Os 15 Benefícios do Óleo de Pinho Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Óleo de Pinho Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Óleo de Pinho possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse óleo que pode ser um grande aliado da saúde. Óleo de Pinho e de boa saúde é tão antiga quanto as montanhas, e está relacionado com as propriedades de desinfecção que atacam germes. Na verdade, ele foi reverenciado pelo pai da medicina ocidental, Hipócrates, que observou seu efeito de cura forte no sistema respiratório humano.

Óleo de PinhoDa mesma forma, os nativos americanos usaram agulhas de pinheiro nas camas para evitar percevejos e piolhos. Óleo de Pinho, que é obtido através da extracção de óleos essenciais de agulhas de pinheiro, serve grande ajuda médica.

Semelhante ao óleo da árvore do chá e eucalipto, extrato de pinheiro é um poderoso agente anti-séptico, também tem anti microbiana, anti bacteriana, insecticida, diuréticos, analgésicos, propriedades aromáticas e anti-inflamatórias, tornando-se um óleo recomendado ter no armário de remédios e armário de vassouras. Então, confira Os 15 Benefícios do Óleo de Pinha para Saúde:

1. Trata Infecções Respiratórias: 

Estudos têm demonstrado a utilidade do Óleo de Pinho em infecções brônquicas. Por ser um poderoso agente antibacteriano e anti-séptico, pode ajudar ao corpo lutar contra infecções em geral. A aromaterapia, pode ser usada para ajudar a prevenir as infecções respiratórias, como bronquite.

2. Tem Propriedades Anti-inflamatório:

Por causa de suas potentes propriedades analgésicas, o Óleo de Pinho atua como um anti-inflamatório para as pessoas com dor nas articulações, artrite e reumatismo. Usado topicamente, ele também pode ajudar a aliviar dores musculares gerais. Adicione-o a um banho quente ou faça massagens com o óleo diluído no local dolorido para ter um efeito calmante.

3. Purifica o Ar:

É um grande agente de limpeza, e pode ser adicionado a borrifadores de ambientes (bom ar) e purificadores de ar. O Óleo de Pinho provou ser um desinfetante muito eficaz para matar germes, incluindo mofo, fungos e bactérias como escherichia coli.

4. Estimula o Corpo e a Mente:

Através da aromaterapia, estimula o corpo e a mente, e tem um efeito energético sobre a pessoa em geral. É usado também para ajudar no tratamento da fadiga adrenal e depressão leve.

5. Melhora a Saúde da Pele:

Este óleo pode ser útil para tratar uma variedade de doenças da pele devido às suas fortes capacidades anti-sépticas. Entre os problemas de pele que podem ser curados inclui a psoríase, acne, furúnculos, pé de atleta, prurido e eczema. Ele deve ser aplicado topicamente, mas também pode ser usado como um remédio no couro cabeludo, especialmente nos casos de caspa. Para ser usado na pele é preciso diluir o óleo, não use-o puro sobre a pele.

6. Ajudar a Aliviar o Congestionamento:

O Óleo de Pinho também pode ajudar a aliviar o congestionamento e agir como um expectorante, ajudando o organismo a remover o muco dos pulmões.

7. Propriedades Anti-fúngicas e Anti-bacterianas:

Com o uso regular, o Óleo de Pinho pode ajudar a proteger contra muitos tipos de infecções fúngicas. Ele também tem propriedades anti-bacterianas. Este óleo essencial pode ajudar a prevenir infecções bacterianas comuns, incluindo infecções do trato urinário e infecções da pele.

8. Atua Como um Agente Anti-viral:

O Óleo de Pinho também pode ajudar a proteger contra o resfriado comum e gripe. Uma dieta equilibrada e aumento do consumo de alimentos ricos em vitamina C também é uma boa maneira de prevenir resfriados.

9. Neutralização dos Radicais Livres:

Através de neutralização dos radicais livres, o Óleo de Pinho nos ajuda a abrandar o processo de deterioração celular, retardando assim o processo de envelhecimento. Os antioxidantes ajudam a proteger contra doenças oculares, degeneração macular, e muitas desordens do sistema nervoso.

10. Melhora a Saúde dos Olhos:

O Óleo de Pinho também é ótimo para os seus olhos. Ela impede a degeneração macular e melhora a sua visão de forma significativa. Ele também combate vários tipos de condições de visão relacionados e assegura a sua saúde ocular é mantida.

Óleo de Pinho

Outros Benefícios do Óleo de Pinho Para Saúde:

  • antibacteriano;
  • anti-microbiana;
  • nevrálgico;
  • antisséptico;
  • antiviral;
  • expectorante;
  • estimulante (córtex adrenal, linfático, sistema nervoso e cardiovascular).

Efeitos Colaterais de Óleo de Pinho:

Óleo de Pinho deve ser usado com cuidado, pois é muito poderoso. Se deixado não diluído, pode irritar a pele e as mucosas. O consumo interno pode ser perigoso para a saúde humana.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 15 Benefícios do Óleo de Gengibre Para Saúde

Os 15 Benefícios do Óleo de Alho Para Saúde!