Frutas

Manga fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Os Benefícios da Manga Para Saúde são diversos e variados. Além disso, a Manga possui inúmeros valores nutricionais que combatem e previnem o corpo de muitas doenças.

No Brasil temos aproximadamente 10 variedades diferentes de Manga. Dentre as mais famosas estão a tommy atkins, a rosa, a espada, a haden, a palmer e a bourbon.

Mas no mundo todo são mais de 1600 variedades identificadas de Manga, e o país campeão é a Índia, com mais de 1000 variedades cultivadas. Cada variedade apresenta um formato característico, e uma polpa mais ou menos doce, com mais ou menos fibras. Cada unidade pode variar de 100 g até 2 quilos.

A Manga é uma fruta do tipo drupa de clima tropical e subtropical. Sua coloração pode variar conforme a espécie da mesma e seu grau de maturação. Quando a fruta está madura, suas cores variam entre o amarelo, laranja e vermelho. Sua polpa, que reveste uma grande semente, é doce e suculenta, podendo ser fibrosa em algumas espécies.

Os maiores produtores mundiais de Manga são Índia, China, Tailândia, México, Indonésia e Brasil. Na Índia, maior produtor da fruta, a mesma possui uma enorme importância na alimentação das pessoas. No Brasil, os maiores produtores são os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

A Manga pode ser consumida em forma de suco, geleias, vitaminas, saladas verdes, molhos ou juntamente com outros alimentos, mas não é a fruta mais indicada para diabéticos ou pra incluir em dietas de emagrecimento porque é muito doce.

Origem da Manga

Manga fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Conhecida como a rainha das frutas tropicais, a Manga é o fruto da mangueira, árvore pertencente ao gênero Mangifera. A fruta é originária da Ásia, mais especificamente da região que vai do leste da Índia às Filipinas, a qual foi introduzida no Brasil pelos portugueses e se adaptou muito bem.

As mangueiras podem atingir entre 35 e 40 metros de altura e necessitam de solos férteis e bem irrigados para se desenvolverem. A produção mundial em 1994 foi de 18.450.000 toneladas (FAO) destacando-se Índia, China e México, como principais países produtores que ofertaram 66,5% da produção naquele ano (FAO).

A produção brasileira em 1993, foi de 563.511 toneladas destacando-se as regiões Nordeste (47%) e Sudeste (43%) como maiores produtoras de Manga (IBGE). Na Bahia destacam-se as regiões econômicas do Baixo Médio São Francisco, Serra Geral e Oeste (IBGE, 1994) como principais produtoras de Manga ofertando 80% da produção baiana; a Bahia produziu 58.268 t. de Manga, em área colhida de 7.342 ha, em 1994, quando se destacaram Livramento de Brumado (15%), Juazeiro (13%), Vera Cruz e Maragogipe como municípios maiores produtores (IBGE, 1994).

As exportações baianas de Manga, em 1996 (IBGE), foram dirigidas a Países Baixos (81%), E.U.A (13%), ao Reino Unido, França, Espanha e Uruguai. Em 1995 a Bahia recebeu 8,8 milhões de dólares com exportações de mangas frescas ou secas. (IBGE).

Valor Nutricional da Manga

Uma porção de 100g de Manga fornece apenas 50 Kcal, sendo aproximadamente 13g de carboidratos, 1g de proteínas e não tem quantidade significativa de gordura. Além disso é extremamente rica em fibras, em 100g de Manga encontramos 2g de fibras.

Uma Manga média pesa em torno de 300 a 400g, por isso uma boa dica é cortar e medir a quantidade por xícaras, assim você consegue ter uma ideia melhor de quanto está ingerindo. Uma xícara de Manga picada terá em torno de 150g.

Além disso, a Manga não contém sódio nem colesterol e contém uma grande variedade de vitaminas e minerais, entre eles vitamina C, vitamina B6, vitamina A, potássio, cobre e ferro. Então, confira agora os Benefícios da Manga Para Saúde:

Benefícios da Manga Para Saúde

1. Favorece a Perda de Peso:

Sim, é isso mesmo. Mas frutas não contém carboidratos e engordam? Apesar de conter carboidratos, utilizar a Manga como substituto de outras refeições calóricas, como lanches da manhã e da tarde com massas, pães, biscoitos e alimentos gordurosos, é uma excelente estratégia para reduzir o número de calorias ingeridas diariamente.

A Manga contém, sim, carboidratos, porém tem baixa densidade calórica. Os benefícios da Manga para o emagrecimento são os menos compreendidos. Assim, mesmo comendo uma quantidade razoável, que leva à saciedade, a quantidade de calorias ingerida será baixa. Isso ajuda a criar o deficit calórico necessário na queima dos quilos extras.

