutas

Ingá Cipó Fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

O Ingá Cipó é uma das espécies de fruta da Amazônia brasileira, mas cerca de 4 a 5 são comestíveis. Encontrado em árvore de grande porte, o Ingá Cipó pode atingir 15 m de altura. Tem agrupado flores verde-branco.

O fruto ingá é longo, linear, até 1 m de comprimento, marrom-esverdeada. Ingá Cipó tem a polpa branca, fibrosa, que envolve sementes pretas e brilhantes, textura macia e sabor adocicado, é comido cru.

Planta da família das Fabaceae. Também conhecida como ingá, ingá-cipó, ingá-de-metro, rabo-de-mico.

Ingá Cipó Fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios

O Ingá é mais uma da nossa série de frutas brasileiras benéficas à saúde, pode ser encontrado em várias regiões do país, principalmente as mais próximas a rios ou lagos.

Fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o Ingá Cipó possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e delicioso.

No vocabulário indígena, a palavra “Ingá ” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa.

Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá-do-mato e Inga -verdadeiro, Angá macarrão, Ingá torcido, Ingá Cipó cobra ou Ingá rabo de macaco.

Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

A Ingá Cipó é dotada de incríveis propriedades medicinais, as quais compreendem antiartrítica, antirreumática, disentérica e adstringente. Já as indicações medicinais da planta correspondem ao combate à dor, problemas no intestino, reumatismo, dor de cabeça, diarreia, entre outros males.

Então, Confira Os 15 Benefícios da Ingá Cipó Para Saúde.

Benefícios da Ingá Cipó Para Saúde.

1. Auxilia no Tratamento da Diarreia:

A Ingá Cipó é considerada um anti-diarreico devido suas propriedades purgativas. A Ingá Cipó também ajuda no alívio de hemorroidas.

2. Favorece a Saúde da Pele:

Pode-se extrair o óleo da semente de Ingá Cipó para preparação de hidratantes de pele, pois sabe-se que a Ingá Cipó é rica em polifenóis, vitamina A, vitamina B, vitamina E, ácidos graxos essenciais e alguns minerais, por isso a Ingá Cipó é altamente nutritiva e hidratante para pele.

3. Propriedades Anti-inflamatórias:

O alto teor de taninos faz da Ingá Cipó é um importante agente anti-inflamatório. Em outras palavras, a Ingá Cipó ajuda na melhoria da condição do trato digestivo através da prevenção de doenças como esofagite, enterite, síndrome do intestino irritável e gastrite.

4. Baixar os Níveis de Colesterol:

O sorvete é adequado para pessoas com níveis elevados de colesterol. Se você deseja evitar colesterol e gorduras saturadas em sua dieta, esta é a alternativa ideal.

5. Trata Dores de Cabeça:

O Ingá pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.

6. Melhora a Saúde:

O alto conteúdo de vários nutrientes nesta fruta torna uma boa escolha em uma dieta saudável.

​7. Combate Problemas Intestinais:

O Ingá Cipó possui propriedades disentéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

8. Ajuda na Perda de Peso:

Esta fruta tem um sabor que é comparado ao sorvete de baunilha. É usado como um agente aromatizante em diferentes tipos de sobremesas por pessoas saudáveis ​​e conscientes do peso, pois tem baixo teor de gordura.

9. Trata o Reumatismo:

Se é um paciente reumático e diagnosticado, talvez goste de saber que comer o Inga regularmente pode ajudar a aliviar os sintomas e dores provocadas pelo problema, evitando crises mais graves da doença. Consumir a Ingá Cipó também pode ajudar a prevenir o reumatismo, ideal para pessoas com histórico familiar ou que tenham predisposição ao problema.

10. Previne o Câncer:

Os antioxidantes que se encontram nessas frutas ajudam na prevenção do câncer. Os compostos que incluem ácido gálico, quercetina com flavonol e epicatequina são anti-câncerigenos e anti-inflamatórios.

11. Previne a Artrite:

Se você é predisposto a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o Ingá Cipó também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticados.

12. Aumenta a Imunidade:

O alto conteúdo dos antioxidantes nas frutas tropicais faz com que ele impulsione a imunidade.

13. Combate Dores no Geral:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o Ingá Cipó pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

14. Baixar Pressão Alta:

A Ingá Cipó para pressão alta possui propriedades cardiotônicas e diuréticas que ajudam a equilibrar o excesso de líquidos nos vasos, baixando a pressão sanguínea.

Para controlar a pressão é importante ainda evitar os fatores de risco da doença, adotando um estilo de vida saudável, com prática regular de exercícios e baixo consumo de sal e de sódio, presente nos alimentos industrializados.

Ingá Cipó é ótimo para baixar a pressão arterial, mas o indivíduo não deve parar de tomar os remédios para baixar a pressão indicados pelo médico.

Ingá Cipó Fruta: 15 benefícios, informação nutricional e malefícios15. Combate o Envelhecimento:

Muito estudada pelos cientistas, a Ingá Cipó possui uma excelente composição. É rica em compostos como catequinas, bioflavonoides e taninos, fazendo com que aja como um excelente antioxidante o que faz com que seja um ótimo combatente dos radicais livres, responsável pela formação de tumores e do envelhecimento precoce da pele.

Como Usar a Ingá Cipó:

  • Alimentação: Os frutos são muito apreciados e comercializados em feiras;
  • Madeira: Considerada macia, com moderada resistência mecânica e pouco durável. É utilizada na caixotaria e para lenha e carvão.
  • Outros usos: O tanino, substância extraída da casca, pode ser utilizado para curtir couros. É também indicada para paisagismo e arborização urbana.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

1 comentário

  • […] ou lagos. Fruto de uma árvore chamada de ingazeira e pertencente à família das leguminosas, o Inga possui sementes e uma polpa branca e adocicada, que torna o seu sabor único, exótico e […]

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.