Os 20 Benefícios do Óleo de Castanha do Pará Para Saúde!

Revisado por

Formado em Medicina Geral pela USP!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Castanha do Pará Para Saúde são muitos, além de ser pouco consumido, possui um grande poder nutricional. Além disso, a Castanha do Pará é uma noz extremamente deliciosa. Carregadas com vários benefícios para a pele, cabelos e saúde, estas nozes fornecem grandes quantidades de nutrientes benéficos que são requeridos pelo organismo para funcionar adequadamente.

óleo de castanha do paráBotanicamente, a Castanha do Pará pertence à família Lecythidaceae e é conhecida como Bertholletia excelsa. A Castanha do Pará também é conhecida como para-castanha e castanheira.

As Castanha do Pará são nativas da América do Sul, encontradas principalmente na floresta amazônica. Eles também são encontrados abundantemente no Brasil, Peru e Bolívia.

A noz é envolta em uma casca espessa e marrom. O kernel possui uma noz amanteigada com pele marrom que se solta facilmente. As nozes são lisas em textura e têm um sabor doce e terroso. A Castanha do Pará é uma dieta básica dos nativos residentes na floresta amazônica.

Valor Nutricional da Castanha do Pará:

Castanha do Pará são ricos em calorias, vitaminas, minerais e antioxidantes. Estas nozes cremosas são uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, como Tiamina, Riboflavina, Ácido pantotênico, Niacina, Ácido fólico e Piridoxina.

Contém minerais como manganês, Selênio, Potássio, Cálcio, Ferro, Fósforo e Zinco. As nozes contêm quase 8 gramas de vitamina E por 100 gramas servindo.

Uma porção de Castanha do Pará fornece 4 gramas de fibra e 5 gramas de proteína. Uma porção de cem gramas fornece 650 calorias. Então, confira agora Os 20 Benefícios do Óleo de Castanha do Pará  Para Saúde:

1. Pele Brilhante:

O selênio da castanha-do-pará acelera o processo de renovação celular, proporcionando um brilho natural à pele. Os altos níveis de antioxidantes da castanha-do-brasil estimulam a produção de glutationa, que combate os radicais livres que danificam o colágeno da pele. A vitamina E no Óleo de Castanha do Pará também mantém a integridade das células das membranas mucosas e da pele.

2. Câncer de Pele:

A vitamina E e selênio presentes na Óleo de Castanha do Pará ajudam a prevenir o câncer de pele. A vitamina E é um poderoso antioxidante que protege a pele dos danos dos radicais livres.

Uma deficiência de selênio pode causar câncer de pele basal e escamoso. A castanha-do-pará também contém cobre, um mineral que ajuda na produção de melanina.

A melanina é um pigmento de cor que protege o corpo dos nocivos raios ultravioletas. Consumir um punhado de Óleo de Castanha do Pará todos os dias para se proteger do câncer de pele.

3. Acne:

As propriedades antiinflamatórias e antibacterianas da castanha-do-pará podem ser úteis no tratamento da acne e da inflamação da pele. O zinco nesta porca reduz a vermelhidão da pele e promove a produção de colágeno. Ele libera as toxinas do corpo, impedindo o aparecimento de acne.

4. Envelhecimento:

Óleo de Castanha do Pará contém vitamina A e E que aumentam a produção de colágeno, dando a você uma pele lisa e firme. Aplique o óleo antes de ir para a cama para adicionar um brilho saudável à sua pele.

5. Secura Da Pele:

Óleo de Castanha do Pará são muito úteis para aliviar a secura da pele. Ele contém nutrientes como zinco, vitamina E e ácidos graxos ômega 3 que tratam a pele seca e descamativa, prevenindo o eczema e a psoríase.

O Óleo de Castanha do Pará também pode ser usado para tratar o ressecamento da pele e pequenas infecções. As propriedades emolientes do Óleo de Castanha do Pará mantêm a pele bem hidratada e hidratada. Aplique algumas gotas de Óleo de Castanha do Pará nos pés para tratar coceira, calcanhares rachados e aperto.

6. Esfoliação:

Óleo de Castanha do Pará funciona como um maravilhoso esfoliante natural. Pegue meia xícara de Castanha do Pará e triture-as em um processador para fazer um pó fino. Combine o pó com abacate amassado e ovos para fazer uma pasta suave.

Esfregue a pasta suavemente no rosto molhado e deixe por 15 minutos. Lave com água fria e seque. A pasta fornecerá a abrasividade correta sem danificar as áreas frágeis da pele. Esfoliará a pele suavemente, removendo as células mortas, enquanto o abacate e o ovo farão com que a pele fique macia e suave.

7. Crescimento do Cabelo:

A falta de nutrientes essenciais no corpo pode causar queda de cabelo ou crescimento do cabelo atrofiado. Óleo de Castanha do Pará contém selênio, um importante mineral que é extremamente vital para a saúde do cabelo.

Uma deficiência em selênio, muitas vezes pode levar a queda excessiva de cabelo. O consumo regular de Castanha do Pará pode melhorar o crescimento e a saúde dos cabelos.

8. Cabelo Brilhante:

As Castanha do Pará são o tratamento mais fácil e menos dispendioso para deixar os cabelos saudáveis ​​e brilhantes. Contém quantidades elevadas de ácidos gordos ómega 3, que estimulam a produção de sebo no couro cabeludo, condicionando naturalmente o cabelo.

O Óleo de Castanha do Pará também é usado em xampus, condicionadores e tratamentos capilares. Coma um punhado de nozes do Brasil diariamente para notar uma grande melhora na qualidade do seu cabelo.

