Os 40 Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde são muitos e variados. Além disso, o Suco de Pêssego é rico em nutrientes que favorecem e beneficiam toda a saúde humana. O Suco de Pêssego tem sido a bebida predileta e saudável por milhares de anos e a bebida permaneceu popular por causa de seu rico fornecimento de antioxidantes, minerais e vitaminas, sem contar seu sabor refrescante e doce.

sucos de pessego

Seu fruto é derivado da árvore Prunus pérsica. Nativa do norte da China, esta fruta tem sido cultivada ali por tanto quanto 8000 anos e é uma fruta cultural importante, da culinária, e medicinal.

Um pouco menor que uma maçã, os pêssegos tem casca agradável e um caroço no centro. A parte suculenta é macia e é normalmente laranja ou amarela quando maduro. O Suco de Pêssego é um suco um pouco menos comum de fruta em muitos mercados, mas é muito simples de preparar em casa e apresenta poucos efeitos colaterais à maioria das pessoas que o bebem.

Valor Nutricional do Suco de Pêssego:

O Suco de Pêssego se mostra bebida saudável e nutritiva que apresenta níveis importantes de vitamina C, vitamina A, vitamina E, muitas vitaminas da família B, ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco, e enxofre, entre outros. E também apresenta um número de compostos antioxidantes, como licopeno, luteína, e beta caroteno que, além disso, promovem a saúde geral. Então, confira agora os Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde:

Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde:

1. Reduz o Inchaço no Corpo:

O Suco de Pêssego também é conhecido como um diurético natural, ou seja, ele estimula a eliminação de água do organismo por meio da urina. Isso significa que o consumo deste suco pode auxiliar a combater os casos de retenção de líquido, que resultam em um inchaço no corpo.

2. Combate os Radicais Livres:

Tanto a vitamina A quanto a vitamina C presentes no Suco de Pêssego apresentam efeito antioxidante. Isso significa que o suco, preparado com os devidos cuidados para manter o seu valor nutricional, pode contribuir com o combate aos radicais livres.

3. Combate Reações Alérgicas:

O Suco de Pêssego também é uma fruta conhecida por suas habilidades anti-inflamatórias. Essas propriedades são encontradas tanto na casca quanto na polpa fresca do alimento, que tem a capacidade de parar a produção de citocinas inflamatórias e inibir a liberação das histaminas, que causam reações alérgicas, na corrente sanguínea.

4. Combate à hipocalemia:

A hipocalemia é uma condição caracterizada pela ausência de potássio e que pode afetar a força muscular e provocar a irregularidade do batimento cardíaco. O Suco de Pêssego pode contribuir neste sentido justamente por ser fonte de potássio.

5. Promove a Saúde do Sistema Nervoso:

O Suco de Pêssego também é composto por magnésio, um mineral que auxilia na prevenção do estresse e do nervosismo e ajuda a manter o sistema nervoso calmo. Por outro lado, a deficiência do nutriente pode interferir no funcionamento do sistema nervoso, resultando em uma hiperexcitação dos músculos e no aumento da atividade dos sinais nervosos.

6. Aumenta a Imunidade:

O Suco de Pêssego é rico em ácido ascórbico e zinco, que ajudam a manter um sistema imunológico saudável. O zinco e a vitamina C exercem cicatrização efetiva nas feridas, suas propriedades antioxidantes ajudam na luta contra infecções e reduzem a prevalência e gravidade de doenças como o resfriado comum, malária, pneumonia e diarreia.

7. Combate o Envelhecimento Precoce:

O Suco de Pêssego possui propriedades anti-envelhecimento. O consumo de alimentos ricos em zinco, Este suco, promove a produção de anticorpos, e inibe o dano celular causado pelos radicais livres. Também interfere no processo de envelhecimento dos órgãos reprodutores masculinos, aumentando os níveis de testosterona do hormônio reprodutivo no organismo.

8. Combate o Câncer:

Embora o Suco de Pêssego não tenha uma forte reputação por antioxidantes, apresenta níveis significativos de luteína e licopeno, assim como beta-caroteno, vitamina C e vitamina E. Juntos, todos estes compostos têm qualidades anti-cancerígenas e de supressão de tumor, fazendo deste suco uma boa maneira de diminuir o risco de câncer conforme envelhece.

9. Previne a Aterosclerose:

A vitamina C presente no Suco de Pêssego auxilia para aceleração do processo de cura de artérias e tecidos danificados, diminuindo o risco geral de aterosclerose, acidente vascular encefálico, e ataque cardíaco.

10. Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde Respiratória:

Quando o assunto é infecções respiratórias e inflamação, este suco é lendário como uma substância calmante que pode cortar fleuma e muco, auxiliando a eliminar a infecção subjacente e limpeza dos tratos respiratórios.

