Os 30 Benefícios do Chá Roxo Para Saúde

Revisado por

Nutrição e Educação Física pela UFT

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Chá Roxo Para Saúde são muitos e eficazes.  Além disso, o Chá Roxo possui ricas propriedades que beneficiam e estimulam a saúde do corpo humano. O Chá Roxo é feito através da infusão das flores da arvore do Ipê Roxo. Encontrado desde o norte da Amazônia até o norte da Argentina o ipê roxo é uma árvore pouco ramificada e de tamanho regular, podendo atingir até um metro de altura.

beneficios do cha roxo

Possui folhas róseas até roxo-claras, caem normalmente no período de seca quando suas folhas de cor vivaz explodem deixando o ambiente repleto de cor e contrastes. Sua madeira é muito densa e é usada para vários fins na marcenaria desde vigas até móveis, mas seu maior e real valor é sem dúvida o uso medicinal.

O Chá Roxo é um dos medicamentos usados na medicina popular brasileira por sua capacidade de extinguir tumores sólidos. Pensa-se que sua ação tenha a ver com a alteração da capacidade de reparação do DNA das células cancerígenas, levando-as à apoptose (morte programada).

Outros usos medicinais deste chá são derivados de ação antifúngica, antiinflamatória, antibacteriana, analgésica e relaxante. Por esses conhecimentos, o chá da casca do ipê-roxo é usado também no alívio das dores musculares, nos problemas menstruais e ginecológicos, no mal de Parkinson, no controle da diabetes e no combate à anemia.

Propriedades do Chá Roxo:

As propriedades do Chá Roxo são: cicatrizante, adstringente, analgésico, antiblenorrágica, antimicrobiana, antiinflamatória, antiinfecciosa, antitumoral, anti-sifilítica, antibactericida, antifungo, depurativa, diurético, além da sua potente ação antibiótica. Então, confira agora Benefícios do Chá Roxo Para Saúde:

Benefícios do Chá Roxo Para Saúde:

1. Promove a Perda de Peso:

Algumas pesquisas já confirmaram que o extrato do Chá Roxo consegue reduzir a absorção de gordura pelo nosso organismo. Assim, essa substância também pode ajudar a prevenir e combater a obesidade, ajudando diversas pessoas que estão com a doença ou mesmo com sobrepeso.

2. Combate Inflamações:

O Chá Roxo é indicado e usado como importante combatente para micoses, inflamações corporais, bactérias e suas propriedades antimutagênicas (Isto é, proteção do DNA contra mutações que venham a destruir células do corpo).

3. Benefícios do Chá Roxo Contra a Malaria:

Chá Roxo é usado na medicina alternativa para tratamento de câncer de pulmão, próstata e cólon e acredita-se que aumenta a produção de células vermelhas no sangue. Apresenta também ótimos resultados contra o parasita da malária.

4. Combate os Radicais Livres:

Estudos revelam que o Chá Roxo possui ricas propriedades fenólias. Essas substâncias são antioxidantes que ajuda a combater toxinas e radicais livres. Além disso, esse antioxidante tem uma essência complexa, como gossipetina e antocianina, que oferecem proteção contra o envelhecimento.

5. Acelera o Metabolismo:

Se você está em cima do peso, o chá pode ajuda-lo. Isso porque ele possui vitamina C que pode ajudar na liberação da gordura e do colesterol quando estiver dormindo. Portanto, recomendamos que você tome o chá antes de dormir à noite para acelerar o metabolismo.

6. Previne Gripes e Resfriados:

A quantidade considerável de vitamina C contida no Chá Roxo, pode ajuda-lo a combater e prevenir resfriado e até mesmo gripe. Além disso, citamos também acima, que o consumo regular deste chá pode ajuda-lo a aumentar o sistema imunológico.

7. Benefícios do Chá Roxo Contra a Constipação:

A alta quantidade de fibra presente no Chá Roxo é de suma importância para pessoas que sofrem com constipação. Além disso, o Chá Roxo ajuda a melhorar a saúde digestiva.

8. Combate a Diarreia:

O consumo regular do Chá Roxo manterá a regularidade dos movimentos intestinais. Os usuários do chá de Ipê Roxo relatam universalmente um afrouxamento agradável e moderado dos intestinos que leva a uma maior regularidade sem quaisquer efeitos colaterais desagradáveis, como diarreia.

9. Aumenta a Produção de Glóbulos Vermelhos:

O Chá Roxo é conhecido por aumentar a produção sanguínea e medula óssea. O aumento da produção de glóbulos vermelhos melhoraria a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. Isso, por sua vez, pode ter implicações importantes para a saúde dos tecidos em todo o corpo.

10. Previne a Diabetes:

Este chá é uma alternativa interessante para a alimentação de pessoas diabéticas. Isso se deve ao fato de seus ingredientes terem elementos que ajudam no controle glicêmico, ou seja, equilibram os níveis de açúcar no sangue.

11. Benefícios do Chá Roxo Contra o Estresse:

Todos os chás são, naturalmente, ótimos calmantes, mas, este chá é um dos mais potentes para relaxar a mente e o corpo. Esse tipo de chá é considerado “fitoterápico”, aprovado pela Anvisa, ou seja, funciona como um autêntico remédio para combater o estresse.

12. Combate o Mal de Parkinson:

O Chá Roxo Também é útil para tratar doenças crônicas, como lúpus, psoríase e doença de Parkinson.

