Benefícios do Chás

Chá de Lespedeza – Origem, Benefícios e Como Usar!

cha de lespedeza origem

Chá de Lespedeza – Origem, Benefícios e Como Usar aprenda agora, sobre todos os benefícios desse chá para saúde. Além disso, as folhas, raízes e caules usados da planta lespedeza, ajudam a combater as altas concentrações de colesterol ruim e auxilia no tratamento de diversas outras doenças.

A planta que também é conhecida por lazpedeza, rébol americano, bush-clover, round head bush clover, round-headed bush-clover e round-headed, pertence a família das Fabaceae. O fruto da lespeda é bastante semelhante a uma vagem.

cha de lespedeza origem

A lespedeza possui propriedades medicinais que servem como excelentes diuréticos, antídotos, tônicos, anti-inflamatório, cicatrizante, antidiarreico e hipocolesterolêmico. E graças à essas propriedades.

O consumo da planta é indicado como um ótimo tratamento natural para pessoas que sofrem de problemas renais, reumatismo, colesterol, cistite, uretrite, ureterite, gota, pressão alta, edemas e obesidade acompanhado de retenção de líquidos.

Origem do Chá de Lespedeza:

Lespedeza é uma planta arbustiva da família Fabaceae, cujo fruto lembra a vagem. Nativa da China e Japão, possui propriedades medicinais variadas, além de beleza para enfeitar os ambientes.

Lespedeza, de nome científico Lespedeza capitata, é uma árvore da família das Fabaceae e cujo fruto é do tipo legume, semelhante a uma vagem. Trata-se de uma planta que possui folhas alternas e compostas, com a presença de estípulas que podem ser de tamanhos variados. Em alguns gêneros, a estípula é transformada em espinho.

O Chá de Lespedeza contém substâncias como flavonoides e taninos que agem contra elevadas concentrações do colesterol ruim e auxiliam no tratamento de outras condições de saúde. As partes utilizadas desta árvore são as suas folhas, raízes e o seu caule.

Devido às suas propriedades, o Chá de Lespedeza é indicado no tratamento de problemas renais, reumatismo, colesterol, doenças genitourinárias (cistite, uretrite, ureterite), gota, hipertensão arterial, edemas e sobrepeso acompanhado de retenção de líquidos.

No uso tópico, o Chá de Lespedeza ainda é indicado no tratamento de feridas e úlceras dérmicas, bucais ou córneas; conjuntivite, faringite, dermatite e outras doenças e afecções da pele.

A lespedeza integra o grupo de plantas com propriedades para baixar o colesterol de forma natural. Isto é possível graças a certas substâncias presentes em sua composição química, que atuam contra as concentrações do mau colesterol superiores a 100mg/dl.

Benefícios do Chá de Lespedeza Para Saúde:

1. Funciona Como Cicatrizante:

Diz-se de substância, o Chá de Lespedeza ou que facilita e acelera a cicatrização.

2. Auxilia na Perda de Peso:

Sem dúvidas, este é o principal efeito atribuído ao Chá de Lespedeza , e um dos principais responsáveis por sua popularidade. Enquanto muitos chás são sugeridos para a perda de peso, poucos são tão eficientes quanto o Chá de Lespedeza.

3. Possui Propriedades Anti-inflamatórias:

O Chá de Lespedeza atua por favorecer o desaparecimento dos edemas, desidratando os tecidos tumefeitos, por ativação da circulação local ou por vasoconstrição no local da aplicação ou por coagulação das albuminas tissulares.

4. Ajuda na Proteção Muscular:

Outra importante qualidade desta erva é sua capacidade de manutenção da massa muscular. Trata-se de um efeito bastante distinto, raro na maioria dos chás comuns. Além de ser utilizado como uma forma de queimar gordura mais rapidamente, o Chá de Lespedeza possui uma capacidade antioxidantes capaz de diminuir os danos musculares durante a malhação.

5. É Usado Como um Antídoto:

O Chá de Lespedeza uma substância que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.

6. Fortalece o Sistema Imunológico:

Poucas coisas combinam tão bem com a melhoria do sistema imunológico, quanto antioxidantes. Mais precisamente, o “estresse oxidativo” é o que danifica o nosso corpo de forma inevitável com o tempo. Ele ocorre através da presença da radicais livres no organismo. O Chá de Lespedeza fortalece o sistema imunológico.

7. Possui Propriedades Antidiarreicas:

O Chá de Lespedeza serve para parar a Diarreia, controlar os seus efeitos e corrigir os seus efeitos no organismo. Suas propriedades são usadas no tratamento dos sintomas das Diarreias agudas e crônicas e dos seus efeitos.

Como Usar Chá de Lespedeza:

Para quem deseja utilizar o Chá de Lespedeza no tratamento de problemas renais, colesterol alto e reumatismo, o ideal é usar o extrato feito a partir do caule da lespedeza. A infusão da planta também pode ser um complemento para o tratamento dietético de quem sofre de colesterol alto. O Chá de Lespedeza serve como um antídoto para envenenamento.

INGREDIENTES:

  • 1 colher (de café) da planta;
  • 200 ml de água.

MODO DE PREPARO:

Leve a água ao fogo e acrescente as lespedeza. Depois de atingir a temperatura, desligue o fogo e abafe o recipiente por, aproximadamente, 10 minutos. Após este tempo, coe e beba. Procure ingerir a bebida pelo menos três vezes ao dia. Mas é importante procurar o acompanhamento de um médico.

cha de lespedeza

Cuidados com o Chá de Lespedeza:

O uso do Chá de Lespedeza é contraindicado para indivíduos que sofram de insuficiência renal, gastrite e úlcera gastroduodenal. O uso da planta como diurético na presença de condições de saúde como hipertensão e transtornos cardiovasculares somente deve ser feito sob prescrição e controle médico.

É necessário ter atenção com a quantidade usada, pois, em doses elevadas, pode causar dor e problemas gástricos. Lembre-se que o médico deve ser consultado antes do início de qualquer tratamento, inclusive natural.

Sou graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Piaui (UFPI), com pós graduação em Fármaco e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (USP) mestrado também pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Tecnologia Bioquímica Farmacêutica e Doutoranda pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Farmácia Fisiopatologista e Toxicologia. Atualmente Trabalho na área de Análise Clinicas, e tambèm atuo no Instituto de Pesquisa de Ciência, tecnologia e Qualidade (ICTQ) e exerço a função de Editor no site "Dr. Saúde".

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.