Os 30 Benefícios do Trigo em Grão Para Saúde

Os 30 Benefícios do Trigo em Grão Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Trigo em Grão que poucas pessoas conhecem. Além disso, no Trigo em Grão, benefícios não faltam! Abundante em nosso país, ele é um aliado da economia e não é toa: sua venda é sempre alta, em praticamente todas as épocas do ano. Utilizado para diversas finalidades, o trigo é comprado muitas vezes moído e como farinha, para ser aproveitado em bolos e outras receitas.

trigo em graoMas sua versão em grão também pode ser incrível e começar a fazer parte do seu dia-a-dia. Neste artigo vou te contar tudo sobre o assunto e explicar como você pode acrescentar o Trigo em Grão na sua dieta hoje mesmo.

Origem do Trigo em Grão:

Apesar de extremamente popular no Brasil, o Trigo em Grão não é um alimento que é natural da América do Sul. As primeiras plantações de trigo foram identificadas no Egito, e em regiões próximas a esse país, que tem características climáticas favoráveis para o desenvolvimento dessa planta.

O Trigo em Grão foi trazido para o Brasil pelos portugueses, que criaram as primeiras plantações desse cereal na região do estado de São Paulo.

A adaptação do Trigo em Grão ao clima brasileiro foi tão rápida e eficiente, que outras regiões do país também começaram a desenvolver suas próprias culturas.

Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores desse alimento, exatamente por essa identificação do cereal ao terreno e clima do país.

Essa situação também faz com que o Trigo em Grão seja um dos principais ingredientes presentes na mesa do brasileiro e, portanto, essencial para a manutenção da saúde de muitas famílias.

Valor Nutricional do Trigo em Grão:

O Trigo em Grão é um alimento extremamente importante para a nossa saúde no aspecto nutricional. Além de ser uma importante fonte de energia para o organismo, por ser um carboidrato, o trigo é um alimento rico em vitaminas e minerais essenciais para vida humana, como as vitaminas do complexo B, o potássio, o fósforo e o magnésio.

Outra característica nutricional interessante do Trigo em Grão é a sua alta concentração de fibras alimentares, que auxiliam na regulação da atividade intestinal, no controle da glicemia e do volume de gordura no sangue, além de atuar também no aumento da sensação de saciedade – que ajuda a controlar o apetite.

O Trigo Grão e o Glúten:

O glúten é uma proteína encontrada nos grãos de Trigo em Grão, cevada e centeio, responsável por várias características encontradas nesse alimento. Muito se fala sobre a relação do Trigo em Grão e do glúten e como essa situação pode influenciar na qualidade da saúde de muitas pessoas.

No aspecto culinário, o glúten é o responsável por dar às massas feitas com esse alimento a sua característica elástica, que permite sua expansão quando levado ao forno para processos de panificação.

beneficios do trigo em graoExatamente por isso é que massas feitas com grãos e cereais que não tem essa proteína não conseguem reproduzir as mesmas características físicas daquelas preparadas com trigo, cevada ou centeio. Já, Conhecemos um pouco sobre os Grãos de Trigo, Agora confira Os 30 Benefícios do Trigo em Grãos Para Saúde:

1. Benefícios do Trigo em Grão Para o Emagrecimento:

Trigo em Grão tem propriedades emagrecedoras e uma delas é sua capacidade incrível de aumentar o metabolismo, deixando o corpo mais saudável.

Algumas pesquisas indicaram que o consumo do grão integral – ou seja, sem o refinamento – faz com que pacientes obesos consigam perder peso com mais eficácia.

Esse benefício se dá, principalmente, porque a quantidade de fibras presentes no Trigo em Grão são excelentes para esse aspecto.

2. Combate o Diabetes:

Rico em magnésio, o Trigo em Grão é excelente para prevenir e controlar o diabetes. Esse mineral é essencial tanto para quem está com sérios riscos de adquirir a doença, como para quem precisa controlá-la.

3. Tratar Doenças de Pele:

Existem muitos relatos de pacientes que sofrem com eczema e psoríase e apresentaram melhora dos sintomas ao aplicar suco de grama de trigo congelado (em forminhas de gelo) nas lesões. Se possível, você também pode misturar uma xícara de suco de grama de Trigo em Grão, ou mesmo a grama de trigo em pó, na água de banho de imersão.

