Os 25 Benefícios do Tamarillo Para Saúde

Revisado por

NUTRIÇÃO - CRN6-MA 16199

Benefícios do Tamarillo que poucas pessoas conhecem. Além disso, o Tamarillo, de nome científico Ciphomandra betacea (Cav.) Sendt., é uma fruta tropical originária dos Andes, sendo também popularmente conhecida como cigomandra, tomate de árvore, tomate francês ou tomate japonês.

tamarilloBastante semelhante ao tomate, com uma cor que varia entre o vermelho, amarelo e laranja, o Tamarillo (a pronúncia é “tamarijo”) era cultivado pelos incas em hortas acima de mil metros de altitude, desde muito tempo antes da chegada dos europeus ao Novo Mundo.

Pertencente à mesma família – família das Solanáceas – do tomate, da batata e da berinjela, a parte externa da polpa do tomate de árvore é carnuda e firme; já o seu centro possui uma textura macia e gelatinosa com sementinhas comestíveis.

Bastante apreciado no Peru e no Equador, o Tamarillo disseminou-se pelo mundo, sendo cultivado em países como Estados Unidos, Indónesia, Nova Zelândia e sul da Índia.

Valor Nutricional do Tamarillo:

O Tamarillo é rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo, como vitamina A, vitaminas do complexo B (incluindo a B6), vitamina C, vitamina E, magnésio, manganês, cobre, potássio, zinco, sódio, cálcio, fósforo e ferro, antioxidantes, hidratos de carbono, proteínas, niacina, riboflavina, tiamina e fibras, que podem não só prevenir como também tratar diversos tipos de doenças. Então, confira Os 30 Benefícios do Tamarillo Para Saúde:

1. Ajuda na Perda de Peso:

Um dos maiores benefícios do Tamarillo é o seu efeito desintoxicante no organismo, que é possível graças aos antioxidantes presentes em sua composição.

Portanto, ao consumir a fruta, seja na forma de sucos, saladas, in natura ou polvilhada com ervas, você pode contribuir para a redução da gordura com o auxílio de suas propriedades ácidas, perdendo peso com saúde e de maneira rápida e eficiente.

Além disso, por ser pouco calórico, fornecendo apenas 31 calorias para cada 100 gramas de fruta, o Tamarillo pode ser consumido sem qualquer medo de engordar e, ainda, substituir na dieta outros alimentos mais calóricos, como biscoitos e pães.

2. Faz Bem Para a Pele:

Rico em vitamina A, vitamina C e vitamina E, o fruto pode ajudar na saúde e beleza da pele, uma vez que possui uma ótima concentração de antioxidantes, dentre eles, as antocianinas, fenóis e flavonoides, ideais para evitar o estresse oxidativo das células e, portanto, prevenir o envelhecimento precoce.

Sendo assim, ao consumir a fruta de forma regular na rotina, você pode combater o aparecimento de rugas, linhas de expressão, manchas e sulcos na pele por muito mais tempo, além de mantê-la sempre firme e jovem, já que esses nutrientes também são capazes de aumentar a produção de colágeno, uma proteína essencial para a elasticidade e tonicidade da derma.

3. Trata Amígdalas Inflamadas:

Em alguns países, como é o caso do Equador, a tonsila inflamada costuma ser tratada através do aquecimento das folhas de Tamarillo, que são colocadas posteriormente em volta do pescoço para amenizar a inflamação e as dores. Já entre os colombianos, é feita a cataplasma do fruto cozinhando-o em brasas e usando-a na parte externa.

4. Reduz a Pressão Arterial:

Incluir o Tamarillo no cardápio diário pode ajudar a reduzir os níveis da pressão arterial alta, já que a fruta possui entre os seus principais nutrientes minerais como o potássio, que ajuda a melhorar o fluxo de sangue e a sua circulação pelo corpo todo.

5. Previne o Câncer:

Os antioxidantes presentes no Tamarillo, como é o caso dos flavonoides e das antocianinas, junto com a vitamina E também encontrada em altas quantidades na fruta, podem ajudar a combater a ação dos radicais livres no organismo, que são os principais causadores de mutações nas células e pela sua transformação em tumores que podem levar ao desenvolvimento do câncer.

tamarillo beneficiosPortanto, ao incluir a fruta no seu cardápio, é possível prevenir diversos tipos da doença, inclusive, o câncer de mama, o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo todo, além de oferecer maiores propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que podem evitar tumores.

6. Melhora o Humor:

Você se sente estressada depois de um longo dia de trabalho? Pois bem! Por conta da sua alta concentração de antioxidantes e vitaminas, consumir o fruto pode te ajudar a se livrar das alterações de humor e, inclusive, melhorar quadros de ansiedade, depressão e insônia.

