Os 40 Benefícios do Óleo de Gergelim Para Saúde!

Os 40 Benefícios do Óleo de Gergelim Para Saúde!

Revisado por

Dermatologia graduada pela Unicamp

Especialista do Dr. Saúde

Os Benefícios do Óleo de Gergelim Para Saúde que devemos ficar atentos. Além disso, o óleo de gergelim também tem sido estimado há milhares de anos pelo Mediterrâneo e culturas conhecidas por sua longevidade. A semente de gergelim rica em nutrientes é um símbolo de prosperidade e saúde no folclore antigo. Os benefícios do óleo de gergelim são altamente elogiados em vários regimes ayurvédicos, sendo o mais popular para a massagem.

Óleo de Gergelim

O que é Óleo de Gergelim?

O óleo de gergelim, chamado óleo “til” em sânscrito, é conhecido desde os tempos védicos. O antigo estudioso ayurvédico Charaka, em seu bem conhecido tratado sobre ayurveda, afirma que é o melhor de todos os óleos. O óleo de gergelim é o tradicional óleo de escolha para abhyanga , a auto-massagem ayurvédica diária. É rico em ácido linoleico e tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e antioxidantes. O óleo pode ser um aliado muito versátil em seus esforços para melhorar a saúde.

Valor Nutricional do Óleo de Gergelim:

Rico em proteínas, Cálcio, Ferro, ômega 3 e vitaminas como a Vitamina E, Vitamina B1 e Vitamina B2,o óleo de gergelim pode ainda trazer diversos benefícios à saúde sendo utilizado como suplemento. Agora, veja Os 40 Benefícios do Óleo de Gergelim Para Saúde:

1. Excelente Fonte de Proteína:

O óleo de gergelim é cheio de proteína de alta qualidade, constituindo 20% da semente, com 4,7 gramas de proteína por onça.

2. Ajuda a Prevenir o Diabetes:

O óleo de gergelim contêm Magnésio e outros nutrientes. O óleo tem demonstrado prevenir o diabetes e também pode melhorar a glicose plasmática em diabéticos hipersensíveis .

3. Diminui o Colesterol:

O óleo de gergelim ajuda a baixar os níveis de colesterol, porque contém fitosteróis que bloqueiam a produção de colesterol. As óleo de sementes de gergelim preto são especialmente altas em fitosteróis.

4. Bom Para Digestão:

O alto teor de fibras no óleo de de gergelim ajuda os intestinos a eliminar os residuos.

5. Ajuda a Manter Pele Saudável:

O alto teor de Zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade à pele e ajudando a reparar tecidos danificados do corpo. O uso regular de óleo de gergelim pode reduzir o câncer de pele.

6. Aumenta a Saúde do Coração:

O óleo de semente de gergelim pode ajudar a saúde do coração, prevenindo as lesões ateroscleróticas com o composto antioxidante e anti-inflamatório conhecido como sesamol.

7. Previne Câncer:

Este óleo contêm compostos anti-câncer, incluindo ácido fítico, Magnésio e fitosteróis. Além disso, têm o maior teor de fitoesterol de todas as sementes e nozes.

8. Ajuda a Diminuir a Ansiedade:

O óleo de gergelim contêm os minerais Magnésio e Cálcio que aliviam o estresse. O gergelim também contém as vitaminas calmantes tiamina e triptofano que ajudam a produzir serotonina, o que reduz a dor, ajuda no humor e ajuda a dormir profundamente.

9. Alivia Anemia:

Os óleos de gergelim preto são particularmente ricas em Ferro, por isso são altamente recomendadas para pessoas com Anemia e fraqueza.

10. Alivia a Dor de Artrite:

O alto conteúdo de Cobre no óleo de gergelim evita e alivia a Artrite e fortalece os ossos, articulações e vasos sanguíneos.

11. Protege o Seu Fígado do Álcool:

Óleo de Gergelim

O óleo de gergelim ajuda a protegê-lo do impacto do álcool no fígado, ajudando a manter uma função saudável do fígado.

12. Previne Rugas:

O óleo de gergelim evita que os raios ultravioleta nocivos do sol danifiquem sua pele, evitando o aparecimento de rugas e pigmentação.

