Os 30 Benefícios do Óleo de Romã Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Benefícios do Óleo de Romã Para Saúde que você talvez não conheça. Além disso, a Romã têm sido utilizada ao longo da história por seus muitos benefícios, e a fruta é mencionada na Bíblia como um dos alimentos que curam.

As sementes da fruta, que são as partes comestíveis dentro da romã, são usadas para produzir o óleo, que é altamente apreciado por seus poderosos flavonóides e ácido púbico, que contribuem para seus muitos benefícios nutricionais.

oleo de romaAs sementes de romã também possuem uma boa quantidade de vitamina K, vitamina C, folato, potássio, fósforo e vitamina B6

São necessárias mais de 200 libras de sementes de romã frescas para produzir apenas um quilo desse rico e nutritivo óleo que pode ser utilizado internamente e externamente para melhorar sua saúde por dentro e por fora.

Uma pesquisa mostrou que o Óleo de Romã pode ajudar a diminuir o risco de inúmeras doenças e também oferece múltiplos benefícios de beleza. Então, confira alguns dos Benefícios do Óleo de Romã Para Saúde:

1. Reduz Inflamações:

A inflamação crônica coloca um papel importante em várias doenças que podem matar, incluindo doenças cardíacas e câncer, e o Óleo de Romã oferece poderosas propriedades anti-inflamatórias, em grande parte graças ao ácido púbico, um ácido graxo poliinsaturado de cadeia longa ômega-5 que compõe 80% do óleo. Ele tem sido demonstrado em pesquisas científicas para combater o câncer de mama.

2. Alivia os Sintomas da Artrite:

Como a palavra artrite significa literalmente inflamação das articulações, o Óleo de Romã pode ajudar com esta dolorosa doença crônica que afeta mais de 3 milhões de americanos, graças à sua capacidade de reduzir a inflamação.

Além disso, Estudos demonstraram que a gravidade da inflamação articular pode ser drasticamente reduzida pelo consumo de extrato de romã ou Óleo de Romã.

3. Gerencia o Colesterol e Apoia a Perda de Peso:

O alto teor de ácido púbico no Óleo de Romã também é responsável por sua capacidade de controlar o colesterol e até reduzir o índice de massa corporal, ou IMC. O ácido púnico, como mencionado, é um ácido graxo ômega-5, uma forma de ácido linoléico conjugado (CLA), e um dos poucos encontrados no reino vegetal.

4. Reduz a Pressão Arterial:

hipertensão arterial, ou hipertensão, é um dos principais contribuintes para ataques cardíacos e derrames. Graças à grande variedade de antioxidantes e polifenóis bioativos presentes no óleo, descobriu-se que ele promove a saúde cardiovascular, incluindo níveis saudáveis ​​de pressão arterial, por vários meios.

5. Alivia os Sintomas da Menopausa:

O Óleo de Romã também pode beneficiar as mulheres que experimentam sintomas da menopausa, pois possui um fitoestrógeno conhecido como 17-alfa-estradiol. Acredita-se que este composto, juntamente com os outros nutrientes do óleo, funcione em conjunto para melhorar os sintomas da menopausa, como as ondas de calor.

6. Combate Infecções Bacterianas:

Mencionamos que as romãs contêm compostos bioativos como ácido púbico, flavonóides estrogênicos e flavonóides, mas na verdade são preenchidos com centenas dessas substâncias, incluindo antocianinas, ácido elágico, antocianidinas e elagitaninos, que são conhecidos por ajudar a combater infecções bacterianas. Suas propriedades antibacterianas e antivirais o tornam útil para combater doenças da gengiva, como periodontite e gengivite também.

7. Fortalecer a Memória e Protege Contra a Doença de Alzheimer:

Estudos sugeriram que as sementes de romã podem ajudar a melhorar a memória. Em um estudo de 2013 fora da Universidade da Califórnia em Los Angeles, pacientes idosos que tiveram dificuldades de memorizar foram dadas 8 porções de suco de romã a cada dia foram mostrados para ter melhorado significativamente os marcadores de memória verbal e visual. Outros estudos forneceram evidências de que as romãs podem ajudar a combater a doença de Alzheimer também.

