Os 10 Benefícios do Chá de Artemísia Para Saúde

Saiba Mais Sobre Os 10 Benefícios do Chá de Artemísia Para Saúde!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Os 10 Benefícios do Chá de Artemísia Para Saúde aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, Com ação terapêutica conhecida desde a Idade Média, a Artemísia se popularizou como remédio caseiro para prevenir enxaquecas e controlar dores de cabeça crônicas. Mas poucas pessoas sabem todos os benefícios que essa planta pode nos trazer.

Geralmente consumida em forma de chá, a planta que pertence à mesma família da camomila e do girassol, é uma ótima pedida para o controle das cólicas abdominais e uterinas. Há estudos que atestam seu potencial anti-inflamatório na cura da artrite.

beneficios do cha de atemisia

A Artemísia, de nome científico artemisia vulgaris, é uma planta medicinal também conhecida como erva-de-fogo, camomila do campo, erva-de-são-joão e rainha das ervas. Pertencente à família Aster, a artemísia cresce em várias regiões do mundo e a sua ação terapêutica é conhecida desde a Idade Média.

Tendo se popularizado como remédio caseiro na prevenção de enxaquecas e dores de cabeça crônicas. Geralmente consumida em forma de chá, esta planta também é bastante utilizada pelas mulheres no tratamento de problemas do aparelho urogenital.

O que é Chá de Artemísia?

A artemísia (Artemisia annua) é uma planta herbácea pertencente à família Asteraceae e nativa da China. A artemísia, nos últimos anos, tem atraído o interesse da ciência por suas propriedades medicinais. O nome artemísia remonta a Artemis.

A deusa grega da caça, ou a rainha Artemísia, que, segundo a tradição, descobriu pela primeira vez as propriedades terapêuticas e as popularizou. Foi Linnaeus, o pai de classificação moderna dos organismos vivos, que escolheu o nome.

Propriedades do Chá de Artemísia:

O interesse da ciência pela artemísia está ligado, principalmente, ao seu teor de artemisinina. Na medicina tradicional chinesa, é usada como um remédio útil para a febre e problemas gastrointestinais. A artemísia tem propriedades digestivas. Também tem sido usada para combater a malária.

A Artemísia vulgaris é usada para preparar uma tintura-mãe (extrato hidroalcoólico), que tem algumas propriedades úteis para intervir como um remédio natural em casos de amenorréia, irregularidades menstruais, perda de apetite e vermes intestinais.

Muitas plantas da espécie Artemísia crescem de forma selvagem e, às vezes, são consideradas pragas.

Benefícios do Chá de Artemísia Para Saúde:

1. Artemísia Para o Ciclo Menstrual:

Assim, se você é atormentado por espinhas, acne e furúnculos e você é uma mulher, você se beneficiar com uso do Chá de Artemísia. Além disso, ele também irá ajudar a regular o seu ciclo menstrual.

2. Combate a a Acne:

Se você consultar um profissional de saúde alternativa, ele vai dizer-lhe que a acne e os furúnculos são devidos a impurezas no sangue. Então, qual é a solução? A resposta está em usar Chá de Artemísia, que tem a capacidade de limpar impurezas de seu sangue.

3. Possui Ação Anti-Inflamatória:

O Chá de Artemísia possui uma substância chamada Kaempferol em sua composição, que possui propriedades anti-inflamatórias. Com isso, o Chá de Artemísia pode ser eficaz para controlar as inflamações que ocorrem no estômago, como a gastrite e as úlceras, por exemplo.

4. Promove a Saúde do Cabelo:

O Chá de Artemísia é rico em vitamina E. Isso significa que é bom para o seu cabelo. Ele vai ajudar os seus fios adquirir uma aparência brilhante, e garantir que nunca tenha que se preocupar com um couro cabeludo seco. Em outras palavras, você não será assediado pela caspa como ocorre em muitas pessoas devido a um excesso de couro cabeludo.

5. Promove uma Pele Saudável:

O Chá de Artemísia tem ação hidratante. Com isso, o mesmo ajuda na nutrição e reparos que a pele necessita. Dessa forma, ocorre a renovação celular, com a eliminação de manchas do rosto e de linhas de expressão, que passam a ser suavizadas com o uso do Chá de Artemísia.

6. Auxilia Contra a Queda de Cabelo:

Como dito acima, a Chá de Artemísia estimula a circulação sanguínea. Os cabelos saudáveis e o couro cabeludo precisam de uma boa circulação sanguínea. Portanto, eles recebem muitos nutrientes através do sangue circulante. Desta forma, você pode usar o Chá de Artemísia para manter seu cabelo e couro cabeludo saudáveis.

7. Trata Problemas Respiratórios:

A planta medicinal é bastante utilizada para o tratamento de problemas respiratórios. Isso inclui a asma, a bronquite, a tosse seca, a amigdalite e a rouquidão. Portanto, as folhas do verbasco possuem um extrato que contém ação antioxidante e anti-inflamatória que ajudam a diminuir o muco e a aliviar a inflamação da garganta.

8. Artemísia Para o Sistema Nervoso:

Fadiga, hiper reatividade ou estresse seus nervos podem ser submetidos a qualquer um destes problemas de vez em quando. Portanto, o Chá de Artemísia pode beneficiar seus nervos tensos de uma maneira maravilhosa.

9. Melhora a Saúde do Figado:

Existem alegações de que o Chá de Artemísia pode aumentar a circulação sanguínea e também curar certos distúrbios do fígado.

10. Controla o Diabetes:

No México, o Chá de Artemísia tem desempenhado um papel no tratamento da diabetes. Portanto, vários estudos foram realizados em animais para validar o controle de níveis de glicose no sangue.

Efeitos Colaterais do Chá de Artemísia:

Mulheres grávidas ou amamentando não devem consumir o Chá de Artemísia. Portanto, não ingerir crua e pode ser tóxica se consumida acima da dosagem. Seu uso deve ser moderado e é conveniente consultar um especialista antes de iniciar qualquer tratamento à base de Artemísia.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 15 Benefícios do Azeite de Dendê Para Saúde!

Agerato – Origem, Benefícios e como Usar