Benefícios das Plantas

Crisântemo – Origem, Benefícios e Como Usar!

Crisântemo Origem, Benefícios e Como Usar que devemos ficar informados. Além disso, o crisântemo pertence à família Asteraceae, também conhecida como Compositae. Seu nome científico é Chrysanthemum; é uma planta muito cultivada e valorizada no continente asiático. A cor original do crisântemo é amarela. Tanto é que, em grego, seu nome significa “flor de ouro“.

Crisântemo

Na China, a flor está relacionada ao Sol e, muitas vezes, simboliza a nobreza. O crisântemo tem origem provável lá mesmo, de onde veio a maioria das espécies que formam linhagens a partir das quais foram desenvolvidas todas as outras utilizadas no mundo nos dias de hoje.

Na Ásia, ele significa também felicidade, vida completa. E no caso específico do crisântemo branco, há uma crença de que ele é símbolo de sinceridade, verdade. Segundo o taoísmo, o crisântemo é representa simplicidade e perfeição.

Por ser uma flor típica do outono, ainda remete a uma espécie de mediadora entre céu e terra, vida e morte. Diz-se que o crisântemo foi levado para o Japão pelos budistas, sendo mesmo um dos símbolos daquele país, cujo próprio trono do imperador era denominado “trono do crisântemo”.

Há relatos do cultivo da flor de mais de 2 mil anos. A planta chegou à Europa por volta do século XVII. Foi lá que, em função do trabalho dos botânicos e cultivadores, assim como das alterações genéticas, começou a ganhar variedades e cores diversas.

Atualmente, podemos encontrar crisântemos brancos, vermelhos, roxos, alaranjados e rosados. Desde então, o crisântemo vem sendo melhorado e selecionado. A ideia é encontrar cultivares adequadas a diferentes locais; adaptar as plantas às mais diversas condições de plantio.

O que é Crisântemo?

O crisântemo pertence à família Asteraceae e é uma variedade de plantas perenes nativas da Europa do nordeste e da Ásia. Estas plantas têm um número de usos ornamentais, culinários, ambientais, inseticidas e medicinais que são conhecidos pelo homem desde séculos.

A medicina chinesa ainda usa uma infusão de ervas de crisântemo para tratar problemas como Febre e dor de garganta entre muitas outras doenças. As pessoas comumente consomem em forma de chá para o tratamento de infecções virais e bacterianas, problemas digestivos, Sinusite e para melhorar a visão e audição.

Informação Nutricional do Crisântemo:

Crisântemo

Alguns dos compostos em crisântemo são flavonoides como a luteolina, apigenina e acacetina, Colina e Vitamina B1. Também é uma boa fonte de Vitamina C e Vitamina A, Niacina, Ácido fólico e Ácido pantotênico e também é rica em Cálcio, Magnésio, Potássio, Ferro e Fósforo. Agora, confira Os Benefícios do Crisântemo Para Saúde:

1. Excelente Fonte de Antioxidantes:

Contém beta-caroteno que quando consumido é convertido em Vitamina A no fígado. Este chá também é carregado com Vitamina C, que é considerado como um potencial antioxidante. Antioxidantes ajuda em restringir a desintegração das células e retardar o processo de envelhecimento. Além disso, este chá ajuda a reduzir as probabilidades de doenças relacionadas com a idade e impede a ocorrência de cânceres.

2. Aumenta a Imunidade:

O crisântemo funciona como um impulsionador da imunidade para o seu corpo. Ele ajuda a melhorar a imunidade do seu poder corpo para infecções e também evita propagação de infecções para outras partes do corpo. Seu corpo ganha habilidades especiais para lutar contra as infecções fortemente.

A Vitamina C no chá impede o bloqueio na garganta e órgão respiratório e reduz a intensidade do frio e da gripe. Este chá também é muito eficaz na cura o Escorbuto e de luta contra a febre por arrefecimento naturalmente seu corpo.

3. Cura Inflamação:

O crisântemo ajuda a lidar com pequenas erupções cutâneas na pele causada devido ao calor etc. Você pode aplicar o pó deste chá externamente na área impactada ou beber duas a três vezes por dia até que os sintomas desapareçam. Ele tem notáveis qualidades anti-inflamatórias que tratam o inchaço devido a picadas de abelha, músculos quebrados e reações alérgicas também.

