Benefícios das Plantas

Gerânio – Origem, Benefícios e Como Usar!

Gerânio – Origem, Benefícios e Como Usar que todos devem conhecer. Além disso, quem não gosta de olhar flores bonitas? Há muitas flores que podem ser verdadeiramente consideradas como bênçãos da natureza devido aos seus imensos benefícios de saúde e beleza. Uma flor incrível é gerânio. Embora não seja muito comum, esta linda flor avermelhada tem amplo uso no mundo da aromaterapia. Cientificamente chamado Pelargonium odoratissimum, o óleo essencial de gerânio pode curar várias doenças, desde depressão e distúrbios neurais até infecções estomacais.

Gerânio

O óleo essencial é preparado a partir do caule, folhas e flores de gerânio através da destilação a vapor. Toda a planta de gerânio, excluindo as raízes, pode ser usada para a produção deste óleo. O óleo de gerânio também é chamado de “rosa do pobre”, devido às suas características bastante idênticas ao óleo essencial de rosa e ao custo mais barato.

O que é Gerânio?

O nome gerânio é bastante geral e se refere a mais de 200 espécies de plantas sob a família de Geraniaceae. Aqui, estamos discutindo gerânio pelargonium, também conhecido como gerânio rosa-perfumado, que é a única espécie conhecida que pode ser consumida com segurança. Este evergreen perene é na verdade nativo da região sul da África, mas foi exportado em todo o mundo como uma planta de jardim popular e erva medicinal.

Plantas de gerânio têm flores com cinco pétalas e as folhas são habituais pinadas em hastes longas. As folhas são os principais elementos medicinais da medicina tradicional e são usadas principalmente para preparar um chá de sabor agradável que traz um leve toque de rosa. O óleo essencial das flores é também muito procurado pelos seus benefícios para a saúde e pelo seu aroma floral, semelhante a rosa, que tem um efeito calmante e meditativo no corpo e na mente.

Gerânios foram trazidos pela primeira vez para a Europa no século 17 e com o tempo, sua fama se espalhou pelo mundo. Ao contrário de muitos outros remédios à base de plantas, não há uma aplicação culinária importante para o gerânio, e eles são quase exclusivamente usados ​​para decoração ou para os benefícios medicinais. Agora Veja Os Benefícios do Gerânio Para Saúde:

1. Diminui o Estresse:

O impacto do gerânio no sistema nervoso é bem conhecido e a planta tem sido usada desta maneira por gerações. Se você preparar as folhas de sua planta, você pode produzir um saboroso chá que tem propriedades calmantes, derivadas de seus compostos orgânicos que impactam positivamente o sistema endócrino e ajudam a equilibrar os hormônios que causam Estresse e Ansiedade. Uma rápida xícara de chá, quando você está estressado, pode rapidamente aliviar o humor desagradável e uma mente desordenada.

2. Reduz Inflamação:

Um dos comum usa de gerânio é para aliviar a inflamação por todo o corpo. Se você sofre de dores nas articulações, dores musculares, ou mesmo inflamação interna do sistema digestivo ou cardiovascular, o chá de gerânio pode aliviar o desconforto, reduzindo a pressão sobre as áreas sensíveis do seu corpo.

3. Alivia a Dor:

Embora bastante semelhante às suas propriedades anti-inflamatórias, a capacidade analgésica do gerânio tornou-se um remédio tradicional popular para dores de cabeça e outras lesões. Se você sofre de dor crônica ou Enxaqueca, a pesquisa mostrou que seu chá pode liberar endorfinas e aliviar a dor muito rapidamente. Esse efeito é relativamente leve e não deve ser usado para alívio permanente da dor.

4. Aumenta a Imunidade:

Ajuda a fortalecer o sistema de defesa do organismo contra doenças e infecções. Suas propriedades antimicrobianas podem ajudar a evitar que patógenos internos e externos afetem negativamente o corpo.

5. Possui Propriedades Antibacterianas:

Gerânio

O gerânio tem propriedades anti-sépticas, antibacterianas e anti-fúngicas naturais que o tornam um ótimo remédio para gripes e resfriados se você se sentir doente. Beber uma xícara de chá de gerânio ou mesmo mastigar as folhas (lembre-se, apenas a variedade com aroma de rosas) aumentará a força do seu sistema imunológico e promoverá uma recuperação rápida de uma variedade de doenças.

