Os 40 Benefícios da Rúcula Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os Benefícios da Rúcula Para Saúde que você talvez você desconheça. Além disso, a Rúcula (Eruca sativa) tem cor e sabor intensos. Suas folhas dão um toque levemente picante à salada do dia a dia e tornam pratos quentes muito mais saborosos e ricos em propriedades benéficas a saúde. A Rúcula é muito fácil de ser cultivada, por isso cada vez mais pessoas a tem em seus jardins em todo o mundo.

Benefícios da RúculaEla é mais apreciada por populações das Américas, Europa e norte da África. Vamos explorar neste artigo os principais benefícios da Rúcula e você entenderá para que serve e porque vale pena tê-la na sua alimentação.

O que é Rúcula?

A Rúcula é um vegetal folhoso na cor verde-escuro, da mesma categoria que o brócolis, o repolho, a mostarda, o rabanete, a couve-flor entre outros, tem sabor forte, acentuado e levemente picante, conhecida também como foguete ou foguete de jardim.

Há relatos registrados que desde a época dos romanos, a Rúcula fazia parte de todas as refeições, era considerada um estimulante natural e ainda, aumentava a potência física pessoal, principalmente na forma de salada quando era misturada a outros vegetais como o funcho e a lavanda.

Valor Nutricional da Rúcula:

Embora todas as folhagens verdes usadas em saladas sejam saudáveis e possuam poucas calorias, nem todas oferecem tantas vitaminas e minerais quanto esta planta de origem mediterrânea. Se fizermos uma comparação nutricional entre a Rúcula e a alface, veremos que a Rúcula contém cerca de oito vezes mais cálcio, cincos vezes mais vitamina A, vitamina C e vitamina K, e quatro vezes mais ferro. Então, confira Os 40 Benefícios da Rúcula Para Saúde:

1. Redução de Infecções:

As infecções fúngicas podem ser embaraçosas e angustiantes. A Rúcula é um remédio natural para infecções fúngicas. Os cientistas descobriram que o extrato de Rúcula fresco é altamente eficaz contra infecções por Candida.

2. Contém Ácido Fólico:

A Rúcula, se consumida em uma base diária, trará grandes Benefícios para uma mulher grávida. Sua quantidade de ácido fólico ajuda a prevenir defeitos no tubo neural no bebê.

3. Auxílio em Doenças Pulmonares:

A planta é conhecida por ser rica em vitamina A. Assim, os médicos recomendam sua ingestão para aqueles pacientes que precisam de ajuda com o tratamento de doenças relacionadas com os pulmões, pele e cavidades bucais.

4. Previne a Doença de Alzheimer:

Condições como a doença de Alzheimer, podem ser minimizadas por um aumento na vitamina K na dieta de uma pessoa. Como uma boa fonte de vitamina K, o consumo de Rúcula é um método preventivo de doenças desse tipo.

5. Ajuda Produzir Energia:

Outro benefício da Rúcula é a presença de vitaminas do complexo B que participam e auxiliam em todas as atividades celulares, incluindo produção de energia, síntese de gordura, produção de glóbulos vermelhos e muitos outros processos vitais para a saúde celular e metabólica.

6. Melhora as Funções Cerebrais:

Estudos apontam que o consumo adequado de vitamina K fortalece o sistema neural evitando a temida doença mal Alzheimer. A ingestão de Rúcula é uma boa saída para evitar a deficiência de vitamina K na dieta. Além disso, inibir doenças degenerativas do cérebro e manter a sua mente ativa e focada.

7. Previne a Osteoporose:

A Rúcula é fonte de vitamina K, cuja deficiência está associada a um risco mais alto de desgastes e fratura nos ossos. O consumo adequado de vitamina K melhora a saúde óssea porque age diretamente na sua composição aumentando a absorção de cálcio e evitando a sua perda através da urina. Cada porção de dois copos de Rúcula também possui 64 miligramas de cálcio, que isso que dizer que é essencial na manutenção da saúde dos ossos.