13. Benefícios do Chá Roxo Contra o Envelhecimento Precoce:

O Chá Roxo tem efeito anti-envelhecimento. As pesquisas mostram uma inibição definitiva dos radicais livres por constituintes deste chá. Os radicais livres são mesmo fortemente implicados no processo normal de envelhecimento. Inverter sua ação tornou-se um grande negócio nos círculos mundiais de saúde.

cha roxo

14. Combate Doenças Degenerativas:

A concentração fenólica no Chá Roxo é muito útil para prevenir doenças degenerativas. Portanto, proteger o corpo dessas doenças é muito essencial para quem quer viver saudável e feliz por muito tempo.

15. Promove a Saúde dos Ossos:

O Chá Roxo também tem propriedades complexas como, potássio, cálcio, vitamina D e zinco. Essas propriedades ajudam a prevenir ossos obsoletos e também ajuda a prevenir certas condições ósseas.

16. Benefícios do Chá Roxo Contra o AVC:

O Chá Roxo é uma das melhores opções para reduzir a pressão arterial. A pressão arterial elevada estimulará problemas muito graves, tais como colesterol mau, metabolismo problemático e até mesmo acidente vascular cerebral. Portanto, é altamente recomendável o consumo regular de Chá Roxo para controlar a pressão arterial.

17. Promove a Saúde da Pele:

O Chá Roxo pode ser usado para o tratamento de problemas de pele. Ele ainda é super eficaz para regenerar a pele e combater o envelhecimento da pele. Além disso, Beber Chá Roxo regularmente fará com que sua pele fique mais clara e saudável.

18. Aumenta a Imunidade:

O Chá Roxo é um estimulante para o nosso sistema imunológico, por conta de suas propriedades anticancerígenas, anti-inflamatórias e adstringentes.

19. Benefícios do Chá Roxo Contra a Hipertensão:

A principal causa da hipertensão arterial é o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. O colesterol ruim, também conhecido como LDL, e que vem de alimentos gordurosos como frituras e carnes vermelhas, formam placas chamadas ateromas que se fixam na parede dos vasos. Assim, o espaço para a passagem do sangue fica menor e maior pressão é exercida nas paredes desse local.

O Chá Roxo é conhecido por conter grandes substancias que ajudam a combater e a controlar a hipertensão.

20. Combate o Câncer:

No Chá Roxo é encontrada uma substância conhecida por lapachol. Essa substância tem o poder de inibir o crescimento de tumores malignos e, ao mesmo tempo, reduzir a dor. Desta forma, este chá pode ser indicado para dores musculares, artrites e artroses, tumores e alguns tipos de câncer e psoríase.

Outros Benefícios do Chá Roxo Para Saúde:

  • Possui propriedades termogênicas incríveis, assim como o chá verde, que aceleram o metabolismo, eliminam as toxinas e gorduras localizadas, diminuindo inchaços no corpo.
  • É uma ótima fonte para eliminar a retenção de líquidos no corpo.
  • Sua capacidade diurética faz com que provoque maior vontade de urinar, auxiliando, assim, a limpeza do organismo e, por consequência, na ajuda do corpo em processos como o emagrecimento mais rápido, saudável e natural.
  • Para quem sofre com gastrite e problemas intestinais, o chá verde é um ótimo companheiro. Seus nutrientes auxiliam na secreção da bile, feita pela vesícula biliar, facilitando a digestão de gorduras e evitando sobrecargas no fígado.
  • É uma ótima alternativa para acalmar e amansar pessoas mais enérgicas.
  • A bebida pode funcionar como um ótimo antialérgico, facilitando também, o sistema respiratório.
  • Ajuda a ativar as nossas reações metabólicas, fazendo com que o organismo responda melhor e distribua corretamente os alimentos ingeridos, eliminando, assim, as gorduras localizadas e evitando também o temido efeito sanfona.
  • Também pode ser utilizado por crianças, principalmente as que sofrem de problemas como dermatoses, pruridos, coceiras, eczemas, antitumoral e imunoestimulante.
  • É muito indicada no período da TPM, já que ajuda a amenizar cólicas, além da ação calmante.
  • Serve como antiparasita e antifúngica, ou seja, ajuda a matar bactérias ruins, principalmente do intestino, e auxilia pessoas que estão com complicações de gases.

Receita do Chá Roxo:

Para preparar o chá de ipê roxo, basta acrescentar duas colheres de sopa das cascas da árvore a um litro de água. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos, contando a partir do momento em que se inicia a ebulição.

Após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, com o recipiente tampado, por cerca de 10 minutos. Coe e o chá está pronto para ser consumido. A indicação de ingestão é de 2 a 3 xícaras do chá ao dia.

beneficio do cha roxo

Contraindicações do Chá Roxo:

O Chá Roxo não deve ser ingerido pelas mulheres grávidas e durante o período de lactação. Deve-se ter atenção com a quantidade de chá ingerida, pois, doses elevadas podem causar náuseas, vômitos, diarreia, efeito anticoagulativo do sangue e outros efeitos indesejados.

Lembre-se que a automedicação, inclusive com remédio natural, pode ser perigosa, por isso, sempre consulte um especialista antes de iniciar qualquer tratamento.

Os 30 Benefícios do Suco de Cambucá Para Saúde

beneficios do cha de louro

Os 40 Benefícios do Chá de Louro Para Saúde