2. Previne a Diabetes:

A Manga tem um baixo índice glicêmico, que é a velocidade com que os carboidratos de determinado alimento são absorvidos e disponibilizados na corrente sanguínea na forma de glicose. Isso é um fator importante por não induzir picos de glicemia e insulina e poder ser uma ótima fonte alimentar para pessoas com diabetes.

3. Controla o Colesterol:

Os altos níveis de vitamina C, pectina e outras fibras da Manga, auxiliam a reduzir a absorção de colesterol dos alimentos e a baixar seus níveis no sangue. Além disso, o potássio ajuda na saúde do coração e dos vasos sanguíneos

4. Regula o Intestino:

A alta concentração de fibras da Manga promove o bom funcionamento do intestino, sendo substrato para micro-organismos “do bem” da flora intestinal. Uma alimentação rica em fibras evita as sensações de inchaço, desconforto e até mau humor causadas pela constipação.

Aqui uma observação é importante: sempre prefira o consumo da fruta ao invés do suco, pois o suco não contém as mesmas quantidades de fibras. Como você já percebeu, alguns dos importante benefícios da Manga estão relacionados à quantidade de fibras da fruta.

5. Combate os Radicais Livres:

Além das vitaminas C e E, que são antioxidantes poderosos, a Manga contém outros carotenoides e polifenóis que combatem os radicais livres no organismo, protegendo contra doenças, o envelhecimento, auxiliando na recuperação física pós atividade física dentre tantos outros benefícios que os antioxidantes têm para a saúde.

6. Melhora o Funcionamento das Artérias:

Em um estudo feito com consumidores adeptos da Manga, estes apresentavam níveis mais baixos de proteína C reativa, um indicador de risco cardíaco. Há explicação para o achado: as fibras solúveis e os antioxidantes que abundam na fruta zelam pelo bom funcionamento das artérias.

7. Melhora a Digestão:

A Manga é a segunda melhor fruta no processo de digestão (perdendo apenas para o mamão). A fruta é famosa pela disponibilidade de fibra, que facilita o processo de digestão e a se livrar de resíduos que podem levar ao câncer de cólon.

8. Combate a Insolação:

Para reduzir o risco de contrair a insolação, é importante para manter o nível do líquido em seu corpo. Sendo uma rica fonte de potássio, mangas ajudam a manter o nível de sódio, que por sua vez regula o nível do fluido do corpo e protege contra insolação.

Durante os dias de verão, você pode comer mangas maduras ou mangas verdes diariamente para ajudar a esfriar e hidratar o corpo rapidamente.

9. Aumenta a Libido:

As mangas são consideradas um grande fruto afrodisíaco, dando-lhes o apelido de “fruta do amor “. Sendo uma rica fonte de vitamina E, mangas ajudar a regular os hormônios sexuais e aumentar a libido.

Além disso, as mangas têm magnésio e potássio, os nutrientes essenciais, necessários para a produção de hormônios sexuais.

10. Aumenta o Metabolismo:

Como os mamões, as mangas ajudam a melhorar a digestão porque são muito ricas em fibras. E não é apenas o meu dizer, tem sido comprovado em muitos trabalhos científicos. As fibras ajudam no movimento do intestino adequado aumentando a taxa metabólica, o que ajuda a reduzir problemas no estômago.

Manga fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

11. Previne a Acne:

Esta fruta incrível é enriquecida com antioxidantes, e isso ajuda no rejuvenescimento celular e reparação celular. Ela ajuda a desintoxicar a pele de dentro e também previne a ocorrência de acne.

12. Previne o Envelhecimento Precoce:

Os antioxidantes atrasam o aparecimento de envelhecimento da pele e pigmentação. As mangas também protegem sua pele contra os radicais livres nocivos que podem causar câncer de pele. Além disso, a vitamina C em mangas ajuda a curar marcas de espinhas e cicatrizes de acne.

13. Promove o Ganho de Massa Muscular:

Uma ingestão moderada desta fruta é uma das maneiras mais simples de melhorar o peso do seu filho efetivamente. Apenas 150 gramas oferecem ao seu filho aproximadamente 86 calorias. Que seu corpo pode facilmente absorver e aumentar seu peso.

14. Auxilia na Recuperação Física:

Além das vitaminas C e E, que são antioxidantes poderosos, a Manga contém outros carotenoides e polifenóis que combatem os radicais livres no organismo, protegendo contra doenças, o envelhecimento, auxiliando na recuperação física pós atividade física dentre tantos outros benefícios que os antioxidantes têm para a saúde.

15. Benefícios da Manga Contra Dores nas Articulações:

Uma vez que a vitamina C presente na Manga é uma parte necessária da criação de colágeno em nossos corpos, comer mais dessas frutas pode nos ajudar a produzir mais colágeno, o que é importante para manter as articulações flexíveis e fortes e sem dor à medida que envelhece.

