Os 40 Benefícios do Chá de Marcela Para Saúde

Os 40 Benefícios do Chá de Marcela Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Os 40 Benefícios do Chá de Marcela Para Saúde que poucas pessoas conhecem. Além disso, a Marcela é uma erva tipicamente brasileira (também vindo a ser conhecida por nomes como macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional) que se prolifera em localidades quentes, com propriedades medicinais conhecidas popularmente.

beneficios do cha de marcela Tem como características ser uma planta que surge anualmente e têm as folhas alongadas, verdes e serrilhadas acompanhada também de pequenas flores branco-amareladas recoberta de pelos, sem contar um aroma inconfundivelmente agradável.

Sendo da família das Asteraceae, esta planta vem ser de superstição e cultura dos gaúchos. Os nativos tradicionalmente acreditam que na sexta-feira santa deve ser colhida a erva antes do nascer do sol. Vindo assim, ao seu chá ser mais eficiente neste período.

A Marcela também é símbolo do próprio Rio Grande do Sul, talvez devido a isso esta erva venha a ser tão fortemente inserida na realidade da cultura sulista.

Propriedades do Chá de Marcela:

A Marcela possui em sua essência diversos benefícios para a saúde do ser humano. Vindo a ter propriedades com poderes adstringentes e calmantes até a clareador natural de cabelos, sendo assim, podendo ser usada para fins internos e externos.

Macela não se come, que eu saiba, mas se usa em chá, sachês para os armários, travesseiro de ervas, bonecas de pano e até colchões, sempre se buscando seus efeitos calmantes que vêm do seu óleo aromático intenso porém suave, que não causa alergias.

Evita e Controla a Gastrite Nervosa:

A Marcela é famosa por suas propriedades calmantes e assim, pode ajudar muito nos casos de gastrite nervosa. Também chamada de dispepsia funcional, a gastrite nervosa é uma condição que afeta o estômago da mesma forma que a gastrite clássica, provocando dor e sensação de queimação. Porém, as causas principais são o estresse e a ansiedade.

2. Auxilia na Má Digestão:

Algumas pessoas costumam levar muito mais tempo para digerir os alimentos causando um certo incômodo. O Chá de Marcela ajuda nesse sentido e também evita e controla os problemas advindos dessa condição como a azia.

A azia está diretamente relacionada com o refluxo, ou seja, o retorno do suco gástrico para o esôfago. As causas para isso são alguns maus hábitos de vida e também o tipo de dieta. Além do chá, você também pode mudar algumas atitudes como não deitar por, pelo menos, 30 minutos após o almoço.

3. Atua Contra o Estresse e Ansiedade:

Esse é um dos benefícios mais conhecidos do Chá de Marcela. Assim como outros, o chá possui propriedades calmantes, promovendo o relaxamento do corpo. Ele é capaz de proporcionar uma sensação de bem-estar prolongada.

4. Reduz a Queda de Cabelo:

A queda de cabelo é uma condição bastante comum, tanto em homens quanto em mulheres e há diversas causas para isso. O uso de diversos produtos químicos como tinturas, escovas progressivas e também a má alimentação são algumas das causas desse problema.

Outro grande causador da queda de cabelo é o estresse crônico. Pessoas que trabalham em setores de grande estresse podem desenvolver a queda. É um estímulo diário ao organismo que acaba causando esse problema. Por ajudar no controle do estresse, o Chá de Marcela pode ser bem útil nesse caso.

5. Ajuda no Tratamento de Feridas:

Ao usar a marcela externamente e aplicá-la em feridas e cortes, a cicatrização acontece em ritmo mais acelerado. Isso também ajuda evitar problemas com inflamações e infecções na pele. Isso acontece, principalmente, por conta da propriedade adstringente que possui.

6. Atua no Tratamento da Azia:

Por ajudar na má digestão o Chá de Marcela também ajuda a combater e a tratar a azia, que é o efeito de uma digestão realizada de maneira incorreta, incompleta ou insuficiente. Geralmente a azia origina uma sensação de queimação na garganta e muitas vezes pode levar a náuseas e vômitos. Assim, ingerir o Chá de Marcela elimina todos esses sintomas e ainda o corpo a digerir o resto da refeição.

7. Combate o Estresse:

Assim como muitos chás, o Chá de Marcela possui uma propriedade altamente calmante e relaxante, eliminando ou diminuindo efeitos do estresse e da ansiedade em geral. Isso é possível graças à sensação de relaxamento causada pela ingestão da bebida, garantindo uma sensação de bem-estar prolongada e muito necessária para muitas pessoas.

8. Previne a Queda de Cabelos:

Outro fator que pode estar bastante relacionado ao emocional é a queda de cabelos, já que mediante situações de muita ansiedade e estresse os cabelos podem começar a cair. Por isso, quem está sofrendo com quedas de cabelos pode usar esse chá como uma ferramenta para diminuir esse efeito.

9. Possui uma Propriedade Adstringente:

O Chá de Marcela também possui uma propriedade adstringente, que garante a contração de vasinhos que ficam sob a pele. Isso permite um controle maior da oleosidade da pele e diminuição da aparência dos poros, que ficam menos dilatados.

10. Ajuda a Coagulação:

Quem possui problemas de coagulação também pode encontrar nesse chá um aliado, já que sua propriedade adstringente favorece o fechamento dos vasos, ajudando na coagulação e, portanto, na cicatrização do local.

