Benefícios das Plantas

Os 12 Benefícios da Tatajuba Para Saúde

beneficios da tatajuba

Benefícios da Tatajuba que poucas pessoas conhecem. Além disso, a Tatajuba Bagassa guianensis é uma árvore grande de terra firme, que cresce até 35-50 m de altura e até 2 m de DAP. Como outras espécies da família Moraceae, quando cortada, libera um látex branco abundante e é a única entre elas que ocorre nas Américas a ter folhas opostas, freqüentemente trilobadas e com pecíolos compridos.

beneficios da tatajubaO nome científico vem do nome popular usado nas Guianas: bagasse na Guiana Francesa, e gele-bagasse no Suriname. No Brasil, o nome bagaceira(o) é usado raramente; o nome mais comum é Tatajuba.

Este nome é, às vezes, usado para outras espécies da família Moraceae, especialmente Maclura tinctoria (amoreira) e Clarisia racemosa (guariúba).

Outras ortografias incluem: Tatajuba, tatajuva e Tatajuba -de-Belém. Em Rondônia, o nome mais usado é garrote, o qual é também usado para espécies do gênero Brosimum.

As flores são minúsculas, agrupadas em inflorescências formadas ou de flores femininas (capítulos) ou de flores masculinas (espigas).

Estudos recentes, no Pará, mostram a probabilidade de polinização por pequenos insetos (tisanópteros) e não somente pelo vento, como foi anteriormente suposto.

Após a polinização as infrutescências crescem até o tamanho de uma laranja. A planta é dióica, ou seja, há indivíduos que só desenvolvem flores masculinas e outros que só têm flores femininas.

O fruto é comestível, sendo levemente adocicado. Na mata são comidos por vários animais. Confira Os Benefícios da Tatajuba Para Saúde:

1. Benefícios da Tatajuba com Propriedades Anti-Inflamatórias:

Nos experimentos relatados, a planta demostrou possuir atividades anti-inflamatória e antinociceptiva, que é descrita como redução na capacidade de perceber e transmissão de estímulos que causam a dor, sendo importante componente para o organismo.

2. Benefícios da Tatajuba Para Cicatrização:

Existem importantes alimentos que desempenham função essencial no auxílio para cicatrizar os cortes e ferimentos, e os resultados são satisfatórios.

E a Tatajuba funciona como um cicatrizante natural, e na medicina alternativa, a planta para os adeptos renovam a pele com bom resultado.

3. Benefícios da Tatajuba com Propriedades Antioxidantes:

O látex exsudado do caule da arvore da Tatajuba, ajuda no tratamento da Síflis, que para tal, é necessário um fortalecimento do Sistema Imunológico, e a Tatajuba ajuda a potencializar a saúde de um modo geral em virtude de seu efeito antioxidante.

4. Ajuda Tratar o Reumatismo:

O reumatismo não é uma doença única, mas sim um termo que engloba sintomas musculoesqueléticos de várias doenças diferentes. Uma alimentação saudável, rica em frutas é fundamental não só para prevenir o reumatismo, como para desintoxicar o corpo de tudo aquilo que tem nos prejudicado e a Tatajuba por seu efeito adstringente ajuda a tratar e prevenir o reumatismo.

5. Combate Problemas de Pele:

A Tatajuba Funciona também como adstringente, a planta além das funções comuns aos tônicos, complementa a limpeza da pele, fecha temporariamente os poros e ajuda a controlar a oleosidade da pele.

6. Possui Propriedades Antibacteriana:

Por possuir propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas o látex extraído da Tatajuba é utilizado na medicina popular para aliviar dores de dente, hérnias e também para curar ferimentos.

Outros Benefícios da Tatajuba Para Saúde:

  • Antimicrobiana;
  • Antifúngica;
  • Analgésica;
  • Anti-hipoglicemiante;
  • Anti-HIV;
  • Antimalária.

Usos da Tatajuba:

O fruto é comestível, sendo levemente adocicado, adstringente mas de sabor agradável. Na mata são consumidos por vários animais. Sua madeira é de cor amarela, tornando-se dourada através do acabamento pela indústria; relativamente pesada e de boa qualidade.

Sua contração durante a secagem é excepcionalmente pequena para uma madeira do seu peso. É resistente ao ataque de insetos e vermes marinhos, assim, tem um grande potencial para uso em construção externa e deck. Tem sido cultivada como fonte de celulose.

Mas a espécie tem uma distribuição irregular, e é muito rara em algumas regiões onde normalmente deveria ocorrer.

Informações Ecológicas:

Planta semidecídua, heliófila até ciófita, seletiva xerófita, característica e exclusiva da floresta pluvial Amazônica, onde apresenta, de maneira geral, freqüência moderada a elevada, não obstante muito descontínua e irregular ao longo de sua área de distribuição.

Apresenta boa regeneração em áreas abertas e em capoeiras, preferindo terrenos bem drenados e férteis situados em elevações do terreno. Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis, prontamente disseminadas pela fauna em geral.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.