Especiarias e Temperos

Louro Indiano é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

O Louro Indiano possui ricas propriedades medicinais que auxiliam e promovem a saúde do corpo humano. O Louro Indiano, de nome científico Laurus nobilis, é originário do Mediterrâneo e suas árvores podem chegar a 20 metros de altura. Suas folhas são vistosas e com um odor muito característico, sendo muito utilizadas para aromatizar refeições.

Louro Indiano é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Na Grécia Antiga, os seus ramos eram utilizados para confeccionar as coroas entregues aos vencedores de competições, além de serem consagradas a Apolo. O costume destas coroas como um símbolo de vitória também foi utilizado pelos reis de Roma, na época dos Césares.

Daí vem o termo “laureado” quando alguém faz algo excepcional, fazendo referência ao ato de ser coroado com uma coroa de louros indianos. Além de ser utilizado para preparar pratos como feijão, sopas e carnes, as folhas de Louro Indiano possuem propriedades que trazem benefícios à saúde.

Valor Nutricional do Louro Indiano:

O Louro Indiano possui as propriedades: diurética, antirreumática, anti-inflamatória, digestiva, estimulante e expectorante. Entre os seus nutrientes estão o potássio, o cálcio, os hidratos de carbono, a fibra, o fósforo, o magnésio, o ácido fólico, as vitamina B6 e vitamina C, entre outros. Então, confira agora os Benefícios do Louro Indiano Para Saúde:

Benefícios do Louro Indiano Para Saúde:

1. Combate a Diabetes:

O Louro Indiano pode ser eficaz no tratamento de diabetes tipo 2, pois provoca a redução da glicose no sangue, o colesterol e os níveis de triglicéridos. Isso vai causar uma queda nos níveis de açúcar no corpo, bem como contribuir para o funcionamento do seu coração.

Isso ocorre porque os seus antioxidantes permitem que o corpo processe a insulina de forma mais eficiente, tornando-se, assim, uma boa escolha para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.

2. Benefícios do Louro Indiano Contra Dores nas Articulações:

Em caso de dor nas articulações, você pode fazer um cataplasma com as folhas do Louro Indiano em torno das articulações inflamadas para reduzir a dor e inchaço. Em caso de dor de cabeça, você pode ferver algumas folhas de louro na água por alguns minutos. Coe e beba essa mistura.

3. Combate Inflamações:

Um grande benefício do Louro Indiano são suas propriedades que auxiliam a reduzir inflamações. Dores de garganta ou dente são amenizadas por conta das suas propriedades antiinflamatórias.

4. Melhora a Digestão:

Também é conhecido por suas propriedades digestivas, auxiliando no processo de digestão e reduzindo os riscos de problemas estomacais, como flatulência, náuseas e queimação.

Experimente trocar o cafézinho depois do almoço por uma xícara de chá desta erva e perceba a diferença na digestão!

5. Benefícios do Louro Indiano Contra a Diabetes:

O cominho pode ser usando juntamente com o Louro Indiano para Reduzir o risco de diabetes melhorando seu controle de açúcar no sangue.

Você precisa de um consumo regular desta erva para diminuir os níveis de açúcar no sangue. Esta maneira natural é bastante segura e livre de produtos químicos. Você pode consumi-lo 2 vezes ao dia.

6. Previne o Envelhecimento Precoce:

O Louro Indiano é conhecido por manter a pele humana impecável. Grande parte da responsabilidade da pele hidratada e o retardamento de envelhecimento precoce é atribuído a esta erva, por conta dos antioxidantes presentes em suas propriedades.

7. Combate o Reumatismo:

O óleo extraído da folha de Louro Indiano tem propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar a dor resultante de entorses, distensões, artrite, reumatismo, bem como dores gerais.

8. Benefícios do Louro Indiano Contra Dores de Cabeça:

Massagear seus templos com óleo de Louro Indiano ajuda a aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Ele também estimula a circulação e promove uma sensação de bem-estar.

9. Combate Gripes e Resfriados:

Por conter propriedades antioxidantes, o chá de Louro Indiano melhora o sistema imunológico reduzindo os riscos de gripes e resfriados, a bebida também alivia os sintomas quando já estamos resfriados.

10. Combate o Mau Hálito:

Muitas vezes os cuidados com a higiene dental não bastam e o cheiro desagradável causa constrangimento. Esta erva oferece certas substâncias eficazes contra as bactérias que causam o mau hálito.

11. Favorece a Perda de Peso:

O benefício mais buscado no Louro Indiano é sem dúvida a capacidade de auxiliar na perda de peso. Isso ocorre porque a erva potencializa as atividades do estômago, reduzindo o inchaço, além de proporcionar a sensação de saciedade, influenciando positivamente na perda de peso.

12. Benefícios do Louro Indiano Contra Pedras os Rins:

As propriedades do Louro Indiano ajudam no tratamento de infecções nos rins e até mesmo pedras nos rins. Para este efeito, ferva 5 gramas folhas de louro em 200 ml de água até que 50 ml de água permaneça. Coe e beba isso duas vezes por dia.