11. Ajuda na Retenção de Liquido:

O inchaço provocado pela retenção de líquidos pode trazer diferentes problemas, inclusive os estéticos, como é o caso da celulite. Além de aumentar a hidratação do corpo, a ingestão desse chá também possui propriedades específicas que auxiliam a eliminação do líquido acumulado, tratando a retenção de líquidos.

12. Ajuda a Parar de Fumar:

Por diminuir a ansiedade e o estresse o consumo desse chá ajuda quem deseja parar de fumar definitivamente. Apesar disso, o chá não fará nenhum milagre e, sim, ajudará nas crises de abstinência. Por isso é preciso primeiro parar de fumar para que esse chá possa fazer o seu papel e ajudar que o vício não retorne.

13. Controla o Apetite:

Quem possui problemas de compulsão alimentar ligada à ansiedade pode utilizar esse chá como uma forma de controlar e impedir a obesidade. Além disso, quando ingerido antes ou após as refeições esse chá também pode gerar uma sensação de saciedade.

14. Possui Propriedades Esterticas:

Apesar de suas propriedades medicinais o Chá de Marcela também possui propriedades estéticas e seus componentes são amplamente utilizados em produtos para ajudar a controlar a oleosidade da pele.

15. Benefícios do Chá de Marcela Para Tratar Feridas:

O uso tópico, ou seja, feito externamente, também é uma das possibilidades de uso do Chá de Marcela. Nesses casos, a bebida ajuda a cicatrizar os locais machucados e também ajuda a evitar infecções. Essa propriedade tópica está ligada principalmente à sua propriedade adstringente.

16. Benefícios do Chá de Marcela Para Hidratar o Corpo:

O inchaço provocado pela retenção de líquidos pode trazer diferentes problemas, inclusive os estéticos, como é o caso da celulite.

Além de aumentar a hidratação do corpo, a ingestão desse Chá de Marcela também possui propriedades específicas que auxiliam a eliminação do líquido acumulado, tratando a retenção de líquidos.

17. Benefícios do Chá de Marcela Como Anti-inflamatório:

Graças à sua propriedade calmante, esse Chá de Marcela também ajuda a diminuir os efeitos de dores inflamatórias em geral, como cólicas e dores de cabeça.

Causando um relaxamento no corpo, a pessoa que ingere esse Chá de Marcela fica menos focada na dor e os músculos ficam menos tensos, garantindo uma sensação de bem-estar.

18. Combate o Chulé:

Isso mesmo. Acredita-se que o Chá de Marcela pode ajudar a tirar o cheiro desagradável dos pés, também conhecido como chulé. A receita para esse fim é a seguinte: preparar uma infusão de 30 g de flores de marcela para 1 litro de água, passar o líquido obtido em compressas e aplicar essas compressas no pé de três a quatro vezes por dia.

19. Serve Como Aromatizante:

O aroma da marcela pode auxiliar a amenizar as dores de cabeça, acalmar os nervos e colaborar com casos de insônia. No entanto, não é indicado tomar o chá para tais fins, mas sim colocar as flores de marcela embaixo do travesseiro antes de dormir.

cha de marcela

20. Tem Ação Diurética:

Uma bebida diurética é aquela que estimula a eliminação de líquido retido no corpo. Vale lembrar que a retenção de líquidos provoca o inchaço, o que não é nada agradável para quem luta contra a balança. Por isso, podemos entender que essa é outra forma pela qual a bebida pode ajudar quem deseja e/ou precisa emagrecer.

Confira Outros Benefícios da Marcela Para Saúde:

  • Alivia stress e ansiedade;
  • Clareia os fios de cabelo e acaba com a queda;
  • Ameniza cólicas intestinais;
  • Regula a desordem menstrual;
  • Trata diarreia, disenteria, azia e dores de estômago;
  • Controla as contrações musculares bruscas;
  • Melhora a digestão, evita disfunções e perturbações gástricas;
  • Trata casos de epilepsia, cefalalgia, reumatismo e impotência;
  • Acaba com a retenção de líquidos;
  • Pode ser eficiente na lavagem de pés fétidos;
  • Ajuda a pele e cabelos a adquirirem mais saúde;
  • Pode ser usado para tratar resfriados.

Contraindicações e Cuidados com o Chá de Marcela:

É importante saber que não é indicado tomar o Chá de Marcela na gravidez, porque a bebida estimula a contração uterina e o sangramento vaginal. Vale ressaltar ainda que alguns especialistas acreditam ser verdade o Chá de Marcela aborta, sendo proibido para as gestantes.

Nos casos em que a mulher achar que estiver gestante, deve fazer o exame para confirmar a gravidez antes de tomar a bebida.

Pessoas que estejam submetendo-se a um tratamento quimioterápico jamais devem utilizar a marcela. Quem tem alergia à planta ou a um de seus componentes também não deve fazer o seu uso. A marcela pode desencadear reações alérgicas em pessoas mais sensíveis.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Deixe seu Comentário

VOCÊ PRECISA VER ISSO:

INFORMAÇÃO DO AUTOR: Ana Karolynne Goncalves

Sou graduada no curso de Nutrição pela Universidade Federal de Maranhão (UFMA), do CRN6-MA 16199, com Mestrado na área da Nutrição Clínica com relação ao metabolismo, prática e terapia nutricional, realizado também na Universidade Federal de Maranhão (UFMA). Atualmente trabalho no campo de pesquisa sobre a Qualidade e Inovação em Alimentos, e também atuo como editor no site Dr. Saúde, utilizando todo meu conhecimento para trazer qualidade de vida para nossos leitores.

Os 30 Benefícios do Chá de Verbasco Para Saúde

cha de aspargo

Os 30 Benefícios do Chá de Aspargo Para Saúde