Os 40 Benefícios do Chá de Salsa Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá de Salsa Para Saúde são diversos. Além disso, a Salsa, também conhecida como Salsinha, Salsa-comum, Salsa-de-comer ou Salsa-hortense, é uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retenção de líquidos.

Chá de Salsa

Tanto as suas folhas quanto as suas sementes e raízes são utilizadas para fazer remédios naturais, além de poderem ser utilizadas como tempero na culinária.

O que é Chá de Salsa?

O chá de salsa é feito a partir da salsa, uma erva originária do Mediterrâneo, é geralmente utilizada como um tempero culinário e também para dar uma pitada de cor ao seu prato. Mas não vamos pensar na salsa apenas como um enfeite, afinal, este ingrediente de quase 2000 anos possui alguns benefícios que contribuem com a sua saúde.

Valor Nutricional do Chá de Salsa:

O chá de salsa é uma excelente fonte natural de nutrientes como Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B9, Vitamina C, Vitamina D e Vitamina K e minerais como Potássio, Cálcio, Magnésio, Ferro e Fósforo. Agora, veja Os 40 Benefícios do Chá de Salsa Para Saúde:

1. Hidrata e Fortifica:

Rico em Vitamina C, Vitamina B12, Vitamina K e Vitamina A, ele aumenta a resistência do sistema imunológico e evita resfriados. Também ajuda a controlar a pressão arterial, já que contém Ácido fólico, responsável por manter o coração forte. A Vitamina C e o Ferro evitam a anemia e a fadiga.

2. Possui Ação Anti-Inflamatória e Melhora a Digestão:

O chá de salsa tem propriedades anti-inflamatórias e age direto na inflamação das células, o que causa a celulite. Por isso, após um mês consumindo o chá, você já consegue perceber uma diminuição dos furinhos e do efeito casca de laranja.

3. Evita Mau Hálito:

O cheirinho ruim que às vezes aparece na boca de quem está de dieta é eliminado com o chá de salsa. Isso porque ele tem uma grande concentração de clorofila, que inibe a produção de bactérias do mau hálito.

4. Faz Uma Faxina Geral no Organismo:

Chá de Salsa

Por ser um ótimo diurético, melhora o funcionamento dos rins e também do fígado e os ajuda a expulsar toxinas, deixando os órgãos mais limpos e menos sobrecarregados. E mais: esse temperinho combate as doenças cardiovasculares, pois elimina as gorduras por meio da urina.

5. É Anticancerígeno:

Essa bebida tem sido utilizada na prevenção dessa doença, pois contém uma substância chamada Miristicina, a qual tem demonstrado efeitos positivos no combate ao câncer.

6. Trata Inflamações:

Por conter excelentes quantidades de ácido ascórbico, o chá de salsa auxilia o corpo nos processos anti-inflamatórios. Se você fizer o consumo frequentemente, poderá prevenir, inclusive, diversos males terminados em “ite” (conjuntivite, artrite, etc).

7. Possui Efeitos Antioxidantes:

Beber um copo de chá de salsa diariamente vai te ajudar a combater os radicais livres, que nos fazem envelhecer precocemente. Assim sendo, você terá uma pele e células mais novas.

8. Aumenta a Imunidade:

Como dito acima, o chá de salsa possui Vitamina C (ácido ascórbico) e também Vitamina A. Essa combinação é perfeita para fortalecer o sistema imunitário, o que, consequentemente, vai evitar o surgimento de problemas decorrentes de infecções e outras contaminações.

9. Combate a Celulite:

O chá de salsa também é aliado na hora do combate à celulite, pois possui propriedades quem agem diretamente na inflamação das células, que causa os tão indesejados furinhos na pele.