4. Os Trigos em Grãos São Bastante Rico Zinco:

O principal papel do zinco no organismo e sua função no sistema imunológico. O zinco é importante tanto para a síntese de células imunológicas como em sua ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos.

5. Os Trigos em Grãos São Bastante Rico Selênio:

Um elemento de rastreamento que tem várias funções essenciais no corpo. O conteúdo de selênio de Trigos depende do solo, que é muito pobre em algumas regiões, como na China.

6. Os Trigos em Grãos São Bastante Rico Cobre: ​​

Um elemento essencial pobre na dieta ocidental. A deficiência de cobre pode causar efeitos adversos na saúde do coração.

7. Os Trigos São Bastante Rico Folato:

Uma das vitaminas do complexo B, o ácido fólico também é conhecido como vitamina B9. Considera-se particularmente importante durante a gravidez.

8. Benefício do Trigo Para Saúde da Pele:

O Trigo fornece a pele bonita, quem não quer uma pele bonita e radiante? Bem, com o Consumo de Trigo integral, você pode obter exatamente isso! A vitamina E é presente em toda zinco Trigo vai lhe da uma pele brilhante saudável.

beneficio do trigo em grao

9. Benefícios do Trigo Por Ser em Fibra:

O Trigo Ajuda o trato intestinal o Trigo em Grão é uma rica fonte de fibra. Quando o corpo recebe a quantidade adequada de fibras melhora o trânsito intestinal. Farelo de Trigo integrais previne síndrome do intestino irritável.

10. Os Trigos Ajudam a Combater a Gula:

Outra ajudinha que a grama de Trigo nos dá para perder peso é combater aquela vontade louca de comer algum alimento – geralmente bastante calórico.

11. Estimula a Circulação Sanguínea:

Outro benefício do Trigo em Grão é aumentar a oxigenação no sangue, estimulando a circulação. Um detalhe: esse efeito só acontece se o consumo da grama de Trigo foi seguido pela prática de exercícios físicos. Confira no Vídeo Abaixo Mais Benefícios do trigo Para Saúde:

12. Rico em Vitamina E:

Tem como principal função no organismo a sua forte ação antioxidante. Assim, este nutriente combate os radicais livres que podem prejudicar as células. Alguns estudos apontam que justamente por sua forte ação antioxidante, a vitamina E pode proporciona benefícios como diminuir o risco de doenças cardíacas.

13. Rico em Magnésio:

O magnésio é um mineral essencial para a vida. Sua principal função é ativar enzimas que participam do metabolismo de carboidratos, lipídeos, proteínas e eletrólitos. Assim, é necessário para todos os principais processos biológicos, inclusive o metabolismo da glicose

14. Benefícios do Trigo em Grão na Proteção Contra Doenças Coronárias:

As lignanas da planta, um tipo de fitonutrientes, é abundante no Trigo em Grão Estes lignanas são convertidos pela flora nos intestinos humanos em lignanas mamíferas.

trigo em grao beneficioUm destes é denominado linhanos enterolactona, que protege contra o câncer de mama e outros câncer dependentes de hormônios, assim como as doenças cardíacas.

15. Benefícios do Trigo em Grão Para Cálculos Biliares:

Em várias estudos realizados pelo American Journal of Gastroenterology tem sido provado que pães e cereais feitos de Trigo ajuda mulheres à evitar cálculos biliares. O Trigo integral é rico em fibras insolúveis, que é benéfica no trânsito intestinal rápido e reduz a secreção de ácidos biliares.

Os ácidos biliares excessivos são uma das principais causas da formação de cálculos biliares. Além disso, um elevado consumo de Trigo aumenta a sensibilidade à insulina e, assim, reduz os triglicerídeos ou gordura no sangue.

16. Benefícios do Trigo em Grão Por Ser Rico em Nutrientes:

Este selênio em grãos inteiros, incluindo Trigo integral, é muito benéfica para a pele. Um dos benefícios que você começa quando você come Trigo integral é que nutre a pele graças às propriedades antioxidantes do selênio.

17. Benefícios do Trigo em Grão Por Ser em Fibra:

O Trigo Ajuda o trânsito intestinal Todo o Trigo Grão é uma rica fonte de fibra. Quando o corpo recebe a quantidade adequada de fibras melhora o trânsito intestinal. Farelo de Trigo previne integrais síndrome do intestino irritável desenvolve.

