Os 15 Benefícios do Chá de Orégano Para Saúde!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Chá de Orégano Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, o Chá de Orégano possui uma grande variedade de nutrientes. Estudos têm demonstrado a versatilidade desse planta que pode ser uma grande aliada da saúde. A erva aromática que recebe o nome de orégano pode ser uma velha conhecida da nossa cozinha e um dos temperos mais comuns e usados, mas ela é bem mais que isso.

Chá de OréganoO orégano também pode ser utilizado para fazer um chá, não tão conhecido por quem geralmente só o usa para dar sabor e aroma aos seus pratos culinários. E este chá não é tão simples quanto pode parecer: ele possui vários benefícios para tratar certos incômodos que surgem no nosso corpo. Então, confira

Propriedades do Orégano:

De origem mediterrânea, o orégano é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, além de compostos que permitem seu uso como planta medicinal.

Polifenóis: de 60 a 80% do óleo de orégano é composto de carvacrol, enquanto outros 5% são formados pelo timol, dois polifenóis que conferem ao orégano características antissépticas, anti-inflamatórias e contribuem para a perda de peso.

Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno: óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas. Vitamina A, Vitamina C, Vitamina K e complexo B. Além disso, contem Minerais como zinco, magnésio, cálcio, ferro, manganês, cobre e potássio;
Ômega 3. Então, confira Os 15 Benefícios do Chá de Orégano Para Saúde:

1. Auxilia na Perda de Peso:

O carvacrol, presente no orégano, pode prevenir ganho de peso através da modulação de alguns genes e da redução da inflamação no tecido adiposo branco. O chá também pode reduzir o apetite, pois possui digestão mais lenta, retardando a absorção dos alimentos e prolongando a sensação de saciedade.

2. Ajuda a Regular a Menstruação:

O Chá de Orégano pode ajudar a melhorar as cólicas menstruais. E o seu consumo regular contribui para regular o ciclo menstrual e até prevenir a menopausa precoce.

3. Combate Dores Musculares:

O Chá de Orégano é um ótimo relaxante muscular. Pode ser utilizado para tratar dores nas costas e distensões musculares leves.

4. Melhora a Digestão:

Um dos benefícios do Chá de Orégano é estimular a secreção de bile pelo fígado. A bile facilita a digestão de gorduras, permitindo a absorção de nutrientes. O Chá de Orégano também melhora a indigestão, a flatulência e a sensação de estufamento que pode ocorrer após as refeições.

5. Trata Gripe e Resfriado:

Além de prevenir gripes e resfriados, o Chá de Orégano pode ser ótimo para combater os sintomas. A bebida poderá ser utilizada por pelo menos cinco dias para tratar os efeitos do resfriado.

6. Combate Ataques de Asma:

O carvacrol, os terpenos e flavonóides (antioxidantes) presentes no orégano podem atuar como agentes de purificação do pulmão, limpando o trato respiratório e os tubos bronquiais. Isso significa um alívio durante um ataque de asma, que se caracteriza por dificultar a respiração.

Outros Benefícios do Chá de Orégano Para Saúde:

  • Fortalece as gengivas e dentes;
  • Combate o envelhecimento da pele;
  • Trata a acne;
  • Trata furúnculos e úlceras cutâneas;
  • Trata infecções na pele e na boca, como aftas;
  • Combate rachaduras nos pés;
  • Trata doenças pulmonares, como bronquites, resfriados, faringites, acúmulo de catarro, tosse,
  • febre glandular e inflamações na garganta;
  • Trata alergias e feridas na pele.

Como Consumir:

Se você não tiver acesso ao orégano fresco, procure comprar o óleo de orégano orgânico e utilize-o regularmente no preparo de pratos e na finalização de saladas (ou diluído em água para tratar algumas das condições mencionadas anteriormente).

Chá de Orégano

Receita do Chá de Orégano Para Saúde:

INGREDIENTES:

  • 2 colheres de orégano;
  • 1 litro água.

MODO DE PREPARO:

  • Ferva a água;
  • Em seguida, adicione o orégano;
  • Deixe a mistura descansar por 15 minutos;
  • Consuma de duas a três xícaras.

Azedinha → Benefícios, Para que Serve, Contraindicações e Como Usar?

Lobélia – Origem, Benefícios e Como Usar!