Gordura Saturada – Fontes, Benefícios e Excesso

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NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

A Gordura Saturada é um dos dois tipos de gordura presentes nos alimentos. É distinguida da gordura insaturada no sentido em que não há ligação dupla entre dois átomos de carbono vizinhos numa cadeia de ácido graxo. Isto é, a cadeia é completamente “saturada” com átomos de hidrogênio. A Gordura Saturada ocorre de forma natural nos animais e seu estado físico, em geral, é sólido (se não aquecida).

fontes de gordura saturada

Enquanto que a gordura não saturada, como o azeite, permanece de forma líquida. A Gordura Saturada é menos propícia a perder as suas propriedades enquanto é utilizada na preparação de alimentos.

Durante o século 20, com a crescente epidemia de obesidade, foram realizados estudos que apontaram que a Gordura Saturada elevava os níveis de colesterol. Como era de conhecimento que o nível elevado de colesterol estava ligado ao aumento no nível de doenças cardiovasculares, a conclusão foi de que essa gordura aumentava o risco de doenças no coração.

Atualmente, com a preocupação crescente em torno de uma alimentação e hábitos de vida mais saudáveis, muito se fala sobre os riscos que as gorduras podem oferecer à saúde e sobre a presença delas em determinados alimentos.

O que é Gordura Saturada?

A Gordura Saturada é uma gordura encontrada mais em produtos de origem vegetal e pode ser dividida em gorduras monoinsaturadas (há só uma ligação dupla entre os átomos de carbono) e em poli-insaturadas (há mais de uma ligação dupla entre os átomos de carbono).

A principal e mais usada gordura insaturada é o azeite de oliva que é também um alimento funcional, que previne e que também trata doenças.

Fontes de Gordura Saturada:

A Gordura Saturada é encontrada especialmente em alimentos de origem animal, como carnes, pele de frango, leite, queijos, manteiga e ovos. “Porém, o coco e o dendê são os únicos alimentos de origem vegetal que possuem Gordura Saturada.

A Gordura Saturada é formada por ácidos graxos saturados, sem duplas ligações entre seus átomos de carbono. Uma importante característica física dessas gorduras é apresentar-se na forma sólida à temperatura ambiente.

Os ácidos graxos saturados podem ser divididos em: cadeia média (entre 8 e 12 átomos de carbono na cadeia) e cadeia longa (acima de 14 átomos de carbono), influenciando assim a saúde do indivíduo.

Benefícios da Gordura Saturada Para Saúde:

A Gordura Saturada contribui para o armazenamento e produção de energia. Este tipo de gordura é sólida quando se encontra à temperatura ambiente, com a tendência para se depositar nos tecidos do corpo, em particular por baixo da pele (causando obesidade) e nas artérias, o que provoca arteriosclerose.

  • Não existem sintomas carenciais associados à Gordura Saturada, porque este tipo de gordura não é necessária para o organismo e quanto menos se ingerir, melhor.
  • O consumo de gorduras saturadas é importante para formação de hormônios;
  • É importante para a formação de estrutura celular;
  • É importante pra a formação de enzimas;
  • Os ácidos graxos saturados fornecem energia, principalmente para indivíduos praticantes de atividade física, porém, devem ser consumidos com moderação.

Vale ressaltar que é só possível falar em benefícios se o consumo de gorduras saturadas não for em excesso e se estiver associado à prática de atividades físicas regular e a hábitos de vida saudáveis.

Sinais de Excesso de Gordura Saturada:

Como consequências de excesso, a gordura-saturada provoca obesidade, arteriosclerose, colesterol e vários tipos de cancro. Outras consequências:

  • Aumento do LDL (colesterol ruim);
  • Infarto do miocárdio;
  • Aterosclerose (doença inflamatória dentro dos vasos sanguíneos);
  • Hipertensão arterial (aumento da pressão sanguínea nas artérias).

gordura saturada

Efeitos Colaterais da Gordura Saturada:

A principal preocupação com o consumo de gorduras saturadas é a possibilidade de aumento dos níveis de colesterol – elevando principalmente o “colesterol ruim” (LDL) e reduzindo o “colesterol bom” (HDL) –, o que atua como gatilho para desencadear outras doenças, principalmente as cardiovasculares.

fonte de leptina

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