13. Incentiva a Saúde Óssea e Previne a Osteoporose:

Um punhado de sementes de gergelim contém mais Cálcio do que um copo de leite. Além disso, o alto teor de Zinco do óleo de gergelim aumenta a densidade mineral óssea.

14. Ajuda a Saúde do Seu Bebê:

Uma massagem com óleo de gergelim melhora o crescimento e melhora o sono. As erupções na pele de um bebê – especialmente onde a fralda é – podem ser protegidas com óleo de semente de gergelim, esfregando-o. Como um bônus, o gergelim também ajuda a reverter a pele seca.

15. Bom Para a Saúde dos Olhos:

Na medicina tradicional chinesa existe uma relação entre o fígado e os olhos. O fígado envia sangue aos olhos para suportar o funcionamento. O óleo de gergelim preto é o melhor para isso.

16. Mantem a Saúde Bucal:

A extração de óleo tem sido usada para a saúde bucal há milhares de anos na Ayurveda para reduzir a placa dental, clarear os dentes e melhorar a saúde geral.

17. Bom Para a Saúde Respiratória:

O Magnésio no óleo de gergelim ajuda a prevenir distúrbios respiratórios, prevenindo o espasmo das vias aéreas e a asma.

18. Benéfico Para o Cabelo:

O óleo de semente de gergelim é cheio de nutrientes que são necessários para um couro cabeludo e cabelo saudáveis.

19. Reduz a Pressão Arterial:

O mesmo estudo acima revela como o óleo de gergelim reduz a pressão arterial em diabéticos. As sementes de gergelim estão cheias de Magnésio – um nutriente essencial conhecido por ajudar a baixar a pressão arterial.

20. Possui Ação Anti-inflamatória Natural:

Para a medicina chinesa, o óleo de gergelim atua como anti-inflamatório, antibactericida e ainda auxilia no combate à hipertensão arterial (pressão alta). Ao reduzir o nível de açúcar no sangue, ajuda também a controlar o diabetes.

21. Estimula a Queima de Gordura:

Óleo de Gergelim

O óleo de gergelim contém compostos antioxidantes que aumentam a atividade das células do fígado responsáveis pela quebra dos ácidos graxos. Isso significa que as gorduras poli-insaturadas encontradas no óleo podem favorecer à queima de gordura.

22. Bom Para a Saúde da Pele:

O óleo de gergelim mantém certos nutrientes que contribuem tanto para a saúde interna quanto externa da pele. O Zinco, por exemplo, é um mineral encontrado em grandes quantidades na óleo e que atua na síntese de colágeno e na manutenção da jovialidade do tecido.

Os antioxidantes do óleo de gergelim também auxiliam na manutenção da elasticidade da pele. O óleo também hidrata profundamente a pele e previne o envelhecimento precoce, reduzindo assim o surgimento de rugas e marcas de expressão.

23. Melhora a Saúde Bucal:

Os bochechos com o óleo de gergelim ajudam a manter a saúde bucal e fortalecer o sistema imunológico. Há ainda estudos que sugerem que os bochechos com o óleo poderiam reduzir o desgaste natural do esmalte dentário e fazer um clareamento progressivo dos dentes.

Outros benefícios do óleo de gergelim à saúde bucal através do bochecho são tratamento do mau hálito, redução do tártaro, prevenção de infecções bacterianas e fortalecimento das gengivas.

24. Fortalece os Ossos:

Em pesquisas recentes, o óleo de gergelim foi capaz de promover o crescimento de osteoblastos, as células responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea. Essa propriedade do óleo se deve possivelmente à presença de Cálcio e Zinco na semente de gergelim. Enquanto o Zinco participa da síntese de colágeno, o Cálcio é o responsável pela mineralização óssea. Atua na prevenção da osteoporose.

25. Reduz Pressão Arterial:

O óleo de gergelim é hipotensivo, isto é, reduz a pressão do sangue sobre os vasos sanguíneos.

26. Combate o Estresse e a Depressão:

Níveis reduzidos do neurotransmissor serotonina podem ser uma das causas da depressão e das variações de humor. O óleo de gergelim contém tirosina, um aminoácido que participa da síntese de serotonina no cérebro e no intestino. O sesamol encontrado na semente de gergelim tem ação antidepressiva e pode reduzir inflamações associadas ao Estresse.

