Os 40 Benefícios do Suco de Damasco Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Já ouviu falar no Suco de Damasco? Sabia que este suco pode trazer vários benefícios à saúde? isso mesmo, o Suco de Damasco é repleto de benefícios à saúde e é eficaz no tratamentos de vários tipos de doenças. Além disso, o damasco (Prunus armeniaca), também conhecido como abricó, pertence à família Rosaceae que também abriga os pêssegos, cerejas e amoras. Sua origem ainda é um pouco incerta, alguns pesquisadores afirmam ser da Armênia (por conta de seu nome armeniaca), mas a grande maioria diz terem surgido na Sibéria e na China, porém sua localização de origem dentro da China é totalmente controversa. É uma fruta bem antiga com registro de mais de 5000 anos e ainda especula-se que as maçãs dos Jardins do Éden na verdade eram damascos. Além disso, foi levada para o Oriente Médio que se tornou o ponto de maior produção do mundo.

Suco de Damasco

Valor Nutricional do Suco de Damasco:

Suco de Damasco dispõem muitos dos nutrientes do Damasco, abrangendo: Gorduras Saturadas, Gorduras Poliinsaturadas, Gorduras Monoinsaturadas, Sódio, Potássio, Carboidratos, Fibras, Proteínas, Vitamina A, Vitamina C, Cálcio, Ferro, Vitamina D, Vitamina B6, Vitamina B12 e Magnésio. Então, confira detalhadamente Os 40 Benefícios do Suco de Damasco Para Saúde:

1. Ideal Para Grávidas:

Suco de Damasco ajuda o nosso corpo a criar novas células. É muito benéfico e necessário, especialmente durante a gravidez para evitar doenças no bebê.

2. Melhora a Circulação:

O Suco de Damasco ajuda a manter o sistema nervoso e digestivo funcionando sem problemas. Ele também promove a circulação de sangue.

3. Reduz o Ácido Úrico:

O Suco de Damasco tem ácido málico e cítrico, que aumentam a atividade da vitamina C, favorecem a absorção de cálcio e desintoxicam o organismo, além de diminuir o ácido úrico.

4. Fonte de Antioxidantes:

Antioxidantes presente no Suco de Damasco ajuda a combater o envelhecimento, já que se livram de radicais livres produzidos naturalmente no organismo, que se não forem eliminados, podem danificar o corpo celular. Além disso, produtos antioxidantes ajudam no funcionamento do corpo.

5. Tem Efeitos Anti-inflamatório:

No Suco de Damasco, é possível encontrar catequinas, que são outras substâncias antioxidantes e também anti-inflamatórias potentes. Alguns pesquisadores viram que a ingestão de catequinas causa mudanças benéficas significativas, como proteger os vasos sanguíneos de inflamações e controle da pressão arterial, que são outros benefícios do Suco de Damasco para a saúde.

6. Combate a Prisão de Ventre:

O Suco de Damasco contêm grandes quantidades de pectina e celulose que atuam como um laxante suave, auxiliando no tratamento da constipação.

7. Trata a Anemia:

Suco de Damasco é uma rica fonte de ferro, que desempenha um papel importante na formação de sangue, melhorando o fluxo sanguíneo e fluxo de energia. A deficiência de ferro pode causar anemia.

8. Acelera a Perda de Peso:

Suco de Damasco é rico em fibra dietética e baixo em calorias. Isso os torna uma adição adequada para o nosso programa de perda de peso.

9. Melhora a Saúde Ocular:

Suco de Damasco é rico em vitaminas A, vitamina C e vitamina E, bem como carotenoides que reduzem o risco de problemas de visão. Desta forma, elas melhoram a saúde ocular e previnem a degeneração macular.

10. Alivia os Sintomas de Asma:

Suco de Damasco é considerado benéfico para aliviar os sintomas de asma, tuberculose e bronquite.

11. Ajuda no Alivio da Febre:

Suco de Damasco é benéfico durante a febre. O Suco de Damasco aliviará a sede, a febre e limpará o sistema, além de proporcionar vitaminas e minerais ao corpo.

12. Melhora a Visão:

Após alguns estudos, especialistas concluíram que o Suco de Damasco pode fazer muito bem à saúde dos olhos. A recomendação é para que se consuma entre duas ou três porções por dia da bebida para evitar doenças como degeneração macular ou perda da visão, bastante comuns em pessoas em idade avançada.

Além disso, ao tomar o Suco de Damasco diariamente, é possível fortalecer os nervos ópticos, combater a secura nos olhos e outros problemas relacionados à visão.