6. Trata Distúrbios Respiratórios:

 

Gerânio alivia sintomas de Bronquite, Sinusite e infecções do nariz, porque é um antiviral poderoso.

7. Possui Efeito Anti-hemorrágico:

Gerânio, sendo um estíptico, tem a capacidade de parar a ocorrência de hemorragia, uma vez que diminui o fluxo sanguíneo, contraindo as artérias e veias. Ele também tem propriedades hemostáticas, que causam a coagulação do sangue. Isso ajuda a curar feridas mais rapidamente.

8. Promove a Saúde Renal:

Os componentes voláteis do gerânio podem melhorar a saúde dos rins e estimular a micção devido às suas propriedades diuréticas. Isso elimina toxinas, excesso de sais , gorduras e água do corpo e ajuda a reduzir a tensão nos rins.

9. Auxílios na Digestão:

Se você está sofrendo de cólicas, inchaço ou um estômago geralmente chateado, beber uma xícara de chá de gerânio pode ser um dos remédios mais fáceis e mais indolores. Os compostos orgânicos benéficos podem rapidamente aliviar a inflamação e eliminar as bactérias que podem estar causando o desconforto, e fazer com que seu sistema gastrointestinal volte ao normal!

10. Trata a Menopausa:

O gerânio é excelente para tratar uma variedade de problemas de saúde das mulheres devido a ondas de calor e angústia durante a Menopausa e cólicas menstruais. Funciona duas vezes, como tônico e antidepressivo. Tem sido tradicionalmente usado para estabilizar os níveis hormonais durante a menopausa através de sua ação no córtex adrenal.

11. Cuidados com a Pele:

Se você estiver procurando por um limpador de pele natural e tônico, opte por óleo essencial de gerânio . Pode ser usado diretamente na pele ou adicionado à sua banheira. Ela ajuda a apertar e tonificar a pele e a mantém livre de manchas.

12. Cuidado Capilar:

O gerânio promove o crescimento do cabelo porque regula a secreção de sebo no couro cabeludo. O óleo essencial pode ser adicionado a óleos transportadores ou a xampus. Isso ajuda a dar ao cabelo um brilho suave e um adorável aroma suave de rosa.

Como Usar Gerânio:

Gerânio é simples de usar. Pode ser usado fresco, em um chá ou em uma base de creme ou óleo. Alternativamente, você pode usar o óleo essencial. A erva não seca muito bem, então é melhor usar a erva fresca. Em cada uma das seções a seguir, darei idéias sobre qual é o melhor método para usá-lo, mas aqui está um resumo dos princípios básicos.

Fresco do Jardim:

As folhas e flores podem ser usadas como estão. Contusão as folhas para obter mais os óleos para fora. Ferir as folhas é simplesmente esmagá-las um pouco. Alternativamente, você pode cortá-los. Aplique conforme necessário e descarte quando terminar.

Se eu tiver uma picada de inseto ou um arranhão, machuque as folhas e as coloque na área afetada.

Fazendo um Chá:

Gerânio

Para fazer uma xícara de chá, pegue cerca de meia xícara de folhas e flores e encha o resto da xícara com água fervente. Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos, coe e beba lentamente. Adicione uma colher de chá de mel se você não achar doce o suficiente.

Fazendo um Creme:

Fazer o seu próprio creme é bem simples – tudo o que você precisa fazer é machucar uma xícara de folhas e flores, colocá-las em uma panela com uma xícara de creme aquecido, ferver e deixar ferver por 15 minutos.

Alternativamente, você pode adicionar algumas gotas do óleo essencial à base aquosa e mexer até que esteja completamente combinado.

Usando o Óleo de Gerânio:

Quando se trata de óleos essenciais, este é um dos mais úteis, especialmente quando se trata de cuidados com a pele. Você deve, no entanto, sempre diluir os óleos corretamente – em uma concentração máxima de 2% – misturando-os em uma base de óleo ou base de creme. Óleos transportadores úteis incluem Óleo de Amêndoas Doces, Óleo de Semente de Uva e Azeite Extra Virgem.

Contraindicações e Efeitos Colaterais do Gerânio:

O uso dos Gerânio é considerado muito seguro. Algumas pessoas podem apresentar uma pequena sensação de ardor quando ele é aplicado à pele. O óleo pode causar irritação no olho quando aplicado na face.

Drª. Wanessa Matos Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.