27. Controla a Glicemia:

Ótimo para quem está acima do peso como para aqueles que estão com taxas elevadas de açúcar no sangue.

28. Previne o Câncer e o Estresse Oxidativo:

O óleo de gergelim contêm uma lignina lipossolúvel com propriedades fitoestrogênicas, conhecida como sesamina. Há indicação científica de que esta substância inibe a proliferação de alguns tipos de câncer.

As propriedades antioxidantes do óleo de gergelim reduzem os danos ao DNA celular causados pela radiação e outros agressores – um dos fatores relacionados ao desenvolvimento descontrolado das células, característico dos tumores. Esse óleo também é muito eficiente no combate aos radicais livres.

29. Benéfico Para o Cabelo:

Óleo de Gergelim

O óleo de gergelim é muito utilizado e indicado para tratamentos capilares, por ser nutritivo e lubrificante. Acrescentá-lo no cardápio é uma boa opção, afinal, apesar de muitas pessoas se esquecerem disso, a alimentação está fortemente ligada a saúde da pele e do cabelo.

Normalmente, ele é utilizado para auxiliar na recuperação dos fios danificados e no crescimento capilar. Além disso, ele pode ser utilizado em máscaras de hidratação para contribuir com o brilho, queda e maciez.

30. Contribui com Uma Pele Saudável:

Assim como contribui para os cabelos, o óleo de gergelim também é útil para revitalização da pele, ajudando a manter uma pele saudável e hidratada, pois seus nutrientes combatem o ressecamento, por isso, é indicado principalmente para rostos secos. Ele pode ser utilizado para fazer uma massagem facial ou na alimentação.

31. Ajuda no Emagrecimento:

Seus nutrientes favorecem a perda de peso, o ômega 3, por exemplo, presente no óleo, contribui para a diminuição das taxas de gordura e favorece um controle maior do apetite, ajudando a aumentar a sensação de saciedade.

Por ajudar a controlar o apetite e reduzindo as chances do organismo de acumular gordura e até mesmo toxinas, o óleo de gergelim pode ser um grande aliado na dieta, basta usá-lo de maneira adequada e tomando cuidado para não exagerar.

32. Auxilia no Controle do Colesterol:

Por conta do ômega 3 e seus nutrientes, a taxa de colesterol ruim (LDL), é reduzida, o que pode ser um fator muito benéfico para quem possui desequilíbrio no colesterol. Esse fator, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares, como infartos e derrame cerebral.

33. Alivia as Dores:

O óleo de gergelim, nesse caso, também pode ser usado para massagens, acredita-se que ele proporciona alívio, principalmente, para juntas doloridas e contribua para o tratamento de dores crônicas. Esse benefício pode ser aproveitado por meio de uma massagem com o óleo morno.

34. Reduz o Nível de Açúcar no Sangue:

Óleo de Gergelim

O óleo de gergelim possui propriedades antioxidantes que favorecem a redução do açúcar na corrente sanguínea. Tanto o baixo nível de açúcar no sangue, quanto o alto nível, pode causar doenças.

Por isso, é importante verificar esses níveis, para prevenir problemas ou controlar os que já fazem parte do seu quadro clínico. A hiperglicemia, por exemplo, é caracterizada pelo alto nível de açúcar no sangue e pode trazer complicações diabéticas.

35. Colabora com a Saúde Intestinal:

Às vezes, algumas dietas ou hábitos favorecem a ocorrência da Constipação intestinal ou algum outro desequilíbrio no processo digestivo. O óleo de gergelim, ajuda a lubrificar o intestino e favorecer seu funcionamento. O que acaba contribuindo para a prevenção da prisão de ventre e para que o fluxo intestinal mantenha-se normal.

36. Auxilia no Controle da Ansiedade:

Naturalmente, o controle da Ansiedade está ligado ao estilo de vida das pessoas e naturalmente, à alimentação. O óleo de gergelim pode ser um aliado para conter a Ansiedade, principalmente se for associado com outros tipos de terapias. Ele contribui para a melhora dos impulsos cerebrais. Nesse caso, ele pode ser utilizado na alimentação e também para fazer massagens, que ajudam a aliviar a Ansiedade e amenizar o Estresse.

