Os 40 Benefícios do Chá de Rosa Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

O chá de rosa é uma bebida nutritiva e deliciosa derivada de pétalas de rosas frescas ou desidratadas. No passado, acredita-se que as pétalas de rosa tenham poderes de cura e propriedades medicinais. Por esta razão, eles são feitos frequentemente com óleos essenciais terapêuticos e chá nutritivo.

chá de rosa

As rosas eram usadas nos tempos antigos como um remédio para curar várias doenças, como dores no peito e no abdômen, problemas digestivos e sangramento menstrual. Além disso, acredita-se que as rosas têm propriedades anti-inflamatórias e que podem aliviar a tosse.

O Que é Chá de Rosa?

O chá de rosas, simplesmente, é feito de flores de rosas inteiras ou de pétalas de rosas (depois de secas). Esta é uma variedade popular de chá do Oriente Médio, mas pode ser apreciada em qualquer lugar do mundo.

Valor Nutricional do Chá de Rosa:

Os muitos benefícios do chá de rosa são o resultado das altas concentrações de Vitamina C, polifenóis, Vitamina A, vários minerais, nerol, geraniol, mirceno, quercetina e outros antioxidantes. Agora, confira Os 40 Benefícios do Chá de Rosa Para Saúde:

1. Diminui o Desconforto Menstrual:

Um dos melhores remédios para períodos dolorosos ou pesados ​​é o chá de rosas, pois ele pode não apenas ajudar a regular os hormônios e a congestão uterina, mas também eliminar as cãibras e as alterações de humor que são frequentemente associadas à menstruação.

2. Melhora o Humor:

A qualidade natural de elevar chá de rosa torna uma excelente escolha para aqueles que estão se sentindo para baixo, deprimido ou excessivamente estressado. O efeito que esse tipo de chá pode ter sobre os níveis hormonais é bem conhecido, o que está intimamente relacionado a como os neurotransmissores em nosso cérebro são regulados.

3. Impulsiona o Sistema Imunológico:

Tal como acontece com muitas plantas e flores diferentes usadas para fazer chás de ervas, o chá de rosas é rico em Vitamina C, uma das vitaminas mais importantes do nosso corpo. É uma parte essencial do nosso sistema imunológico, pois estimula a produção de glóbulos brancos e funciona como um antioxidante, efetivamente reduzindo o estresse oxidativo.

4. Previne a Doença Crônica:

Uma das principais causas de doenças crônicas, como câncer e doenças cardiovasculares, é o estresse oxidativo. Isso é causado por radicais livres , os subprodutos naturais do metabolismo celular que podem causar células saudáveis ​​para sofrer mutação. Ao aumentar o número de antioxidantes em nosso corpo, incluindo mirceno, quercetina e mirceno do chá de rosas, é possível reduzir o risco de sofrer essas condições crônicas.

5. Combate Distúrbios do Sono:

A propriedade sedativa natural do chá de rosa faz com que seja uma bebida maravilhosa para terminar uma noite, permitindo-lhe reduzir a inflamação, eliminar o estresse e regular os hormônios relacionados ao ritmo circadiano e aos padrões de sono. Se você sofre de insônia, ou regularmente tem perturbado ou interrompeu o sono, tentar o chá rosa antes de ir para a cama pode ser uma ótima opção.

6. Mantem a Saúde Respiratória:

chá de rosa

Comumente prescrito ou recomendado para acalmar as vias respiratórias, pulmões e garganta, o chá de rosa é uma excelente escolha se você está lutando contra um resfriado, gripe, bronquite ou outra condição que afeta o sistema respiratório. Também ajuda a expelir o muco e a fleuma, que é onde as bactérias e outros patógenos podem viver e prosperar.

7. Auxilia a Digestão:

As propriedades antibacterianas deste chá rapidamente vão trabalhar em qualquer infecção no trato gastrointestinal ou no intestino. Ele pode ajudar a reequilibrar a microflora nos intestinos e aliviar problemas digestivos como constipação, cólicas, inchaço ou diarreia.

Dito isto, o chá de rosa pode atuar como um laxante, especialmente se você beber mais de 2 xícaras por dia, então consuma o chá de rosa com moderação e monitore como o seu corpo reage quando você começa a beber esta bebida.

8. Ajuda a Desintoxicar o Corpo:

Os ingredientes ativos do chá de rosa podem ajudar a melhorar a função hepática e aumentar a micção. Como um diurético natural, pode aliviar a retenção de líquidos, no caso de você estar segurando água, ao mesmo tempo, acelerando a liberação de toxinas do corpo.

9. Benefícios do chá de Rosas Para Pele e Cabelo:

O chá de rosa é embalado com Vitamina C, que é um antioxidante conhecido. Antioxidantes ajudam a proteger o corpo, especialmente a pele, dos radicais livres nocivos.

Quando você bebe este chá de ervas, você será capaz de reduzir a aparência de sinais de envelhecimento, como flacidez da pele, linhas finas e rugas. Este chá promove a produção de colágeno na pele e cabelo.

O chá de rosas também tem propriedades anti-inflamatórias, o que é útil no tratamento de doenças da pele como a Acne.

