Os 19 Benefícios do Melaço Para Saúde

Os 19 Benefícios do Melaço Para Saúde !

Revisado por

Graduado em Ciências da Nutrição!

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Melaço Para Saúde são incríveis pois o melaço faz parte dos alimentos que contem vários beneficios para saude. Alem disso, os benefícios de saúde do melaço incluem alívio de problemas relacionados à menstruação, obesidade, diabetes, estresse, câncer, aumento da próstata, acne e outras doenças da pele.

Melaco beneficio

Ele também fornece alívio da constipação , dores de cabeça e anemia. Ajuda a melhorar a saúde dos ossos e dos cabelos, mantém o equilíbrio eletrolítico, a saúde sexual, o funcionamento do sistema nervoso e acelera a cicatrização de feridas.

Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, manter níveis saudáveis ​​de hemoglobina e melhorar a formação de novas células no corpo.

É um subproduto denso e viscoso obtido a partir do processamento de cana-de-açúcar e beterraba em açúcar de mesa.

Deriva seu nome da palavra latina para mel, mel. Sua viscosidade e textura espessa deram origem à famosa designação de algo ou alguém sendo “lento como melaço” para qualquer coisa lenta.

Historia do Melaço:

Historicamente, o melaço era produzido no Caribe, onde o cultivo de cana-de-açúcar e beterraba era o mais alto.

De lá, ele foi importado para os Estados Unidos durante o início da 20 ª século. Hoje, é produzido em larga escala na Tailândia, Índia , Taiwan, Brasil, Filipinas e Estados Unidos.

Juntamente com o seu uso como adoçante em produtos alimentícios , também oferece benefícios para a saúde e é usado para tratar uma ampla gama de distúrbios.

Tipos De Melaço:

Melaço Blackstrap:

É obtido a partir de açúcar bruto de cana e refino de açúcar em lata. É também conhecido como melaço final em usinas de cana e melaço de refinaria em um ambiente de refinaria.

Melaço de Cana:

Este é um subproduto do refino de açúcar do caldo de cana e melaço de beterraba é um subproduto da extração de sacarose de beterraba sacarina.

Melaço Sulfurado:

O melaço é também chamado de melaço sulfurado se tiver sido extraído de cana-de-açúcar jovem e tratado com dióxido de enxofre para preservação.

Melaço Não Queimado:

O melaço extraído da cana-de-açúcar madura não necessita de enxofre e conserva seu sabor rico e leve. Esta variedade é referida como melaço não queimado.

Valor Nutricional Do Melaço:

O melaço contém vários minerais essenciais, como cálcio, magnésio, manganês, potássio, cobre, ferro, fósforo, cromo, cobalto e sódio. É uma boa fonte de energia e carboidratos e contém açúcares também.

Além disso, oferece várias vitaminas, como niacina ( vitamina B3), vitamina B6, tiamina e riboflavina. É muito baixo em gordura e fibra.

Black melaço é um adoçante nutritivo contendo uma quantidade considerável de nutrientes que são essenciais para o funcionamento do corpo.

Açúcar branco refinado, por outro lado, contém carboidratos simples e outros componentes como o aspartame, que não é muito saudável para o corpo. Então, confira agora Os 19 Benefícios do Melaço Para Saúde.

1. Propriedades Antioxidantes:

Pesquisas demonstraram que o melaço contém a maior quantidade de antioxidantes em comparação com o açúcar refinado, o xarope de milho, o açúcar bruto de cana e outros adoçantes prontamente disponíveis.

Esses antioxidantes protegem o organismo contra os danos oxidativos associados ao câncer, doenças cardiovasculares e doenças degenerativas.

2. Evita Cólicas Menstruais:

O melaço é uma boa fonte de ferro e é muito eficaz para menstruar mulheres que estão em grande risco de deficiência de ferro devido à perda de sangue.

Sem gordura e muito poucas calorias, é uma alternativa melhor para contribuir com ferro para o corpo em comparação com outras fontes gordurosas, como carne vermelha.

O ferro previne vários distúrbios, como a menorragia, que causa um fluxo excessivo de sangue por mais tempo durante a menstruação.

3. Perda de Peso:

Os polifenóis presentes no melaço têm efeitos antioxidantes que podem se mostrar eficazes na redução da obesidade e no manejo do peso.

Na investigação realizada para avaliar o impacto do melaço em uma dieta rica em gordura, ficou evidente que o seu extrato ajuda a reduzir o peso corporal e o teor de gordura, reduzindo a absorção de calorias no organismo.

4. Melhora a Saúde Sexual:

O melaço é rico em manganês, que ajuda na produção saudável de hormônios sexuais.

Ele desempenha um papel vital no funcionamento do sistema nervoso, na prevenção de coágulos sanguíneos e na produção de energia a partir de proteínas e carboidratos. Uma deficiência de manganês pode levar à infertilidade, fadiga geral e ossos fracos.

5. Trata Constipação:

O melaço provou ser valioso no tratamento da constipação. Pesquisas demonstraram que os enemas de leite e melado são tão eficazes quanto os enemas de fosfato de sódio administrados no departamento de emergência pediátrica para curar a constipação.

É também digno de nota que curar a constipação com fosfato de sódio requer um tratamento retal adicional.

No entanto, não é necessário após um tratamento feito com enemas de leite e melado, quando consumidos por via oral.

6. Mantém Ossos Saudáveis:

O melaço é uma boa fonte de cálcio, que desempenha um papel importante na manutenção da saúde óssea, no funcionamento do sistema enzimático, na remoção de toxinas do cólon e na função da membrana celular.

Também é necessário para manter os dentes saudáveis ​​e protege o corpo contra doenças ósseas comuns durante a menopausa.