4. Melhora Saúde Mental:

Para banir o medo, Estresse e Ansiedade e alcançar um estado de paz de mente consumo de crisântemo prova ser muito benéfico. Ele atua como um potenciador natural de energia que ajuda a sair da Depressão. Ele infunde entusiasmo, criatividade e aumenta a produtividade em uma pessoa.

5. Mantém o Fígado Forte:

Chá preparado a partir de flores de crisântemo age como um poderoso e limpador do corpo. Ele quebra as toxinas e filtro como o álcool do corpo. O consumo regular de chá esta suporta seu corpo na síntese de proteínas e produção de enzimas digestivas úteis no corpo.

6. Reduz o Colesterol:

Crisântemo

Todas aquelas pessoas que estão lutando com problemas de colesterol devem começar a consumir esse chá diariamente. E, naturalmente, faz diminuir os níveis de colesterol ruim no corpo e aumentar o colesterol bom. É muito útil para a Obesidade, cardíaca e diabetes pacientes.

Outros Benefícios do Crisântemo Para Saúde:

  • O crisântemo pode ajudar o corpo a combater uma variedade de infecções, incluindo infecções estreptocócicas e estafilocócicas.
  • Os chineses tradicionais usaram o chá para tratar Gripe, febres, inflamações e até mesmo insolação devido ao efeito de resfriamento. A erva também ajuda a corrigir os desequilíbrios que podem afetar o fígado e também ajuda a lidar com a função renal, ajudando assim com seu tratamento.
  • Um enxague feito a partir da flor pode ser útil para tratar infecções da pele.
  • O crisântemo é uma ótima ajuda para a digestão, ajudando o corpo a digerir com mais facilidade alimentos gordurosos.
  • O chá também é útil para aliviar a congestão nasal e da cabeça.
  • Por causa de seu conteúdo zero de calorias, é frequentemente usado para tratar a obesidade e como uma ajuda para perder peso.
  • Diz-se também para melhorar a visão e audição e é dada em casos de tontura, visão turva e manchas na frente dos olhos. Também pode ser útil em casos de cegueira noturna e no tratamento da Conjuntivite.
  • Uma nova pesquisa mostrou que a flavonoide acacetina que está presente no crisântemo tem a capacidade de inibir o crescimento de células malignas na região da próstata. Isso pode torná-lo uma arma útil na batalha contra a próstata e outras formas de câncer.
  • Acredita-se que seja bom para o coração e é conhecido por reduzir os níveis de pressão arterial. Pode também ser capaz de aumentar o fluxo sanguíneo para o coração.
  • A medicina tradicional chinesa usou essas propriedades da flor para tratar casos de hipertensão e angina.

Como Usar Crisântemo:

Na medicina tradicional, o crisântemo tem sido usado para tratar dor no peito, pressão alta, diabetes, dores de cabeça, tontura e muito mais. A flor tem a capacidade de aumentar o fluxo sanguíneo para o coração e também foi encontrado para aumentar a sensibilidade de uma pessoa à insulina.

O chá de crisântemo é uma bebida popular usada para curar o corpo. Este chá terapêutico é uma ótima ajuda para a digestão, é útil para aliviar náuseas, pode esclarecer resfriados e pode diminuir as febres.

Receita Para Fazer o Melhor Chá de Crisântemo:

Crisântemo

Você vai precisar de:

  • 5 litros de água.
  • 50 gramas de açúcar.
  • 50 gramas de flores de crisântemo (secas).

O procedimento é muito simples. Tudo que você precisa fazer é seguir estes passos.

  • Despeje a água em uma tigela e deixe até que ela comece a ferver.
  • Assim que a água começar a ferver, adicione as flores secas.
  • Misture as flores e a água por 2 minutos. Não cozinhe mais que isso!
  • Adicione o açúcar e espere até que ele se dissolva. Quando isso acontecer, desligue o fogão e remova a tigela.
  • Use um filtro para remover flores e está feito. Beba à temperatura ambiente.

Possíveis Efeitos Colaterais do Crisântemo:

Algumas pessoas podem ser alérgicas ao crisântemo e podem experimentar reações adversas ao consumi-lo ou manipulá-lo. O manuseio físico da flor pode resultar em irritação da pele e o consumo pode causar problemas estomacais. Pessoas com alergias conhecidas a margaridas e ásteres devem evitar o crisântemo, como as pessoas com diarreia. Consulte o seu médico antes de tomar crisântemo, especialmente se você estiver em outra medicação que pode reagir negativamente com ele.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.