Os 30 Benefícios do Óleo de Citronela Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Óleo de Citronela Para Saúde que você precisa conhecer. Além disso, a citronela é uma gramínea que cresce normalmente em alguns países asiáticos e em algumas ilhas do Pacífico Sul. Tem um aroma rico e crocante de limão e, portanto, tem o nome de citronela. O Óleo de Citronela é extraído de duas variedades de citronela.

A primeira é a variedade Ceylon, cujo nome científico é Cymbopogon nardus e a segunda é a variedade Java, popular por Cymbopogon winterianus na terminologia botânica. Em ambas as situações, o óleo é extraído por destilação a vapor da planta fresca.

oleo de citronelaEnquanto a primeira variedade produz um óleo cujos componentes principais são citronelol, geraniol, citronelal, metil isoeugenol e limoneno, o óleo obtido da segunda variedade contém citronelal, geraniol, acetato de geranil e limoneno como seus principais constituintes, com citronelal e geraniol em concentrações mais altas do que a primeira variedade.

Assim, o óleo obtido da variedade Java é considerado o de melhor qualidade. Os principais produtores deste óleo essencial são a Indonésia e a China. Este óleo também é produzido por alguns outros países da Ásia, do Sul e da América Latina e da África em quantidades menores. Agora, confira em detalhes Os Benefícios do Óleo de Citronela Para Saúde.

1. Trata Artrite:

O Óleo de Citronela pode ser utilizado para ajudar a tratar a artrite e outras condições que causam dor nas articulações e nos ossos, como reumatismo ou lúpus.

Tem excelentes propriedades antioxidantes, bem como a capacidade de melhorar o fluxo de sangue. Dilua seu Óleo de Citronela com um óleo base e massageie-o em suas articulações inchadas para alívio rápido.

2. Melhora a Saúde Digestiva:

A citronela pode ajudar a sustentar o sistema digestivo devido à sua capacidade de reduzir a inflamação e suas propriedades de desintoxicação. Também pode ajudar a limpar muitos dos órgãos do corpo, incluindo o intestino, fígado e estômago.

Ele também pode ajudar a prevenir o crescimento bacteriano no intestino e pode até mesmo matar parasitas intestinais perigosos.

3. Trata Ansiedade:

Na aromaterapia, o Óleo de Citronela é frequentemente usado para acalmar a mente e tratar a ansiedade e o estresse. Também pode ajudar com dificuldades de sono e insônia.

4. Relaxante Muscular:

Devido à sua capacidade de melhorar o fluxo sanguíneo, o Óleo de Citronela pode ser usado como parte de um tratamento de massagem para os músculos. Pode ajudar a tratar dores e espasmos.

Massagear um pouco do seu óleo essencial combinado com um óleo transportador na área do abdômen pode ajudá-lo a lidar com as cólicas dolorosas durante o período menstrual.

5. Desintoxica o Corpo:

Como um diaforético natural, o Óleo de Citronela tem propriedades diuréticas que ajudam a promover a micção e a transpiração. Essas ações ajudam a limpar o corpo retirando as toxinas do sistema. Também pode ser útil para se livrar do ácido úrico que causa a gota.

6. Melhora o Aspecto da Pele:

O Óleo de Citronela pode ajudar a tratar várias condições da pele, incluindo eczema e dermatite. Ele também contém antioxidantes que podem interromper o envelhecimento da pele. Também pode ajudar a tratar infecções fúngicas e ajudar a acelerar a cicatrização de feridas.

7. Melhora a Saúde Capilar:

O Óleo de Citronela é um excelente limpador e condicionador de cabelo. Pode ajudar a reduzir a oleosidade, combater a caspa e aumentar o brilho. Basta adicionar algumas gotas ao seu condicionador ou xampu normal e usá-lo normalmente.

8. Propriedade Antibacteriana do Óleo:

A natureza anti-fúngica e antibacteriana da citronela torna a escolha ideal para limpar a sujeira de sua cozinha ou banheiro. Ele pode ajudar a limpar as áreas atrás da geladeira e da área do fogão ou do chuveiro, que são normalmente difíceis de alcançar.

