Papiro – Origem, Benefícios e Como Usar!

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Papiro – Origem, Benefícios e Como Usar de maneira correta. Além disso, o Papiro é rico em propriedades medicinais que promovem toda a saúde do corpo humano. A planta Papiro pertence à família Ciperceae e sua origem e da África e difundidíssima nas baixas água paludosas da Palestina, Síria África Tropical e Meridional, porém cresce muito florescente no alto Nilo. É uma planta aquática grande, robusta e sem folhas pode crescer a uma altura de 4 a 5 m.

beneficios do papiro

Ela forma um agrupado de caules verdes e triangulares que crescem de rizomas espessos e duros. Os caules são rígidos e triangulares e têm uma medula branca por dentro. Esta medula é a fonte do papel.

O Papiro foi uma das plantas mais importantes do Egito Antigo e era usado como papel, tecido, alimento e fragrância. Os passos abaixo ensinam como cultivar e cuidar da planta Papiro.

Origem do Papiro:

O Papiro é originalmente uma planta perene da família das ciperáceas cujo nome científico é Cyperus papyrus, por extensão é também o meio físico usado para a escrita (precursor do papel) durante a Antiguidade Antigo Egito, civilizações do Oriente Médio, como os hebreus e babilônios, e todo o mundo greco-romano).

O Papiro é obtido utilizando a parte interna, branca e esponjosa, do caule do Papiro, cortado em finas tiras que eram posteriormente molhadas, sobrepostas e cruzadas, para depois serem prensadas.

A folha obtida era martelada, alisada e colada ao lado de outras folhas para formar uma longa fita que era depois enrolada. A escrita dava-se paralelamente às fibras.

Benefícios do Papiro Para Saúde:

  • As cinzas das folhas de papel feitas a partir do Papiro eram usadas pelos povos para combater doenças como úlcera, inflamações, principalmente no olho e boca e outros ferimentos.
  • As plantas são boas para minimizar os ruídos internos e externos, reter a poeira e propiciar um efeito relaxante para os que vivem na casa, caso sejam verdes (em qualquer tonalidade).
  • São excelentes para refrescar o ambiente no verão, mediante evaporação da água e, para aquecer no inverno, emitindo calor por se tratar de um ser vivo.

Como Usar o Papiro:

Além de ser usada como papel, os egípcios também utilizavam o Papiro como mão de obra para artesanatos, como na fabricação de cestos e até mesmo de pequenas embarcações.

Já os mais pobres utilizavam como forma de alimento. E enquanto servia de sustento para milhares de famílias era usada, também, para alimentar os animais.

Como Plantar o Papiro:

Saiba que o Papiro é considerado um capim e prefere ambientes úmidos e quentes, como jardins aquáticos e pântanos. É possível plantar papiros com sementes ou mudas. Na maioria das regiões, os papiros são plantas perenes ou semi-perenes.

Plante papiros em ambientes apropriados. Eles geralmente são plantados pelos rizomas em solos úmidos e férteis, dentro de vasos, e depois submersos em um ambiente aquático. Os papiros também podem ser plantados diretamente em solo lamacento a um metro de profundidade para firmar os caules pesados.

papiro

Pense na região em que pretende plantar papiros. Em regiões frias, a utilização de húmus protege as raízes, mas a folhagem morre no inverno.

Use um fertilizante equilibrado na primavera para incentivar o crescimento dos caules. Fertilize papiros com fertilizante líquido diluído na mesma quantidade de água em todos os meses da primavera. Use o fertilizante quando for regar para evitar queimaduras.

Corte a planta no outono quando os caules começarem a amarelar. Retire as raízes da planta e remova o excesso de solo. Se estiver em um jardim aquático, retire o vaso da água e deixe-o drenar. Depois, remova a planta do vaso e corte as raízes. Corte os rizomas descoloridos ou danificados.

Propague o Papiro com sementes ou mudas. Você pode dividir os rizomas em grupos de dois a três. Replante cada parte e cultive-as como plantas separadas.

Mantenha as plantas protegidas do clima frio. Elas não sobrevivem à geada e devem ser colocadas em interiores no inverno. Forneça luz artificial se não tiver muito sol nesta época dentro de casa.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

embauba

Os 10 Benefícios da Embaúba Para Saúde

Os 30 Benefícios do Chá de Folha de Goiaba Para Saúde!