13. Ajuda a Repelir Insetos:

O Louro Indiano é um ótimo repelente de insetos, pois contêm ácido láurico. Um prato de Louro Indiano irá repelir insetos. Um creme feito com suas folhas esmagadas e um pouco de seu óleo alivia picadas e mordidas quando aplicado topicamente.

Louro Indiano é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

14. Combate o Câncer:

A Louro Indiano contém ácido cafeico, quercetina, catequina e euganol, os quais possuem propriedades de químio-protetoras, que proporcionam resistência contra diferentes tipos de câncer. Elas contêm também um fitonutriente chamado partenólido, que tem mostrado conter especificamente a proliferação de células de câncer cervical.

15. Benefícios do Louro Indiano Contra o Corrimento Vaginal:

O Louro Indiano, quando Consumido por via oral, pode induzir a menstruação regular e normal. Ele também têm a propriedade de curar corrimento vaginal.

16. Melhora a Concentração:

O Louro Indiano pode ser servido a qualquer hora do dia, contudo quando consumido pela manhã, estimula o sistema nervoso ampliando a concentração e o alerta. Recomenda-se evitar ingerir a bebida a noite, pois a energia proporcionada pode causar insônia.

17. Alivia a Febre:

As propriedades desta erva são eficazes na luta contra os sintomas de resfriado, gripe e infecções. Em caso de problemas respiratórios, ferva a água e adicione 2 a 3 folhas de Louro Indiano. Deixe-a repousar durante 10 minutos. Molhe um pano nesta água morna e coloque em seu peito para aliviar a gripe, resfriado e tosse. O chá de folhas de louro é eficaz na redução da febre.

18. Combate a Hipertensão:

Por ser diurético, esta erva é uma poderosa arma contra a hipertensão, além de conter antioxidantes que auxiliam no não agravamento de doenças cardiovasculares.

19. Benefícios do Louro Indiano Contra a Fadiga:

Como dito anteriormente, por conter grandes doses de cafeína, o Louro Indiano oferece energia e disposição. A erva também acaba com a sensação de corpo e mente cansados ou fadigados.

20. Melhora a Saúde do Coração:

O ácido cafeico, o salicilato e o fitonutriente presente nesta erva podem ajudar o coração a trabalhar de forma eficaz e prevenir várias doenças que podem atacar o coração, como acidentes vasculares cerebrais, doença arterial coronária, etc.

Outros Benefícios do Louro Indiano Para Saúde:

  • É freqüentemente usada para ajudar a tratar insônia, estresse crônico e alterar o humor.
  • Como uma erva culinária, a folha de louro pode ajudar a controlar os níveis de glicose e níveis de colesterol em pessoas com diabetes e prevenir pedras nos rins.
  • Auxilia na boa digestão, pois estimula os movimentos peristálticos e aumenta as secreções digestivas.
  • Ajuda em infecções na pele e nos ouvidos.
  • Tomado como um chá, a folha de louro pode prevenir o crescimento e a propagação de Leucemia e causar apoptose em outras células cancerosas.
  • Combate o estresse e a ansiedade.
  • A lavagem feita a partir de suas folhas infundidas é eficaz no tratamento da caspa. O chá dessas folhas é considerado um ótimo remédio para queda de cabelo. O Louro Indiano é um tônico para o cabelo que combate eficazmente a caspa e queda de cabelo.
  • Regula o ciclo e o fluxo menstrual e alivia as cólicas.
  • Ajuda a induzir o sono adequado e de mais qualidade, para que você possa descansar adequadamente.
  • Auxilia nas inflamações do fígado.
  • Para se livrar de piolhos, ferva cerca de 50 gramas de folhas de Louro Indiano esmagadas em 400 ml de água até que 100 ml de água permaneça. Coe a água, deixe esfriar e aplique sobre as raízes do cabelo. Deixe-a por 3 a 4 horas e lave. Isto irá remover os piolhos de forma eficaz.
  • Auxilia no alívio dos efeitos indesejados da ressaca, pois, assim como o boldo, o louro possui propriedades desintoxicantes, sendo recomendado para casos de desconforto digestivo provocado pela ressaca.
Louro Indiano é bom para quê? para que serve, benefícios e malefícios

Receita do Chá de Louro Indiano:

Adicione três folhas de Louro Indiano em uma xícara de água fervente, tampe e deixe repousar por dez minutos. Retire as folhas e beba o chá antes das refeições para auxiliar na digestão. Se preferir, o chá pode ser adoçado. O chá pode ser tomado até quatro vezes ao dia.

Malefícios do Louro Indiano:

Tenha atenção com a quantidade ingerida, pois em excesso, o Louro Indiano pode causar sonolência e pode ser prejudicial às pessoas que possuem sensibilidade no estômago.

O seu uso é contraindicado para mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.