Vitamina B9 – Fontes, Benefícios e Deficiência!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

 Vitamina B9 – Fontes, Benefícios e Deficiência que muitos desconhecem. Além disso, a Vitamina B9, também chamada de ácido fólico, pertence ao grupo das vitaminas que são solúveis em água.

vitamina b9 fontes Essencial em uma dieta equilibrada, esta vitamina confere diversos benefícios à nossa saúde, contribuindo positivamente nos casos de distúrbios cardíacos, distúrbios mentais e emocionais, AVC (Acidente Vascular Cerebral), câncer, construção muscular, aumento celular, formação da hemoglobina e gravidez.

Quando ingerida, a Vitamina B9 é assimilada pelo corpo humano e armazenada no fígado. As nossas necessidades diárias necessitam de parte desta vitamina, enquanto a quantidade excedente é eliminada pelo nosso organismo por meio da excreção.

Dentre as ações da Vitamina B9, destacam-se a sua atuação em algumas funções vitais, como formação de glóbulos vermelhos e produção de energia.

Principais Fontes de Vitamina B9:

Fontes ricas em Vitamina B9 incluem espinafre, folhas verdes escuras, aspargos, nabo, beterraba, folhas de mostarda, couve de Bruxelas, feijão, soja, fígado bovino, levedura de cerveja, tubérculos, grãos integrais, germe de trigo, sementes de trigo, feijão, feijão branco, feijão verde, salmão, suco de laranja, abacate e leite. Além disso, muitos alimentos, especialmente grãos e cereais, são fortificados com ácido fólico.

Benefícios da Vitamina B9:

Melhora o Funcionamento do Coração:

O ácido fólico é uma ferramenta importante para melhorar o funcionamento do coração. Faz isso removendo a homocisteína, que é uma das principais causas de ataques cardíacos em idades precoces.

Gravidez Segura:

O ácido fólico é um recurso confiável para limitar defeitos no feto durante a gravidez, que incluem defeitos no tubo neural. Assim, o ácido fólico efetivamente melhora as chances de dar à luz uma criança saudável e feliz.

Aumenta a Massa Muscular:

O ácido fólico é considerado um componente importante no aumento de massa muscular, pois ajuda no crescimento dos tecidos musculares.

Ajuda na Regeneração Celular:

A Vitamina B9 é um elemento essencial na formação de glóbulos vermelhos. Além disso, as células encontradas no revestimento do intestino delgado também são fabricadas a partir desta vitamina e ele também é responsável pela substituição de células antigas por novas, mantendo nosso corpo novo. Essa vitamina está presente no feijão, fígado, abacate, vegetais verdes escuros, ovos e outros alimentos.

Aumenta a Energia:

O ácido fólico é responsável por melhorar o nível de hemoglobina no corpo humano. A hemoglobina é um componente essencial que ajuda no transporte de oxigênio para as células para funcionarem corretamente. Isso aumenta os níveis de energia.

vitamina B9

Trata a Ansiedade:

A Vitamina B9 é útil no tratamento de vários distúrbios mentais e emocionais. Por exemplo, é útil no tratamento de ansiedade e depressão, que são dois dos problemas de saúde mental mais comuns sofridos pelas pessoas no mundo moderno de hoje.

Previne o Câncer:

Considerada um componente essencial para a redução do desenvolvimento de câncer no organismo, a Vitamina B9 é capaz de combater alguns cânceres, como o câncer de cólon, o câncer cervical e o câncer de pulmão. Portanto, a ingestão de Vitamina B9 ajuda na prevenção do câncer.

Deficiência de Vitamina B9:

Nosso corpo não é capaz de produzir Vitamina B9, motivo pelo qual sua obtenção deve ser alcançada por meio de uma alimentação equilibrada e saudável. A deficiência de Vitamina B9 pode ocasionar fadiga, anemia megaloblástica, lesões nas mucosas, defeitos no tubo neural, insuficiência respiratória, anorexia, apatia, insônia, problemas de memorização, problemas de crescimento, aborto, depressão e elevação dos níveis de homocisteína, aumentando os riscos do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

No Brasil, há uma lei que determina a adição de Vitamina B9 (ácido fólico) na farinha de trigo, algo que reduz as chances de desenvolvimento da anemia, especialmente nas crianças. Por este ácido participar na formação do tubo neural durante a gravidez, o consumo adequado por parte das grávidas contribui para a prevenção de anencefalia, espinha bífida e outros defeitos que podem ocorrer no sistema nervoso central.

Excesso de Vitamina B9:

O excesso de folato é excretado pelos rins, porém, parte pode ser armazenada no organismo, principalmente pelo fígado. Há relatos de casos raros de hipersensibilidade ao folato em doses habituais de 1 a 10 mg/dia, com aparecimento de febre, urticária, prurido e insuficiência respiratória.

O alcoolismo é uma das situações que predispõe carência de folato dado que diminui a absorção e aumenta a excreção desta vitamina. Suplementos alimentares de ácido fólico que ofereçam uma quantidade mínima de 350 mcg podem interferir com a absorção de zinco.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Vitamina B6 – Fontes, Benefícios e Deficiência

Ômega 3 – Fontes, Benefícios e Deficiência