8. Previne Problemas de Pele:

Apesar dos muitos benefícios do Óleo de Romã quando usado internamente, ele ainda oferece mais benefícios quando usada topicamente. Seu exclusivo ácido graxo ômega-5, ácido púbico, que oferece potentes propriedades antiinflamatórias, dá ao óleo a capacidade de afastar os radicais livres que podem causar danos internos e externos, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e protegendo contra os danos causados ​​pelo sol.

9. Promove uma Aparência Mais Jovem:

O Óleo de Romã estimula os “queratinócitos”, que são as principais células encontradas na camada externa da pele. Isso ajuda a reverter os danos da pele, bem como revitalizar e restaurar a pele para revelar uma aparência mais jovem.

10. Cura Algumas Condições de Pele:

Os antioxidantes presentes no Óleo de Romã também ajudam a regular a produção de sebo, bem como o tratamento de desequilíbrios hormonais que podem tratar e prevenir a acne. Este óleo rico em nutrientes fornece umidade, sem deixar resíduos gordurosos ou contribuindo para as fugas – rejuvenesce a pele, deixando-a macia, suave e sem falhas.

11. Trata o Cabelo Seco e Sem Brilho:

O Óleo de Romã também é popular por revitalizar o cabelo seco e sem brilho, protegendo-o da poluição ambiental. É ideal para usar como soro, aplicando algumas gotas nas pontas dos cabelos secos com toalha. Você também pode adicionar algumas gotas ao seu condicionador regular para melhorar seus efeitos.

12. Elimina as más Condições do Couro Cabeludo:

Graças às propriedades de combate a infecções e fungos do óleo de semente de romã, ele pode eliminar problemas do couro cabeludo, como a caspa, além de aliviar a coceira e a inflamação do couro cabeludo. Para usá-lo para combater a caspa, basta adicionar algumas gotas ao seu xampu normal, certificando-se de trabalhá-lo no couro cabeludo.

Também pode ser usado como um tratamento de óleo quente, combinando-o com óleo de coco na proporção de 1: 4. Aqueça a mistura e aplique-a no couro cabeludo. Deixe-o ver por algumas horas antes de lavar com o xampu normal.

beneficios do oleo de roma

13. Fortalece o Sistema Imunológico:

O Óleo de Romã contém fitoestrogênios que são usados para tratar e prevenir desequilíbrios hormonais, bem como melhorar o sistema imunológico do corpo.

14. Combate os Radicais Livres:

O óleo ainda tem a propriedade poli-insaturado que é popular como “ácido punicina”, um ácido gordo que tem poderosas quantidades anti-inflamatórias que combate até os radicais livres do organismo.

15. Previne o Câncer de Próstata:

Por ter propriedades antioxidantes, o Óleo de Romã tem a capacidade de proteger as células do corpo que pode interromper o ciclo celular, e estimular o crescimento de células cancerosas na próstata.

Outros Benefícios do Óleo de Romã Para Saúde:

  • Ajuda no emagrecimento;
  • Ajuda na cicatrização de machucados;
  • Melhora a saúde cardiovascular;
  • Combate inflamações;
  • Fortalece os ossos;
  • Acelera o metabolismo;
  • Previne rugas;
  • Trata problemas de fertilidade;
  • Previne a diarreia;
  • Hidrata a pele;
  • Regenera as células;
  • Trata acne;
  • Fortalece os cabelos;
  • Fortalece os folículos capilares;
  • Trata infecções cutâneas.

 

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Alan Costa

Sou nutricionista e Personal Trainer. Me formei pela Universidade Federal do Tocantins em 2002, com registro profissional no CRN-4 nº 1509723, tenho especialização em Nutrição Esportiva, Treinamento Físico e treinos Curto de alta intensidade.

Os 40 Benefícios do Chá de Bancha Para Saúde!

Benefícios do Nim

Os 35 Benefícios do Nim Para Saúde