8. Auxilia na Perda de Peso:

Apesar da Rúcula não ter capacidade comprovada para ajudar na perda de peso por si só, ela tem um baixo teor calórico, e é rica em nutrientes.

9. Rica em Antioxidantes:

Além de combater a atividade dos radicais livres, estas vitaminas oferecem grande suporte ao sistema imunológico.

10. Ajudam a Combater Inflamações: 

Ele também nos ajuda a reduzir inflamações crônicas e protege o cérebro do envelhecimento por alta dose de ácido fólico e vitamina B.

11. Acabar com o Mau Odor:

Se você sofre com estes problemas, recorra a uma solução natural para esta questão embaraçosa. A Rúcula é conhecida por acabar com o mau odor. Além disso, a clorofila presente desodoriza naturalmente. No passado, o suco dessas folhas foi usado para controlar o cheiro desagradável de feridas abertas.

12. Rúcula ajuda a Melhora a Função Cognitiva:

Nossas habilidades cognitivas são basicamente o conjunto de todas as habilidades mentais relacionadas ao conhecimento. Atenção, memória, julgamento, avaliação, raciocínio, etc. Com a idade, muitas dessas habilidades começam a diminuir. A Rúcula tem uma substância chamada folato, que melhora essas habilidades.

13. Ajudam a Curar Indigestão:

Se a indigestão é um problema persistente, consumir uma salada de Rúcula pode ser uma das melhores soluções naturais. Comer esta salada antes do prato principal vai liberar as enzimas digestivas que ajudarão a digerir a sua refeição. Além disso, ela é uma rica fonte de fibras trazendo Benefícios a Saúde Digestiva.

14. Benefícios das Rúculas Para Limpar o Sangue:

Por ser uma excelente fonte de clorofila alcalinizante, a Rúcula é capaz de limpar o sangue, gerando o incrível efeito de desintoxicação de outras substâncias nocivas que ficam impregnadas em nosso corpo.

15. Melhora a Visão:

A Rúcula é uma boa fonte de carotenóides, pigmentos de gordura-solúvel que são conhecidos para ajudar a prevenir a degeneração macular. A vitamina C presente na Rúculas pode ajudar na prevenção da catarata.

16. Bastante Rica em Minerais:

Também é uma boa fonte de cálcio, ferro, potássio, manganês e fósforo, todos os minerais essenciais que oferecem seus originais benefícios para saúde.

Benefícios da Rúcula

17. Rúcula tem um Teor Baixo em Oxalato:

O oxalatos inibem a absorção de minerais no organismo. As Rúculas parecem oferecer níveis relativamente baixos de oxalato, tornando-se uma alternativa mais saudável para as pessoas que buscam alimentos ricos em cálcio e outros minerais essenciais.

18. Rica em Vitamina C:

vitamina C é conhecida como um poderoso antioxidante que ajuda a prevenir o câncer, estimula o sistema imunológico e combate o resfriado. Por isso o Consumo de Rúculas Poderá ajuda você a manter os níveis de vitamina C adequado no corpo.

19. Possui Vitamina A:

A vitamina A, além de poderoso antioxidante, aumenta a imunidade e é ótimo para os olhos, pele, ossos e dentes. Comer Rúculas o Ajudará a manter os níveis de vitamina A no corpo.

20. Aumenta a Libido:

A vegetal é considerada um afrodisíaco muito potente. Sua proeza nesta área era famosa durante a antiga civilização romana, como é evidente pelo fato de que Virgílio, o maior poeta romano mencionou esse fato em seu poema. A Rúcula não só aumenta, mas também mantém sua libido estável.

21. Ajudam na Coagulação do Sangue:

Certifique-se de que sua dieta tenha boas doses de vitamina K, que é um coagulante natural do sangue. A vitamina K na Rúcula transporta o cálcio para a área de lesão, de modo que coagula e para o sangramento. Esta vitamina também é eficaz no controle de sangramentos internos e icterícia (pele e olhos amarelados).

22. Beneficio da Rúcula Por ser Rica em Vitamina K:

A vitamina K é conhecida por promover a função do cérebro e osso enquanto age como um antioxidante e anti-inflamatório.