7. Tratamento de Reumatismo e Neuralgia:

O melaço tem sido efetivamente utilizado na preparação de um medicamento para o tratamento de reumatismo e neuralgia.

As propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do melaço fazem dele um ingrediente confiável para curar esses distúrbios.

8. Ajuda a Retardar o Metabolismo de Glicose:

Black melaço ajuda na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Tem um índice glicêmico moderado e ajuda a retardar o metabolismo de glicose e carboidratos, o que subsequentemente significa menos produção de insulina.

Isso ajuda a evitar o acúmulo de excesso de gorduras ou lipídios na corrente sanguínea. Possui uma quantidade substancial do elemento traço essencial do cromo, que é valioso em relação à ação da insulina e manutenção da tolerância à glicose no corpo também.

9. Ajuda a Prevenir Distúrbios:

O melaço contém o mineral essencial potássio, que é necessário para o bom funcionamento das células.

Ajuda na manutenção do equilíbrio ácido-base do corpo e evita o esgotamento do calor.

O potássio também desempenha um papel importante na contração nervosa e muscular e ajuda a manter a saúde cardíaca.

A ingestão adequada de alimentos ricos em potássio, como o melaço, ajuda a prevenir distúrbios como a hipocalemia e também reduz a pressão arterial.

10. Ajuda no Alívio dos Sintomas da Acne:

Os benefícios para a saúde do melaço incluem alívio da acne. Ele contém ácido láctico, o que ajuda no alívio dos sintomas da acne.

O ácido láctico é produzido pelas bactérias do ácido láctico e desempenha um papel importante no metabolismo dos hidratos de carbono.

É eficazmente utilizado em tratamentos naturais, não tóxicos e não alergênicos de natureza fisiológica para a cura da acne e outras doenças da pele.

Além do melaço, o ácido lático também está presente no leite azedo, maçãs e suco de tomate.

11. Tratamento de Feridas e Queimaduras:

O melaço tem sido usado por seus efeitos no tratamento de feridas e queimaduras na pele.

Promove também o crescimento saudável dos tecidos. Devido à vasta gama de minerais essenciais, serve muito bem como um potente curandeiro.

12. Aumenta a Formação de Glóbulos Vermelhos:

O melado é rico em cobre, o que ajuda a erradicar os radicais livres do corpo.

Ela ajuda na absorção de ferro, a formação de glóbulos vermelhos e mantém um sistema imunológico saudável.

Uma deficiência de cobre pode resultar em anemia, problemas de tireoide, arritmia cardíaca e osteoporose.

13. Mantém os Níveis de Hemoglobina:

O teor de ferro no melado ajuda a manter níveis saudáveis ​​de hemoglobina.

A hemoglobina desempenha um papel fundamental no fornecimento de oxigênio dos pulmões para outras partes do corpo.

Também é vital para a produção de energia e ajuda a impulsionar o metabolismo.

14. Promove Crescimento:

O melaço às vezes é chamado de chá da gravidez, devido à presença de ferro, vitamina B (ou seja, folato) e outros minerais essenciais.

Consumo deste chá durante a gravidez fornece cálcio, que é necessário para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Melaco

15. Mantém Sistema Nervoso Saudável:

O melado contém magnésio, que ajuda no funcionamento do sistema nervoso.

Ele relaxa nossos nervos e vasos sanguíneos, equilibrando o volume de cálcio e impedindo que ele atinja os nervos.

Fluxos não bloqueados e rápidos de cálcio nos nervos podem superativá-los e levar à transmissão de muitos sinais e contração nervosa excessiva.

Uma deficiência de magnésio no corpo pode levar à hipertensão, cãibras musculares, espasmos e fadiga geral do corpo.

16. Previne Cefaleia:

O melaço é uma boa fonte de minerais e vitaminas, como vitamina B6 e ácido pantotênico.

A deficiência dessas vitaminas pode causar dores de cabeça, asma, fadiga e estresse.

O consumo de melado ajuda a fornecer essas vitaminas e minerais necessários e mantém uma boa saúde geral.

17. Trata o Câncer:

Além de várias vitaminas e minerais, o melado também contém selênio, que é benéfico no tratamento do câncer.

18. Cuidado Capilar:

Extratos de melado são bons para o cabelo e promovem o crescimento saudável do cabelo.

O melado suaviza e condiciona o cabelo, acrescenta uma textura rica e evita que ele prematuramente envelheça.

19. Alivia Ataques de Asma:

A rica combinação de vitaminas e minerais encontrada no melado contribui para uma boa saúde geral.

Em particular, o ácido antitético e a vitamina B6 ajudam a energizar o corpo, acalmar os nervos e reduzir a incidência de dores de cabeça crônicas e a gravidade e frequência dos ataques de asma.

Como Consumir o Melaço?

Esse adoçante natural está disponível no mercado de diversas formas. Em geral, o melado costuma ter a cor mais escura, puxada para o marrom. Quanto mais escuro, melhor é a qualidade.

Você encontra em alguns supermercados e casas de produtos naturais. Dê preferência para o melado orgânico.

Você pode substituir o açúcar pelo melado, ou comer uma colher de sopa diariamente.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Rafael Cardoso

Com mais de 5 anos de experiência, Rafael Almeida é Graduado em Ciências da Nutrição pela Universidade Ceuma desde 2012. Atua em Atendimento Clínico-Nutricional, com foco no bem estar e qualidade de vida do paciente, através da reeducação alimentar e acompanhamento nutricional, com planos alimentares personalizados, de acordo com o objetivo e avaliação clínica individual, comprometido com o sucesso do tratamento de seus pacientes.

Os 30 Benefícios da Bardana Para Saúde

Os 40 Benefícios do Mamão Para Saúde!