37. Fortalece os Ossos:

Os minerais encontrados no óleo de gergelim contribuem para a estrutura óssea, para sua saúde e desenvolvimento. Além disso, a falta de algum fator, como o Cálcio, pode ser um agente de risco para o aparecimento de doenças que comprometam os ossos, como a osteoporose.

38. Contribui com a Saúde Bucal:

Acredita-se que o óleo desempenhe um papel desintoxicante, que fazendo bochecho com o de gergelim ou de coco por exemplo, você estará proporcionando uma melhor limpeza bucal, sendo aliado do combate ao mau hálito e a nutrição da gengiva.

Não esqueça de fazer apenas alguns minutos com uma colher de sopa e de tomar cuidado para não exagerar e causar danos aos dentes, bochechas e gengivas.

39. Reduz o Açúcar no Sangue:

Este óleo contém Magnésio que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue. O óleo de gergelim também contém Vitamina E e é uma rica fonte de antioxidantes, que é conhecida por regular os níveis de açúcar no sangue. Vários estudos revelaram os notáveis ​​efeitos positivos da inclusão de óleo de gergelim na dieta de pacientes diabéticos.

40. Reduz Inflamação:

O Cobre é uma substância anti-inflamatória natural e pode ajudar a reduzir a inflamação e o desconforto de várias condições, como a Gota e a Artrite. Reduz o inchaço das articulações e fortalece os ossos e os vasos sanguíneos, ajudando a manter a sua estrutura forte e resistente durante muitos anos sem qualquer inflamação dolorosa.

Como Consumir o Óleo de Gergelim?

Para quem gosta de cozinhar, o óleo de gergelim é um aliado para dar um gostinho exótico nos pratos. Só cuidado para não exagerar na dose, pois ele tem o sabor forte. Nada de usar a mesma quantidade que você usaria de um óleo mais neutro: para começar, coloque só um pouquinho e vá experimentando para a quantidade ideal para você.

Pode usar para refogar a cebola ou alho no começo de uma receita, para dar uma douradinha nos legumes, para dar um gostinho especial na massa e até para sobremesas como crepes e panquecas doce. Para colocar na salada verde fica também muito especial. Se não quiser usar na culinária, basta tomar uma colher de sobremesa por dia.

Como Usar o Óleo de Gergelim?

Óleo de Gergelim

Por ser bastante nutritivo, poder ser aquecido e, por causa de todos os outros benefícios citados acima, o óleo de gergelim pode ser um ótimo substituto na cozinha, mas alguns cuidados devem ser tomados principalmente em relação ao paladar.

O óleo de gergelim possui um gosto bastante forte e, por isso, é preciso que seja usado com cautela, ainda mais nos primeiros momentos. Por isso, é importante lembrar que o óleo de gergelim talvez não seja a melhor escolha para frituras, por exemplo, mas pode ser uma boa ideia na hora de refogar legumes, verduras, cebolas e olho que serão usados em outras receitas, etc.

Vá experimentando o óleo de gergelim e veja se o gosto lhe agrada e de que maneira você prefere utilizá-lo. A partir daí, é só começar a procurar novas receitas e incrementar antigas.

Outra forma de uso do óleo de gergelim é em forma de cápsulas, onde você poderá utilizá-lo como suplemento alimentar, aproveitando todos os benefícios que seus nutrientes podem trazer ao nosso organismo.

Ainda é possível utilizar o óleo de gergelim para a pele e cabelos através de produtos que o usem como base ou o próprio óleo de gergelim vegetal, vendido em farmácias.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Wanessa Matos

Drª. Wanessa Matos
Dermatologista formou-se em Medicina na Unicamp e na mesma instituição realizou sua residência em Dermatologia, obtendo o título de especialista. Atua nas áreas de dermatologia clínica, cirúrgica e estética. Além disso, é sócio titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, com registro no Conselho Regional de Medicina e Associação Médica Brasileira.

Os 15 Benefícios do Óleo de Canola Para Saúde!

Os 12 Benefícios do Chá de Noz Pecã Para Saúde