Os 30 Benefícios do Ingá Para Saúde

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 30 Benefícios do Ingá Para Saúde são essenciais para saúde do seu corpo. Além disso, no vocabulário indígena, a palavra “ingá” significa “embebido” ou “ensopado”, em referência à sua polpa, meio aquosa. Mais comum na Amazônia, a fruta pode ser encontrada pelo nome mais popular de ingá do mato é verdadeiro. Fora do Brasil, ela é comum em qualquer outro país da América do Sul, como Peru, Colômbia, Equador e Venezuela.

Em geral, a ingazeira, que pode chegar a medir até 15 metros de altura, dá frutos mais de uma vez por ano, podendo ser encontrados em mais de 300 espécies diferentes, a maioria delas presente na Floresta Amazônica.

inga

O ingá possui propriedades medicinais valiosas à nossa saúde, como adstringentes, antirreumáticas, antiartríticas e disentérica. Sendo assim, consumi-la pode prevenir e tratar diversos males que atingem o nosso corpo. Se você nunca viu a fruta antes, é interessante que você saiba que ela pode ser encontrada comumente em quintais das casas de roça.

Em mercados municipais, geralmente em forma de vagem para consumo pelos amantes da fruta. Apesar de pouco popular nas cidades brasileiras, aos poucos o ingá vem sendo descoberto e apreciado pelas pessoas e aproveitada para preparação de picolés, mousses, sorvetes e sucos.

Ingá é o fruto da ingazeira, planta da família das leguminosas e muito comum em regiões próximas a lagos e rios. Suas sementes, envolvidas por uma sarco testa branca, fibrosa e adocicada, são revestidas por uma vagem verde e grande, que pode chegar a medir 1 m de comprimento. A palavra “ingá” é de origem indígena e significa “embebido, ensopado”, uma referência à sua polpa aquosa.

Existem mais de 300 espécies do fruto, as quais se diferenciam em relação ao tamanho e tipo dos nectários foliares. É na Floresta Amazônica que se encontra a maior diversidade de espécies do ingá. Além de ser encontrado no Brasil, também se desenvolve em outras regiões de clima neotropical, como México, Antilhas Maiores e Menores e outros países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, entre outros.

Valor Nutricional do Ingá:

Contém uma infinidade de nutrientes vitais para o corpo, como proteínas, cálcio, ferro, potássio, vitamina C, beta-caroteno e principalmente carboidratos. Esta riqueza de nutrientes faz com que seja uma fruta muito saudável e beneficiando. 100 g dá-lhe cerca de 82 calorias, e contém 4% de gorduras e proteínas 1%. Ela também contém elementos essenciais, como fibras dietéticas e compostos fenólicos.

Benefícios do Ingá Para Saúde:

1. Combate Dores:

Assim como no caso das dores causadas pelo reumatismo e artrite, consumir o ingá pode ajudar a aliviar todos os tipos de dores no corpo em geral. Portanto, se você sentir qualquer desconforto neste sentido, pode contar com a fruta para ser a sua aliada no alívio dos sintomas.

2. Previne a Artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o ingá também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

3. Trata o Reumatismo:

Se é uma paciente reumática diagnosticada, talvez goste de saber que comer o ingá regularmente pode ajudar a aliviar os sintomas e dores provocadas pelo problema, evitando crises mais graves da doença.

4. Combate Problemas Intestinais:

O ingá possui propriedades desintéricas, o que significa que inseri-lo diariamente na sua alimentação pode ajudar a melhorar o sistema gastrointestinal, combatendo diversos problemas, dentre eles, a diarreia.

5. Trata Dores de Cabeça:

Devido às suas propriedades adstringentes, o ingá pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça e enxaquecas. Portanto, se você sofre com o problema e desde que não seja causado por quadros clínicos mais graves, pode consumir a fruta para aliviar os sintomas.

6. Aumenta a Imunidade:

O alto conteúdo dos Antioxidantes nas frutas tropicais faz com que ele impulsione a imunidade.

7. Previne a Artrite:

Se você é predisposta a desenvolver inflamações, como é o caso da artrite, saiba que consumir o Inga também pode ajudar neste sentido. Isso porque a fruta possui propriedades anti-artríticas, o que significa que ela pode prevenir o desenvolvimento da doença, além de evita crises no caso de pacientes já diagnosticadas.

