Os 40 Benefícios da Lentilha Para Saúde

Os 40 Benefícios da Lentilha Para Saúde

Benefícios da Lentilha que muitos ainda não conhecem. Além disso, com seu cultivo datando de 8000 anos atrás, de acordo com descobertas arqueológicas, a Lentilha é um alimento muito importante na base alimentar de vários povos, e foi, inclusive, citada na bíblia. Neste artigo falaremos um pouco mais a respeito desse alimento tão nutritivo, mas que muitas pessoas consomem apenas em datas específicas, como no Réveillon, como superstição para dar sorte.

Entenderemos o que é e quais são os benefícios da Lentilha, para que serve e quais as suas propriedades nutricionais.

lentilha

A Lentilha é uma leguminosa da espécie Lens ensculenta com excelentes propriedades nutricionais. Ela é fácil de preparar, absorve facilmente o sabor de temperos e outros alimentos e tem disponibilidade por todo o ano no mercado.

A Lentilha se desenvolve dentro de vagens que contêm uma ou duas sementes. O grão tem o formato de discos redondos ou ovais. As variedades disponíveis são diversas, entre preta, amarela, vermelha, laranja, verde e marrom, sendo as duas últimas as que melhor mantêm seu formato após o cozimento.

Valor Nutricional da Lentilha:

Comer Lentilhas é se alimentar de grãos ricos em nutrientes como vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, cálcio, proteínas, potássio, zinco e fibras dietéticas. Uma porção de 100 gramas possui cerca de 120 calorias, o que a torna um alimento bastante indicado para quem deseja manter um corpo saudável e em forma. Então, confira Os 40 Benefícios da Lentilha Para Saúde:

1. Ajuda a Prevenir e a Tratar a Anemia:

A Lentilha é uma grande fonte de ferro, assim como o feijão. A carência de ferro no organismo pode fazer com que a produção de hemoglobinas fique comprometida, podendo causar uma doença chamada de anemia ferropriva. Consumir Lentilhas regularmente pode ajudar a prevenir e a tratar a anemia de maneira bastante eficaz.

2. Mantém os Ossos Fortes e Saudáveis:

A presença do cálcio e das isoflavonas na Lentilha faz com que ela seja um alimento importante para prevenir doenças como a osteoporose. Também ajuda no fortalecimento dos dentes, dos músculos e de muitas células que dependem desse mineral para o bom funcionamento.

3. Ajuda no Combate à Diabetes:

Mesmo tendo uma boa quantidade de carboidratos em sua composição, a Lentilha também é rica em fibras dietéticas, nutriente importante para auxiliar na regulação de glicose na corrente sanguínea. Essa é uma função muito importante para quem sofre com diabetes, pois a deficiência de insulina torna difícil esse equilíbrio de açúcar no sangue.

4. Ajuda a Prevenir o Câncer:

A Lentilha possui fibras que trabalham para formar uma parede protetora nas células do nosso corpo. Além disso ela também apresenta funções antioxidantes que combatem os radicais livres, ajudando a evitar a formação de tumores.

5. Diminui os Efeitos da Tensão Pré-Menstrual:

A Lentilha possui um fitoesteróide, ou gordura vegetal, chamada lignana. Ela exerce a função parecida com outros hormônios femininos ao aliviar os efeitos causados pela tensão pré-menstrual no corpo.

6. Ajuda na Redução do Colesterol:

A presença de fibras que não podem ser dissolvidas facilmente e de vitamina B6, dificultando o retenção de colesterol no organismo, faz da Lentilha um alimento importante para manter uma boa saúde do coração e da artérias.

7. Ajuda na Circulação Sanguínea:

Comer Lentilha faz com que você absorva uma boa quantidade de magnésio. O mineral é importante para fazer com que o sangue circule livremente, além de fornecer oxigênio para muitos tecidos no corpo.

8.Reduz o Colesterol Ruim:

É isso mesmo! Um grão tão pequeno pode, sim, fazer a diferença na hora de medir os níveis de açúcar no corpo. Com seu alto teor de fibras, ela ajuda na diminuição do açúcar no sangue, após uma refeição, por exemplo. O que por sua vez, diminui a produção de LDL (colesterol ruim) no organismo.

9. Previne Contra o Câncer:

Na Lentilha, é encontrado um mineral chamado de selênio. O selênio, entre outros benefícios, está diretamente ligado à prevenção da aparição de tumores e estimulação do sistema imunológico. O selênio também costuma impedir inflamações gerais e a produção de células cancerígenas, ele também desintoxica o organismo e melhora a função hepática do corpo.