9. Cabelo Saudável:

A Castanha do Pará é uma excelente fonte de l-arginina, um aminoácido que é usado principalmente para inverter a calvície masculina. Incentiva o crescimento de cabelos saudáveis.

Este aminoácido também melhora a saúde das paredes das artérias, tornando-as menos propensas a coágulos sanguíneos. Nosso couro cabeludo requer um fluxo forte de sangue para o crescimento adequado do cabelo.

castanha do pará10. Evita a Quebra do Cabelo:

O Óleo de Castanha do Pará são ricas em ácidos graxos ômega 3, uma forma saudável de ácido graxo que torna os filamentos saudáveis.

É também uma boa fonte de vitamina E, um dos nutrientes mais importantes necessários para melhorar a aparência do cabelo. Uma deficiência neste nutriente pode tornar o cabelo quebradiço e propenso a quebra.

11. Regula o Hormônio da Tireóide:

Castanha do Pará contém uma enzima ativa chamada “triodotironina”, que ajuda a produzir o hormônio ativo da tireóide. Coma um punhado de Castanha do Pará todos os dias para obter sua dose diária de selênio.

12. Excelente Fonte de Selênio:

A maioria dos benefícios para a saúde do Óleo de Castanha do Pará pode ser atribuída ao seu alto teor de selênio. Nosso corpo não pode produzir selênio por conta própria. É importante consumi-lo através dos alimentos para evitar sua deficiência.

O selênio é um componente essencial necessário para a produção de duas enzimas antioxidantes – glutationa peroxidase e tiorredoxina redutase. Também ajuda a aumentar a função da vitamina E no corpo.

13. Neutraliza os Danos dos Radicais Livres:

O selênio estimula a produção de glutationa, o antioxidante mais importante que protege o organismo dos danos provocados pelos radicais livres. Os radicais livres podem oxidar no corpo, danificando as células e tecidos.

O selênio neutraliza os radicais livres, ao mesmo tempo em que protege de várias condições de saúde, como doenças cardíacas e câncer.

14. Gestão de Peso:

Castanha do Pará ajuda no controle de peso. Contém quantidades elevadas de proteínas e fibras que controlam a fome, reduzindo assim o peso.

Comer uma pequena porção de Castanha do Pará mantém você satisfeito por mais tempo, reduzindo a probabilidade de lanches entre eles.

15. Saúde Cardiovascular:

Óleo de Castanha do Pará contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega 3 que ajudam a diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

As nozes são uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados, como ácido oleico e palmitoleico. Isso é benéfico para reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom no sangue.

Favorece o perfil lipídico sangüíneo, prevenindo doenças coronarianas e acidente vascular cerebral. O selênio na Castanha do Pará também impede a coagulação do sangue.

16. Deficiência de Zinco:

As Castanha do Pará são muito benéficas no tratamento da Acrodermatite enteropática, uma doença hereditária rara.

A desordem ocorre quando o corpo não consegue absorver quantidades suficientes de zinco, levando à sua deficiência.

O Óleo de Castanha do Pará contém altos níveis de zinco, o que pode ajudar a combater a Acrodermatite enteropática.

17. Sistema imunológico:

Aqueles que pegam um resfriado com facilidade podem se beneficiar muito do Óleo de Castanha do Pará.

Ele contém uma infinidade de nutrientes que estimulam o sistema imunológico, combatendo o frio e a gripe. Também fornece ampla energia para realizar as atividades do dia-a-dia.

18. Proteína Completa:

O Óleo de Castanha do Pará é considerada uma proteína completa, tornando-a uma excelente adição à dieta vegetariana. Eles fornecem todos os aminoácidos essenciais necessários para o reparo muscular e tecidual.

Contém metionina, um aminoácido importante que nos protege de doenças crônicas. Também ajuda a afastar os sinais e sintomas do envelhecimento.

19. Função Muscular:

O Óleo de Castanha do Pará é um alimento denso em nutrientes. Contém magnésio, um mineral necessário para o funcionamento dos músculos.

Evita o acúmulo de ácido láctico nos músculos, prevenindo dores e dores musculares. O magnésio é de natureza catalítica, o que ajuda a decompor as proteínas em aminoácidos mais simples. Ajuda na digestão e absorção de proteínas no organismo.

20. Fertilidade Masculina:

Os antioxidantes presentes no Óleo de Castanha do Pará protegem o sêmen dos danos causados ​​pelos radicais livres. Melhora a mobilidade dos espermatozóides e reduz a infertilidade. Também aumenta os níveis naturais de testosterona no corpo.

benefícios do óleo de castanha do pará para saúdeEfeitos Colaterais:

Consumo de mais do que a quantidade necessária de selênio pode causar fadiga e dores de estômago. Uma overdose de selênio também pode causar unhas quebradiças e queda de cabelo.

Evite comprar Castanha do Pará salgadas, pois o sal contém altos níveis de sódio, o que pode causar hipertensão.

Descobriu-se que o Óleo de Castanha do Pará contém grandes quantidades de aflatoxinas, altamente carcinogênicas. As porcas também são conhecidas por conter rádio radioativo.

As pessoas alérgicas a nozes devem abster-se de consumir Castanha do Pará. Consumir grandes quantidades de nozes do Brasil pode causar nervosismo e pode até levar à paralisia em alguns casos. É muito essencial consumir estas nozes com moderação.

Considerando todos os benefícios do Óleo de Castanha do Pará, podemos incluir com segurança alguns deles em nossa dieta para melhorar nossa saúde geral e bem-estar. No entanto, o consumo excessivo deve ser evitado.

Caapeba – Origem, Benefícios e Como Usar!

Pedra Ume Caá – Origem, Benefícios e Como Usar!