10. Reduz Estresse e Ansiedade:

Além dos benefícios de saúde física deste chá, o chá de rosas também tem sido usado para acalmar a mente e elevar o seu humor. Há muitas pessoas que sofrem de ansiedade, estresse e depressão causadas por vários motivos ambientais e médicos.

Além disso, há muitas pessoas que estão procurando uma alternativa mais segura e natural aos medicamentos prescritos. Beber chá de rosa pode ser uma ótima opção.

11. Alivia os Sintomas da Infecção do Trato Urinário:

Pessoas que sofrem de infecção do trato urinário ou UTI também podem se beneficiar de beber chá de rosa. Quando você bebe este chá de ervas, você será capaz de aliviar os sintomas dolorosos associados à condição e manter a infecção sob controle.

O chá de rosa é considerado um diurético natural que faz você urinar mais sobre quantidade e frequência. Além disso, com o seu conteúdo antibacteriano e Vitamina C, este chá de ervas é eficaz no tratamento de infecções leves do trato urinário.

12. Promove a Perda de Peso:

Quando se trata de perda de peso, beber chá de rosa também pode ajudar! Este chá de ervas é uma alternativa mais saudável para outras bebidas com alto teor de açúcar que são muito populares nos dias de hoje.

Enquanto este chá de ervas não pode conter um ingrediente milagroso que pode ajudá-lo a perder seu excesso de peso instantaneamente, este chá de ervas pode ajudá-lo a controlar seu peso a longo prazo.

Quando você substitui isso para refrigerante ou café, você está escolhendo uma maneira mais saudável que promove a perda de peso e melhorar sua saúde geral.

13. Alivia Dor de Garganta:

chá de rosa

O chá de rosas é um remédio caseiro excelente e eficaz para dores de garganta, juntamente com os outros sintomas de tosse e constipações como corrimento nasal.

Por causa do alto teor de Vitamina C deste chá de ervas, beber este chá de ervas pode ajudá-lo a combater infecções e aliviar a dor na garganta.

Quando você adiciona mel em seu chá de rosas, o sabor do chá não só será melhorado, mas também seu potencial de cura.

14. Ajuda a Tratar Artrite:

A Artrite é a principal causa de incapacidade no Brasil. Enquanto Artrite é comum, a doença é muitas vezes mal interpretada. “Artrite” refere-se a dor nas articulações ou doença articular e existem mais de 100 tipos diferentes da doença. Em casos graves, a Artrite resulta em dor crônica e dano articular permanente.

Um estudo concluiu que as propriedades anti-inflamatórias do chá de rosa alivia a dor sem problemas estomacais em potencial e pesquisas em andamento sugerem que o chá de rosas também aumenta a circulação e melhora a saúde das articulações.

15. Trata Dermatite Seborreica no Couro Cabeludo:

O shampoo feito de chá de pétala de Rosa com xampus de cetoconazol e zinco-piritiona, ambos são comumente usados ​​para tratar a dermatite seborreica no couro cabeludo.

16. Ajuda a Combater o Câncer:

Os cientistas determinaram que os chás de rosas ajudam a bloquear mutações genéticas que podem causar câncer. Um estudo em 2013 analisou as pétalas de vários cultivadores de rosas e concluiu que as propriedades anti-mutagênicas dos extratos de rosas se devem ao alto teor de antocianina da planta.

17. Chá de Rosa Melhora a Saúde da Pele:

Sabe-se que as pétalas de rosa contêm grandes quantidades de Vitamina C. Se você incluir o chá de rosas em sua rotina diária, você não terá que gastar dinheiro em produtos cosméticos caros. Este delicioso chá de ervas diminui o envelhecimento da sua pele, pelo que não terá rugas nem outros sinais de envelhecimento.

Estudos têm demonstrado que o chá de rosas promove a produção de colágeno, o que é mais importante para a saúde da pele e do cabelo. Além disso, rosa chá tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, o que é benéfico para o tratamento da acne e outras condições da pele.

Muitos produtos de cuidados da pele comercial contêm extrato de pétala de rosa. Há também água de rosas e óleo essencial de rosa, que são usados ​​para tratar uma variedade de condições da pele.

18. Promove o Coração Saudável:

O chá de rosa contêm polifenóis solúveis em água. Estes antioxidantes naturais desempenham um papel importante na redução do risco de doenças cardiovasculares.

19. Limpar o Corpo:

O chá de rosa ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Limpa o rim e a bexiga e ajuda a prevenir a infecção do trato urinário. Beber chá de rosa também pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver cálculos renais. Através dessa limpeza, os órgãos vitais permanecem totalmente funcionais, com o efeito final de melhorar a imunidade geral e promover uma vida saudável.

20. Acalma o Corpo e a Mente:

O aroma suave do chá de rosa é um final perfeito para um dia agitado. Ajuda a relaxar a mente e a promover um bom sono. É como resultado de seus efeitos terapêuticos que é usado em várias sessões de aconselhamento.

21. Mantem a Saúde do Rim:

chá de rosa

Pedras nos rins e bloqueios também podem ser evitados pela ingestão de chá de rosa.