11. Promove a Saúde do Fígado:

Por gerações, o Suco de Pêssego tem sido usado por suas propriedades diuréticas e laxantes, que pode auxiliar a acelerar a expulsão de toxinas, sais e gorduras do corpo, enquanto também aliviando a tensão do rim e fígado.

12. Combate a Osteoporose:

O Suco de Pêssego contém fósforo que juntamente com o cálcio ajuda a fortalecer os ossos e dentes. Também ajuda na prevenção de várias doenças ósseas, como a descalcificação, que pode levar à osteoporose.

13. Favorece a Saúde Sanguínea:

O Suco de Pêssego tem sido sugerido no tratamento da estase sanguínea, isso ocorre quando o sangue se torna inativo. A estase sanguínea pode ser conseqüência de uma deficiência de sangue a longo prazo e pode resultar em secura do sangue.

14. Melhora a Aprendizagem:

Os estudos demonstraram que os extratos de Suco de Pêssego exercem efeitos benéficos no sistema colinérgico central. O sistema colinérgico é um sistema neurotransmissor que atua como a espinha dorsal da memória e das funções de aprendizagem.

15. Favorece a Absorção de Nutrientes:

O Suco de Pêssego garante muitos nutrientes para o nosso organismo, como cálcio, carboidratos, zinco, ferro, enxofre, manganês, potássio, vitaminas A, B1, B2 e C. Diante disso, a bebida é muito nutritiva e deve ser consumida sempre que possível.

beneficio do suco de pêssego

16. Benefícios do Suco de Pêssego Contra Bactérias:

Estudos recentes revelaram que este suco, ajuda a eliminar as bactérias nocivas do corpo, graças aos seus compostos antioxidantes.

17. Combate o Alzheimer:

O Suco de Pêssego tem ação antioxidante graças a vitamina A e vitamina C presente na composição da fruta. Desta forma, o Suco de Pêssego, que melhor mantem a qualidade do valor nutricional da fruta, é excelente para combater os radicais livres, que são os responsáveis por doenças crônicas como câncer, doenças do coração, Alzheimer e artrite.

18. Favorece a Gestação:

O Suco de Pêssego contém ferro

, que é vital para a formação de hemoglobina nos glóbulos vermelhos. O consumo de Suco de Pêssego também é importante durante todos os estágios da vida, incluindo infância, adolescência, idade adulta e fases, como menstruação e gestação.

19. Combate a Enxaqueca:

O Suco de Pêssego é benéfico para a limpeza e desintoxicação do corpo, ele ajuda a eliminar as toxinas prejudiciais do fígado e dos rins. Um estudo investigativo provou que os extratos de Suco de Pêssego possuem elementos protetores de hepatina e são valiosos no tratamento de várias doenças como enxaqueca, tuberculose e diabetes.

20. Benefícios do Suco de Pêssego Contra a Insônia:

O Suco de Pêssego possui qualidades leves sedativas, o tornando um suco popular para beber antes de dormir. Certos minerais, enzimas e antioxidantes têm capacidade de equilibrar os níveis hormonais e induzir a liberação dos hormônios do bem-estar que podem acalmar em sono tranqüilo e sem interrupção. Ou seja, mais um alimento importante para as pessoas que têm dificuldade para dormir e descansar.

21. Alivia Inflamações:

Se estiver sofrendo de artrite, gota, enxaqueca, ou uma dor estomacal, os vários minerais e antioxidantes no Suco de Pêssego vão ajudar a aliviar estes tecidos e até prevenir liberações de histamina no caso de reações alérgicas.

22. Promove Emagrecimento:

Como é um dos sucos de fruta menos calóricos, há somente 60 calorias em um único copo de Suco de Pêssego, que pode fazer uma grande dieta de emagrecimento. Será obtida explosão necessária dos nutrientes, sem tantas calorias ao dia.

23. Melhora a Saúde do Coração:

Entre o conteúdo de ferro e potássio percebido no Suco de Pêssego, em adição à vitamina C, este suco é importante para proteção do coração. O ferro é capaz de aumentar a circulação e possibilita a oxigenação correta e fluxo sanguíneo, ao passo que o potássio atua como um vasodilatador ao alívio da tensão em vasos sanguíneos e diminuir tensão no coração.

24. Benefícios do Suco de Pêssego Contra o Colesterol Ruim:

Uma pesquisa mostrou que os compostos fenólicos presentes no Suco de Pêssego ajudam a baixar os níveis de colesterol (LDL) e a estimular o colesterol HDL bom. Isso com certeza ajuda a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas ao coração.