18. Benefícios do Trigo em Grão Para Desempenho Metabólico:

Pesquisas realizadas na Universidade de Kuopio mostraram que o Trigo Grão pode resultar na redução dos genes, especialmente se eles são prejudiciais ou nocivos, como aqueles que podem causar insulina ou outros genes crônicos.

Em comparação com outros grãos na mesma família, parece ser o melhor para otimizar o desempenho metabólico de nossas células, mesmo nos estágios iniciais do desenvolvimento de genes.

19. Benefícios do Trigo em Grão Para Saúde Digestiva:

Como mencionado brevemente na seção de perda de peso, a impressionante composição e densidade da fibra dietética no Trigo torna perfeito para alguém que sofre de constipação ou algum outro bloqueio das entranhas. Pode reduzir o excesso de gás, aliviar a dor estomacal e cólicas, e evitar condições mais graves como úlceras, cálculos biliares ou mesmo câncer de cólon.

20. Fortalece as Unhas:

A falta de ferro no organismo e a má circulação podem resultar em unhas fracas, com manchas brancas e rugosas. Com as propriedades de melhorar a circulação e elevar os níveis de ferro, o Trigo ajuda você a ter unhas mais saudáveis e com uma aparência mais bonita.

Outros Benefícios do Trigo em Grão Para Saúde:

  • Combater a prisão de ventre, por ser rico em fibras;
  • Emagrecer, pois dá sensação de saciedade;
  • Melhorar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável;
  • Prevenir câncer de cólon, estômago e de mama;
  • Prevenir hemorroidas, por facilitar a saída das fezes;
  • Controlar o colesterol alto, por diminuir a absorção de gorduras na intestino.

Receita de Salada de Trigo em Grão com Rabanete:

receita de trigo em graos

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de trigo em grãos;
  • 3 dentes de alho picadinhos;
  • 1 colher de chá de raspas de limão;
  • 6 rabanete cortados em rodelas;
  • 5 folhas de rúcula rasgadas;
  • 200 gramas de queijo de minas picados em cubos;
    sal a gosto.

Modo de Preparo:

  • Na véspera, coloque o trigo numa panela com 2 litros de água e reserve.
  • No dia seguinte, escorra o trigo e transfira para uma panela grande, adicione 2 litros de água e leve para cozinhar por 45 minutos ou até ficar macio.
  • Escorra e deixe esfriar.
  • Misture o alho com o sal e as raspas de limão.
  • Corte os rabanetes em fatias finas e coloque na saladeira junto com o trigo e misture.
  • Adicione a rúcula lavada e rasgada.
  • Adicione o queijo em cubos e regue com o molho reservado. Sirva!

Receita de Salada de Trigo em Grão com Pepino e Manga:

receita de trigo em grao

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de Trigo em Grão;
  • 1 manga madura cortada em cubos;
  • 2 pepinos japonês cortado em cubos.
  • Molho de iogurte
  • 1 xícara de chá de iogurte natural desnatado;
  • 1 colher de chá de mel;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de dill picado;
  • sal a gosto;
  • pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

  • Cozinhe o trigo na pressão com sal por 30 minutos ou até ficar macio.
  • Escorra e reserve até esfriar bem.
  • Corte a manga descascada em cubos e o pepino com casca em cubinhos pequenos e reserve.
  • Em uma saladeira misture o trigo com a manga e o pepino.
  • Misture todos os ingredientes do molho e sirva por cima da salada ou ao lado.

Efeitos Colaterais do Trigo em Grão:

O Grão do Trigo contém ácido fítico, um nutriente que diminui a absorção de minerais, como ferro e zinco, a partir da alimentação. Por esta razão, o Trigo vem assumindo um caráter de anti-nutriente.

Isso geralmente não é um problema nas dietas bem balanceadas, mas pode ser uma preocupação em dietas que se baseia em grãos de cereais e leguminosas.

O conteúdo de ácido fítico do Trigo pode ser consideravelmente reduzido por imersão e fermentação dos grãos. Por exemplo, o teor de fitato de pão de fermento fermentado pode ser reduzido em 90%.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 10 Benefícios do Bacupari do Cerrado Para Saúde

Abeto Branco – Origem, Benefícios e Como Usar!