10. Tenha Gravidez e Bebês Saudáveis:

Estudos mostram que o consumo de uma xícara de chá de Lentilha fornece até 90% de ácido fólico que o corpo precisa para o dia. O que isso tem haver com gravidez? Absolutamente tudo. O ácido fólico serve para a prevenção de doenças em bebês ainda em formação e, além disso, esse ácido previne em 50% as chances de partos prematuros. O Centro de Controle de Doenças recomenda para as mulheres em idade fértil o consumo de 400mcg de ácido fólico por dia.

11. Auxilia no Emagrecimento:

As fibras presentes na Lentilha funcionam como um regulador do intestino, ajudando na digestão e na perda de peso. Além de manter a regularidade do intestino ela funciona como uma forma de diminuir a vontade de comer, causando uma sensação de saciedade muito grande, o que diminui as colorias que seriam mais tarde, adquiridas.

12. Diminui o Cansaço Diário:

O ferro é um dos nutrientes mais importantes para a vida, quando não consumidos na quantidade certa, ele causa cansaço incomum. As Lentilhas contém cerca de 1/3 de ferro em sua composição, segundo pesquisas uma xícara desse grão por dia já possui toda quantidade necessária de ferro para o corpo. O consumo adequado eleva a energia e diminui a fadiga.

13. Melhora o Funcionamento do Cérebro:

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição da Fernand Widal Hospital em Paris as vitaminas e os minerais que são encontrados na Lentilha possuem uma função importantíssima para o melhor funcionamento do cérebro. Elas ajudam no funcionamento do órgão, deixando o sistema nervoso como um todo mais saudável.

14. Melhora o Fluxo Sanguíneo:

A aterosclerose é uma condição inflamatória em que os chamados ateromas podem aumentar de volume e obstruir a passagem do sangue. Estudos feitos pelo Departamento de Cereal e Ciências de Dakota nos Estados Unidos, mostraram que a Lentilha diminui, e muito, as chances de se desenvolver a doença, já que ela fornece uma porção de antioxidantes que são fundamentais para isso.

lentilha beneficios

15. Melhora a Saúde dos Ossos:

As Lentilhas possuem cálcio e, além disso, isoflavonas. Esses compostos naturais ajudam a produzir hormônios que são importantes para o fortalecimento e crescimento dos ossos.

16. Fortalece o Sistema Imunológico:

Fonte de arginina, as Lentilhas quando consumidas em uma boa quantidade, funcionam como reguladoras de células de defesa, provocadas pelo aminoácido. Além disso, as Lentilhas possuem triptofano que causa uma sensação de bem estar e prazer no organismo.

17. Ajuda a Emagrecer:

A Lentilha é rica em fibras, que são nutrientes essenciais para melhorar o nosso processo digestivo, regulando o intestino e evitando a prisão de ventre, e aumentar a sensação de saciedade no estômago, dois fatores cruciais para ajudar na perda de peso saudável e rápida.

Além disso, por possuir uma boa quantidade de proteínas em sua composição, o alimento também pode auxiliar na redução do apetite, fazendo com que consuma menos calorias ao longo do dia e, portanto, se perca mais peso. Ainda, a Lentilha é uma ótima fonte de vitaminas e minerais, o que a torna ideal para se conseguir emagrecer com saúde.3 – Protege o coração

18. Protege o Coração:

Rica em fibras, a Lentilha também pode ser um ótimo alimento para manter o nosso sistema cardiovascular trabalhando adequadamente e, portanto, deixar o coração livre de vários tipos de doenças, dentre elas, a aterosclerose, hipertensão, AVC, ataques cardíacos, derrames, entre outros problemas.

Além disso, por conter em sua composição nutricional minerais como o magnésio, potássio, vitaminas B6 e B9, consumir a leguminosa pode ser ideal para reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, um ponto positivo para o coração.

19. Controla a Diabetes:

A Lentilha é considerada uma ótima alternativa de alimento para compor a dieta de pacientes diabéticos. Isso porque ela é rica em fibras, nutrientes capazes de controlar os níveis de açúcar no sangue, um fator importante para portadores de diabetes, uma vez que ajuda a evitar quadros de hipoglicemia que possam agravar a doença.

A ação das fibras no organismo se dá por meio da gelatina formada por esses nutrientes, que consegue captar a glicose obtida por meio da alimentação, retardando a absorção intestinal desse carboidrato e normalizando a sua concentração no sangue.