7. Benefícios do Tamarillo Para a Pele:

O fruto oferece vitamina A, vitamina C e vitamina E para garantir que sua pele permaneça saudável e radiante. A antocianina, fenóis e flavonoides protegem a pele do estresse oxidativo e da poluição. O fruto também ajuda a combater o antienvelhecimento. Assim como os tomates que estamos acostumados, estes podem ser usados em remédios caseiros para vários problemas de pele.

8. Benefícios do Tamarillo Para Controlar a Diabetes:

O ácido clorogênico presente no Tamarillo ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue na diabetes mellitus tipo II. O Tamarillo contém excelentes antioxidantes, que podem reduzir o estresse oxidativo em órgãos como o pâncreas e o fígado. Comer a polpa de Tamarillo, ou consumir seu suco em um estômago leve, irá garantir melhores resultados.

9. Benefícios do Tamarillo Para Visão:

O Tamarillo também são muito bons para manter a visão saudável. A vitamina A restaura a umidade das membranas dos olhos que atuam como uma barreira para bactérias e vírus. Ele protege os olhos de infecções e reduz o dano de distúrbios oculares, como catarata e degeneração macular.

10. Benefícios do Tamarillo Contra o Câncer:

As antocianinas contidas no Tamarillo mais escuro têm potentes antioxidantes, que ajudam a combater os radicais livres que causam o câncer. Eles também têm propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que evitam os surtos cancerosos.

11. Benefícios do Tamarillo no Alivio da Constipação:

A fibra presente no Tamarillo não só pode melhorar a digestão, mas também aliviar a sensação desconfortável devido ao processo de defecação. A fibra no Tamarillo pode aumentar o volume no estômago. Isso tornará a passagem das fezes pelo intestino grosso ou no cólon mais fáceis. beneficios do Tamarillo.

12. Benefícios do Tamarillo Para Acelera o Metabolismo:

O Tamarillo contém vários complexos de vitamina B que são importantes para manter o metabolismo saudável. Os complexos de vitamina B são fundamentais para várias enzimas metabólicas, que podem melhorar a produção de energia.

13. Benefícios do Tamarillo Para Baixar a Pressão Sanguínea:

Em 100 gramas deste fruto, você pode conseguir 321 mg de potássio. Esta quantidade de potássio pode manter a batida cardíaca e a pressão sanguínea em níveis normais. Isso faz do Tamarillo um excelente lanche para pacientes com hipertensão.

14. Benefícios do Tamarillo na Redução do Colesterol:

Os Benefícios do Tamarillo também pode reduzir o nível de colesterol. Ele contém fibras que podem aumentar o colesterol bom e diminuir o nível de gordura ruim ou colesterol no corpo. Consumir fruto após consumir alimentos com colesterol elevado pode reduzir o efeito do colesterol.

beneficios do tamarillo

15. Benefícios do Tamarillo na Prevenção de Doença Cardíaca:

Reduz o colesterol, previne a aterosclerose, diminui a pressão sanguínea: este pacote faz do Tamarillo um dos bons alimentos para manter a função cardíaca saudável. O fruto também contém potássio e manganês, o que é importante para manter o batimento cardíaco normal e rima.

16. Benefícios do Tamarillo na Prevenção a Doença de Alzheimer e Parkinson:

Tanto a doença de Alzheimer quanto a doença de Parkinson são transtornos que causam danos ao cérebro e proporcionam uma perda de memória e paralisa o corpo. O fruto contém altos antioxidantes que podem proteger as células cerebrais de danos e mantém a função nervosa saudável dentro do cérebro.

Confira Outros Benefícios do Tamarillo Para Saúde:

  • Pode ser incluído nas dietas de emagrecimento, já que possui poucas calorias;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Auxilia a melhora da visão;
  • Ajuda no controle da pressão arterial elevada e do colesterol;
  • Consumir a fruta fresca, em jejum, pode melhorar a gripe
  • Trata problemas no fígado;
  • Possui efeito de laxativo suave;
  • Facilita o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Na forma de cata-plasmas quentes, a fruta e as folhas do tomate de árvore podem tratar a inflamação das amígdalas e outros problemas da garganta.

Existem diferentes tipos de tomate de árvore e são facilmente identificáveis pela sua cor. Os mais vermelhos são mais doces e macios, enquanto os amarelos são um pouco mais firmes e ácidos. Todos têm as mesmas propriedades medicinais.

O tomate de árvore pode ser consumido na sua forma natural, cru, mantendo todas as suas propriedades e benefícios. A casca pode ser retirada e pode-se consumir a fruta cortando-a em pedaços ou ao meio.

Revisão Geral pela Dra. Ana Karolynne Gonçalves - (no G+)

Os 25 Benefícios do Maracujá Roxo Para Saúde

beneficios do maxixe

Os 35 Benefícios do Maxixe Para Saúde