13. Aumenta a Imunidade:

O Suco de Damasco, quando consumido de forma regular na alimentação, pode aumentar a produção de antioxidantes, que, por sua vez, são ideais para combater os radicais livres causadores de inúmeras doenças no organismo, além de atuarem na melhoria do funcionamento do corpo de um modo geral.

14. Ótimo Laxante:

Suco de Damasco tem um efeito laxante e é rico em fibras como pectina e celulose, que ajudam a melhorar o trabalho do intestino. Enquanto fresco é um bom remédio para diarreia.

Suco do Damasco

15. Protege o Coração:

As fibras presentes no Suco de Damasco podem ajudar na redução do colesterol ruim (LDL) e aumento do bom colesterol (HDL), o que significa que o seu consumo pode prevenir uma série de doenças que acometem o coração, como ataques cardíacos, AVCs, arteriosclerose ou hipertensão.

16. Previne o Câncer:

O Suco de Damasco possui propriedades antioxidantes que podem auxiliar no combate aos radicais livres presentes no nosso organismo, responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças, entre elas, o câncer.

17. Melhora a Saúde da Pele:

Mais uma vez, por conta dos antioxidantes presentes na bebida, o Suco de Damasco pode ser ideal para manter a pele sempre saudável, jovem e bonita. Isso porque, além de retardar o envelhecimento precoce, atuando na produção de células novas de forma rápida e substituindo as desgastadas e mortas, ele também a protege de diversos danos, inclusive aqueles causados pelos raios UVA e UVB.

18. Fortalece os Ossos:

Rico em potássio e cálcio, o Suco de Damasco pode ajudar na formação e desenvolvimento dos ossos, fatores ideais para evitar doenças como a osteoporose.

19. Fornece Energia ao Corpo:

O Suco de Damasco pode ser essencial para fornecer e repor a energia perdida durante os treinos, melhorando a disposição para o restante do dia. Além disso, o suco possui baixíssimo índice glicêmico, que pode não só ajudar a emagrecer como também potencializar treinos de alta intensidade quando consumida um período antes.

20. Combate Inflamações:

Graças às catequinas presentes em sua composição, com efeito antioxidante, o Suco de Damasco pode ajudar a combater diversas inflamações no corpo, já que protege os vasos sanguíneos destas. Por isso, o suco é recomendada para a dieta de pessoas que sofrem com gota e artrite, por exemplo.

21. Faz Bem Para o Cabelo:

O Suco de Damasco é rico em vitamina A e vitamina E, que são extremamente benéficas para a saúde dos nossos fios. Por isso, ao incluir o suco no cardápio diário, quem é vaidosa pode aumentar a hidratação dos cabelos e evitar o aspecto ressecado e pontas espigadas.

22. Previne a Prisão de Ventre:

O Suco de Damasco é uma excelente fonte de celulose e pectina, o que significa que podem combater com sucesso a prisão de ventre.

23. Combate a Anemia:

Por conter alto teor de ferro, o suco ajuda a prevenir e tratar a anemia, doença causada pela deficiência do mineral.

24. Previne Doenças Cardiovasculares:

O teor de potássio no Suco de Damasco faz com que seja um bebida diurético, recomendado no tratamento dietético de várias doenças cardiovasculares, como a hipertensão ou outra doença associada a retenção de líquidos.

Suco do Damasco Benefícios

Outros Benefícios do Suco de Damasco Para Saúde:

Além dos benefícios citados acima o suco desempenha outras funções em diversas partes do corpo, trazendo benefícios como:

  • Melhora a visão;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Protege o coração;
  • Aumenta a imunidade;
  • Melhora a saúde da pele;
  • Previne o câncer;
  • Fornece energia ao corpo;
  • Fortalece os ossos;
  • Faz bem para o cabelo;
  • Combate inflamações;
  • Combate a anemia;
  • Previne a prisão de ventre.

Como Preparar o Suco de Damasco:

INGREDIENTES:

  • 10 Damascos;
  • 1 copo de água gelada;
  • Açúcar ou Adoçante.

MODO DE PREPARO:

  • Bata os damascos e a água no liquidificador;
  • Se preferir, coloque algumas pedras de gelo e coe o suco;
  • Adoce a gosto, com açúcar ou adoçante;
  • Decore o copo com hortelã e sirva em seguida.

Ácido Clorogênico – Fontes, Benefícios e Deficiência

Os 40 Benefícios do Chá Oolong Para Saúde