Chá de Juá – Origem, Benefícios e Como Usar!

Saiba Mais Sobre o Chá de Juá – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

Bioquímica Farmacêutica pela USP

Especialista do Dr. Saúde

Chá de Juá – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, repleta de benefícios e propriedades para a saúde, a juá é uma planta que possui as folhas, frutos, cascas e raiz propicias para o consumo humano. A planta medicinal também é conhecida por joazeiro, joá, juazeiro, juá-de-espinho, jurupeba, jurubeba, juá-fruta, raspa-de-juá, enjoaá, enjuá, juá-mirim, joazeiro e laranjeira-do-vaqueiro.

cha de jua beneficios

O consumo da planta serve como adstringente, cicatrizante, higienizante, desopilante, expectorante, antigripal, anti-inflamatória, combate e previne a febre, estimula a produção do suor e serve como tônico capilar, pois favorece o crescimento e evitar a queda dos cabelos e combate a caspa.

Os frutos da juá, que muito lembram uma pitomba, mas menor e branco por dentro, são excelentes fontes de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico do organismo.

A planta possui inúmeros princípios ativos como amido, anidrido fosfórico, ácido betulínico, ácido oleamólico, amido, celulose, cafeína, óxido de cálcio, proteína, sais minerais, saponina, vitamina C, hidratos de carbono e anidrido fosfórico.

O uso da Chá de Juá é indicado para pessoas que sofrem de problemas como febre, gengivite, má digestão e outras doenças no estômago, alguns problemas nos órgãos sexuais e vias urinária, além da placa bacteriana.

Origem do Chá de Juá:

O juazeiro é uma árvore nativa predominantemente na região nordeste do Brasil, encontrada principalmente em áreas secas, de clima semi-árido como caatinga, no sertão e no agreste. A árvore é conhecida por diversos nomes, sendo os mais difundidos, juazeiro e juá.

Trata-se de uma árvore de folhas persistentes capaz de resistir à escassa umidade do subsolo onde ocorre naturalmente. Raramente, em situações extremas de seca, pode perder a folhagem por completo.

O árvore de juazeiro atinge uma altura entre 5 e 15 metros, com copa grande e densa, carregada de folhas. Suas folhas têm consistência membranosa, possuem coloração amarelo esverdeada, medindo aproximadamente 5 mm de comprimento. Produz um fruto pequeno, amarelado e redondo de cerca de 3 cm, comestível e também apreciado por pássaros.

Propriedades do Chá de Juá:

O Chá de Juá possui algumas propriedades curativas. São elas tônica, diaforética, diurética, anti-leucorreica, febrífugo e antiblenorrágico. Por isso ela pode ser usada no processo de tratamento e cura de várias doenças, seja com características mais graves ou amenas.

Benefícios do Chá de Juá Para Saúde:

1. Melhora a Digestão:

Os variados ácidos orgânicos presentes no Chá de Juá, são conhecidos por impulsionar o poder digestivo do corpo. Quanto mais forte for seu sistema digestivo, mais seguro será o trato gastrointestinal à doenças e infecções. Ele também ajuda na expulsão dos resíduos, garantindo assim um intestino saudável.

2. Trata as Cólicas Menstruais:

O Chá de Juá pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da menstruação, ou seja, cólicas, Os cientistas descobriram que beber Chá de Juá ao longo de um período de seis meses resulta em menos cólicas durante a menstruação, bem como alívio do estresse psicológico associado com cólicas durante estes períodos.

3. Promove a a Saúde Cardíaca:

O Chá de Juá é rico em polifenóis, que são solúveis em água, além de uma série de outros antioxidantes, incluindo o ácido gálico, que também é solúvel em água. Os polifenóis poderia ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, bem como a osteoporose e, possivelmente, até mesmo o câncer.

4. Melhora a Memória:

O Chá de Juá pode aumentar a capacidade de concentração e memorização em um longo prazo. É porque é capaz de estimular a atividade bioelétrica do cérebro que melhora a energia e a memória do cérebro.

Como Usar o Chá de Juá:

Chá de Juá feito das folhas e cascas da juá podem ser usadas no couro cabeludo, para tratar caspas; como gargarejo, para tratar gengivite e a ingestão para tratar males no estômago.

Já a decocção feita a partir da raiz da planta ajuda a combater a má digestão, problemas nos órgãos sexuais e vias urinárias e ajuda a reduzir a febre.

Como fazer Chá de Juá:

INGREDIENTES:

  • 3 colheres de sopa das folhas de Juá;
  • 1 litro de água.

MODO DE PREPARO:

  • Despejar a água em uma panela e levar ao fogo;
  • Então, acrescentar a erva e esperar atingir o ponto de fervura. Quando isso acontecer, desligar o fogo e tampar a panela, deixando abafado durante 10 minutos;
  • Após, basta coar e consumir. A quantidade de ingestão recomendada é de uma a duas xícaras diariamente.

cha de jua

Cuidados e Contraindicações do Chá de Juá:

A ingestão do Chá de Juá é contraindicada para crianças menores de 12 e anos. Devido a presença de saponinas, o consumo da planta também deve ser evitado por gestantes e mulheres que estão em processo de amamentação.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Byanca Stefany

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Os 10 Benefícios do Leite de Amêndoa Para Saúde!

Emburana – Origem, Benefícios e Como Usar!