8. Previne o Câncer:

Os Antioxidantes que se encontram nessas frutas ajudam na prevenção do câncer . Os compostos que incluem ácido gálico, quercetina com flavonol e epicatequina são anti-câncer e anti-inflamatórios.

9. Ingá Para Perda de Peso:

Esta fruta tem um sabor que é comparado ao sorvete de baunilha. É usado como um agente aromatizante em diferentes tipos de sobremesas por pessoas saudáveis ​​e conscientes do peso, pois é de baixo teor de gordura.

10. Benefícios do Ingá Para uma Melhor Saúde:

O alto conteúdo de vários nutrientes nesta fruta torna uma boa escolha em uma dieta saudável. Snacking no sorvete de feijão pode melhorar sua saúde geral. Você achou este artigo útil? Compartilhe seus comentários conosco na seção de comentários abaixo.

11. Baixar os Níveis de Colesterol:

O sorvete é adequado para pessoas com níveis elevados de colesterol. Se você deseja evitar colesterol e gorduras saturadas em sua dieta, esta é a alternativa ideal.

12. Ingá Promove a Saúde do Cabelo:

Se você quiser prevenir a queda de cabelo, manter o seu cabelo saudável e brilhante, o consumo regular de Ingá pode te ajudar. Isso porque é rico em vitaminas e minerais que são essenciais para saúde geral do couro cabelo.

13. Benefício da Ingá Para Saúde da Pele:

Possui uma quantidade significativa de vitamina E. A vitamina E possui um papel de suma importância para saúde da pele, já que ela pode dar brilho e prevenir doenças que podem surgir na pele.

14. Combate Inflamações:

O Ingá é um fruto muito incrível! Isso porque ele possui alto teor de taninos. Esses taninos são os principais elementos para combater inflamações que podem surgir no corpo.

15. Combate a Prisão de Ventre:

O Ingá possui enzimas que digestivas que são eficazes no combate a prisão de ventre. Além disso, se você quer se prevenir da prisão de ventre, consuma regularmente para não sofrer desta condição.

beneficio do inga

Outros Benefícios do Ingá Para Saúde:

  • Os flavonoides presentes no Ingá também podem, segundo evidências preliminares, ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo, melhorando o seu funcionamento, incluindo áreas que envolvem a função cognitiva;
  • O Ingá é um fruto denso nutriente que ajuda a melhorar a saúde geral do corpo;
  • Estudos ligaram o consumo desta fruta não combate e prevenção de doenças como demência e Alzheimer;
  • Esta fruta também auxilia no processo de extração de energia ao estimular o processo de metabolismo de diferentes nutrientes;
  • A fruta também é chamado de “fruto da memória ‘. Por possuir alta quantidade de potássio e pectina melhora as funções cognitivas do corpo e melhora a memória;
  • Nutrientes presentes no Ingá agem como um importante participante ou co-fator em várias reações químicas que tomam lugar no corpo;
  • Graças aos minerais e ingredientes ativos desta fruta, como o potássio, o betacaroteno e a pectina, essa fruta é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo;
  • O Ingá possui enzimas que digestivas que são eficazes no combate a prisão de ventre;
  • O Ingá também é rico em cálcio. O cálcio é um mineral que é essencial para as pessoas que querem ter ossos fortes e saudáveis;
  • Estudos descobriram que o Ingá é capaz de aumentar a resistência e estimular o metabolismo, o que pode proporcionar um impulso em seus níveis de energia;
  • O seu perfil rico em nutrientes que consiste em vitaminas e minerais vitais ajudam a manter as funções do corpo apropriadas;
  • Antioxidantes presentes na fruta ajudam no combate e prevenção de tumores cancerígenos;
  • O consumo regular de uma porção de Ingá em sua dieta reduz o risco de formação de hemorroidas;
  • As propriedades cardiotônicas presentes no Ingá, fazem dele, um dos melhores alimentos para baixa a pressão;
  • O Ingá é um fruto muito incrível! Isso porque ele possui alto teor de taninos.

Efeitos Colaterais do Ingá:

O recomendado é que não se consuma o Ingá em excesso, pois quando consumido em exagero, esta fruta pode causar constipação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 22 Alimentos Ricos em Vitamina B1

Cha de Gengibre

Os 40 Benefícios do Chá de Gengibre Para Saúde