9. Trata e Previne Infecções Bacterianas:

Coloque o Óleo de Citronela em feridas e cortes para prevenir ou tratar infecções bacterianas. Suas propriedades antimicrobianas, anti-sépticas e antibacterianas são ótimas para isso. Também ajudará a aliviar a dor e a inflamação.

Misture o Óleo de Citronela com um óleo transportador. Você só precisa de 1 a 3 gotas por colher de chá de óleo transportador para que seja eficaz. Qualquer óleo transportador pode ser usado. O óleo de coco é ótimo para isso, pois tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias também.

10. Alivia Infecções do Trato Urinário:

Massagear o Óleo de Citronela misturado com um óleo transportador em sua parte inferior das costas e área abdominal para tratar infecções bacterianas no trato urinário.

11. Trata o Estresse:

Esse maravilhoso óleo também possui a capacidade de combater o estresse. Isso é graças as suas propriedades que são de extrema importancia para tratar esta condição.

12. Trata Bronquite:

Pratique aromaterapia com Óleo de Citronela para obter alívio da bronquite e outras infecções respiratórias superiores. Basta adicionar 2 a 3 gotas ao seu difusor juntamente com 1/2 a 1 xícara de água destilada e executá-lo por 30 a 60 minutos de cada vez.

Você pode fazer isso quatro a seis vezes por dia, se necessário. As propriedades antiinflamatórias da citronela reduzem a inflamação nas vias aéreas. Suas propriedades expectorantes e antibacterianas ajudarão a limpar o congestionamento no peito e a matar a infecção.

13. Alivia Cãibras Musculares e Espasmos:

Esfregue o Óleo de Citronela nos músculos quando sentir cãibras ou espasmos. Ele rapidamente aquietará a cãibra e aliviará a dor e a inflamação. A mistura de 1% a 3% deve funcionar bem.

14. Reduz o Inchaço:

Aplique o óleo de citronela de 1% a 3% a qualquer inchaço para reduzir inflamação e também reduzir o inchaço.

beneficios do oleo de citronela

15. Alivia Inflamação da Artrite:

Massagear a mistura de Óleo de Citronela de 1% a 3% em articulações dolorosas para obter alívio da dor e inflamação da artrite. O óleo de coco é um excelente óleo de transporte para isso, mas jojoba, amêndoas doces e óleo de argan também podem ser usados.

16. Alivia a dor:

Esfregue suavemente o Óleo de Citronela em áreas onde você está sentindo dor para alívio rápido. Isso é ótimo para a parte de trás do pescoço ou para as costas, em geral e em outras áreas dolorosas.

17. Reduz Inflamação:

Massageie o Óleo de Citronela em qualquer área inflamada para reduzir rapidamente a inflamação. Isso pode ser uma inflamação de um inchaço ou contusão, inflamação em seu ombro de algo pesado ou uma inflamação na parte inferior das costas de ficar em pé durante todo o dia.

18. Melhora a Circulação:

Pratique aromaterapia de citronela ou aplique a mistura de 1% a 3% para melhorar a circulação. Adicionar de 2 a 3 gotas ao seu difusor e executá-lo por 30 a 60 minutos irá melhorar sua circulação em geral.

Se você tem uma área específica que precisa de um impulso, como as pernas ou braços, aplique o óleo nessa área e no peito para fazer com que a circulação atinja a fonte do problema.

19. Combate os Danos dos Radicais Livres:

Use Óleo de Citronela para evitar danos celulares dos radicais livres. Seus níveis muito altos de antioxidantes como o geraniol são extremamente eficientes no isolamento e remoção de radicais livres.

A aromaterapia citronela é excelente para isso. Coloque algumas gotas do óleo em seu difusor e execute-o por 30 a 60 minutos por dia para aproveitar este maravilhoso benefício.

Outros Benefícios do Óleo de Citronela Para Saúde:

  • Combate o mau odor;
  • Combater vermes intestinais;
  • Trata acne;
  • Trata artrite reumatoide;
  • Cura a retenção de líquidos;
  • Combate a oleosidade do couro cabeludo;
  • Possui propriedade antidepressiva;
  • Alivia a fadiga mental;
  • Combate picadas de insetos;
  • Trata inflamações;
  • Alivia dores nas articulações.

 

Os 40 Benefícios do Iogurte Para Saúde!

Os 30 Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde