Benefícios das Plantas

Dois Amores – Origem, Benefícios e Como Usar!

Dois Amores – Origem, Benefícios e Como Usar as suas propriedades medicinais. Alem disso, família das Euforbiáceas. Esta planta é um arbusto pequeno, medindo até 3m de altura, muito ramificado, com ramos suculento quase fistulosos, folhas poucas, curto-pecioladas, alternas, ovais, oblongas, obtusas ou recurvadas no ápice, agudas coriáceas, onduladas nas margens e com a nervura central saliente na página inferior, glabras.

dois amores

É medicinal, o extrato da raiz, conhecido nas Antilhas Espanholas como ipecacuana e na França como ipeca de Saint-Domingue, é vomitivo, assim como o látex, sendo que este é acre é muito cáustico, enérgico, útil contra as úlceras de mau caráter, servindo também para extirpar as verrugas e os calos, ligar carnes dilaceradas e estancas hemorragias.

A decocção de toda a planta é eficiente contra a amenorreia. Espécie xerófila, muito melífera e que, segundo Ridola, deve ser considerada como uma “descendente de Euphorbia de evolução póstuma com flores zigomorfas, modificada especialmente em vista de sua adaptação ornitófila”.

É planta ornamental, muitíssimo cultivada nos jardins e também usada para cercas vivas. Conhecida também pelos nomes de picão, sapatinho-de-judeu, dois-irmãos, etc.

Suas flores são vermelhas, pequenas, medindo 15mm as masculinas, numerosas e dispostas na circunferência e uma só feminina no centro.

Inclusas num grande invólucro, bilobado, vermelho até purpúreo e com a forma de sapato, reunidas em cimeiras terminais densas; seu fruto é uma cápsula mais larga que comprida (até 7mm de comprimento e 9mm de largura, truncada na base e no ápice.

Benefícios da Dois Amores:

O extrato da raiz e o látex, por exemplo, são eficientes vomitivos. O látex isoladamente é cáustico enérgico, acre, calicida e anti-hemorrágico e é indicado, sobretudo, para sífilis, verrugas, úlceras, amenorreia e recuperar carne dilacerada.

Por mais indicado que seja o látex, você só deve utilizá-lo externamente com orientação médica. Internamente, por conta de ser cáustico e tóxico, você deve evitar ao máximo.

Como Cultivar:

A família Euphorbia possui mais de 300 gêneros e 7.500 espécies de plantas. Na maioria das vezes, elas são plantas de retenção de água que se adaptam facilmente a climas áridos.

Para plantar uma Euphorbia é ideal que você tenha uma muda. Tudo é bem simples e é recomendável que você use luvas durante todo o processo: em um recipiente grande (vaso) coloque a raiz da planta e água com composto orgânico.

Com uma faca afiada, corte a planta no ponto em que um ramo está crescendo. Na hora que começar a sair o látex você deve lavar a área com água fria e deixar que o corte seque.

Você só vai poder tirar a planta desse vaso depois que a parte cortada secar totalmente.

Depois disso, plante-a direto no solo bem drenado, pois ele permite que a planta receba a umidade necessária sem encharcar.

Escolha um lugar onde receba luz solar todos os dias. Ela não precisa ficar direto ao sol, mas que pelo menos receba uma boa quantidade de luz todos os dias.

Chá da Erva Dois Amores:

Para preparar o chá da erva dois amores, o paciente deve seguir as orientações médicas.

A partir da liberação, basta separar uma xícara de água quente e uma porção pequena da erva.

Coloque a erva na água e deixe descansar por alguns minutos. Feito isso, o chá está pronto para ser ingerido.

Lembrando que a indicação é que a ingestão diária não ultrapasse as três xícaras.

Cuidados com a Dois Amores:

E nunca é demais lembrar que o látex que se encontra no caule da planta da Euphorbia é uma defesa natural da planta contra os animais herbívoros.

Os esteres de terpeno podem causar irritações na pele, pois são cáusticos. Por isso, todo cuidado é pouco em ambientes com crianças ou animais domésticos.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.