23. Baixo Número de Calorias:

Um grande número de pessoas se preocupa com a quantidade de calorias que consome enquanto come seus legumes favoritos. Elas preferem saladas para terem uma refeição mais completa. Devido ao menor teor de calorias na Rúcula, eles podem optar por este vegetal na forma do prato principal ou mesmo em saladas todos os dias.

24. Fortalece os Ossos:

Rúcula foram considerados eficazes contra a osteoporose e a artrite. Em um estudo, cientistas completaram ratos de laboratório com óleo esta especiaria e descobriram que o óleo dele conseguia suprimir a reabsorção óssea induzida pela ovariectomia.

25. Benefícios da Rúcula Para Pele:

Os benefícios desta especiaria para a pele são explicados de vido a sua alta concentração de antioxidantes poderosos, que combatem rugas, manchas na pele e outros distúrbios na pele.

26. Reduz o Colesterol:

Outra funcionalidade dos antioxidantes que a Rúcula traz para o organismo é quanto ao colesterol. Com a ação anticoagulante, os níveis de colesterol ruim, o chamado LDL diminuem em um ritmo gradativo. Na mesma proporção, os níveis de colesterol bom, o HDL, aumentam.

27. Alivia o Estresse Oxidativo:

Os compostos de organossulfureto solúveis em água encontrados na Rúcula ajudar a aliviar o estresse oxidativo e podem ajudar a prevenir danos ao DNA, reduzir a inflamação e o risco de aterosclerose devido ao estresse oxidativo.

28. Previne o Diabetes:

Os vegetais de folhas verdes como a Rúcula contêm antioxidantes que já provaram diminuir os níveis de glicose no sangue e aumentar a absorção da insulina em pacientes com diabetes. O controle do peso é fundamental para evitar o diabetes tipo dois e o consumo de Rúcula como uma fonte rica em fibras e com pouquíssimas calorias, pode ser fundamental em uma dieta para perder peso.

29. Melhora as Funções Cerebrais:

Estudos apontam que o consumo adequado de vitamina K fortalece o sistema neural evitando a degeneração das conexões neurais em indivíduos jovens, como ocorre no caso do mal de Alzheimer. A ingestão de rúcula é uma boa saída para evitar a deficiência de vitamina K na dieta e assim inibir doenças degenerativas do cérebro e manter a sua mente ativa e focada.

30. Previne a Osteoporose: 

A Rúcula é fonte de vitamina K, cuja deficiência está associada a um risco mais alto de desgastes e fratura nos ossos. O consumo adequado de vitamina K melhora a saúde dos ossos porque age diretamente na sua composição aumentando a absorção de cálcio e evitando a sua perda através da urina. Cada porção de dois copos de rúcula também possui 64 miligramas de cálcio, essencial na manutenção da saúde dos ossos.

Benefícios da Rúcula

Outros Benefícios da Rúcula Para Saúde:

  • Combate bronquite;
  • Combate diarreia;
  • Previne gripes e resfriados;
  • Combate dor de cabeça enxaqueca;
  • Contribui para a perda de peso;
  • Ajuda na expulsão de vermes;
  • Atua contra hemorroidas e varizes;
  • Combate enfermidades dos rins e da bexiga;
  • Fortalece a vista.

Como consumir a Rúcula?

A Rúcula é bastante conhecida como um ingrediente nas saladas, mas também pode ser consumida de outras maneiras. Existe uma grande variedade de pratos em que este vegetal poderá ser adicionado e a Rúcula pode ser um excelente acompanhamento para um bife ou peixes grelhados.

O grande segredo ao consumir Rúcula está em não cortar as folhas, pois isto faz com que a planta perca parte de seu sabor e algumas propriedades.

Os benefícios da Rúcula não precisam ser aproveitados somente no almoço ou no jantar: recomenda-se comer a folha e o talo pela manhã, pois isto auxiliará no tratamento de problemas da gengiva.

Os 25 Benefícios do Kino Para Saúde

Os 25 Benefícios do Melão Amargo Para Saúde