16. Melhora a Concentração:

Se consumida sem exageros não engorda, pelo contrario só trás benefícios. Em cem gramas desta fruta, pode-se ingerir somente sessenta calorias, neste caso, é uma forma saudável e pouco calórica de garantir a manutenção do organismo, já que dentre seus benefícios, a concentração e memória também passam a receber benefícios.

17. Combate os Sintomas da Menopausa:

A Manga é capaz de tratar a menopausa e também auxiliar em quadros de anemia. Isso é dito pois a Manga aumenta os níveis de cálcio e ferro em nosso organismo ao mesmo tempo, lutando contra os sintomas tanto da anemia quanto da menopausa.

18. Combate a Asma:

Contém nutrientes, beta-caroteno, que é conhecido por ajudar a prevenir os sintomas de asma, especialmente a asma induzida pelo exercício. Embora muitas pessoas possam tratar esses sintomas com inaladores de esteroides. Este método natural mostrou-se eficaz para aqueles que desejam evitar esteroides.

19. Previne o Aborto:

Consuma mangas para ter uma vida sexual saudável e frutífera. Elas são ricas em folato ou ácido fólico, o que ajuda na melhoria da fertilidade e prevenção de abortos.

20. Benefícios da Manga Contra a Caspa:

As mangas contêm vitamina A que ajuda na luta contra a caspa e adiciona brilho ao cabelo, tornando-se um ingrediente exótico em hidratantes de cabelo. As mangas também contêm Vitamina E que melhora a circulação do couro cabeludo e estimula o crescimento do cabelo.

21. Regula os Níveis de Açúcar no Sangue:

A mangiferina é um antioxidante presente na Manga, capaz de reduzir a absorção de glicose pelo organismo. Além da mangiferina, a Manga também é rica em polifenóis que auxiliam na redução dos nível de açúcar no sangue.

Uma informação muito importante é que a Manga tem um baixo índice glicêmico, podendo ser consumida sem a rápida elevação dos níveis de açúcar no sangue.

22. Benefícios da Manga Contra a Prisão de Ventre:

A fibra da Manga junto à frutose que contém facilitam o trânsito intestinal e atuam como laxante natural, prevenindo a prisão do ventre de uma maneira fácil e eficaz.

23. Melhora a Memória:

As mangas também promovem a saúde do cérebro e melhoram o nível de concentração. De acordo com um estudo, existem vários componentes em mangas que ajudam a aumentar a função colinérgica e diminuir o estresse oxidativo. Este, por sua vez melhora a memória.

O ácido glutamina fornecido por mangas também é conhecido por impulsionar a memória e promover a agilidade mental.

24. Promove a Alcalinização do Corpo:

Esta fruta popular do verão também tem um efeito alcalinizante no corpo. O ácido tartárico, ácido málico, bem como a pequena quantidade de ácido cítrico, encontrado em mangas ajudam a manter um nível alcalino no corpo saudável.

Manga fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

25. Combate a Anemia:

O suco pode ser tomado no verão para combater a insolação, pois fornece nutrientes e minerais essenciais para a pele, combate também a anemia já que é rica em ferro, o que também é excelente para as grávidas e na formação saudável do bebê.

26. Possui Ação Antioxidante:

As mangas carregam doses significativas de substâncias que evitam a degeneração das células, benefício que não se restringe aos vasos e ao coração. O efeito se deve subretudo à quercetina: no organismo, ela se liga aos radicais livres e minimiza a possibilidade de danos celulares.

27. Promove a Saúde da Pele:

Essa extensa combinação de vitaminas e minerais já seria suficiente para dizermos que a Manga é uma excelente aliada da pele. Entretanto, além do benefício da Manga como alimento, ela ainda pode ser aplicada diretamente na pele.

Basta cortar em pedaços finos e aplicar sobre a pele por 10 a 15 minutos, isso vai desobstruir os poros, refrescar a pele e ainda ajudar na prevenção da acne.

28. Aumenta a Imunidade:

Uma xícara de Manga picada fornece nada mais nada menos que aproximadamente 70% das necessidade diárias de vitamina C e 25% de vitamina A. Essas duas vitaminas garantem o bom funcionamento do sistema imunológico, atuando na defesa contra infecções, gripes e resfriados e manutenção geral da saúde.

A vitamina C ainda é um potente antioxidante, combatendo câncer, o envelhecimento e ajudando na integridade dos vasos sanguíneos. A vitamina A também contribui para a saúde da pele e das mucosas, primeira fonte de defesa contra os mais diversos tipos de infecções.