22. Auxila na Saúde do Sistema Nervoso:

Beber chá de rosas pode relaxar os nervos desgastados e acalmar uma mente ansiosa.

23. Limpa o Fígado e Vesícula Biliar:

O chá de rosas pode melhorar a produção de bílis e aumentar o funcionamento de um fígado lento.

24. Combate a Prisão de Ventre:

Este chá é um laxante e ajuda na remoção suave de resíduos e toxinas do corpo e, assim, limpa o fígado de acumulação tóxica.

25. Auxilia no Tratamento Ocular:

O chá de rosa é um tônico anti-séptico e pode reduzir a vermelhidão causada no olho. Ele erradica todas as invasões bacterianas e desinfecta os órgãos para eliminar a infecção.

26. Cura Constipação e Diarreia:

O chá de rosa é um laxante natural e é mais eficaz em pessoas que sofrem de problemas no fígado. Junto com suas propriedades desintoxicantes, suas propriedades laxativas permitem que ele atue como uma cura natural para a constipação. Ele funciona de outra forma também, o que significa que é igualmente eficiente como uma cura para diarreia e disenteria.

27. É Livre de Cafeína:

Como o chá de rosa não contém cafeína, é seguro beber a qualquer hora do dia. Se você tem doses constantes de café e chá preto durante o dia, mudar para o chá sem cafeína como o chá de rosas à noite é uma boa ideia.

28. Mantem a Saúde do Cabelo:

Com um alto teor de Vitamina C, o chá rosa pode ajudar a desintoxicar o cabelo, removendo as toxinas de dentro do corpo que podem afetar a saúde do cabelo. Enquanto fornece antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e a criar cabelos mais saudáveis ​​e brilhantes. Consumir regularmente para melhores resultados.

29. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

A pesquisa foi feita para descobrir que o chá de rosas pode ter propriedades anti-inflamatórias benéficas sobre aqueles que sofrem de artrite. Isso significa que o chá de rosa pode ajudar a aliviar muitos sintomas e dores que são resultado da artrite, tornando esta a bebida perfeita para quem sofre.

30. Reduz Sinais de Envelhecimento:

Como mencionado anteriormente, a Vitamina E e Vitamina A estão presentes dentro da bebida de chá de rosa, que pode trabalhar para promover a produção de colágeno para a pele. A produção de colágeno é importante para manter a pele jovem, fresca, firme e suave, preenchendo linhas finas e suavizando as rugas.

31. Ajuda a Combater a Osteoporose:

Outro ingrediente chave nas pétalas de rosa são os polifenóis, que são compostos solúveis em água. E eles não são os únicos antioxidantes em pétalas de rosas. Alguns dos outros são ácido elágico e quercetina. Todos esses antioxidantes ajudam com osteoporose, bem como doenças cardiovasculares.

Outros Benefícios do Chá de Rosas Para Saúde:

chá de rosa

  • Limpa as toxinas e o calor do corpo. Como resultado, tem um efeito de resfriamento no corpo.
  • Pode aliviar dores de garganta, corrimento nasal e obstrução de brônquios.
  • É útil para as pessoas aquelas propensas a problemas no peito, lutando contra infecções.
  • O chá de rosas ajuda a combater a infecção no trato digestivo e a restabelecer a população bacteriana normal dos intestinos.
  • Alivia a retenção de líquidos e acelera a eliminação de resíduos através dos rins.
  • É um remédio maravilhoso para disenteria, diarréia e gastroenterite.
  • É um laxante . Ele funciona como um remédio para todos os problemas do fígado, incluindo lentidão e constipação.
  • Limpa o fígado e a vesícula biliar e promove o fluxo biliar.
  • Chá de pétala de rosa pode ser usado para aliviar o congestionamento uterino causando dor e períodos pesados. É um excelente remédio para períodos irregulares e infertilidade .
  • Tem um efeito edificante sobre o sistema nervoso e pode aliviar a insônia, a depressão e a fadiga.

Como Preparar o Chá de Rosas em Casa?

Agora você se familiarizou com os benefícios para a saúde do chá de rosa e esta é a hora de saber como preparar o chá de rosa em casa?

Ingredientes:

  • Pegue algumas pétalas de rosa, ½ xícara de água e mel ou algumas especiarias.
  • Em primeiro lugar lave as pétalas em água limpa e seque-as dando um tapinha com uma toalha limpa.
  • Em seguida, tome meia xícara de água para ferver em uma panela.
  • Agora adicione pétalas de rosa à água fervente e depois de alguns segundos desligue o fogo e deixe ferver por entre 5 e 10 minutos até que as pétalas não fiquem escuras.
  • Coe as pétalas e encha uma xícara com o chá pronto.
  • Se quiser fazer mais um delicioso pode adicionar especiarias ou mel a gosto.

Chá rosa pode ser tomado como quente ou gelado com outros chás, a fim de preparar as misturas de chá interessantes e melhorar a saúde. O chá de rosas é um chá muito útil e excelente para a saúde.

cajui

Os 20 Benefícios do Cajuí Para Saúde

Os 30 Benefícios do Suco de Toranja Para Saúde