20. Auxilia na Gravidez:

Por ser rica em ácido fólico (vitamina B9), a Lentilha pode ser incluída na dieta de mulheres grávidas para promover uma gestação mais saudável para a mamãe e bebê. Isso porque esse nutriente serve para prevenir diversos tipos de doenças que podem atingir bebês ainda em fase de formação e, ainda, evitar em até 50% as chances de partos prematuros. Para se ter uma ideia, especialistas recomendam o consumo de 400mcg de ácido fólico por dia no caso de mulheres em período fértil, especialmente aquelas que pretendem engravidar.

21. É Importante para a Boa Formação do Feto:

Consumir Lentilha durante a gravidez faz com que o organismo absorva uma quantidade importante de ácido fólico (vitamina B9), nutriente importante para a boa formação do feto.

22. Alivia o Estresse e a Depressão:

A Lentilha possui um aminoácido chamado triptofano. Ele atua como uma espécie de relaxante e proporcionador de bem estar. Essa funções são importantes para combater casos de depressão e estresse, devolvendo o prazer e a tranquilidade.

23. É uma Fonte de Proteínas:

As proteínas presentes na Lentilha são importantes para produzir uma musculatura mais saudável, melhorar a saúde do sistema imunológico e promover a correta digestão dos alimentos. Se você pretende fazer uma dieta para ganho de massa muscular, acrescente Lentilhas em suas alimentação pois elas são uma ótima maneira de fazer seus músculos crescerem com saúde.

24. A Lentilha Ajuda a Combater o Câncer:

As fibras mais uma vez promovem benefícios da Lentilha à saúde, nesse caso ajudando a evitar o câncer colorretal. Dietas ricas em fibras têm sido bem documentadas como preventivas para este tipo de tumor.

Além disso, uma pesquisa publicada no Critical Reviews in Food Science and Nutrition revelou que as lectinas, proteínas presente em vários vegetais, como por exemplo, na Lentilha, apresentam uma relevante atividade anticâncer in vitro e in vivo, através de sua atividade citotóxica e apoptótica (estimulando a morte celular programada).

25. Diminuir a Tensão Pré-Menstrual:

Pois contêm uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.

26. Combater a Diabetes:

Porque apesar de ter muitos carboidratos, têm muitas fibras e fazem com que o açúcar não aumente muito sangue.

27. Melhora a Saúde Mental:

Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição da Fernand Widal Hospital, localizado em Paris, mostrou que os nutrientes presentes na composição nutricional da Lentilha podem ajudar de maneira eficiente no melhor funcionamento do cérebro.

Elas ajudam no funcionamento do órgão, deixando o sistema nervoso mais saudável e potencializando as nossas funções cognitivas. O resultado é de melhor capacidade de aprendizagem, concentração e memória.

beneficios da lentilha

28. Auxilia na Gravidez:

Por ser rica em ácido fólico (vitamina B9), a Lentilha pode ser incluída na dieta de mulheres grávidas para promover uma gestação mais saudável para a mamãe e bebê. Isso porque esse nutriente serve para prevenir diversos tipos de doenças que podem atingir bebês ainda em fase de formação e, ainda, evitar em até 50% as chances de partos prematuros.

Para se ter uma ideia, especialistas recomendam o consumo de 400mcg de ácido fólico por dia no caso de mulheres em período fértil, especialmente aquelas que pretendem engravidar.

29. Combate a Prisão de Ventre:

A grande quantidade de fibra da Lentilha, até excessiva para alguns intestinos sensíveis, atua como estimulante dos movimentos peristálticos do intestino.

30. Rica em Cobre:

Tudo isso em um só prato de Lentilhas. Assim não é estranho que Esaú tenha vendido sua progenitura para seu irmão Jacó, o patriarca bíblico, em troca de tão nutritivo prato.

Embora as Lentilhas ofereçam uma concentração tão alta desse nutrientes, são deficitária ou simplesmente carecem de outros.

Ácidos graxos poli insaturados, devido a não conter gorduras de nenhum tipo; provitamina A, vitamina C e E; cálcio vitamina B 12 (como todos os vegetais).

Confira Alguns dos Outros Benefícios da Lentilha Para Saúde:

Efeitos Colaterais da Lentilha:

Consumir grandes quantidades de fibras pode causar flatulência e constipação. Qualquer pessoa que esteja aumentando a ingestão de fibra deve:

  • Beber bastante líquido para evitar constipação;
  • Consumir poucas quantidades de fibras em cada refeição;
  • Aumentar gradualmente a ingestão em 1 ou 2 meses.

Essas dicas podem ajudar a prevenir o desconforto digestivo à medida que o corpo se ajusta à mudança.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dicas de Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 25 Benefícios da Angelica Para Saúde

Os 40 Benefícios da Carambola Para Saúde