29. Melhora a Visão:

A Manga é uma excelente fonte de vitamina A. Uma porção de 1 xícara de Manga picada contém 25% da quantidade diária recomendada de vitamina A. Essa vitamina, também chamada de retinol, é fundamental para uma boa visão e previne a cegueira noturna.

Além disso contém zeaxantina, um carotenoide que previne a degeneração da mácula ocular, uma doença associada à cegueira na velhice.

30. Combate o Câncer:

Pesquisadores do Texas, nos Estados Unidos, estudaram 5 variedades de Manga em laboratório e identificaram que extratos da fruta, contendo polifenóis, foram capazes de inibir o crescimento de células de câncer de cólon e mama sem afetar células saudáveis.

Mais pesquisas são necessárias, para validar os resultados, porém a fruta já apresenta potencial anticancerígeno. A pectina também é um componente da Manga capaz de prevenir contra o câncer de próstata.

Outros Benefícios da Manga Para Saúde:

  • As fibras presentes na Manga baixam o colesterol, aumentam a sensação de saciedade e ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue.
  • As fibras presentes na Manga também auxiliam no retardo da absorção dos carboidratos dos alimentos e na redução das concentrações de açúcar no sangue.
  • A Manga ajuda a combater a prisão de ventre porque tem efeito laxante e melhora a digestão.
  • Ajuda a controlar a pressão porque tem fibras solúveis e antioxidantes que melhoram o funcionamento das artérias.
  • A Manga Protege as células e previne o câncer porque é rica em antioxidantes.
  • Melhora a saúde da pele e proteger do sol, porque tem ação fotoprotetora.
  • A Manga Fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir doenças porque tem ação imunoestimulante.
  • Vitaminas do complexo B presentes na Manga são fundamentais para as reações metabólicas que produzem energia para o corpo todo.
  • A Vitamina E presente na Manga é um potente antioxidante, que protege contra os danos dos radicais livres e diversas doenças decorrentes deles, assim como o envelhecimento precoce.
  • A Manga também é rica em Ácido fólico, que é essencial para o desenvolvimento do feto durante a gravidez, além de prevenir uma série de doenças entre elas o mal de Alzheimer, hipertensão e derrame.
  • O potássio contido na Manga atua no balanço eletrolítico do corpo como um todo, nas transmissões nervosas, assim como no bom funcionamento dos músculos esqueléticos e do coração. Além disso
  • A Manga Manga ajuda a minimizar os efeitos danosos do excesso de sal da alimentação.
  • Rica em cobre, a Manga é essencial para a fixação do ferro na hemoglobina sanguínea e com isso o transporte de oxigênio para todas as células do corpo.

Como Consumir a Manga

O consumo da Manga pode ser através de sucos, saladas ou in natura. Sua casca contém parte dos nutrientes citados, devendo também se possível ser consumida junto a fruta (neste caso, a casca deve estar sempre bem higienizada). A casca pode ser cortada em pedaços e ingerida juntamente com uma salada de frutas, ou ainda fazer parte de uma geleia ou suco.

Receita de Flan de Casca de Manga

INGREDIENTES:

  • Cascas de 3 mangas
  • 2 copos de água
  • 1 colher de maizena
  • 1 xícara de açúcar

MODO DE PREPARO:

Bata no liquidificador as cascas de Manga com 1 copo de água e coe. A seguir dissolva a maizena na água fria e depois junte o suco da casca da Manga já coado, acrescente o açúcar e leve ao fogo durante alguns minutos até começar a engrossar. Colocar em pequenas taças e levar à geladeira por 4 horas até ficar firme. Sirva gelado.

Outros benefícios da Manga para a saúde estão relacionados com o uso de xarope contra problemas respiratórios. Neste caso, suas folhas podem ser utilizadas para combater a asma, além de muitas outras receitas que podem auxiliar no tratamento de vermes, bronquites, úlceras, gengivites pois é um desintoxicante natural.

Manga fruta: 40 benefícios, informação nutricional e malefícios

Malefícios da Manga

A Manga, ao contrário do que reza a lenda, Manga com leite não faz mal à saúde. Segundo alguns pesquisadores, tal história foi inventada para evitar que escravos tomassem todo o leite disponível aos brancos. Tais escravos costumavam misturar mangas, sempre abundantes, ao leite. Graças a tal lenda, até hoje muitos acreditam que podem se intoxicar depois de uma vitamina de leite com Manga.

É desaconselhável a pessoas com sinusite ou gripe e devem evitar o consumo da Manga. Para além dos casos específicos da sinusite e da gripe, não são conhecidos quaisquer outros efeitos secundários ou colaterais.

Formado em Comunicação Social, especialista em jornalismo digital e SEO, responsável por criar diversos projetos na internet, afim de levar conhecimento à todos sobre saúde, beleza, bem estar, natureza e entretenimento.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.