10. Fortalece o Sistema Imunológico:

Devido a presença das Vitamina A e Vitamina C, o chá de salsa ajuda a manter o sistema imunológico fortalecido. A Vitamina A ajuda a manter as membranas e o revestimento dos olhos, das vias respiratórias, intestinal, urinária e ainda as mucosas fortalecidas. As células brancas do sangue, conhecidas como linfócitos, também dependem da presença da Vitamina A para combater infecções que atingem o organismo.Chá de Salsa

A Vitamina C é essencial para o colágeno, ajudando a manter os ossos e dentes saudáveis, a acelerar o processo de cicatrização de feridas, tem efeito antioxidante e neutraliza os efeitos dos radicais livres.

11. Purifica os Rins:

Uma das funções do chá de salsa é a sua grande capacidade diurética, tornando-se um excelente remédio natural para purificar os rins. Isso acontece devido ao estimulo da função renal, facilitando a eliminação de líquidos do organismo.

12. Rica em Ferro:

O Ferro é um dos minerais mais indispensáveis. É ele quem garante um bom funcionamento das células, síntese de DNA e metabolismo energético. Uma dieta rica em Ferro é indicada para pessoas que sofrem de problemas como anemia, anorexia e para quem apresenta fadiga, fraqueza ou algum tipo de cansaço físico.

13. Rica em Antioxidantes:

Fonte de antioxidantes como a luteolina, a propriedade é essencial na prevenção de doenças oculares, ajuda a retardar o envelhecimento das células, auxilia no combate aos radicais livres, combatendo doenças graves como o câncer. A luteolina também serve como um anti-inflamatório, ajudando a prevenir a inflamação crônica no coração e em outros sistemas do corpo.

E por ser rica em antioxidantes, o chá de salsa também serve para procedimentos estéticos, ajudando a rejuvenescer e a limpar a pele e a fortalecer as unhas e cabelos.

14. Combate o Câncer:

Além do efeito antioxidante ajudar a prevenir o câncer, o chá de salsa também é capaz de inibir o surgimento de tumores cancerígenos. A erva é muito indicada na medicina alternativa como um alimento “quimiopreventivo”.

15. Auxílio no Processo de Digestão:

A ingestão de chá feito a partir da salsa ajuda no processo de digestão de alimentos, evitando prisão de ventre, digestão lenta e espasmos intestinais. Para usufruir melhor desses benefícios, procure consumir a bebida antes das refeições.

16. Chá de Salsa Emagrece:

Chá de Salsa

O poderoso diurético natural ajuda a reduzir o inchaço da barriga, estimulando a eliminação desse excesso de água por meio da urina.

17. Previne a Osteoporose:

Pela presença expressiva de Vitamina K, o chá de salsa promove o fortalecimento dos ossos prevenindo a osteoporose;

18. Protege os Neurônios:

A Vitamina K também auxilia na síntese de ingo lipídeos, que promovem a proteção do sistema nervoso central;

19. Controla a Pressão Arterial:

Rico em Ácido fólico, o chá de salsa ajuda no controle da pressão arterial e proteção do sistema cardiovascular. Atua na estabilização e regulação dos níveis de pressão pois relaxa os vasos sanguíneos, permitindo equilíbrio da pressão corporal. Por este efeito também é indicado para prevenir o risco de acidente vascular cerebral.

20. Trata a Infecção Urinária:

A presença de Vitamina A no chá de salsa favorece à imunidade do corpo, pois age como protetor de mucosas e membranas. Ainda, promove a produção de linfócitos, que atuam protegendo o corpo contra infecções, principalmente infecções urinárias;

21. Ajuda a Prevenir a Anemia:

A falta de Ferro no corpo é o que provoca a anemia, pois ele é elemento essencial para que ocorra a produção de glóbulos vermelhos e hemoglobina no sangue, levando oxigênio para os órgãos.

O chá de salsa é rico em Ferro e proporciona a melhora da anemia e fadiga além de auxiliar a fortalecer cabelos, unhas e tônus muscular. A Vitamina C também atua promovendo estes benefícios para facilitar a ligação do Ferro às células sanguíneas.