25. Combate a Obesidade:

O Suco de Pêssego contém componentes bioativos que combate os distúrbios relacionados à obesidade. Um estudo de pesquisa investigativa sugeriu que a presença de compostos fenólicos encontrados no Suco de Pêssego possui propriedades anti-inflamatórias e anti-obesidade que ajudam na luta contra síndromes metabólicas que, de outra forma, pode causar graves preocupações com a saúde.

26. É uma Rica Fonte de Potássio:

Claro que não é só o Suco de Pêssego que satisfaz as necessidades em relação ao potássio que o organismo tem. Mas ele pode contribuir ao ser inserido dentro de um contexto de uma dieta que também seja composto por outros alimentos e bebidas que servem como fonte de potássio.

27. Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde dos Olhos:

O Suco de Pêssego também é composto por um antioxidante conhecido pelo nome de luteína, que é um carotenoide. No tecido macular dos olhos, os carotenoides contribuem com a prevenção da degeneração macular e de casos de cegueira e visão destorcida associados ao envelhecimento e causados por danos nas células da mácula.

28. Previne Inflamações:

Um estudo publicado no ano de 2009 no Journal of Medicinal Food (Jornal de Comida Medicinal, tradução livre) relatou que antioxidantes significativos são encontrados Suco de Pêssego. Um dos maiores antioxidantes do Suco é chamado de ácido clorogênico e conhecido por auxiliar a evitar o câncer e a diminuir a inflamação.

29. Promove a Saúde da Pele:

O Suco de Pêssego é fonte de vitamina A e vitamina C, dois nutrientes conhecidos como hidratantes naturais e facilmente encontrados na composição de cosméticos.

Ambas podem contribuir com a regeneração do tecido da pele. A vitamina C é utilizada na produção de colágeno, uma proteína importante para a formação da pele. Já a vitamina A ajuda na manutenção de áreas da pele e das membranas mucosas.

30. Melhora a Digestão:

O Suco de Pêssego é bom para manter a saúde digestiva saudável devido ao seu teor de fibras alcalinas. A fibra dietética contida no Suco de Pêssego ajuda na prevenção de distúrbios do estômago, como constipação, hemorroidas, úlceras de estômago, gastrite e evacuações irregulares.

Outros Benefícios do Suco de Pêssego Para Saúde:

  • Contém potássio, que é vital para o funcionamento celular do corpo. O teor de potássio no Pêssego também ajuda no processo de metabolização.
  • O zinco e a vitamina C presentes no Suco de Pêssego exercem cicatrização efetiva nas feridas.
  • O Suco de Pêssego aumenta a produção de hemoglobina no sangue, que combate a fadiga e a sonolência, que são dois conhecidos sintomas da carência de ácido fólico.
  • Este suco reduz a queda de cabelo e possui efeito positivo sobre o couro cabeludo.
  • Ajuda a limpar a bexiga e a evitar doenças nos rins como a nefrite, além de auxiliar na eliminação de pedras nos rins.
  • Também tem nutrientes que ajudam a controlar inflamações, inchaço e vermelhidão, também alivia dores nas articulações.
  • O Suco de Pêssego contem grande quantidade de fibras ajuda a eliminar os resíduos tóxicos do sistema digestório.
  • É um laxante natural e ajuda a manter a saciedade. Você pode misturá-lo com iogurte natural, aveia ou granola para substituir refeições mais calóricas.
  • Contém também ácido fenólico que previnem o câncer de mama, impedindo que as células se tornem cancerígenas e se espalhem pelo corpo.
  • O Suco de Pêssego ajuda tanto os rins quando o fígado a manterem suas funções normais.

Receita de Suco Natural de Pêssego:

INGREDIENTES:

  • 6 pêssegos maduros e amarelos;
  • 2 xícaras de chá de água gelada;
  • Adoçante a gosto.

MODO DE PREPARO:

  • Lavar os pêssegos, descascá-los e descartar os caroços;
  • Colocar as polpas da fruta no liquidificador, adicionar os outros ingredientes e bater bem. Servir-se
  • imediatamente e com gelo, se assim desejar.

beneficios do suco de pêssego

Efeitos Colaterais do Suco de Pêssego:

O Suco de Pêssego contêm açúcares fermentáveis ​​mal absorvidos e são incompletamente absorvidos no intestino delgado. Em vez disso, são fermentados no intestino grosso, onde liberam gás.

E, portanto, causando inchaço. Você deve comer Pêssegos com moderação se você é propenso a problemas abdominais. Os Pêssegos contêm salicilatos, o que pode causar uma reação alérgica em alguns indivíduos.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 40 Benefícios da Pitomba Para Saúde

beneficios da lima

Os 30 Benefícios da Lima Para Saúde