22. Combate a Halitose:

A grande concentração de clorofila ajuda a inibir a proliferação de bactérias que causam o mau hálito sendo assim, a ingestão do chá de salsa ajuda a reduzir o mau cheiro de quem tem halitose;

23. Favorece a Saúde da Mulher:

O chá de salsa beneficia a saúde das mulheres, atuando na regulação da menstruação e no combate às cólicas menstruais;

24. Ajuda na Saúde Renal:

O consumo regular de chá de salsa está associado à prevenção de pedras nos rins.

Chá de Salsa

25. Combate aos Radicais Livres:

A ação antioxidante do chá de salsa, graças ao seu conteúdo de Vitamina A e Vitamina C, combatendo também radicais livres, compostos que causam doenças malignas como câncer, Asma, diabetes e Aterosclerose, além de promover o envelhecimento.

Outros Benefícios do Chá de Salsa Para Saúde:

  • Prevenir câncer, por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;
  • Prevenir gripes e envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes como óleos essenciais, Vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina;
  • Fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em Vitamina C e ter propriedades antibacterianas;
  • Prevenir anemia, por ser rica em Ferro e Ácido Fólico;
  • Combater a retenção de líquidos, por ser diurética;
  • Prevenir e combater pedras nos rins, por estimular a eliminação de líquidos e ajudar a limpar os rins;
  • Prevenir doenças cardíacas, como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes;
  • Ajudar no controle da diabetes;
  • Prevenir trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;
  • Melhorar a saúde da pele e a digestão, devido ao seu alto teor de antioxidantes;
  • Controlar a hipertensão, por ser diurética;
  • Combater infecção urinária, por ter ação antibacteriana e diurética.

Como Fazer o Chá de Salsa:

Ingredientes:

  • 5 ramos de Salsa;
  • 1 litro de água;
  • suco de Limão (à gosto);

Modo de Preparo:

  • Leve 1 litro de água ao fogo até que levante fervura, enquanto isso, lave 5 ramos de salsa e reserve.
  • Assim que a água ferver, desligue o fogo e coloque os ramos de salsa dentro da panela, tampe e deixe infundir de 10 a 15 minutos.
  • Posteriormente retire as folhas de Salsa do líquido e o chá está pronto. As gotas de Limão são opcionais, pois algumas pessoas não gostam do sabor da Salsa e o Limão ajuda a disfarçar.
  • O chá de salsa consegue controlar substâncias que causam problemas cardíacos, pois contém ácido fólico.
  • chá de salsa contém Ferro, o que não te deixa ficar cansado(a) facilmente, mas antes te dá força e energia para as atividades do dia a dia.
  • Todos os chás, inclusive o de salsa, auxiliam o organismo com grande quantidade de líquido e na eliminação de elementos tóxicos através da urina.

Importante: atente-se ao processo de infusão, e não deixe as folhas da salsa ferverem junto da água. A fervura pode acabar eliminando a maioria dos nutrientes da planta, e deixa o sabor mais amargo ao chá.

Chá de Salsa

Contraindicações:

O consumo do chá de salsa não apresenta contraindicações de uma forma geral, principalmente porque a salsinha é um tempero universal do qual quase todos já tiveram contato.

A contraindicação é relacionada aqueles que sabidamente possuam reação alérgica quando da ingestão da planta ou do seu chá.

Mulheres com fluxo menstrual muito intenso também devem evitar o consumo ou moderar, pois a bebida pode estimular o sangramento nestes casos.

Também não é indicado o consumo por gestantes e pessoas com doenças mais graves ou infecções agudas. Apesar de todas as propriedades do chá de salsa, ele não pode ser substituto à tratamentos medicamentosos para doenças.

O chá de salsa apresenta uma variedade tão grande de componentes importantes à saúde que seus benefícios se tornam complementares. É importante sempre atentar-se às contraindicações e aproveitar todas as propriedades que esta planta pode oferecer ao nosso corpo.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

beneficios da granadilha

Os 30 Benefícios da Granadilha Para Saúde

Os 35 Benefícios do Suco de Gengibre Para Saúde